Provérbios 29
Se no capítulo 28 de provérbios fomos convidadas a atitudes dolorosas, mas necessárias -" confessar e deixar" para alcançarmos misericórdia- no capítulo 29 quero focar em três versículos que vão exigir sacrifícios :
Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar. (V1)
É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. (v 15)
Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.(v17)
No verso 1 somos alertadas da importância de ouvir um conselho, uma repreensão e ceder. Mas quem gosta de ceder? Queremos sempre estar com a razão, mas se mantivermos o coração fechado, a "teimosia", uma hora não teremos mais chances para voltar atrás, "será tarde demais". Que Deus nos ajude a sempre ouvir e obedecer, mesmo que exija renúncia e sacrifícios.
Nos versos 15 e 17 os primeiros educadores das crianças, a mãe e o pai, são alertados a corrigir a criança e não ceder a todas as vontades dela, pois do contrário essa criança trará vergonha e tristeza para sua família.
Como temos educado nossos filhos? Temos aceitado tudo que eles nos propõem ou temos equilíbrio de dizer um não na hora certa para o bem dele(a)? É difícil muitas vezes dizer um não e ainda ter que explicar, convencer, mas é estremamente necessário para que a criança se desenvolva e aprenda a ouvir não, o que certamente ela(e) enfrentará na vida.
E assim, o vers.17 conclui: "corrija os seus filhos,eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha".
Deus nos corrije para que sejamos fortalecidos , aperfeiçoados e demos muitas alegrias a nossa família e a Deus.
Com os nossos filhos não pode ser diferente: correção é sinônimo de amor que protege e tem a certeza de que o sacrifício e o não de hoje será um belo fruto amanhã. Deus corrije por que ama, se amamamos então temos que corrigir sem receio e aguardar o resultado que é certo: orgulho e alegria!
VERDADE PARA HOJE
"Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho."
Hebreus 12:6
REFLITA E RESPONDA
Como é para você corrigir os seus filhos? Você corrige motivada pela ira ou pelo amor?
No amor de Cristo
Keila Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário