Provérbios 30
Chegamos ao penúltimo capítulo do livro de Provérbios e nele temos sábios conselhos proferidos por Agur, provavelmente um sábio/conselheiro contemporâneo do rei Salomão. Dentre seus conselhos o que nos chama atenção é uma oração que ele faz, expressa nos versículos 7,8 e 9 do cap[tulo 30:
Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: (v.7)
afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; (v.8)
para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus. (v.9)
Embora Agur, no verso 2 declarar que ser um "tolo sem entendimento", ele demonstra em suas palavras que além de um bom observador é muito sábio. Talvez tenhamos que considerar essa expressão como um ato de humildade. (ou quem sabe por ter convivido com o rei Salomão, cuja sabedoria era como a areia do mar (1 Reis 4. 29) "Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar", Agur se sentisse "sem entendimento" se comparado à Salomão.)
Agur ora pedindo a Deus que o afaste da falsidade e da mentira , atitudes que prejudicariam muitas pessoas e si mesmo. Complementa pedindo ao Criador que lhe dê equilíbrio financeiro", nem pobreza e nem riqueza", mas o pão necessário.
Será que temos esse entendimento de orar a Deus pedindo o "suficiente"? Que atitude sábia e desafiadora: pedir a Deus o necessário!
Certa ente ele já devia ter observado alguém furtando porque estava na pobreza e alguém deixando de servir a Deus ou não agradecendo a Deus quando estava na fartura. Agur, deixa claro que os extremos são perigosos por isso ele queria o necessário, o suficiente.
Sigam o exemplo de Agur: Equilíbrio em todas as áreas da nossa vida! O necessário para amar o esposo que muitas vezes não nos compreende, os filhos que não nos obedecem e a vida que muitas vezes se mostra tão dura, fria e dolorosa conosco.
Peça ao Senhor o suficiente para Viver plenamente em tua presença, pois sem ela não adianta ter riquezas e certamente sem ela, viveremos na pobreza !
VERDADE PARA HOJE
"Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho."
Hebreus 12:6
REFLITA E RESPONDA
Você tem coragem de fazer o mesmo pedido ousado de Agur? Você tem coragem de pedir ao Senhor o suficiente para Viver plenamente em tua presença, pois sem ela não adianta ter riquezas e certamente sem ela, viveremos na pobreza?
No amor de Cristo
Keila Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário