domingo, 8 de janeiro de 2023

"Salomão"

 

Dia 5

I Reis 11. 1 a 3


          Nascido no conforto e privilégio, Salomão levou, o que podemos considerar, uma vida encantada. Seu pai guerreiro, Rei Davi, havia conquistado todas as nações que rodeavam Israel. Salomão herdou a paz, a maior extensão territorial que Israel jamais teria, e uma riqueza estupenda. Foi privilégio dele vigiar a construção do grande templo em Jerusalém. E, para completar, uma entrevista pessoal chocante, Deus deu a ele a experiência final do “gênio da lâmpada”—Ele permitiu que Salomão pedisse um presente a Deus, o que ele quisesse. Em um surto de fé e humildade, Salomão pediu sabedoria, sabedoria para governar bem. Pedido concedido. Ele era, agora, o homem mais esperto e mais rico da terra.

          Mas boas maçãs podem ficar podres, especialmente quando estão em um barril cheio de outras podres. “O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.” (1 Reis 11:1-3).

          Como isso aconteceu? Orgulho. Arrogância. Materialismo. Querer a admiração e aprovação de outros reis mais do que de Deus. Surdez ao conselho de conselheiros tementes a Deus.

           Pode acontecer. Agora você sabe. Esteja avisado.

@bibliacomarteoficial

"Abraão"

 

Dia 4

Gênesis 21.14


          Tudo bem, tudo bem—de que maneira o grande patriarca Abraão está em uma lista de “maçãs ruins”? Ele foi escolhido por Deus para fundar uma nação de crentes. Toda Israel olhava para ele como o pai da nação; na verdade, todos os crentes de todas as eras são seus filhos espirituais. Sua vida foi regada com exemplos imponentes de fé, coragem, e confiança em Deus. Romanos capítulo 4 e Hebreus capítulo 11 o colocam como um exemplo brilhante de fé nas promessas de Deus.

          Mas esse pilar da fé teve momentos vergonhosos de medo, dúvida e crueldade também. Em sua impaciência de “ajudar” a Deus a dá-lo o filho que ele e Sara esperavam tão desesperadamente, ele cometeu adultério com a criada de Sara, Hagar. Ela concebeu um filho, Ismael. Mas quando Sara finalmente deu a Abraão seu próprio filho, Isaque, as duas mulheres não conseguiam viver uma com a outra.

          Apesar de ser um pastor rico, com muitos servos trabalhando para ele, Abraão basicamente jogou Hagar e seu filho Ismael no deserto apenas com um pouco de comida: “Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.” (Gênesis 21:14). Essas histórias dolorosas nos lembram que a justiça de Abraão veio do seu Salvador, não da sua própria performance perfeita na vida.

Note também que o time de Deus é formado por algumas pessoas bem falhas. Como você e eu.

"Judá e Tamar"

Dia 3

Gênesis 38

          Judá, bisneto de Abraão, foi um príncipe na crescente comunidade Israelita. Quarto filho do patriarca Jacó, ele tinha riquezas e posição. Mas sua esposa havia falecido, assim como dois de seus três filhos. Sua nora Cananéia viúva, Tamar,estava com muito medo de nunca se casar ou ter filhos.

          Ela maquinou um plano de se disfarçar de prostituta e seduzir o próprio sogro! A única vez que ficaram juntos gerou, miraculosamente, a gravidez que ela esperava tão desesperadamente. Então, “Cerca de três meses mais tarde, disseram a Judá: ‘Sua nora Tamar prostituiu-se, e na sua prostituição ficou grávida’. Disse Judá: ‘Tragam-na para fora e queimem-na viva!’” (Gênesis 38:24). Que exemplo notório do padrão ambíguo do homem! Judá teve a intenção real de misturar seu adultério com assassinato judicial.

          Felizmente, Tamar pôde testemunhar: “Quando ela estava sendo levada para fora, mandou o seguinte recado ao sogro: ‘Estou grávida do homem que é dono destas coisas’. E acrescentou: ‘Veja se o senhor reconhece a quem pertencem este selo, este cordão e este cajado’.” (verso 25).

          A linhagem real dos reis Israelitas passaria por Judá e seu filho “ilegítimo” Perez, e com isso, também a linhagem de Jesus Cristo. Judá deu seu nome à tribo, ao reino e, por fim, a todo o povo Israelita (Judeu é derivado de Judá). Você sabe, se Deus pôde usar adúlteros como Judá e Tamar na sua agenda real, talvez Ele possa usar você também.

@bibliacomarteoficial

 

"Rei Manassés"

 

DIA 02

•2 Crônicas 33:9-10


          O Rei Manassés foi uma das piores maçãs que já desgraçaram o barril Israelita. Ele praticou feitiçaria, adivinhação, bruxaria, consultou médiuns, e até sacrificou alguns de seus filhos em rituais para apaziguar alguns deuses de quem queria aprovação. “Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas. O Senhor falou a Manassés e a seu povo, mas não lhe deram atenção.” (2 Crônicas 33:9,10).

          Mas entenda isso—Deus não desistiu dele. Eu teria, mas Deus não. Ele continuou insistindo nele, resultando finalmente no “susto divino” —Ele permitiu que Manassés fosse levado cativo e arrastado para a Babilônia acorrentado. Lá, ele se arrependeu e se humilhou diante do Senhor. No seu cativeiro ele finalmente teve tempo para refletir e orar. Ele pôde retornar como rei, e lançou uma reforma espiritual para purgar a adoração a Baal e trazer de volta a Palavra do Senhor.

          Isso é algo grande. Pessoas que cometeram o menor erro de rebeldia em suas vidas podem imaginar que é muito tarde para elas, que Deus jamais perdoaria o passado delas, que não há esperança. A restauração de Deus de um homem mau, como Manassés, mostra que nunca é tarde demais, que a misericórdia de Deus triunfa sobre o julgamento, e que o momento agora é de se humilhar e arrepender.

          Existe alguma maçã ruim na sua família que poderia ouvir sobre a misericórdia de Deus mais uma vez?




"Raabe"

 

DIA 01

•Josué 2:1


          Você provavelmente já ouviu o dizer antigo sobre o risco de se ter uma maçã ruim no barril de maçãs—apenas uma maçã podre pode apodrecer o resto. 
Esse dizer é baseado em um fato científico—um pedaço apodrecido em uma fruta libera, entre outras coisas, o gás etileno, que é um acelerador de amadurecimento. Qualquer mofo presente na maçã podre tentará pular para outra hospedeira e multiplicar.

          Você pode pensar que Deus não iria querer que seus filhos tivessem nada a ver com as “maçãs ruins” da sociedade. 
          Os Fariseus certamente concordariam. E ainda assim, a graça de Deus é racionada não só para os meninos e meninas bonzinhos. Seu coração Paterno quer resgatar os maus também: “Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: ‘Vão examinar a terra, especialmente Jericó’. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.” (Josué 2:1).

          Temos que presumir que os espias de Josué não foram até a casa de Raabe para contratar seus serviços. Raabe conheceu a identidade deles, protegeu-os, e decidiu se juntar à nação Israelita. O novo começo e o talento e caráter dela inspiraram Salomão, o chefe da tribo de Judá, a se casar com ela. Tanto o livro de Hebreus quanto o apóstolo Tiago listam Raabe na galeria dos heróis da fé. Ela e Salomão se tornaram tatara-tatara-tataravós do Rei Davi.

          Isso faz dessa moça, que era malvada, também uma ancestral do nosso Salvador, Jesus Cristo.

@bibliacomarteoficial




"Como criar uma disciplina de oração?"

 

Dia 4 -

Efésios 1:17-19

Efésios 3:14-16

Efésios 3:19


           Ter disciplina para crescer na vida de oração é fundamental, mas é importante relembrar algumas verdades: Deus não irá nos amar mais se aumentarmos o nosso tempo de oração. Porém, o que pode acontecer conosco, é que a medida que oramos mais e passamos tempo com o Senhor, nós iremos crescer em devoção e amor por Ele. 

          Então, a partir desse entendimento, existem algumas dicas que podem te ajudar a crescer na disciplina para orar: 

          Entenda o porquê você está orando: lembre-se sempre que é um relacionamento com uma pessoa e não meramente para você cumprir uma atividade religiosa.  

          Separe um horário na sua agenda e um local: é importante firmar um compromisso consigo.  

          Faça uma lista de oração: não há nenhum problema em elencar os seus pedidos, eles ajudam a manter o foco e concentração. 

          Ore a Palavra: ela ajuda a posicionar e alinhar o nosso coração segundo a vontade de Deus. 

          Lembre-se que o diálogo com o Senhor não precisa acontecer durante só um período do seu dia. Nós estamos constantemente diante de Deus, assim podemos expor o nosso coração em qualquer momento. 

          Por fim, há graça do Senhor para você crescer em oração. Celebre os pequenos começos e continue avançando. 

          Nós somos Casa de Oração.

@bibliacomarteoficial





"Como posso orar?"

 

Dia 3 - 

Hebreus 4:13
2 Coríntios 3:16


          Após entender que nós somos casa de oração, talvez tenham surgido algumas dúvidas: existem orações certas ou erradas? É possível aprender a orar? 

          Primeiro, a oração não é validada como boa quando temos boa eloquência ou utilizamos palavras cultas para nos expressar. O que muitas vezes pode acontecer é de sermos movidos com uma intenção errada, então tudo se trata do posicionamento do nosso coração. 

          Então, como podemos orar? Uma boa ferramenta é orar a Palavra. Definitivamente, declarar as Escrituras ajuda a posicionar o coração no lugar correto. Afinal, as orações bíblicas são a linguagem do coração de Deus. Elas foram dadas por Deus como um presente valioso para a Igreja, pois se originaram no Seu coração ardente pelo Seu povo.

          Uma forma de orarmos a Palavra é utilizando as orações apostólicas descritas no Novo Testamento. Elas são sempre centradas em Deus, ao invés de só focarem no pecado ou no diabo. Além disso, elas são focadas na Igreja da cidade, ou seja, quase todas as orações do apóstolo Paulo tinham como foco a liberação das bênçãos de Deus na Igreja de maneira coletiva.

          Assim, experimente começar a utilizar as orações apostólicas e você irá encontrar orações sobre paz, fortalecimento interior, alegria, unidade, santidade e esperança. Definitivamente, a sua vida de oração irá criar raízes mais profundas na Palavra. 

📖🙏🏻📖🙏🏻📖🙏🏻📖

@bibliacomarteoficial



"O que é Casa de Oração?"

 


Dia 2 -  
Mateus 21:13
Salmos 132:1-5
Salmos 132:1-5
Isaías 62:7


“e lhes disse: 
“Está escrito: 
‘A minha casa será chamada casa de oração …)”
 Mateus 21:13

          Em Mateus 21:13 Jesus é enfático em dizer que o seu templo será chamado Casa de Oração. E quem é o templo? Ora, nós somos o templo do Espírito Santo. Somos homens e mulheres que carregam a presença de Deus. E o chamado do Senhor a nós é para cultivarmos uma vida de oração. Esse é o chamado para toda a sua Igreja. 

          Muitos grupos e salas de oração têm surgido em nosso país nos últimos anos, e eles não estão seguindo uma onda ou uma moda. Esse surgimento é fruto da compreensão bíblica de algo que Deus ama. O movimento de oração global tem uma história e suas raízes fundamentadas na Palavra. 

          Vemos claramente na vida de Davi o seu desejo de buscar o Senhor. Ele fez um voto em Salmos 132:1-5, e esse propósito era que louvores, cânticos e declarações fossem entregues a Deus, pois havia o anseio intenso em seu coração de fazer uma morada para o Poderoso Deus de Jacó. 

          Embora esse desejo tenha agradado o coração de Deus, o próprio Senhor incumbiu a Salomão e não a Davi essa tarefa. O sonho de Davi seria realizado por seu filho e herdeiro e ele deixou tudo preparado para a construção do templo.

          Após a construção do templo, na sua oração de dedicação, vemos o desejo primordial de Salomão de fazer um lugar onde o povo pudesse se voltar para o Senhor e ser ouvido pelo seu Deus. O seu desejo era: “Senhor, faça da Tua Casa, a Casa de Oração do teu povo”.

          E hoje, agora mesmo, você também pode estar sentindo em seu coração um desejo ardente de buscar o Senhor de todo o seu coração, assim como Davi. E é isso! Nós somos casa de oração. 

          Saiba, talvez na sua cidade não tenha um lugar físico, uma casa de oração para você poder orar com outros irmãos. Isso, sem dúvidas, é ótimo. Inclusive, foi o desejo de Davi. Mas, mais do que construir um lugar físico, Jesus falou sobre pessoas em Mateus 21:13, logo você e eu podemos ser a casa de oração. 

          Então, você pode ser esse lugar de oração e fazer isso em qualquer lugar e hora, sabe por quê? Porque o Espírito Santo é aquele que gera em nosso coração mais fome por Deus. E quando nos posicionamos em oração, Ele compartilha o seu coração, desejos e afeições conosco

          Assim, Jesus procura por sentinelas que não descansarão e que dia, e noite, em qualquer lugar, estarão entregues a uma vida de oração.

@bibliacomarteoficial


"Uma vida de oração consistente"


 

Dia 1 - 

I Tessalonicenses 5.17


          Por que orar sem cessar? Você já pensou sobre isso? Essa recomendação foi dada por Paulo  aos tessalonicenses. Mas também, ao longo da Palavra, podemos ver diversas recomendações de Jesus aos seus discípulos e seus ensinos sobre oração. Definitivamente, o chamado à oração é para todo cristão. 

          Pode ser que você esteja lendo isso e se sinta desanimado ao pensar na sua vida de oração, ou você já tem crescido em perseverança neste lugar. Seja qual for a sua situação, o Senhor tem chamado os seus filhos e filhas para crescerem e aprofundarem as raízes na comunhão e na oração. 

          Quando lemos a última oração de Jesus, antes da crucificação, vemos o seu pedido sincero a Deus para que nós pudéssemos estar com ele. Você já pensou na profundidade dessas declarações em João 17? O desejo de Jesus é para que nós andássemos em comunhão com ele, assim como o Filho é um com o Pai e o Espírito Santo. 

          Então, hoje, abra o seu coração e receba a graça do Senhor para caminhar e crescer no lugar da oração. Nós recebemos plena alegria e satisfação quando estabelecemos esse diálogo íntimo com o Senhor. 

          Nos próximos dias iremos aprofundar um pouco mais sobre o chamado à oração que o Senhor faz para nós, a Sua Igreja, e você também aprenderá ferramentas práticas para crescer na vida de oração.


@bibliacomarteoficial


"A VIDA PELO ESPÍRITO"


DIA 6 - 

 ROMANOS 13:14

 2 CORÍNTIOS 3:17-18


          O Espírito Santo não tem experiência em ser impaciente, odioso ou rude. Essa é a linguagem da nossa carne. O Fruto será um subproduto de uma vida rendida ao Espírito de Deus. Não somos chamados para focar no Fruto, mas no Espírito de Deus. 

          Bem simples, não é?

          Frequentemente, não vemos crescimento em nós mesmos e realmente dizemos coisas como "Eu 

sou apenas uma pessoa impaciente” ou, “Eu apenas não me dou bem com determinadas pessoas”. Não, a verdade é que quando temos essa mentalidade, estamos escolhendo andar pela carne. 

          Em nossa existência humana, somos o oposto do Fruto do Espírito. Buscar a Deus e pedir por Sua ajuda para crescermos em demonstrar Seu Fruto será um desafio para nós porque estamos escolhendo negar nossa carne e, ao invés disso, alimentar nosso Espírito. Seremos colocados em situações que vão permitir que o Espírito Santo desenvolva Seu Fruto em nós. De acordo com o pastor Rick Warren, “Todo problema é uma oportunidade para construir o caráter”. 

          Não é brincadeira recusar à nossa carne o que ela quer. Porque…Nossa carne quer se vingar, mas o Espírito nos chama a amar e estender a bondade.Nossa carne quer entreter pensamentos pecaminosos, mas o Espírito nos chama para andar em autocontrole.Nossa carne quer ditar nosso humor, mas o Espírito nos chama a andar em alegria e paz.E se, adiantando, nós realmente vivêssemos Romanos 13:14 que nos diz para nos revestirmos de Jesus e sequer pensarmos em como satisfazer os desejos da carne? Todos os dias vestiríamos Jesus, obedeceríamos à direção do Espírito e basicamente ignoraríamos nossa carne. É tudo sobre onde procuramos e o que procuramos para nos satisfazer.

          À medida que damos mais controle ao Espírito em nossas vidas, Ele começa a fazer em nós e através de nós o que apenas Ele pode fazer — nos moldar e crescer em nós para que nos pareçamos com Jesus. Nós estamos literalmente sendo transformados e quando o fazemos, podemos ver nosso crescimento à medida que caminhamos pela vida, seguindo a Jesus.

@bibliacomarteoficial