terça-feira, 9 de janeiro de 2018

* "DEPENDE DAS MÃOS"


Uma bola de basquete...
nas minhas mãos vale uns R$35,00,
nas mãos do Oscar vale R$7.000,00.
Depende das mãos que a seguram.

Uma bola de vôlei...
nas minhas mãos vale uns R$25,00,
nas mãos do Tande vale uns R$5.000,00.

Depende das mãos que a seguram

Uma raquete de tênis...

em minhas mãos não tem uso algum,
nas mãos do Guga o tornou o numero 1 do Mundo.
Depende das mãos que a seguram.

Uma vara...
em minhas mãos vai manter os animais afastados de mim,
nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho.
Depende das mãos que a seguram.

Um estilingue...
nas minhas mãos é apenas um brinquedo,
na mãos de Davi se tornou uma arma poderosa.
Depende das mãos que o seguram.

Dois peixes e cinco pães...
nas minhas mãos se tornam alguns sanduíches,
nas mãos de Cristo alimentaram multidões.
Depende das mãos que os seguram.

Pregos...
nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa,
nas mãos de Cristo significaram a SALVAÇÃO DO MUNDO!
Depende das mãos!


Autor desconhecido 
de http://apequeninaluz.blogspot.com.br


"A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO"


Lázaro, venha para fora!

Para saber mais leia: 

João 11:1-44; O Desejado de Todas as Nações, 524, 536 e capítulo. 58 

Você vai precisar de:
• Roupas dos tempos bíblicos (caso queira dramatizar);
• Primeiro aparece Lázaro com suas irmãs, quando ele estiver mal, as duas irmãs saem com ele. Quando Jesus mandar o túmulo se abrir Lázaro, todo enfaixado, entra em cena.
• Cópias de rostos alegres e tristes para todos os alunos. Cole cartolina na parte de trás antes de recortá-los. Logo, una e cole as partes posteriores dos rostos e coloque uma vareta ou palito no meio para que seja fácil de segurar. Se desejar que tenha maior duração, encape com papel contato (transparente). Ver folha em anexo.
Mensagem?
Jesus sempre está quando mais precisamos da Sua ajuda.

Recitar a poesia:

Em Betânia havia um lar
Jesus gostava de lá estar;
Marta, Maria e seu irmão,
Viviam sempre em união.
Marta gostava de cozinhar,
Maria gostava de conversar.
Lázaro um bom anfitrião,
Tinha a Jesus no coração.
Mas, um dia que horror!
A casa encheu-se de pavor.
Lázaro estava muito mal,
E sua doença foi fatal.
Já tinham mandado chamar Jesus,
Pra ver se Ele trazia luz.
Porém, Jesus se demorou.
E a morte então ali baixou.
Marta chorava sem parar.
As carpideiras fingiam chorar.
Maria, perdida em seu pranto.
E Jesus demorava tanto!
Até que enfim Jesus chegou!
E, vendo a descrença, até chorou.
Mandou o túmulo se abrir
E ao pobre Lázaro mandou vir.
Ninguém podia acreditar,
Até pararam de chorar!
Quem é este que falou?
E até um morto ressuscitou?
Se você for bem fiel,
Um dia vai morar no céu.
Mas, preste muita atenção:
O segredo é Jesus no coração

Peça para as crianças mostrarem o rosto alegre de Maria, se as seguintes afirmações forem verdadeiras, e o rosto triste, se forem falsas.

Exemplos:
• Lázaro estava sadio e feliz quando Maria e Marta mandaram chamar Jesus. (FALSO)
• Maria e Marta choraram quando Lázaro morreu. (VERDADEIRO)
• Jesus orou a Deus ao pedir que Lázaro despertasse da morte. (VERDA¬DEIRO)
• Maria e Marta ficaram muito tristes quando Lázaro voltou a viver. (FALSO)
Um dia Jesus despertará todas as pessoas que morreram. (VERDADEIRO)

Vamos orar agradecendo a Jesus porque Ele sempre está conosco.

Extraído de Histórias Bíblicas para Adoração Infantil 
Departamento dos Ministérios da Criança da União Nordeste Brasileira da IASD


* "Pra Você!!!"

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e em pé

"E a bagagem não pesa,
e o caminho não cansa,
e os pés não reclamam,
quando o que se carrega é amor."
de Cantinho da Ro


* "DEZ MANDAMENTOS PARA PROFESSORES"


1. Tenha interesse pela sua matéria.

2. Conheça a sua matéria.

3. Procure ler as expressões faciais dos seus alunos; procure descobrir as suas expectativas e as suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.

4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.

5. Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.

6. Faça-os aprender a dar palpites.

7. Faça-os aprender a demonstrar.

8. Procure encontrar, no problema que está abordando, aspectos que poderão ser úteis nos problemas que virão - procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.

9. Não desvende o segredo de uma vez - deixe os alunos darem palpites antes - deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.

10. Sugira, não os faça engolir à força.

Por George Polya in "Jornal da Matemática Elementar" nº 119

Nota: No Jornal de Mathemática Elementar nº 119 George Polya desenvolve estes tópicos com clareza.
Simões, Alcino. (1998-200?). Dez mandamentos para professores. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/
alcinosimoes@yahoo.com

Extraído de www.prof2000.pt


* "Pra você!!!"

Nenhum texto alternativo automático disponível.

(¯`🌺´¯)
¸¸`•.¸.•´ ⁀⋱‿✫ 🍃
❝ .... QUEM SABE TRATAR
as coisas com delicadeza,
as faz durar mais.!..❞
`•.¸

`*
¸¸•`╭🍃🌺🍃`•*•..✔️ Rachel Carvalho.•..`*╭🍃🌺╯`•.¸


* "8 CHAVES PARA O ÊXITO"

Imagem relacionada

1. Conecte-se emocionalmente com sua classe

    Se deseja que as crianças estejam motivadas e interessadas em aprender, você precisa fazer uma conexão emocional. A parte do cérebro que governa a emoção pode ajudar tanto a aprender como interromper a aprendizagem. As crianças precisam de uma boa razão para fazer o que você está pedindo, uma razão que seja de seu interesse pessoal. Isto pode fazer sentir-se orgulhoso por uma realização, sentir prazer por ter feito uma atividade, sentir satisfação de completar uma tarefa desafiante ou a emoção de investigar algo novo.

2. Elimine os medos

    Embora a igreja seja um lugar de pessoas que amam a Deus e desejem o melhor para seus filhos, pode também ser um lugar de ameaças para as crianças. Josué sentia medo, pois sempre ouvia seu professor lhe dizer que não era permitido brincar com seus carrinhos de brinquedos na Escola Sabatina. Lucas, uma criança que não suportava estar sentado mais do que quatro minutos, sentia medo dos professores porque lhe diziam que devia sentar-se tranqüilo no círculo para a história bíblica.

3. Desafio ao êxito

    Uma vez que há sentido de conexão emocional e segurança, o que a criança precisa em seguida é um desafio. Os cérebros humanos foram criados por Deus para responder ao desafio, especialmente se há uma oportunidade de êxito razoável. As crianças respondem às atividades na classe quando estas atividades trazem um desafio para o êxito. Para uma criança como Lucas, uma história bíblica apresentada em forma de jogo ativo resultará em maior aprendizagem que se for forçado a manter-se quieto. Ele pensará, Que Legal! Isto eu posso fazer. Gostaria que a história bíblica fosse sempre assim cada semana.

4. Dê opções

    A possibilidade de escolher tem uma função importante na motivação. A livre determinação é uma característica dada por Deus à raça humana. Por conseguinte necessitamos fazer o que nos é pedido, mas de vez em quando a oportunidade para fazer uma escolha anima tanto as crianças como os adultos a participarem naquilo que escolheram.
    Deixe que as crianças escolham que personagem eles querem representar quando atuam na história bíblica. Deixe que eles escolham as atividades de aplicação, que apelam aos diferentes estilos de aprendizagem. Você ficará maravilhado de como as crianças estão desejosas de participar nas opções que fizeram.

5. Considere um sistema de recompensas positivas

    A conexão emocional leva as crianças a responderem ao desafio e este torna-se significativo somente se há uma “atração”. O que conseguirão as crianças com isto? Se elas fazem o que você quer que façam, que atração pode ter para eles? Para responder a esta pergunta alguns professores usam um sistema de recompensa positivo, que motivam os alunos que têm dificuldades para motivar-se por si mesmos – “Se disseres um versículo de memória, ganharás pontos para ir a um acampamento”. “Se terminares de fazer as notícias a tempo, serás o auxiliar do professor para este dia”. Quando as crianças entendem claramente as expectativas, o sistema de recompensa positivo pode ser simples e efetivo.

6. Estabeleça expectativas razoáveis e realizáveis

    Estabeleça expectativas que sejam razoáveis e realizáveis para as crianças em sua classe. Por exemplo, não espere que uma criança do jardim da infância permaneça sentada do mesmo jeito que uma criança do primário. Trate de entender e esteja atento, encaixando atividades que se ajustem à eles.
    Enquanto os sistemas de recompensas funcionam para resolver problemas a curto prazo, uma aprendizagem real acontece quando as recompensas vêm de dentro da criança – uma alta estima e satisfação afloram com uma tarefa completa.

7. Estabeleça uma relação afetiva

    Isto é simples de entender. As crianças que a amam querem agradá-la. As experiências de êxito têm muito a ver com as relações de benevolência. Quando as crianças trabalham fortemente para entender uma nova verdade bíblica e integrá-las a sua vida, elas necessitam ser incentivadas e afirmadas tanto pelos professores de classe na Igreja, como pelos pais no lar.
    Noticie e comente estes passos de progresso, é fácil passá-los por alto nas celebrações pequenas porque ante os olhos dos adultos, o fato não é tão significante. Esta dimensão de relações no ensino é muito importante. Tome tempo para comemorar as respostas às orações, dizendo: Que legal! depois de um jogo de recapitulação bíblica que demonstre quantas crianças aprenderam; dar um abraço a uma criança que não passou um bom dia. As relações afetivas positivas podem prover a conexão emocional para começar a cadeia de aprendizagem.

8. Faça um suspense com o que vai vir
    A curiosidade é algo extraordinário. Em um milésimo de segundo um flash resplandece no contacto de olhos que você e as crianças cruzam, e logo se dará conta que aceitou a atenção deles. Ali você está ajudando a construir a conexão emocional necessária para a aprendizagem ao criar mistérios, emoção e antecipação do que vai vir. Você captou a atenção e eles estão desejosos de aprender.

Por: Lois Keffer and Dean Stone
Extraído de www.igrejaadventista.org/Ministeriodacrianca


* "O DECÁLOGO DO PROFESSOR CRISTÃO"

Resultado de imagem para PROFESSOR CRISTÃO

1. Fale com os alunos
    Nada há de tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amáveis e professores acessíveis.

2. Sorria para e com os alunos
Lembre-se de que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir.

3. Chame os alunos pelo nome
A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.

4. Seja amigo e prestativo
Se você quer ter a amizade do aluno, seja amigo dele.

5. Seja cordial com o aluno
Tudo o que você fizer, faça-o com prazer. Você receberá o mesmo tratamento que dispensar aos seus alunos.

6. Demonstre interesse sincero pelos alunos
Não reduza seu aluno a um simples nome no cartão de chamada, ou alguém que apenas relata atividades missionárias. Considere-o como pessoa.

7. Seja generoso em elogiar, cauteloso em criticar
Professores competentes elogiam, encorajam e elevam seus alunos. Professores medíocres apenas sabem criticar, intimidar e ameaçar o aluno

8. Saiba respeitar os sentimentos dos alunos
Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro lado e o lado de quem está certo. Quem disse que o professor está sempre com a razão?

9. Preocupe-se com a opinião dos seus alunos
Três comportamentos do professor de sucesso: sabe ouvir, sabe aprender e sabe admitir.

10. Procure apresentar um excelente serviço aos alunos
O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. Portanto, colega: seja cem por cento profissional; na verdade: seja o melhor professor do mundo! 

Extraído de: SUÁREZ, Adolfo Semo. Sou professor. E agora? Engenheiro Coelho, Gráfica Lagoa Bonita, segunda edição, 2004, páginas 34 e 35


"Ser Mestre"

Imagem relacionada

Tarefa difícil, mas não impossível,
Tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
Tarefa que é feita com o coração.
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
Nas horas de fardo, de tamanha luta,
Chegamos até a nos questionar,
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
A que nos entende e fala por nós,
A voz da nossa alma, a voz do nosso eu.
Vale sim, coragem!
Você ensinando, faz bem a alguém
E vai semeando, nos alunos seus,
Um pouco de paz e um tanto de Deus.

Autor desconhecido


* Algumas citações do livro "PESCADORES DE CRIANÇAS"


“Tenho encontrado por vezes 
uma experiência espiritual mais profunda em crianças de 10 e 12 anos 
do que em muitas pessoas de 50 e 60 anos.”
 – página 24

“Oh, 
mestres, 
vejam o que podem fazer! 
Em suas escolas estão sentados nossos futuros evangelistas.
 Naquela classe dos menorzinhos está sentado um apóstolo
 para alguma terra distante.
 Poderá vir sob sua mão de treinamento,
 minha irmã, 
um futuro pai em Israel. 
Virão sob seu ensino, 
meu irmão, 
aqueles que carregarão as bandeiras do Senhor no grosso da batalha.” 
– página 66

“Creia na conversão de crianças quando crianças;
 creia que o Senhor pode chamá-las por sua graça,
 pode renovar seus corações, 
pode dar-lhes um papel 
e uma sorte dentre seu povo 
muito antes de chegarem à plenitude da vida.” 
– página 80

“Os ensinos de nossa infância 
deixam impressões definidas e distintas na mente,
 que permanecem depois que setenta anos já se passaram.
 Cuidemos que tais impressões sejam feitas para os mais altos propósitos.” 
– página 108

“Então a criança abriu os olhos
e arriscamos dizer
 que Eliseu pensou que nunca antes tinha visto olhos tão lindos. 
Não sei que espécie de olhos era, 
castanhos ou azuis, 
mas sei que qualquer olho que Deus o ajudar a abrir 
será para você um olho lindo.”
Pág. 153

Charles H. SPURGEON