Karyne M. Lira Correia –
www.PequeninaLuz.com
“A constituição física de Jesus, bem como Seu desenvolvimento espiritual, são-nos apresentados nestas palavras: "E o Menino crescia e Se fortalecia em espírito." Luc. 2:40. Na infância e na juventude deve-se dar atenção ao desenvolvimento físico. Os pais devem educar os filhos nos bons hábitos de comer, beber, vestir e fazer exercício, para que seja posto um bom fundamento para uma boa saúde na vida posterior. O organismo físico deve receber especial cuidado a fim de que as energias do corpo não sejam atrofiadas, mas desenvolvidas ao máximo. Isso coloca as crianças e os jovens numa posição favorável, de modo que com o devido preparo religioso possam, como Cristo, tornar-se fortes no espírito.” Orientação da Criança, p. 187
“As crianças e os jovens, mantidos na escola e presos aos livros, não podem possuir sã constituição física. O exercício do cérebro no estudo, sem correspondente exercício físico, tem a tendência de atrair o sangue à cabeça, ficando desequilibrada a circulação sanguínea através do organismo. O cérebro fica com demasiado sangue, e os membros com muito pouco. Deve haver regras que limitem os estudos das crianças e jovens a certas horas, sendo depois uma porção do tempo dedicada ao trabalho físico. E se seus hábitos de comer, vestir e dormir estiverem em harmonia com as leis físicas, poderão educar-se sem sacrificar a saúde física e mental.” Orientação da Criança, p. 340
“A primeira e constante preocupação dos pais deve ser a de cuidar de que os filhos tenham constituição forte, para que possam ser homens e mulheres saudáveis. Sem exercício físico, é impossível alcançar esse objetivo.” Orientação da Criança, p. 342
“No suor do teu rosto comerás o teu pão...”
Quanto tempo por dia você passa sentado? Você fica muito tempo sentado para estudar, assistir TV, usar o computador e até mesmo brincar?
Quando o pecado entrou no mundo, e trouxe junto as doenças, Deus deu um presente especial ao homem para que Ele tivesse saúde – o exercício físico. Junto com as doenças, o pecado trouxe muitas outras coisas ruins como a preguiça e o sedentarismo (costume de ficar sentado o tempo inteiro). Adão teria que trabalhar na terra, cultivar seu alimento, e dessa forma estaria exercitando seu corpo, deixando de lado a preguiça, o sedentarismo e muitas doenças.
Se você passa muito tempo do seu dia sentado, você está precisando mexer mais o seu corpo!! Fazer exercício físico é uma ótima maneira de manter um corpo saudável e viver feliz. Isso mesmo, ao mesmo tempo em que o exercício colabora com a nossa saúde, ele colabora também com as nossas emoções.
Veja alguns dos benefícios de se exercitar o corpo:
1. Fortalece os ossos e os músculos!
2. Melhora a resistência do corpo.
3. Ajuda a circulação do sangue, levando mais nutrição a todas as partes do nosso corpo.
4. Ajuda o coração, o intestino e o cérebro a trabalhar melhor.
5. Combate emoções negativas, como tristeza, ansiedade e estresse.
6. Melhora o raciocínio e a memória, ajudando a gente a aprender melhor.
7. Ajuda a dormir e descansar melhor.
Essas são só algumas das muitas coisas boas que a atividade física nos traz. Que tal praticar um pouco mais de atividade física então?
Você pode praticar atividade física andando de bicicleta, correndo, nadando, pulando, jogando bola, ajudando a mamãe a varrer a casa, ajudando o papai a lavar o carro, passeando com o seu cachorro, e de muitas outras formas. Escolha uma dessas formas e tire um tempo do seu dia para se exercitar.
Ah! Uma boa ideia é praticar uma atividade física ao ar livre, em um horário em que o sol não esteja tão forte. Sim! Aí você já aproveita as coisas boas que aprendemos sobre o ar puro e a luz solar, enquanto o seu corpo se exercita!
Lembre-se de não exagerar, porque tudo que fazemos em exagero pode prejudicar a nossa saúde!
Minha Oração:
"Querido Deus, muito obrigado por eu poder fazer tantas coisas para manter o meu corpo em movimento e com saúde. Ajuda-me a ter o hábito de me exercitar. Em nome de Jesus, amém!"
Sugestões de atividades:
Se houver possibilidade, dê à criança um presente simples que tenha a ver com esse tema e a estimule a exercitar-se, como por exemplo uma bola, uma corda para pular.
Envolva a criança nas atividades domésticas, tanto como sua auxiliar em alguma tarefa, quanto como responsável pelo desempenho de determinada atividade sozinha. Respeite sempre sua faixa etária e suas capacidades para realizar a atividade escolhida.
Ao final do dia, peça que ela desenhe sobre como ela praticou o exercício físico nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário