terça-feira, 18 de março de 2014

"Deixe a raiva secar"



 "Mariana" ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá,
 todo azulzinho, 
com bolinhas amarelas.
 No dia seguinte, 
Júlia sua amiguinha,
 veio bem cedo convidá-la para brincar.
 Mariana não podia,
 pois iria sair com sua mãe naquela manhã.
 Júlia então,
 pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá
 para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.
 Mariana não queria emprestar,
mas, 
com a insistência da amiga,
 resolveu ceder,
 fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
 Ao regressar do passeio, 
Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão.
 Faltavam algumas xícaras
 e a bandejinha estava toda quebrada.
 Chorando e muito nervosa, 
Mariana desabafou: 
"Está vendo,
 mamãe,
 o que a Júlia fez comigo?
 Emprestei o meu brinquedo,
 ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.
 Totalmente descontrolada,
 Mariana queria,
 porque queria,
 ir ao apartamento de Júlia pedir explicações. 
Mas a mãe
, com muito carinho ponderou:
 "Filhinha,
 lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho
 e um carro,
 passando, 
jogou lama em sua roupa? 
Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira,
 mas a vovó não deixou. 
Você lembra o que a vovó falou?
 Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro.
 Depois ficava mais fácil limpar.
 Pois é,
 minha filha
com a raiva é a mesma coisa.
 Deixa a raiva secar primeiro..
 Depois fica bem mais fácil resolver tudo.
 Mariana não entendeu muito bem,
 mas resolveu seguir o conselho da mãe
 e foi para a sala ver televisão.
 Logo depois alguém tocou a campainha.
 Era Júlia,
 toda sem graça,
 com um embrulho na mão.
 Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, 
ela foi falando:
 "Mariana,
 sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente?
 Ele veio querendo brincar comigo
 e eu não deixei.
 Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. 
Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada
 e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você.
 Espero que você não fique com raiva de mim.
 Não foi minha culpa.
 "Não tem problema,
 disse Mariana,
 minha raiva já secou."
 E dando um forte abraço em sua amiga, 
tomou-a pela mão
 e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.
 Nunca tome qualquer atitude com raiva.
 A raiva nos cega
 e impede que vejamos as coisas como elas realmente são.
 Assim você evitará cometer injustiças
 e ganhará o respeito dos demais
 pela sua posição ponderada e correta. 
Diante de uma situação difícil.
 Lembre-se sempre: 
"Deixe a raiva secar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário