quarta-feira, 14 de outubro de 2015

* "Os Sonhos de Faraó"

 OBJETIVO: 
Mostrar que a Bíblia é a revelação de Deus.

VERSO DA LIÇÃO:
 Faraó chamou José
 e o levaram rapidamente da prisão”. 
 Gênesis 28:12.

VERSO OPCIONAL:
 “Deus dará resposta.”
 Gênesis 41:16.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: sete figuras de vacas gordas e sete de vacas magras; 
Lição: visuais dos sonhos; 
Revisando: vaquinhas usadas na lição; 
Aplicando: Bíblia, figuras de sinais da volta de Jesus (fome, doenças, guerras, terremotos, etc.) e também figura da volta de Jesus;
Contando aos Outros:cópias das figuras da opção  A ou da opção B (abaixo).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Visuais com os sonhos e seus significados. Em EVA ou cartolina, cortar quatro balões como os das figuras abaixo e colar neles as figuras correspondentes.


Aplicando: Fazer sete cópias da vaca gorda e sete da vaca magra (abaixo). Colar em cartolina ou papel cartão e recortar tudo. Pode-se também usar as figuras como molde para fazer as vaquinhas em E.V.A.  Colocar a figura da volta de Jesus e as dos sinais do fim dentro da Bíblia.


Contando aos outros:
Opção A: Fazer uma cópia da figura abaixo e um par de vaquinhas (acima), para cada criança.


Opção B: Copiar as vaquinhas abaixo em cartolina. Cortar uma tira de cartolina com 2X9cm para cada vaquinha. Colar as pontas da tira, na parte de trás da figura, de um lado a outro para formar uma alça onde as crianças poderão colocar as mãozinhas e usá-las como fantoches de mão.

  
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar uma vaquinha gorda. Dizer:] Vejam como essa vaquinha está bonita, bem gordinha. As vacas ficam gordinhas quando elas comem bem, quando há bastante pasto para elas. [Mostrar uma vaquinha magra.]Quando uma vaca está magrinha é porque ela não tem comida. Quando não chove as plantinhas morrem, os animais não têm o que comer, vão ficando magrinhos até morrerem.  [Mostrar todas as vaquinhas. Chamar duas crianças e dizer:]  Tenho aqui vaquinhas magras e vaquinhas gordas. Quero que vocês separem para mim, as vaquinhas gordas das vaquinhas magras. [Depois que elas separarem, chamar mais duas crianças para contar a quantidade de vacas magras e gordas. Depois, dizer:]Em nossa história de hoje teremos tudo isso que vocês viram aqui. Prestem atenção para depois saberem explicar o que quer dizer cada coisa.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Relembrar rapidamente a lição da semana anterior, dizer:] José esperou, esperou e esperou, mas o copeiro de Faraó esqueceu-se de José e mais dois anos se passaram. Parecia que José nunca mais conseguiria sair daquela prisão. Até que um dia Faraó teve dois sonhos muito estranhos. Sonhou que estava em pé ao lado do rio e, então, saíram do rio sete vacas bem gordinhas. [Mostrar o visual com as vacas gordas.] Depois, saíram do rio sete vacas magras, tão magras que dava dó. [Mostrar o visual com as vacas magras.]O mais estranho é que as vacas magras comeram as vacas gordas e, apesar disso, continuaram tão magras quanto antes.  Faraó acordou, dormiu de novo e teve outro sonho esquisito:  ele viu que sete espigas que cresciam em um pé. [Mostrar o visual com as espigas bonitas.] Elas eram espigas grandes, cheias de grãos. Depois, no mesmo pé, nasceram sete espigas pequenas e quase sem grãos. [Mostrar o visual com as espigas feias.] Essas espigas feias, comeram as espigas bonitas, mas continuaram muito feias. Quando faraó acordou[acordar faraó], ficou muito preocupado com aqueles sonhos. Ele chamou todos os feiticeiros e adivinhos do Egito e mandou que eles explicassem aquele sonho para ele. Mas nenhum deles conseguiu entender nada. [Mostrar o copeiro.] O copeiro, então, lembrou-se de José e disse: “Lembra-se de quando eu  e o padeiro fomos presos? Uma noite, cada um de nós teve um sonho e havia lá um rapaz que interpretou os sonhos direitinho. Tudo que ele falou que aconteceria, aconteceu mesmo.” Então, Faraó mandou buscar José na prisão. Como José era muito caprichoso, fez a barba, vestiu roupas limpas e foi encontrar o faraó. [Colocar José na presença de faraó.] Chegando lá, faraó disse: “Ouvi dizer que você sabe interpretar sonhos.” José respondeu que a resposta vinha de Deus e não dele. Então faraó contou os sonhos para José. [Pode-se repetir novamente os sonhos, se as crianças forem bem pequenas.]  E Deus mostrou para José qual era a explicação: “As setes vacas gordas e as sete espigas cheias são sete anos de muita fartura. Vai ter muita comida no Egito [Mostrar o visual com muita comida.]. As sete vacas magras e as sete espigas feias, são sete anos em que vai acabar a comida no Egito. [Mostrar o prato vazio.] Ele também deu um conselho a faraó: “Encontre um homem bem inteligente para governar o Egito e recolher toda a comida que vai sobrar nos sete anos de fartura. Assim, vocês terão comida para os anos ruins que virão depois.” O que será que o faraó vai fazer? Veremos isso na semana que vem.

REVISANDO: 
[Fazer sete perguntas para as crianças. Se errarem uma vaca magra vai comer uma vaca gorda. Se acertarem a vaca magra não vai comer a vaca gorda.]

APLICANDO:
[Com antecedência, colocar as figuras da volta de Jesus e dos sinais do fim dentro de uma Bíblia e a Bíblia dentro de uma sacola ou caixa. Perguntar às crianças se elas podem dizer se vai chover bastante dentro de cinco anos ou se elas sabem o que acontecerá daqui a dois anos. Dar tempo para as respostas e, depois, dizer:] Nós não podemos saber o que acontecerá no futuro. Nem faraó, nem José poderiam saber o que aconteceria no futuro. Só Deus sabe. E, para que as pessoas se preparassem, Ele revelou a faraó o que aconteceria através dos sonhos. Mas faraó não entendeu o sonho. Precisava que alguém explicasse tudo. José entendeu o sonho porque Deus, pelo Espírito Santo explicou tudo para ele.  E hoje, será que Deus quer revelar o futuro para nós? Como podemos saber o que vai acontecer de importante nesse mundo? [Dar tempo para as respostas. Mostrar a sacola ou caixa. Falar em tom mais baixo, como se fosse contar um segredo muito importante (criando curiosidade nas crianças):]Eu trouxe aqui o lugar onde está revelado tudo que precisamos saber sobre o futuro.
[Abrir a sacola e fazer um pequeno “suspense”. Depois, mostrar a Bíblia e dizer:]Aqui, na palavra de Deus está revelado o futuro. Todas as coisas que precisamos saber sobre o futuro estão aqui. Vejam: [Mostrar as figuras de guerras, fome, terremotos, pregação do evangelho, da volta de Jesus, etc. Dizer:] A Bíblia diz que tudo isso vai acontecer. Algumas coisas já estão acontecendo. Outras ainda vão acontecer. E, se pedirmos a ajuda do Espírito Santo, poderemos receber a resposta de Deus. Que bom que temos a Bíblia!

MEMORIZANDO 
(opção A - verso da lição): [Ler o verso escolhido na Bíblia e explicar bem o sentido. Se usar o verso da lição, ensiná-lo como está descrito nela:]
Faraó mandou chamar José - encene alguém chamando com as mãos ao lado da boca.
E o tiraram rapidamente da prisão -  mostrar um caminho. Fazer um X com os braços.
Gênesis 41:14 - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO 
(Opção B - verso opcional): “Deus dará resposta.” Gênesis 41:16. [Ler o verso na Bíblia e explicar:] José sabia que não era capaz de explicar o sonho. Ele sabia que só Deus poderia dar a resposta. Em nossa vida também existem muitas coisas que não conseguimos entender. Mas podemos confiar que, naquilo que precisamos saber, Deus dará resposta. Vamos memorizar este verso? [Mostrar a escada e fazer um boneco subir por ela enquanto as crianças repetem o verso até que o tenham memorizado.]
Deus - apontar para cima.
dará resposta -  balançar a cabeça positivamente.
Gênesis 41:16 - desabrochar uma flor e formar um livro.

CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção A: [Distribuir as cópias da atividade e entregar uma figura de cada vaquinha (gorda e magra) para cada  criança.]
Opção B:  [Entregar as figuras já recortadas para as crianças colorirem, se desejarem. Ajudá-las a colar a alça atrás da vaquinha e a brincar com elas.Enquanto trabalham, dizer que devem usar aquela vaquinha para contar a história de hoje para alguém, animando-o a  confiar na Palavra de Deus.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

"O Dia Feliz"

 OBJETIVO:
 Enfatizar que vale à pena ser fiel nas pequenas coisas.

VERSO DA LIÇÃO:
 “Encontraríamos um homem como este, 
cheio do Espírito de Deus.”
 Gênesis. 29:4.    

VERSO OPCIONAL: 
Sobre o pouco foste fiel,
 sobre o muito te colocarei”. 
Mateus 25:21.
  
RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: prato vazio, prato com bastante alimentos; 
Lição: Opção A: maquete; Opção B: cenário grande; 
Revisando:o mesmo poço usado na lição; 
Aplicando:  caixa ou sacola com objetos variados (pano de prato, escova de sapato, travesseiro, brinquedo, etc.); 
Contando aos Outros cópias da atividade (abaixo), tesoura, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Opção A: Maquete, cartazes ou flanelógrafo - figuras e/ou bonecos de José, faraó, sala do trono, carruagem.
Opção B: Cenário grande - (crianças fazem a vez dos personagens) para o cenário do palácio, cobrir uma cadeira com tecido bem bonito (de preferência, dourado); usar um patinete ou cadeira com rodízios para ser a carruagem; ter um anel de brinquedo (pode ser feito de arame). A capa pode ser um casaco, um sobretudo, uma toalha ou um tecido grande.

Contando aos Outros: Copiar a atividade abaixo diretamente em cartolina ou imprimir a figura em papel comum e colá-lo em cartolina ou papel cartão. Se quiser algo muito bonito, imprimir em papel adesivo e colar em EVA.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar o prato vazio e perguntar o que há no prato e como ficam as pessoas quando não têm o que comer. Mostrar o prato cheio de alimentos (podem ser frutas), perguntar o que há no prato e como ficam as pessoas quando há bastante comida. Mostrar novamente o prato vazio e explicar que dizemos que há falta de comida, quando há pouca ou nenhuma comida e dizemos que há fartura de comida, quando há bastante alimentos para comer. Mostrar que as palavras são parecidas, mas têm significados diferentes. Depois, dizer que na lição de hoje  falará em falta e em fartura.]
                                                                                                                                                                    APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Combinar com as crianças que toda vez que a palavra fartura  for mencionada, elas deverão abrir e fechar as mãos três vezes, juntando as pontas dos dedos (este gesto quer dizer “muito”) e, quando for mencionada a palavra falta elas devem mostrar as mãos vazias. Movimentar os personagens conforme a história. Revisar a lição anterior rapidamente e dizer:] Faraó ficou preocupado com tudo o que José falou para ele. Tudo bem que haveria sete anos de fartura [abrir e fechar as mãos]. Mas, como guardar a comida que sobraria nesses anos de fartura para comer nos anos de falta? Como dar comida para todo mundo durante tanto tempo? Faraó não sabia o que fazer. José disse [imitar a voz de José]: “Escolha um homem bem inteligente, que junte todo o trigo que sobrar nos anos de fartura e guarde-o para ser usado nos anos de falta.” Faraó escutou o conselho de José. Ele pensou [colocar a mão no queixo, como quem está pensando], pensou. Olhou para os ajudantes dele e não viu ninguém que fosse capaz de fazer aquilo. Depois, ele olhou para José, pensou na sabedoria dele e disse: “Onde nós vamos achar alguém tão sábio como José que tem o espírito de Deus. Você vai ser o governador, José! Você vai mandar em todo o Egito. Todos vão obedecê-lo. Só eu vou mandar em você.” Naquele tempo, os reis tinham um anel com um carimbo. Toda vez que eles escreviam uma ordem, eles usavam o carimbo do anel para mostrar que a ordem era dele. Ele, então, tirou o anel do seu dedo e colocou no dedo de José, querendo dizer que, daquela hora em diante, era José quem mandaria fazer as leis [colocar o anel no dedo de José.] Ele também mandou que José vestisse umas roupas lindas, caríssimas, que só as pessoas muito poderosas usavam [colocar uma capa bonita sobre José.] Com José bem vestido e com o anel no dedo, faltava mostrar o novo governador para o povo. Como naquele tempo, não havia rádio, nem TV, muito menos internet, eles tinham que fazer isso de outro jeito. Faraó mandou que José subisse na linda carruagem real [colocar José na “carruagem”] e ordenou que a carruagem passasse pela cidade, com os guardas gritando na frente dela: “Esse é o novo governador do Egito! Ajoelhem-se diante dele!” E todos se ajoelhavam diante dele. [Fazer Jose passear sobre a “carruagem” pela sala. As crianças devem inclinar-se diante dele, como se fossem os egípcios.] Imaginem a felicidade de José! Sair daquela prisão horrível para ir morar em um palácio! Agora ele não teria mais falta.Pelo contrário, teria uma vida de fartura. E José, tendo tanta fartura, não se esqueceu de Deus. Ele continuou sendo fiel e mostrou para aquele povo quem é o Deus verdadeiro.

REVISANDO: 
[Colocar o personagem José bem afastado do palácio e fazer as perguntas, uma a uma. Se as crianças acertarem, José se aproxima do palácio. Se elas errarem, ele se afasta.]

MEMORIZANDO 
(opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo como está na lição:]
Encontraríamos um homem como esse - mostrar as mãos, apresentar algo à frente;
Cheio do Espírito de Deus  abrir e fechar as mãos três vezes, apontar para o Céu.
Gênesis 41:8. - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO 
(Opção B - verso opcional): Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25:21.  José fazia tudo com capricho na casa de Potifar e também na prisão. Ele  foi obediente a Deus, sendo um escravo e, depois, sendo um prisioneiro. Como ele foi fiel em trabalhos tão humildes, Deus viu que ele poderia confiar nele para fazer trabalhos importantes e, assim, ele recebeu uma grande responsabilidade. Jesus disse, em Mateus 25:21: [ler o verso na Bíblia] “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.”  Precisamos memorizar esse verso para lembrarmos dele quanto tivermos algum trabalho para fazer. Vamos aprendê-lo com gestos. [Repetir o verso com os gestos sugeridos abaixo por, pelo menos, três vezes.]
Sobre o pouco foste fiel - juntar o indicador e o polegar;
sobre o muito te colocarei - abrir os braços;
Mateus 25:21 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO: 
[Dizer:] Uma garotinha, que morava em um sítio, pediu que seu pai lhe desse um cavalo como presente de aniversário. Ele disse que ela precisaria cuidar do cavalo e isso daria muito trabalho. A garotinha prometeu ao pai que cuidaria muito bem do cavalo. Mas, no dia do seu aniversário, seu pai lhe deu um pintinho. Ela ficou bastante decepcionada. Afinal, um pintinho era muito diferente de um cavalo. Só que, mesmo decepcionada, ela cuidou muito bem do seu pintinho. Dava comidinha, água, protegia dos animais perigosos e aquecia nos dias de frio. O ano passou rapidinho e nopróximo aniversário, seu pai lhe deu o cavalo que ela tanto queria. A garotinha ficou muito feliz e perguntou ao pai porque primeiro ele tinha dado o pintinho e não cavalo. O papai respondeu que, primeiro, ele queria ver se ela cuidaria bem do pintinho. Como ela tinha sido caprichosa com o pintinho, ele teve confiança de dar um cavalo para ela. Ela foi fiel no pouco e depois recebeu o muito. Vocês ainda são pequenos, não podem fazer trabalhos muito complicados, que exijam muita força. Mas, nas pequenas coisas que vocês podem fazer, vocês podem ser caprichosos. Assim, quando forem grandes, receberão responsabilidades maiores. Agora vamos fazer uma atividade diferente. Vou fazer alguns gestos de coisas que as crianças podem fazer. Vocês têm que adivinhar o que é.
[Gestos sugeridos: secar a louça, tirar o pó dos móveis, engraxar os sapatos, guardar os brinquedos, arrumar a mesa, regar as plantas, etc. VARIAÇÃO: Se as crianças forem um pouco maiores, escrever as ações em papeizinhos ou cochichá-las ao ouvido das crianças. As crianças devem fazer as mímicas para as outras adivinharem.]

CONTANDO AOS OUTROS:  
[Entregar uma cópia da atividade para cada criança colorir. Depois, cortar as figuras nas linhas grossas e deixar que as crianças brinquem com seus quebra-cabeças. Incentive-as a usar essa atividade para contar a outros o que aprendeu na lição.  Dar também um saquinho para as crianças guardarem a atividade sem perder as peças.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

"Vida na Terra"


OBJETIVO:
 Entender o propósito da vida na Terra.

VERSO DA LIÇÃO:
 Façamos o homem à Nossa imagem, 
conforme a Nossa semelhança.” 
Gênesis 1:26.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção - Opção 1: peixe no aquário, pintinho ou tartaruga; Opção 2: enxoval de bebê, ou maquete de quarto de bebê; Opção 3: gravuras de animais e aves; Lição: personagens e visuais usados na lição anterior, figuras coloridas de peixes, aves e animais (página 23), tapete, bonecos para Adão e Eva; 
Revisando: Opção 1 - números de 1 a 6 (página 17); Opção 2: avental usado em Revisando na lição anterior; 
Aplicando: Sugestões: pano de prato  graxa e escova de sapatos; pano de pó; caderno e lápis; talheres; regador de brinquedo etc.;
Contando aos OutrosOpção 1 - livro da criação: figuras de aves, peixes, animais e pessoas; Opção 2 - círculos da criação: lápis ou giz de cera; Opção 3 -  objetos: dedoches e palitoches de animais, aves e peixes ou curau com colheres de bichos; ou massinha de modelar (receita aqui), cartões com o verso para memorizar (página 22).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Visuais: instruções na lição anterior.
Adão e Eva: Podem ser dois bonecos, como o Ken e a Barbie ou semelhantes. Ou pode-se fazê-los em EVA, como na figura abaixo (tirada do blog da Diva Caldas. Em qualquer dos casos, fazer uma túnica branca, representando a veste de luz, para cobrir a “nudez” do casal.

Contando aos outros:
Opção 1 e 2 - livro, números ou círculos da criação:  preparar as figuras de aves, peixes, animais e homem para o livro da criação ou preparar os círculos e números referentes ao quinto e sexto dias (pegar figuras aqui).
Opção 3 - objetos ou lembrancinhas: palitoches ou dedoches de animais; marca-páginas de animais (sugestões aqui); massa de modelar e pratinho de isopor; curau com figuras de animais na colher (veja abaixo) etc.


Colher enfeitada com animais: Dentro de um potinho, colocar curau de milho verde ou tapioca ou, ainda, iogurte batido com frutas. Fazer os bichinhos em EVA, colocá-los no cabo de colherinhas descartáveis e espetá-los nos potes. Usar os moldes abaixo para fazer os modelos das figuras. 
















Substituir a gelatina da figura por curau, iogurte ou tapioca.  Ficará uma lembrancinha maravilhosa!!!


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção 1: [Levar um peixinho no aquário e deixar que as crianças o alimentem (pode ser também um pássaro, um pintinho ou uma tartaruga). Falar curiosidades sobre o animal ou ave. Retirar o animal e dizer que na lição de hoje falaremos de diversos animais.]

Opção 2: [Mostrar objetos de enxoval de bebê ou fotos de quarto de bebê. Se possível, montar um quartinho de bebê com móveis de brinquedo ou deixar que as crianças montem o quartinho. Depois de tudo pronto, explicar:] Enquanto o bebê não chega os pais preparam tudo que o bebê vai precisar com muito carinho e da melhor maneira possível. Os pais fazem isso porque amam muito o bebê, mesmo antes dele nascer. Na história de hoje vamos falar dos últimos preparativos que o Papai do Céu fez para receber os seus filhos.

Opção 3: [Mostrar gravuras de animais e aves. As crianças devem imitar os sons ou movimentos deles.]

 APRESENTANDO A LIÇÃO: 
Mostrar os visuais usados na semana anterior, relembrando rapidamente o que foi estudado. Mostrar o número 5 e falar com bastante expressão:] O mundo estava lindo no quinto dia da criação. O Sol brilhava alegremente. Os campos estavam cheios de flores. As árvores estavam carregadas de frutos deliciosos. Mas faltava alguma coisa. Vocês adivinham o que era? Não havia passarinhos cantando, não havia leões rugindo, nem vacas mugindo, nem crianças brincando. Era um mundo muito quieto. De repente, naquele silêncio, Deus falou[fazer uma voz solene]: “Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves... no Céu.”  [Mostrar o visual referente ao quinto dia.] Imediatamente milhares de peixes começaram a mover-se rapidamente através das águas e multidões de aves atravessaram o ar, cantando e fazendo um barulhão com suas asas. Havia peixes bem pequenos e outros muito grandes, como o tubarão. Uns eram gordos, outros magrinhos. Havia peixes vermelhos, azuis e amarelos. Deus os fez com capacidade para nadar e respirar dentro da água.
E as aves? Havia aves de todas as cores e tamanhos: desde o beija-florzinho de cinco centímetros até o enorme avestruz de mais de 100 quilos. No quinto dia o mundo já não era mais silencioso e solitário. E Deus viu que tudo era bom.
[Mostrar o número seis.] No sexto dia Deus falou novamente [fazer uma voz solene]: “Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis e animais selvagens.”  [Mostrar o visual referente ao sexto dia.]Logo chegaram animais de toda parte.  Cavalos correndo, coelhos pulando, tartarugas se arrastando, abelhas voando e leões caminhando. O lobo e o cordeiro brincavam juntos e em paz. Todos se alimentando de ervas. Nenhum bicho matava outro para comer. E Deus viu que tudo aquilo era bom.
Assim, lindo e cheio de criaturas interessantes, o mundo ficou pronto para receber a criatura mais importante da criação. A criatura para quem todo o resto havia sido criado. Sabem quem foi que Deus fez logo a seguir? Ele disse [fazer uma voz solene]: “Façamos o homem à Nossa imagem, conforme à Nossa semelhança.” Deus , o Pai, Jesus e o Espírito Santo queriam que o homem se parecesse com eles.
[Deitar um menino sobre o tapete. Sem tocar no menino, movimentar as mãos acima de cada parte do corpo que for mencionadaDizer:]  Deus tomou um pouco de barro e modelou Adão, o primeiro homem. Modelou o rosto. Fez as orelhas para ouvir, olhos para ver, um nariz para cheirar e respirar, uma boca para comer, falar, cantar e rir. O homem tinha dois braços para poder carregar as coisas. Duas pernas, para andar e ele era bem alto. O homem estava formado, mas ainda não tinha vida. Deus “soprou em seu nariz o fôlego de vida.” [Fingir que está soprando suavemente sobre o nariz do menino, que deve abrir os olhos.] Agora sim, o homem era uma pessoa viva! Adão levantou-se [O menino deve levantar-se lentamente.] e olhou para o rosto de Deus. Ele viu que Deus tinha muito amor e alegria em Seu rosto. [O menino pode sentar-se.]
Vocês sabem com quem Adão se parecia? Parecia-se muito com você e comigo, só que era mais vistoso. Era duas vezes mais alto que os homens de hoje e não era nem muito magro, nem muito gordo. Ele não usava roupas de tecido, mas tinha uma veste de luz, como a dos anjos. Além disso, Adão tinha um bom comportamento: era obediente a Deus, bondoso com os animais e sempre tinha bons pensamentos.
O primeiro trabalho de Adão foi dar nomes aos animais. Deus mandou que todos os animais desfilassem em frente de Adão e ele deu nome a cada um. Depois disso, Adão procurou um amigo que se parecesse com ele, mas não encontrou ninguém. Ele se sentiu muito só.
Então, Deus fez Adão ter um sono bem profundo. [Deitar um boneco no chão.]Enquanto ele dormia, Deus tirou uma costela de Adão e fez Eva, para ser a esposa dele. Ela era linda! [Mostrar a boneca de Eva.] Tinha um rosto muito meigo, longos cabelos brilhantes e uma voz agradável. Era alta também, mas não tanto quanto Adão. Deus colocou Eva ao lado de Adão. [Colocar a boneca Eva ao lado do boneco Adão] Quando ele acordou viu Eva em pé, diante dele, sorrindo. [Levantar o boneco Adão.] Ele logo viu que Deus a havia preparado para lhe fazer companhia, para ser sua esposa. E, assim, Deus fez o primeiro casamento. Adão era o noivo e Eva era a noiva. E, de presente de casamento, Deus lhes deu uma casa nova, que não era feita de tijolo e madeira. Era um maravilhoso jardim. A casa deles não estava cheia de móveis, mas as árvores, arbustos, grama, animais e pássaros enchiam a casa. O telhado era o céu azul. O chão era uma tapete de grama, salpicado de florzinhas e as paredes eram cheias de flores perfumadas. Era a casa mais linda e feliz que já existiu na terra!
Assim, Deus terminou de criar todas as coisas e viu que tudo era muito bom.

REVISANDO:
Opção 1: [Mostrar o número 1 e perguntar a uma criança o que foi criado no primeiro dia da criação. Se ela acertar deve dar um abraço na professora (ou escolher um coleguinha para abraçar). Mostrar o número 2 e perguntar a outra criança o que foi criado no segundo dia da criação. Se acertar deve dar dois abraços na professora (ou escolher dois coleguinhas para abraçar). Continuar aumentando os dias e os abraços até o sexto dia.]
Opção 2: [Fazer a mesma atividade de revisão usando o avental da criação da semana passada, mostrando os dias 5 e 6.]

MEMORIZANDO: 
[Ler o verso na Bíblia e explicar:] Não fomos criados à semelhança de um macaco ou de outro bicho. Quando Deus, Jesus e o Espírito Santo foram criar Adão, resolveram fazê-lo à Sua semelhança. Por isso, quando forem nos ensinar coisas diferentes na escola, devemos lembrar as palavras que Ele disse ao nos criar. Então, vamos memorizar o verso dessa semana? [Ensinar o verso usando os gestos abaixo.]
Façamos o homem a nossa imagem - passar as mãos sobre o rosto;
Conforme a nossa semelhança - colocar as duas mãos sobre o peito;
Gênesis 1:26 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO:
[Dizer:] O que será que Adão e Eva faziam naquela casa? Não havia camas para arrumar, nem chão para varrer, nem fogão para cozinhar. Quando era hora de comer eles pegavam algumas frutas, nozes e cereais e comiam ao natural. Não havia louça para lavar, nem roupa para passar. Então, o que eles faziam? Ficavam desocupados o dia inteiro? Não. Eles cuidavam do jardim e dos animais. Brincavam e se divertiam com todos os bichos. As aves voavam perto deles sem nenhum medo e eles cantavam hinos a Deus junto com elas. Além disso, Deus, Jesus e os anjos vinham dar aulas para eles. A escola era o mundo, o livro era a natureza. Eles não ficavam sentados horas e horas atrás de uma carteira, mas andavam ao redor do jardim e aprendiam coisas interessantíssimas. Deus ensinou para eles tudo sobre cada coisa: desde o pequeno inseto até as estrelas. E em tudo Adão e Eva viam o amor de Deus.
Adão e Eva viviam num lugar maravilhoso, tinham tudo que queriam, mas não eram desocupados nem preguiçosos. Eles estudavam e trabalhavam. Deus também tem um trabalho para nós. Todos podemos fazer alguma coisa.
[Mostrar alguns objetos e pedir para as crianças dizerem trabalhos e ocupações que elas podem fazer usando os objetos apresentados.]
Sugestões:
pano de prato – secar a louça; graxa e escova de sapatos – engraxar os sapatos;
pano de pó – tirar o pó; caderno e lápis – fazer lição;
talheres – arrumar a mesa; regador – molhar as plantas, etc.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1 - Livro da Criação: [Ajudar as crianças a colarem as figuras referentes ao quinto e ao sexto dia no livro iniciado na semana anterior.]
Opção 2 - Círculos ou números da Criação: [Ajudar as crianças a pintarem os círculos ou números referentes ao quinto e ao sexto dia.]
Opção 3 - Objetos: [Entregar os objetos escolhidos e um cartãozinho com o verso para memorizar. Deixar que as crianças prendam o cartão no objeto.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br