sábado, 22 de março de 2014

"A menina e a manga"

     

          Minha filha é apaixonada por manga! É sua fruta predileta.Dia desses fomos a um horti-fruti ( essas lojas que vendem verduras, legumes e frutas ). Lá estava a banca de mangas e minha menina insistiu para que eu lhe comprasse pelo menos uma.
          Comecei então a selecionar, cercada por muitas pessoas, a fruta mais bonita, com jeito de apetitosa; queria fazer a melhor escolha pois, afinal, estava comprando apenas uma e minha menina já não via a hora de saboreá-la. Terminada a compra, lá fui eu, crendo ter feito a melhor escolha e uma boa compra.
          Finalmente chegou a hora de servir a manga. Lavei-a, descasquei-a e ofereci-a à minha pequenina. Minha surpresa foi dupla: a bela fruta, de tão atrativa apresentação, já estava começando a estragar por dentro e, a julgar pela cara feia da minha menina, o pedaço aparentemente bom que lhe servi tinha gosto horrível! Uma decepção para nós duas!
          Fiquei pensando no fato e dele tirei algumas lições:
          a) Pecamos muitas vezes selecionando coisas para nossos filhos, impressionados pelas aparências e a indústria está aí, investindo pesado para nos aprisionar pela aparência: lindos brinquedos, vídeos, jogos, revistas, cds, games para computador,etc., e nós caímos no simplismo de achar uma gracinha... compramos. Compramos "manga azeda e estragada" para nosso filho.
          b) Às vezes fazemos aquisições questionáveis, mas nos consolamos dizendo: "Esse pessoal de hoje, também, vê satanismo em tudo..." E, tentando não ser tão fanáticos, para não deixarmos nossa criança fora do contexto... compramos "manga azeda e estragada" para ela.
          c) Tem acontecido também de falharmos em nossas ponderações: "Ele gosta tanto disso...", "É tudo que ele quer...", e "Acho que não tem nada de mais...", e... compramos "manga azeda e estragada" para nosso filho. 
          d) Na hora de investir, muitas vezes somos influenciados pelo sentimentalismo e pensamos: "Ah, coitadinho, todos os coleguinhas têm... acho que, só dessa vez, não vai causar nenhum dano... só dessa vez..." E trazemos para dentro de casa "Manga azeda e estragada".
          Quando tentamos ajustar os princípios bíblicos às nossas conveniências, não há dúvida que a decepção um dia vêm, e o preço pode ser bem alto. A vida espiritual de nossa criança precisa de guardiães cuidadosos, zelosos, criteriosos, capazes de selecionar o melhor, segundo os padrões de Deus e não os seus próprios. Fazer menos do que isto é ser superficial e simplista, imprudente mesmo. É apostar na aparência quando ela tem falhado tanto. Veja se a narrativa bíblica de I Samuel 16:1 a 13.

           "Ai dos que ao mal chamam bem,
       e ao bem, mal;
       que fazem da escuridade luz,
       e da luz escuridade;
       põem o amargo por doce,
       e o doce por amargo! 
      Ai dos que são sábios a seus próprios olhos
       e prudentes em seu próprio conceito!
       ( ... )
       rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos,
       e desprezaram a Palavra do Santo de Israel.
      Por isso se acende a ira do Senhor
       contra o seu povo..."
                     Isaías 5:20 a 25

                                                                     Neaci Pinheiro
                                                                     -O Evangelista de Crianças-1999 
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário