sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

"A Paz!!!"

de Betty Jane Grams


"A Paz"

Joquebede - a mulher agraciada
Números 26: 5;
Êxodo 2: 1 a 11 e 1: 15

          Vivemos na época do comprimido cor-de-rosa, verde, roxo, amarelo, grande, pequeno.
        "O Fruto do Espírito é Paz". Porque permitimos que os problemas e as pressões nos privem da paz? Esse fruto natural do Espírito - a paz - começa a despontar assim que conhecemos Cristo como Salvador. Romanos 5: 1 diz: 
"Tendo sido,
 pois,
 justificados pela fé,
 temos paz com Deus,
 por nosso Senhor Jesus Cristo."

          Nossa consciência foi purificada. Começamos o crescimento cristão numa atmosfera de paz. 


Paz com Deus ou de Deus

          O texto de Romanos 5: 1 diz que temos paz com Deus. Essa é a paz resultante da nossa reconciliação com o Pi mediante Cristo. Depois, há outra paz, a paz de Deus, que, como fruto, cresce em nossa vida. Infelizmente, muitos cristãos tem paz com Deus, mas não tem a paz de Deus florescendo em sua vida.
          Quando Jesus estava no barco durante a tempestade, deitou-se e adormeceu ( Marcos 4: 35 a 41 ). Ele é o Autor da Paz, da paz interior e da paz entre os elementos da natureza. Os discípulos aceitaram a paz com Deus, mas evidentemente, não tinham a paz de Deus, pois se preocuparam a noite toda. Finalmente, com medo, recorreram ao Mestre, para que os salvasse. O medo havia lhes destruído a paz.
          Jesus é a nossa paz. Diz ele:

    "Eu estarei sempre com vocês."
                Marcos 28: 20

          O que Deus disse sobre a paz:

1) A fonte da paz:

   "'Deixo-lhes a paz' " João 14: 27, não o tipo de paz que o mundo dá, mas a profunda e permanente paz que não depende das circunstâncias.
    "'Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele...' " Jó 22: 21. Nossa paz decorre de fato de conhecermos Jesus, o Príncipe da Paz.

2) A qualidade da paz que vem de Deus:

   "E a paz de Deus, 
que excede todo entendimento, 
guardará o coração
 e a mente de vocês em Cristo Jesus." 
Filipenses 4: 7

          Esta é uma promessa de duplo efeito: a força de sua paz guardará nosso coração e nossa mente; nossas emoções e nossos pensamentos.

3) Guardados na paz de Deus:

  "Tu,
 Senhor, 
guardarás em perfeita paz
 aquele cujo propósito está firme, 
porque em ti confia."  Isaías 26: 3  

   "Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade, 
porque ele tem cuidado de vocês."
I Pedro 5: 7 

   "Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, 
visto que vocês foram chamados para viver em paz,
 como membros de um só corpo." 
Colossenses 3: 15 

          Temos participação voluntária na manutenção da paz de Deus.

4) Crescimento na paz: 

  "...busque a paz com perseverança." (I Pedro 3: 11 ). Há descanso providenciado por Deus para seus filhos. Devemos entrar nesse descanso. É uma dimensão mais elevada; é a calma no centro da tempestade (Hebreus 4: 1 a 11 ).

 "...irmãos, 
tudo o que for verdadeiro, 
tudo o que for nobre, 
tudo o que for correto [...].
 Ponham em prática [...] 
E o Deus da paz estará com vocês." 
Filipenses 4: 8 e 9 

5) Consequências da paz de Deus:

  "... você seguirá o seu caminho em segurança, 
e não tropeçará [...]
 pois o Senhor será a sua segurança." 
Provérbios 3: 23 a 26 

 "Em paz me deito 
e logo adormeço, 
pois só Tu ,
 Senhor, 
me fazes viver em segurança." 
Salmo 4: 8 

          Lembre-se de que o amor é a parte central do fruto, mas, se não existir paz, nenhum fruto pode crescer. Se houver inveja, ciúmes, conflito de interesses e facções, o desenvolvimento será interrompido. Se houver sentimento de competição, nossa paz será retirada.
   

O que é Paz?

          A paz não é apenas ausência de guerra e de medo. Paz é a tranquilidade de espírito. É a consciência serena diante de Deus, a certeza de que temos uma relação correta com ele. Diz I João 4: 18: 

"No amor não há medo; 
pelo contrário
o perfeito amor expulsa o medo..."

          O medo priva-nos da paz, e a falta de paz acarreta preocupação e ansiedade.
          O medo promove desintegração da personalidade humana. Milhares de pessoas destroem a própria vida por causa da ansiedade, do medo e da preocupação. Acredita-se, entretanto, que 92% dos males que tememos jamais ocorrerão. Que loucos somos por viver temendo o amanhã! Não nos devemos esquecer de que Deus temem suas mãos todos os nossos amanhãs.
          No capítulo que trata da alegria fizemos menção das enfermidades induzidas pelas emoções. Muitas vezes o medo é a causa do desequilíbrio emocional. O medo gera úlceras e problemas cardíacos, atingindo nosso bem estar físico, espiritual e social. Busquemos, portanto, o antídoto que Deus nos dá com sua paz, o fruto do Espírito.
          Estas são algumas manifestações do medo: ansiedade, preocupação, suspeita, dúvidas, indecisão, hesitação, timidez, covardia, inferioridade, tensão, solidão e agressão.


Onde necessitamos de Paz?

          Necessitamos de paz na relação com o nosso marido, com nossos filhos, na escola, no trabalho, na mente e  com os que se relacionam conosco. A paz vem de Deus, mas cabe a nós receber e conservá-la.
          Se houver ciúme, inveja, amargura e discórdias, a paz não poderá brotar. Se somos recriminadoras e rabugentas, existe guerra dentro de nós. Podemos até ter alcançado paz com Deus, mas não estamos mantendo a paz de Deus em nossa vida.
          A conversa à mesa enquanto toda a família está reunida é muito importante para nosso bem-estar físico. Alguns pais, todavia, usam a hora das refeições para censurar e corrigir os filhos. O ambiente gerado por essa atitude causa problemas digestivos e desequilíbrio físico. Também pode produzir um ambiente de medo que deixa cicatrizes por toda vida. 


A Responsabilidade é Nossa

          Isaías 26: 2 atribui a maior parte da responsabilidade por nossa paz a nós mesmos:

"Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz 
aquele cujo propósito está firme,
porque em ti confia."

          Devemos manter a mente fixa em Deus, para que os nossos pensamentos sejam iguais aos pensamentos dele.

"E a paz de Deus,
que excede todo o entendimento,
guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."
Filipenses 4: 7

          Temos aqui uma promessa dupla. A paz de Deus é tão grande que está além da nossa compreensão. Ela guardará nosso coração (isto é, as emoções), nossos nervos (a parte perceptiva) e nossa mente (o modo de pensar; a capacidade de raciocinar; nossa parte inteligente).
           O versículo 8 menciona o que devemos pensar:

"Finalmente,
 irmãos,
tudo o que for verdadeiro,
tudo o que for nobre,
tudo o que for correto,
tudo o que for puro,
tudo o que for amável,
tudo o que for de boa fama,
se houver algo excelente ou digno de louvor,
pensem nestas coisas."
"Que a paz de Cristo 
seja o juiz em seu coração"
Colossenses 3: 15

          Aqui há um segredo para as mulheres. Muitos de nossos problemas surgem pelo fato de não deixarmos que a paz de Deus encha nossa vida e tome conta de nós, a ponto de abençoar outras pessoas.
          Qualquer coisa que ameace a paz de nossa casa deve ser cortada ou eliminada. Talvez essa coisa seja um pensamento, algo que já se tenha transformado em vício. Pode até ser o hábito de ir à igreja antes de dispensar o devido cuidado ao lar e à família. 


Se... Se... Se...

          Essas preocupações criam ao seu redor uma atmosfera tempestuosa. Não devemos esquecer que somos responsáveis pela presença ou ausência de paz no nosso lar. Esse é o fruto do Espírito em ação.


Aprender a "Lançar"

       I Pedro 5: 7 não diz que os cristãos jamais terão problemas. Podemos ter problemas, sofrer pressões, experimentar contratempos e desapontamentos, mas a maneira que o enfrentamos mostra se temos paz: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." "Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, diz Colossenses 3: 15. Concentre o pensamento em Deus. Expulse o que for negativo.

Se eu lançar todo cuidado sobre ele,
Seu poder guardador meu sempre será.
Se o fardo da vida estiver muito pesado,
Meu coração feliz assim mesmo poderá cantar.
Se os temores vierem me assaltar, não temerei:
Dentro de mim sua paz  sempre estará;

          Lemos em Hebreus 4: 9 a 11 que há um nível garantido de paz e descanso disponível ao povo de Deus. Veja: "...esforcemo-nos por entrar nesse descanso". Podemos viver num plano superior ao daqueles que não conhecem Cristo. Podemos entrar num lugar de paz e descanso, onde o meio ambiente e as circunstâncias não nos expulsam. Os cientistas estão descobrindo novas leis; nós também necessitamos descobrir as leis de Deus para o nosso bem estar.


Você é quem faz sua prisão 

          José tinha apenas 17 anos quando uma mulher leviana levantou uma calúnia sobre ele. Ele sabia que tinha que viver com sua consciência e com  seu Deus. José passou 13 anos, quase metade de sua juventude, na prisão, mas elevou-se acima das circunstâncias. Ele estava na prisão, mas a prisão não estava nele!


Em Perigo

          A que lugar se vai aonde não haja medo. Aonde quer que vá, levará consigo seus "temores".


Sozinha

          "Eu estava sentindo medo, sim, muito medo, mas de repente um manto de paz envolveu-me. Agora estou sozinha, mas sinto muita paz."

"Então você seguirá o seu caminho em segurança, 
e não tropeçará;
Quando se deitar,
não terá medo, 
e o seu sono será tranquilo.
Não terá medo da calamidade repentina
nem da ruína que atinge os ímpios,
pois o Senhor será a sua segurança..."
Provérbios 3: 23 a 26

Oh! que paz Jesus me dá!
Paz que outrora não senti!
Cada vez sou mais feliz,
Desde que o conheci!


Como enfrentar

          Joquebede, ela teve a preocupante suspeita de estar grávida de novo. "Exatamente como eu temia... E se for um menino? E aquele terrível decreto? Como enfrentar essa situação?
          Ela deve ter passado nove meses de angústia, mas quando viu o bebê reconheceu que se tratava de uma criança especial. Deus havia planejado aquele nascimento a fim de realizar um grande obra. "Ó Deus, intervenha de modo que eu possa criá-lo, não permita que ele seja morto".
          Escondeu o menino durante três meses. Os soldados revistavam as casas dos hebreus para matar os meninos, mas não o encontraram. Onde ela teria escondido a criança?
          Com três meses percebeu que não podia mais escondê-lo. Teceu um cesto com juncos. Beijou seu filhinho, orou por ele e o colocou no cesto, e o deixou no rio, vigiado por Miriã, sua irmã. Como pôde?
          A verdade é que a paz de Deus reinava na mente e no coração de Joquebede. Ela havia fixado o pensamento no Senhor, certa de ele estava no controle. Era uma mulher cheia de graça.
          Deus foi fiel. O menino havia esperado o momento certo para chorar. Teria sido coincidência?. Não, Deus dirige os menores detalhes da nossa vida.
          Joquebede encontrou o filho nos braços da princesa.

 "Então lhe disse a filha de Faraó:
 Leva este menino, 
e cria-mo; 
eu te darei teu salário.
 E a mulher tomou o menino, 
e criou-o.
E,
quando o menino já era grande, 
ela o trouxe à filha de Faraó,
 a qual o adotou; 
e chamou-lhe Moisés, 
e disse: 
Porque das águas o tenho tirado."
Êxodo 2: 9 e 10

          A paz de Deus que excede todo entendimento, inundou o coração de Joquebede.
          Joquebede criou o próprio filho. Joquebede transmitiu-lhe fé em Deus. Transmitiu a paz de sua vida para o filho em tamanha medida que a Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da face da Terra. Essa mansidão e paz começaram no berço.
          Moisés é considerado o autor do Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, e também do Salmo 90, que reflete a paz e a segurança que reinavam em seu ser:

  "SENHOR,
 tu tens sido o nosso refúgio,
 de geração em geração.

Antes que os montes nascessem,
 ou que tu formasses a terra e o mundo,
 mesmo de eternidade a eternidade, 
tu és Deus.
Ensina-nos a contar os nossos dias, 
de tal maneira que alcancemos corações sábios."
Salmo 90: 1, 2 e 12
          Que teria acontecido se Miriã tivesse reclamado. Miriã, porém, aprendera a obedecer e a assumir responsabilidades ao lado de Joquebede. De que forma podemos cultivar nos filhos o senso de responsabilidade, se nunca lhes confiamos tarefas que os levem a sentir-se úteis? 
          Quem é responsável pela obediência de uma criança? Quanto você espera de seu filho?
          Miriã foi um fator importante na vida e na salvação de Moisés, mas foi Joquebede que transmitiu paz e confiança aos três filhos. Que mulher extraordinária! Seu filho mais velho veio a ser o primeiro sumo sacerdote da nação; Miriã, a primeira profetisa e a que dirigia o canto nas horas de desalento; Moisés, o líder, o legislador e o guia da nação hebraica. Uma mulher serviu-se de paz de Deus, e sua vida influenciou o mundo todo por intermédio dos três filhos.
          O verdadeiro caráter vem á tona nos momentos de crise. Somente a mulher que tem paz interior pode ter clareza de pensamento.

 
Psi,Psiu, Silêncio!

"Certamente que me tenho portado
 e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; 
a minha alma está como uma criança desmamada."
Salmo 131: 2

Acalme-se, minha alma.
Paz, paz, maravilhosa paz
É aquela que vem do Senhor.
Eu lhe peço que inunde para sempre o eu ser
Em suas ondas de insondável amor.

          Quando nos acalmamos, trazemos paz, descanso e tranquilidade àqueles que nos cercam. Tiago 3. 18 afirma que o fruto da justiça  se semeia em paz. Se quisermos crescer e produzir fruto, necessitamos de paz interior.









Oração escrita pelo general Douglas MacArthur


          Esta é uma oração escrita pelo general Douglas MacArthur, um militar e escritor estadunidense, destacado comandante do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Senhor, dá-me um filho que seja
bastante forte para saber quando é fraco
e corajoso o bastante para
enfrentar a si mesmo quando tiver medo;
um filho que seja orgulhoso e
inflexível na derrota inevitável,
mas humilde e manso na vitória.
Dá-me um filho cujo esterno não esteja
onde deveria estar a espinha dorsal;
Um filho que te conheça e que
saiba conhecer-se a si mesmo,
que é a pedra angular do saber.
Guia-o, eu te suplico,
não pelo caminho fácil do conforto,
mas sob a pressão e o aguilhão
das dificuldades e dos obstáculos;
que aprenda a manter-se ereto nas tempestades.
Dá-me um filho de coração puro e objetivos elevados;
um filho que saiba dominar-se
antes de procurar dominar os outros,
um filho que aprenda a rir,
mas que não desaprenda de chorar;
um filho que tenha os olhos para o futuro,
mas que nunca esqueça do passado.
E depois que lhe tiveres concedido todas estas coisas,
dá-lhe, eu te rogo, compreensão bastante
para que seja sempre um homem sério,
sem, contudo, se levar muito a sério.
Dá-lhe humildade, Senhor,
para que possa ter sempre em mente
a simplicidade da verdadeira grandeza,
a tolerância da verdadeira sabedoria,
a mansidão d verdadeira força.
Então, eu, seu pai, ousarei murmurar:
“Não vivi em vão!”


