quinta-feira, 8 de maio de 2014

* Corações...






* Pense nisso...


Numa época em que as notícias ruins nos rodeiam,
 pode parecer até contraditório este mandamento de Deus,
 especialmente para as pessoas que creem e verdade.
Não a toa,
 a expressão "NÃO TEMAS", 
aparece 365 vezes nas Escrituras, 
ou seja, 
uma para cada dia do ano.
Este mandamento,
via de regra,
 antecede uma promessa:

"NÃO TEMAS,
 o Senhor é contigo por onde quer que andares"! 
Js. 1:9

"NÃO TEMAS,
 porque Eu Sou contigo...
"Is. 4:10a.

"NÃO TEMAS,
 nem te desanimes,
 porque o Senhor Deus,
 meu Deus,
 há de ser contigo...
"I Cro. 28:20.

"...
não temais...
há um conosco maior..."
II Cro 32:7 e 8

"NÃO TEMAS,
 que EU te ajudo!!
"Is. 41:13 / Jr. 1:4-8

O Senhor é zeloso conosco
 e Ele sabe que muitas das coisas deste mundo poderiam nos afligir
 e amedrontar,
 por isso,
 nos deixou em Sua Palavra, 
tamanha fonte de encorajamento.
Mesmo em meio às dificuldades, 
Ele está conosco,
 nos sustentando, 
guardando, 
protegendo e capacitando.
Se Ele nos deu seus mandamentos com promessas.
 Acaso mentirá de Deus? 
Nos teria dado até hoje motivos para duvidar de Sua Palavra? 
Alguma das promessas das Escrituras deixou de se cumprir?
"Por mim mesmo tenho jurado;
 da minha boca saiu o que é justo, 
e a minha palavra não tornará atrás".
 Is. 45:23a.

Então, 
nos deixaria Ele,
 desamparados?
Creia,
 por mais que pareça impossível,
há solução do problema,
 ou há vitória na luta.
Creia, 
que, 
mesmo na adversidade ou dor,
 o Senhor,
 a medida que você depender d'Ele
 e buscá-lo, 
lhe dará um novo ânimo,
coragem 
e esperança para prosseguir. 
O Senhor conhece o seu limite,
e não deixará que você sucumba pela aflição ou medo, 
quando a luta lhe sobrevier.

"NÃO TEMAS",
 Ele é que está contigo em todo o tempo,
 em qualquer lugar
 e em qualquer situação.
 O seu perfeito amor, 
nos envolve
 e supre de tal maneira,
 que faz brotar a ousadia, 
esperança
 e desaparecer todo o medo, 
mediante a direção segura 
e a certeza de que o Deus onipotente está conosco.
Como está escrito:


"No amor,
 não existe medo,
 antes o perfeito amor,
 lança fora todo o medo." 
I Jo 4:18a.

Fonte: http://www.intercessoras.com
de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


" Perguntas de Deus"


Deus não vai perguntar se vocês andaram na moda. 
Deus está mais preocupado com os nossos adornos 
internos: 
não quer que a gente guarde amargura, que a gente alimente 
pensamentos ruins.
Deus não vai perguntar que tipo de carro você dirigiu.
 Ele deve perguntar se você apostou corrida com
seu filho, se fez
um desenho,
e se de lhe deu uma amizade alegre.
Deus não vai perguntar o tamanho da sua casa. Ele vai perguntar
uantos colegas do seu filho você recebeu nela.
Deus não vai perguntar sobre a cor da pele do seu filho.
 Ele vai perguntar 
sobre o conteúdo do seu caráter.
Deus pode não perguntar se você trabalhou muito, mas pode
 perguntar se você descarregou ou descontou suas frustrações e
cansaço em sua família.
Deus já sabe que você cometeu erros com o seu filho,
o que Ele pode lhe 
perguntar é se você pediu perdão quando errou e
se procurou mudar 
de atitude.
Deus não vai perguntar quanto vale seu tempo, mas Ele pode 
perguntar se você ajudou seu filho a fazer a lição.
Se você o buscou
na escola. Se você foi assistir a sua apresentação.
Deus não vai perguntar o que aconteceu na novela,
mas vai te
perguntar se você mostrou a seu filho como juntar as mãos e orar,
se você ensinou o seu coraçãozinho a amar a
 Palavra de Deus.
Deus não deve perguntar qual era a sua posição social
ou
 quanto pagou a uma babá, mas vai querer saber se foi você
 quem educou
 e inspirou seu filho.
Talvez Deus não vai perguntar quantos filhos você teve.
Mas Ele vai perguntar quantos filhos você realmente
criou e se você foi pai ou mãe de verdade!
Deus quer saber dos seus medos e angústias, assim como,
 Ele quer conhecer
seus sonhos e vontades.
Deus quer saber se seu filho pode se espelhar em você!
Deus vai perguntar se você perdeu seu filho para o mundo, ou se
o ganhou para Deus!
Deus quer saber se o coração dos pais está voltado para os filhos, e se
o coração dos filhos está voltado para os pais.
E por fim, Deus vai querer saber se você amou o ser humano 
que Ele colocou em suas mãos.
E o melhor de tudo é que há tempo para recomeçar,
hoje, agora!
 Pois, amanhã pode ser o seu dia de responder essas 
perguntas para Deus...
Senhor ajuda-nos! Transforme e mude completamente
 a nossa mente!
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que
 o nosso coração seja sábio.”
 Salmos 90:12.

***************************
Alexandra Guerra é esposa e mãe.
 Autora do livro
 " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” 
da Editora Betânia.  
Blog: alexaguerra.blogspot.com

de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


"Ensinando a Bíblia para a Criança"



Ensinamentos para crianças de 7 a 9 anos 
Esse quadro mostra as informações que as crianças estão prontas para aprender. Não é necessário apenas passar informações, mas tente sempre trazer o tópico para o lado prático: como isso afeta a vida dele? sempre explicando o "porque" e "como". As crianças de 7 a 9 anos são jovens exploradores e seguem o caminho deles com vocês e a Palavra de Deus a Orientá-los.
Cada tópico pode ser um tema para uma lição, o ensinamento deve ser um de cada vez, não todo de uma vez só.

A criança de 7 a 9 anos pode aprender sobre:

1. CONHECIMENTO:


QUEM É DEUS?
Você pode ter certeza de que Deus é Real.
Há apenas um Deus.
Deus existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Isso chama-se de "Trindade".
Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) é eterno.
Jesus é homem e Deus.
Nada existe separado de Deus.
O caráter de Deus é veradeiro, honesto, amoroso, compassivo, generoso, abnegado, pedoador, misericordioso, digno de confiança, Fiel, justo, imparcial e Santo.


O QUE DEUS FEZ:
A Bíblia é veraddeira. Ela é a Palavra de Deus e você pode confiar nela.
Deus se assegurou de que todas as histórias da Bíblia juntas contassem a grande história do amor de Deus.
A sua Bíblia é exatamente o que Deus queria lhe dar.
Deus quer que você aprenda e estude a´Bíblia.
Este mundo está cheio de pacado. Existe um inimigo no mundo (satanás). Nem todos obedecem a Deus.
Jesus morreu afi de salvá-lo da punição pelo pecado.
Jesus venceu o pecado e satanás.
Jesus é o único caminho para Deus.

2. SOBRE O AMOR:


VOCÊ PODE TER UM RELACIONAMENTO COM DEUS:
Você lê a Bíblia para aprender quem Deus é (Pai, Filho e Espírito Santo) e o que Ele fez e está fazendo.
Você pode fazer uma oração sua com seus pais.
Orar o beneficia de muitas maneiras.
Continue a orar: para ser persistente e para superar os testes, as tribulações e os desafios.
Você pode confiar em Deus e entregar sua vida a Ele.
Você deve aprender a buscar a Deus.
Jesus lhe dá paz.

3. SOBRE A VIDA:


VOCÊ PODE SER TUDO QUE DEUS QUER QUE SEJA
Deus quer que você aprenda, cresça e seja igual a Jesus.
O crescimento é um processo que se aprende.
Seu caráter deve igualar-se ao caráter de Deus.
Deus quer que você desenvolva seus talentos.
Deus quer que você desenvolva o fruto do Espírito.


VOCÊ PODE FAZER TUDO QUE DEUS QUER QUE FAÇA:
A igreja é uma criação de Deus. Jesus é a cabaça da Igreja. Na Igreja, você aprende a respeito de Deus e ali os filhos de Deus encorajam uns aos outros a seguir Jesus.
Deus quer que você entenda o que é ser uma pessoa abençoada e ter um bom relacionamento com Ele.
Deus lhe ensina o que é certo por meio do erro. Ele faz isso para mantê-lo seguro e para lhe dar uma vida boa.
os Dez Mandamentos são boas diretrizes para a vida.
Deus quer que você compartilhe sua fé.

Fonte: http://ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
de
infantilebenezerjp.blogspot.com.br


Oração para o Ministério Infantil


1. DESPERTAMENTO ESPIRITUAL.
Oro para que o Senhor, Pai, dê a minha criança um espírito da sabedoria e de revelação no conhecimento de Jesus Cristo, Seu Filho, e que os olhos do coração de minha criança sejam esclarecidos, para que ela saiba qual é a esperança de sua chamada, quais são as riquezas da glória de sua herança nos santos, e a inigualável grandeza de seu poder em nós, aqueles que crêem em Ti. (Ef. 1.17-19)


2. SALVAÇÃO.
 Que esta criança venha para Cristo o mais cedo possível. Permita que salvação floreça em meio as nossas crianças, para que eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus com a glória eterna. (2 Tm 3.15)

3. AME E CULTIVE A PALAVRA DE DEUS.
 Conforme ensinamos a eles a Palavra de Deus, que eles possam cultivá-la em seus corações e mantenham seus caminhos puros. Que eles possam considerar Sua Palavra mais preciosa que o ouro e escondê-la em seus corações. (Sl 119.9-11)

4. SABEDORIA E FAVORECIMENTO.
 Senhor, que esta criança possa crescer em sabedoria e favor diante de Ti e aquelas pessoas que serão ticadas por sua vida. Que o seu favor possa cobrir sua vida e tudo que ele possa fazer na escola, trabalho e ministério, que Sua face possa brilhar sobre ela todos os dias. (Lc 2.52, Sl 5.12)

5. RELACIONAMENTO. 
Oro para que esta criança saiba que Jesus é o seu melhor amigos, que ele pode andar e falar com Ele e desenvolver um relacionamento íntimo e cheio de amor (Jo 15.15)

6. CARÁTER DE DEUS.
Espírito Santo desenvolva qualidade do caráter de Deus tais como: diligência, bondade, honestidade, compaixão, paciência e domínio próprio. Permita me estar consciente de, enquanto oro e pelas crianças, que eu desenvolva estes traços de caráter e virtudes, o Senhor desenvolverá e amadurecerá em mim da mesma maneira. (Cl 3.12-14)

7. CRESCER EM GRAÇA.
Que nossas crianças possam crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pe 3).

8. SATISFAÇÃO. 
Pai, pelo Espírito Santo, Ensina minha criança o segredo de estar contente em todas as coisas, em toda e qualquer situação, através de Cristo que nos dá força. (Fp 4.12-13)

9. CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS.
 Peço que esta criança seja cheia com o conhecimento da Sua vontade, Pai, em toda sabedoria espiritual e entendimento para que possa andar de forma digna do Senhor, para agradá-la de todas as formas, darem frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus; fortalecido com todo poder, de acordo com seu glorioso poder, para alcançar toda estabilidade e paciência. (Cl 1.9-11)

10. GRATIDÃO.
 Oro para que nossas crianças aprendam a dar graças a Deus por todas as coisas e para que possamos ser modelos e exemplo de como viver com um coração agradecido. (CL 1.12, 1 Ts 5).

11. UM CORAÇÃO VOLTADO PARA MISSÕES E AS NAÇÕES.
 Senhor dê as nossas crianças um coração voltado para as noções, coloque o desejo de ver sua glória entre as nações, levar as Boas até os confins da terra e anunciar Seus maravilhosos feitos em todo mundo. (Mt 28.19)

12. ESPERANÇA. 
Que o Deus da esperança trabalhe em nossas crianças para que possam transbordar com esperança, que a esperança largamente derramada em seus corações não importando o que aconteça no mundo ao redor deles através do poder do Espírito Santo. (Rm 15.13)

13. PERSEVERANÇA. 
Pai ensine nossas crianças a perseverar em tudo que estiver sob a responsabilidade deles e em sua vida familiar, ministério, trabalho e escola. Ajude-os a correr a corrida diante deles com perseverança e permita-me, como pai e professor, ser um exemplo de perseverança. (Hb 12.1)

14. DEPENDÊNCIA DE DEUS.
 Senhor, oro para que minha criança não dependa de seu próprio conhecimento, mas confie em Ti de todo o coração, reconheça-o em todos os seus caminhos para que o Senhor possa direcionar seus cominhos. (Pv 3.5-6)

15. VALOR PRÓPRIO SENTRADO EM CRISTO.
 Ajude nossas crianças a desenvolverem um senso de valor próprio fundamentado, não em um super ego ou orgulho, mas na realização e verdade de que foram assombrosamente e maravilhosamente criados por Deus e são obras de Suas mãos, criado em Cristo Jesus para as obas obras que Ele ordenou e criou para eles antecipadamente. (Sl 139.14-15, Ef 2.10)

16. UM FUTURO CHEIO DE ESPERANÇA E PROPÓSITO.
 Senhor, enquanto nossas crianças crescem em Cristo e suas vidas são moldadas e guiadas e pelo Espírito Santo, agradeço-lhe porque o Senhor tem um futuro e uma esperança repletos de propósito para eles! Que eles possam buscá-lo de todo coração e encontrá-lo. (Jr 29.11-12)


FONTE: http://www.lagoinha.org.br/rcj/index.html
de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


"Dinâmicas com Referências Bíblicas"


01. Meus sentimentos

Objetivo: apresentação e entrosamento Material: papel, lápis de cor. Desenvolvimento: cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm. Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação. Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho explicado-o. O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando. Pode-se também fazer um grupão onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus:
 Fl. 1,3-11 SL 6.


02.Mancha ou ponto
Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida... Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa. Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro. Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro. Pedir, então, que tirem conclusões práticas. Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus:
 1 Cor 3,1-4 Sl 51 03.

03.Identificação Pessoal com a Natureza
Objetivos: Auto conhecimento e preces Material: Símbolos da natureza, papel e caneta.
Desenvolvimento: 1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e reflete: Porque o escolhi? O que ele me diz? 2. Formação de pequenos grupos para partilha. 3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece. 4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.
Palavra de Deus:
 Gn 1,1-25 04.

04.Quem sou eu ???
Objetivo: Conhecimento Pessoal Material: papel e caneta Desenvolvimento: 1. Refletir individualmente: - A vida merece ser vivida? - Somente a vivem os que lutam, os que querem ser alguém? 2. Escrever numa folha - Quem sou eu? (enumerar seus valores, qualidades e defeitos). - O que eu quero ser? (escrever o que quer com a vida, os seus objetivos e ilusões). - Como atuo para chegar no que quero? 3. Terminada a reflexão pessoal, formar grupos para partilhar. 4.
Avaliação: - Como cada um se sentiu ao se comunicar? - E depois da dinâmica?
Palavra de Deus: 
Gn 1,26-31 Sl 139 05.

05.O outro Lado 
Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade. Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica). O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica. A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente. Repete-se a ordem várias vezes. O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio. NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia. Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram: - Como cada um se sentiu? - Quem se sentiu esmagado e desrespeitado? - Quem ais correu ou empurrou? - De que forma as lideranças foram se manifestando??? - Houve desistência no meio do caminho? - Surgiram animadores???
Palavra de Deus:
1 Cor. 12,12-27 Sl 133 06.


06.Espelho Objetivo:
 Objetivo:Partilha dos sentimentos. Desenvolvimento: O ambiente deve ser silencioso. Cada um deve pensar em alguém que lhe seja muito importante, aquém gostaria da atenção em todos os momentos, alguém que se ama de verdade, que merece todo cuidado. Entrar em contato com essa pessoa e pensar os motivos eu os tornam tão amada. (Deixar tempo para interiorização). Agora cada um vai encontrar a pessoa que lhe tem um grande significado. Cada um em silêncio profundo se dirige até a caixa, olha a tampa e volta em silêncio para seu lugar. Depois se faz a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um.
Palavra de Deus:
 Lc 12.1-3 Sl 131 07.

07.Números 
Objetivos: Conhecimentos Pessoais. Material: Cartões com números diferentes. Desenvolvimento: Cada participante recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém. Dada a ordem, cada um vai procurar o número igual e não acha. Comentam-se as conclusões tiradas (Somos únicos e irrepetíveis perante ao outro).
Palavra de Deus:
 Lc 15.3-7 Sl 8. 08.

08.Construção de uma cidade
Objetivos: reflexão sobre a realidade. Material: Fichas com nomes de profissões. Desenvolvimento: Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão e deve encarna-la. Por um instante analisar a importância daquela profissão. Depois da interiorização deve dizer. Vamos viajar porque aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar). Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode salvar sete pessoas. O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas. Analisar profundamente e iluminar com um texto bíblico.
Palavra de Deus: 
Mt 7,26-27 Sl 127 09.

09.Sensações de vida ou morte
Objetivo: analisar a pratica e revisão de vida. Material: duas velas uma nova e outra velha. Desenvolvimento: grupo em círculo e ambiente escuro. Eu..., tenho apenas cinco minutos de vida. Poderia ser feita em minha existência e deixar de fazer...(a vela gasta, acesa, vai passando de mão em mão). Apaga-se a vela gasta e acenda a nova. Ilumina-se o ambiente. A vela passa de mão em mão e cada um completa a frase: Eu..., tenho a vida inteira pela frente e o que eu posso fazer e desejo é ... Analisar a dinâmica e os sentimentos.
Palavra de Deus:
 Mt 6,19-24 Sl 1. 10.

10.Perfume – Rosa e bomba.
Objetivo: celebração penitencial e compromisso. Material: não há material, usar a imaginação. Desenvolvimento: o grupo deve estar em círculo. Colocados imaginariamente sobre a mesa. Estão o perfume, a rosa e a bomba. Um dos participantes pega inicialmente o vidro de perfume, faz o que quiser com ele e passa para o colega do lado. Faz-se o mesmo com a rosa e por último com a bomba.
Palavra de Deus: 
Mt 7, 7-12 Sl 101 

de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


"Dinâmica de Grupo"


I- OBJETIVOS DAS BRINCADEIRAS E DINÂMICA DE GRUPO NA IGREJA 
As propostas apresentadas neste seminário não se constituem um fim em si mesmas, mas estão direcionadas ao objetivo maior que é o aprendizado.  São recursos que, quando utilizados no momento oportuno e na medida certa, tornam o ensino; mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos marcantes e duradouros.  Não podem substituir a lição ou estudo bíblico, mas são simples meios de vivenciar e fixar o ensino na mente e na emoção daqueles que estão no processo do aprendizado.

O ensino das verdades bíblicas, longe de ser  relegado a um segundo plano, será dinamizado, através da motivação e da iniciativa desencadeadas pelas atividades lúdicas. O mais importante na aula é que haja o verdadeiro estudo da Palavra; e que o professor esteja preparado para dar tal aula; as técnicas usadas devem estar em função de; tornar o estudo da Palavra mais proveitoso e dinâmico. Se essa visão for deturpada, só haverá; agitação e dispersão, sem que haja “aprendizagem”.

II - DINÂMICA DE GRUPO
A - Conceituação
A dinâmica de grupo é uma das áreas que mais progride no campo da psicologia. Suas características peculiares a tornam atrativas e eminentemente práticas. Essas dinâmicas são simples ferramentas, na qual a interação entre as pessoas do grupo é fundamental no aprendizado.
Para dinamizar um grupo, pode ser utilizado exercícios, que têm finalidades diversas.  Uns buscam maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de  preconceitos e condicionamentos.  Outros exercícios procuram despertar nas pessoas o sentido da solidariedade.  Outros, ainda, buscam mais diretamente uma colaboração efetiva, afastando a frieza, o indiferentismo, a agressividade, a indiferença às coisas de Deus.  Aparecem ainda exercícios que ajudam as pessoas a se conhecerem melhor, suas limitações, deficiências, suas habilidades, e aspectos que precisam ser trabalhadas por Deus.  Há, enfim, exercícios que demonstram maturidade grupal, o grau de abertura, de harmonia, e seu ambiente de amizade, sinceridade,  confiança e  colaboração.

B - Objetivos
Na formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida.
É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.


C – Os dez mandamentos para uma dinâmica criativa
É necessário seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinâmica criativa:
1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.
2. Prepare-se bem.  Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível.  Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.
3. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.
4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.
5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.
6. Tenha coragem  de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião ou escola dominical.
7.  Seja sensível às reações do grupo.  Não quebre as tradições com muita rapidez!  Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.
8. Seja justo nas regras.
9. Seja flexível.  Não deixe que o programa se torne cansativo.
10. Não faça do programa algo mais importante do que as pessoas.

DINÂMICA DE GRUPO PARA REUNIÕES, CULTOS OU CÉLULAS

01 - Dinâmica de Apresentação 

Para que todos se conheçam e se sintam a vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem subgrupos de dois, com parceiros que não se conheçam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente, logo após voltam ao grupo grande e cada membro fará a apresentação do colega entrevistado. Ninguém poderá fazer sua própria apresentação.

A troca de um segredo
Material necessário: pedaços de papel e lápis.
Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente;
A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo.
Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.
Compartilhar:  a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo

Círculo Fechado
Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando  ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar:  Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?

Rótulo
Material necessário:  Etiquetas adesivas e pincel atômico
Desenvolvimento:  divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc.  Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.
Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.


Garrafas
Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.
Desenvolvimento -  Todos sentados em círculo. O professor  coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para  quem ela apontar e assim sucessivamente.
Compartilhar:  as boas palavras edificam  (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25).

Caminhando entre obstáculos
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de  obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala. O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo  tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13

Desejar ao próximo o que deseja a si mesmo
Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda  realizasse. Depois disso pedirá  a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12

Virtudes e defeitos
Material necessário – Lápis e papel
Desenvolvimento  - O professor pedirá a cada participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel  a cada participante que deverá escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão “Eu sou...”. Ao concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu sou...”. Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de  reconhecer suas qualidades, por isso o parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro
Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para  a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.

Papel significativo
Material necessário – Papel pardo ou manilha, revistas, tesouras, colas  e canetinhas coloridas.
Desenvolvimento – Essa dinâmica é para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou qualquer outra coisa que expresse uma lição que tenha tirado para sua vida  da palestra ou aula dada. Cada um terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo ou manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.
Compartilhar – Repensar em grupo sobre a mensagem ouvida e compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade para o crescimento cristão.

Passando aviso
Escolhe-se cinco ou seis pessoas para saírem da sala, distante o suficiente para não ouvirem o que será tratado.  Aos que ficam é contado uma estória e passado um recado (vide exemplo abaixo).  Chama-se a primeira pessoa que estava lá fora. Conta-se a ela o recado e pede-se que repasse à próxima pessoa que irá entrar na sala (não vale repetir o recado). E assim por diante.  Todos irão notar as distorções que ocorrem... Todos estão em uma escola.  O Diretor da escola VAIKEMKÉ, avisa que hoje a noite, às 20:30h, todos deverão ir ao pátio da escola, de óculos escuros,  para ver o Cometa Haley que irá passar.  Caso chova, todos deverão ir ao auditório, pois será apresentado um filme em 3D sobre estrelas cadentes, todos deverão levar óculos especiais.

Estória sem fim
Um participante começa a contar uma estória (bíblica por exemplo), a qual será interrompida por palmas.  Imediatamente, o colega do lado dá continuidade à mesma estória.....

Descubra a senha
Dá-se um tema (exemplo: Pic-nic).  O líder pede aos participantes que citem palavras relacionadas ao tema, mas que ao mesmo tempo deverá obedecer aos critérios de uma senha conhecida apenas pelo líder. O líder deverá limitar-se a dizer se a palavra tem ou não relação com o tema/senha, até que os participantes descubram qual a senha (por exemplo: palavras trissílabas).


Máquina Registradora
Objetivo:
a) Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
b) Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.

Tamanho do grupo:
Subgrupos formados com cindo a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.

Tempo requerido:
40 min aproximadamente.

Material utilizado:
Uma cópia da história da "Máquina Registradora", para cada membro participante e para cada subgrupo. Lápis ou caneta.

Processo:

1. O animador distribui uma cópia da história da "Máquina Registradora" para cada membro participante, que durante sete a dez minutos deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.

2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da "Máquina Registradora", para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.

3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (A declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).

4. Em continuação haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.
EXERCÍCIO DA "MÁQUINA REGISTRADORA

A HISTÓRIA: 
Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e um homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.


