A paternidade de Deus para conosco pode ser resumida no verso: Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15

  1. Responsabilidade
  2. Participativo
  3. Ama incondicionalmente
  4. Cuida de perto

          Sabemos que existem inúmeras características, mas para o caso dessa postagem, iremos resumir nessas 4.

          No ano de 2013, 73,47% (90 mil ligações de um total de do total de 124.079 denúncias) das ocorrências no Disque-Denúncias foram ao fato da “Negligência por parte dos pais ou responsáveis”. Em 2014, até Abril, foram 37.586 telefonemas, que foram por:

        Falta de amparo (89,7%), incluindo casos em que pais ou responsáveis não cumprem seu papel – por exemplo, expulsam crianças ou adolescentes de casa;

          Negligência em fornecer alimentação (37,25%);

          Limpeza e higiene (31,75%);

          Medicamentos e assistência à saúde (16,5%);

          E o abandono (10,4%).

      O aumento crescente de denúncias mostra que a família tem sido – e sempre foi – alvo constante de ataques com o objetivo de desestruturar, e assim, consequentemente, afetar os envolvidos. Sempre existem exceções, mas muitos são os casos de filhos que sofrem negligência e que, por isso, passam por problemas psicológicos e de relacionamentos, nunca formando um elo de ligação com outra pessoa, e quando conseguem, vivem em defesa e procurando motivo para jogar tudo para o alto.

         Dentro de lares cristãos também existe esse tipo de “ataque”. São vários fatores que influenciam, mas um bem comum é a dedicação de tempo à atividades externas e menos tempo para família. Os pais são figuras importantíssimas na balança da família.

        E na família cristã não é diferente, a figura paterna é importantíssima e representa toda a extensão da nossa fé.

          Se pensarmos além do sangue, além da genética, um pai não é simplesmente aquele que deu seu gene ao filho, mas um verdadeiro pai é aquele que é chamado de pai, quando um alguém o reconhece como pai e aceita ser chamado de filho.

"Mas,

 a todos quantos o receberam, 

deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, 

aos que creem no seu nome;

 Os quais não nasceram do sangue,

 nem da vontade da carne, 

nem da vontade do homem, 

mas de Deus."

 João 1:12-13.

          A paternidade de Deus é algo concedido à todo aquele que reconhece a santidade e poderio de Jesus Cristo, o aceitando como Salvador. Deus, através da pessoa de Cristo, nos adota como pai, cuidando e ensinando. Aceitar a Jesus é declarar com todas as letras: Eu sou filho de DEUS!

          A Paternidade de Deus também contempla as características que citamos acima, mas diferente de um pai humano que possui falhas, nas características de Deus encontramos soberania e misericórdia.

RESPONSABILIDADE

          A sabedoria de Deus é loucura para o homem, pois aqueles que não O conhecem, não O podem chamar de Pai, e consequentemente não entendem o que é ser filho de Deus. Ao sermos participativos do Reino de Deus, através de Jesus, temos a condição de viver com Deus e logo, termos moradias. Deus não nos daria condições de sermos filhos se não existisse a condição e morarmos com nosso Pai. Deus é organizado, e desde sempre preparou a morada para todos os seus filhos, para que todos possam morar com Ele.

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; 

se não fosse assim,

 eu vo-lo teria dito. 

Vou preparar-vos lugar." 

João 14:2

PARTICIPATIVO

          Deus participa da vida de seus filhos através de duas coisas: A Palavra; e a Oração.

        Com a Palavra, Deus nos instrui em todos os modos de como devemos viver e conviver um com os outros. E a oração é o canal de relacionamento (se podemos definir assim, rs!), onde conseguimos conversar e expressar todos os nossos sentimentos, desde a alegria, até um dia de angústia.

"E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." Salmos 50:15

AMOR INCONDICIONAL

          Uma dificuldade que o mundo tem é aceitar que Deus é amor. Insistem em questionar o amor de Deus devido as atrocidades que acontecem no mundo. Mas isso fica claro quando entendemos que esses não conhecem a Deus.

"Amados,

 amemo-nos uns aos outros; 

porque o amor é de Deus; 

e qualquer que ama é nascido de Deus

 e conhece a Deus. 

Aquele que não ama não conhece a Deus; 

porque Deus é amor." 

1 João 4:7,8

          O amor de DEUS é tão grande que Ele fez o que ninguém poderia imaginar sem a sua revelação. Entregar a morte, seu único filho (Romanos 5:8), para que através dele, todos nós fossemos filhos e herdeiros de Deus.

"Mas Deus prova o seu amor para conosco,

 em que Cristo morreu por nós, 

sendo nós ainda pecadores."

 Romanos 5:8

"E,

 se nós somos filhos, 

somos logo herdeiros também,

 herdeiros de Deus,

 e co-herdeiros de Cristo: 

se é certo que com ele padecemos, 

para que também com ele sejamos glorificados."

 Romanos 8:17

CUIDADO (CUIDA DE PERTO)

"…e eis que eu estou convosco todos os dias, 

até a consumação dos séculos".

 Mateus 28:20b.

          Deus não abandona um filho! Há momentos na vida em que Deus faz-se em silêncio, mas não significa que Ele se esqueceu de nós. Isso é algo que precisa ser moldado em nós, e como Pai, Ele deseja o melhor para nossa vida. Mesmo em momentos que não vemos solução de alguma situação difícil, Deus está no controle, cuidando de cada detalhe, para que o nome d'Ele seja glorificado.


          Ter o privilégio de chamar Deus de pai é algo maravilhoso e mais precioso do que qualquer jóia que o mundo possa oferecer. Andar e caminhar com Deus é assumir um compromisso com sua Palavra, com sua essência, e assim, sabemos que ao sermos filhos de Deus, também renascemos com novas características. Ter um Deus que ama e cuida de seus filhos com tanto zelo é maravilhoso, mas precisamos saber que, como filhos, temos deveres como representantes de Cristo.

          Quando assumimos alguma posição, temos que representar essa nova responsabilidade através de deveres e regras. O Cristão tem que assumir deveres e regras para se manter em comunhão com Deus Pai. Vejamos agora como essas mesmas características de Pai, se aplica aos filhos.

RESPONSABILIDADE

          Imagine a alegria de um filho que, após anos, teve a oportunidade de conhecer seu pai. Essa alegria é a representação do que sentimos aos iniciarmos uma relação de Pai e Filho com Deus. Mas para conhecê-lo não basta chama-lo de PAI. Para conhecer a Deus precisamos nos relacionar com Ele. E como fazemos isso? Com a leitura da Palavra de Deus e oração. Somente através disso podemos reconhecer e conhecer a Deus. Sua palavra é a verdade, e somente ela liberta.

         A santidade é uma consequência de quando nos relacionamos com Deus. Ao estabelecermos esse contato, sentimos que cada vez mais precisamos ser limpos e puros para adorarmos a Deus. E a santificação é uma responsabilidade do cristão. Devemos busca-la constantemente.

"Ora, 

amados, 

pois que temos tais promessas, 

purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne

 e do espírito, 

aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." 

2 Coríntios 7:1

"…sem a santificação

 ninguém verá o Senhor;"

 Hebreus 12:14b

PARTICIPATIVO

          Ser filho de Deus, participar do reino e não querer compartilhar isso é deixar de anunciar as boas novas. Todos nós somos missionários, e como filhos de Deus temos a oportunidade de levar a mensagem de Cristo e anunciar que o nosso Pai tem muitas moradas para muitos filhos. Anunciar que o sacrifício de Cristo é o motivo de demonstração de amor e de salvação por parte de Deus é participar do reino e ser parte do corpo de Cristo.

AMOR INCONDICIONAL

"Amarás,

 pois, 

ao Senhor teu Deus de todo o teu coração,

 e de toda a tua alma,

 e de todo o teu entendimento, 

e de todas as tuas forças; 

este é o primeiro mandamento."

 Marcos 12:30

          Antes que já houvesse, Ele já existia. Nosso amor para com Deus não é pelo fato que Ele nos abençoa, ou nos dá uma boa casa, trabalho, entre outros bens materiais. Nosso amor a Deus é pelo simples fato de que Ele é Deus. Incondicionalmente, devemos amar Deus pelo que É e nunca pelo que pode fazer por nós!

CUIDADO (DE ESTAR PERTO)

"Estai em mim,

 e eu em vós;

 como a vara de si mesma não pode dar fruto,

 se não estiver na videira, 

assim também vós,

 se não estiverdes em mim. 

Eu sou a videira, 

vós as varas; 

quem está em mim,

 e eu nele,

 esse dá muito fruto;

 porque sem mim nada podeis fazer." 

João 15:4,5

          Ser filho de Deus merece um cuidado especial. O mundo vai tentar, de toda forma, nos afastar de Deus para que sua Palavra pareça “conselhos chatos de Pai”. Ser filho de Deus exige proximidade com Deus, exige oração e leitura. Exige amor e perseverança. Ser filho de Deus não é simplesmente recorrer ao Pai nos momentos difíceis, mas sim, compartilhar de todos os momentos.

          Ser mais próximo de Deus é:

          Confessar nossos pecados; 

"Se confessarmos os nossos pecados, 

ele é fiel e justo 

para nos perdoar os pecados,

 e nos purificar de toda a injustiça."

 1 João 1:9

          “Ouvir” a Deus através da Palavra d'Ele;

            Orar;

            Ter comunhão com os irmãos; e

           Ser obediente. 

"Jesus respondeu,

 e disse-lhe: 

Se alguém me ama,

 guardará a minha palavra,

 e meu Pai o amará, 

e viremos para ele, 

e faremos nele morada." 

João 14:23)

          Por mais que alguns de nós passe por uma situação familiar difícil, que parece que somos esquecidos na sociedade, tenhamos hoje a certeza de que DEUS não esquece dos seus filhos, e que nós, como resultados desse amor, possamos compartilhar dessa alegria e gritar para o mundo ouvir: EU SOU FILHO DEUS!

"Mas,

 a todos quantos o receberam, 

deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, 

aos que crêem no seu nome;" 

João 1:12

de https://blogpensamentolivre.com.br