Declarações acerca da história 
Verdadeiro
Falso
Desconhecido

1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados.
V
F
?

2. O ladrão foi um homem.
V
F
?

3. O homem não pediu dinheiro.
V
F
?

4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.
V
F
?

5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.
V
F
?

6. Alguém abriu a máquina registradora.
V
F
?

7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.
V
F
?

8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade.
V
F
?

9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário.
V
F
?

10. A história registra um série de acontecimentos que envolvem três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia.
V
F
?

11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro - uma máquina registradora foi aberta - seu dinheiro foi retirado e um homem fugiu da loja.
V
F
?

Amar ao próximo
Duração: 
30 min.

Material:
papel, lápis.

Divida a turma em grupos ou times opostos.

Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.

Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:

1. 1 - Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?

2. 2 - E a tarefa?

3. Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?

Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

4. Como nos comportamos no nosso dia a dia?

5. Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?

Encerre com uma oração. 

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Abra o olho meu irmão

Material: 
Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.

Descrição:
Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.

Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.

A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.

Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.

A teia do envolvimento
Objetivos:
Apresentações e integração

Material:
Rolo de barbante

Procedimento:
Todos de pé, em círculo ou espalhados.
Apanhe o rolo de barbante, amarre a ponta no dedo e apresente-se ao grupo. Escolha uma pessoa e, avisando-a para segurar, arremesse cuidadosamente para ela o rolo de barbante. Peça, agora, para que dê uma volta com o barbante no dedo indicador e faça o mesmo que você, ou seja, que se apresente. Feito isso, deverá arremessar o rolo para outra pessoa, mantendo o fio retesado. O jogo prosseguirá nessa dinâmica, até que o último jogador faça a sua apresentação.
A partir desse momento, peça para que todos visualizem o emaranhado que o barbante provocou. Sugira que busquem verificar a forma criada com os arremessos do rolo de barbante.
Por fim, peça para que o último participante desenlace o fio de seu dedo, arremesse o rolo ao jogador anterior a ele, isto é, ao que tem o laço anterior ao dele, e apresente o colega. Oriente-o para que tente relembrar o mais fielmente possível o que o mesmo havia dito. Desta forma prossegue até que chegue novamente no facilitador

Benditas sejam estas mãos

1. Iniciar com canto de louvor.

2. Leitura Bíblica: 
Marcos 8. 22-25

3. Reflexão:
"Se os olhos são o espelho do corpo, as mãos são o espelho da alma" (Zélia Duncan)
Jesus usou o toque das mãos para curar. Portanto, não precisamos ter receio em bendizer, abençoar e tocar as pessoas concretamente (ao invés de uma "imposição aérea" das mãos), proclamando as poderosas palavras da graça de Deus.

4. Bênção:
Convide as pessoas para que formem 2 círculos, um interno e outro externo (uma pessoa de frente para a outra, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê a primeira frase e as outras repetem. Depois, as pessoas do círculo externo andam um passo a direita (para ficarem de frente para outra pessoa e formar um novo par, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê então a segunda frase, as demais repetem e trocam de lugar; assim sucessivamente até a 12a frase.

Bênção das mãos (Diann Neue)
Convite:
 Olhemos nossas mãos, descubramos o seu poder e sua ternura, e bendigamos as nossas mãos.

Benditos sejam os trabalhos de nossas mãos
Benditas sejam estas mãos que tocaram a vida
Benditas sejam estas mãos que criaram coisas belas
Benditas sejam estas mãos que contiveram a dor
Benditas sejam estas mãos que abraçaram com paixão
Benditas sejam estas mãos que plantaram novas sementes
Benditas sejam estas mãos que cerraram seus punhos com indignação
Benditas sejam estas mãos que levantaram colheitas
Benditas sejam estas mãos que se endureceram com o tempo
Benditas sejam estas mãos que se enrugaram e se feriram trabalhando pela justiça
Benditas sejam estas mãos que se deram e foram recebidas
Benditas sejam estas mãos que sustentaram as promessas do futuro
Benditos sejam os trabalhos de nossas mãos

Comprimidos para fé
Material: 
Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

Coloque três copos com água sobre a mesa.
Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.
Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.

Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?
Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja?
etc..

Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)
"Vós sois o templo onde habita Deus"
"Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)

de
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