"A Alegria!!!"

de Betty Jane Grams


A Alegria

Maria e Izabel - duas mulheres grávidas
Lucas 1: 35 a 55

          Você conhece a história do garotinho que foi visitar a fazenda da avó num domingo? O carneirinho veio ao encontro dele, saltando de alegria. O cachorro pulava e balançava a cauda. "Sente-se, Rover, hoje é domingo e você não deve ficar saltando por aí", disse o garotinho. Depois, vendo o jumentinho parado, com as orelhas caídas, olhos tristes, cabeça baixa, ele disse: "Ah, minha vó diria que você é o único cristão verdadeiro nesta fazenda!"
         Ser cristão significa não ter alegria nenhuma? É o mesmo que não ter bons momentos? Você deixa que um problema a entristeça com facilidade? Na fila do supermercado, você é capaz de identificar semblantes alegres? O que o seu semblante deixa transparecer?


O Coração Triste Cansa-se Depressa

          Provérbios 17: 22 afirma que
 "o coração bem disposto é remédio eficiente, 
mas o espírito oprimido resseca os ossos."

          Você conhece a verdade profunda que há nesse texto? A alegria pode ser o antídoto para os males do nosso mundo, de nossa igreja, de nossa própria vida.
          "... o fruto do Espírito é [ ... ] alegria."
          A alegria é consequência natural de nossa salvação, a manifestação exterior de um bem estar íntimo. Muitos lares estão desanimados e amargurados. Sem alegria. Talvez a família ainda vá a igreja e até dê o dízimo, mas não há ânimo, não há alegria. O coração alegre deixa o passo leve; nossa eficiência. Pense na sua vida> Você tem estado amargurada?


Isabel, a Estéril

     Lucas 1: 35 A 55 trata da história de duas mulheres cheias de graça que conservaram a alegria numa situação difícil. A primeira é Isabel, mulher com idade avançada e estéril, que servia no templo com o marido sacerdote. De repente, aos 70 anos de idade, ela descobriu que estava grávida.
          Esse fato a aliviaria da estigma de ser esposa judia estéril, mas onde encontraria forças para dar a luz um filho quando seu corpo já não era jovem? De que modo isso interferiria em seu ministério com o marido? E como, já idosa, poderia cuidar de um bebezinho? 


Maria, a Virgem

          De outro lado, encontramos uma bela jovem solteira, desfrutando alto conceito em seu povoado. A moça ia sempre com outras jovens tirar água do poço. Seu corpo, porém, começava a avolumar-se com a gravidez. As mães meneavam a cabeça e advertiam as filhas: "Afastem-se de Maria. Ela se envolveu em problemas".
          Maria foi mal interpretada, olhada com desdém e difamada. Sua família passou a sentir a pressão social. Havia a possibilidade de rompimento do noivado. As leis judaicas diziam que José devia levá-la para fora do povoado e apedrejá-la até a morte. Será que esta jovem tinha mesmo certeza de que havia entendido o que o anjo  lhe falara?
          Ao seu redor, por toda parte, havia reprovação. As mulheres cochichavam; as moças evitavam-na. Sofrer a dor moral e ser mal interpretada é muito mais traumático do que o castigo físico, pois fere nossa natureza interior e pode anular o calor de nossa alegria. Gravidez aos 70 anos ou aos 17 anos - nos dois casos há sempre problemas.


Como Esperamos?

          Isabel aguardava o nascimento do seu filho João. Creio que ela orava pelo ser que se formava dentro dela, e o cercava de pensamentos edificantes. Deus estava preparando o evangelista que seria o percursor de Jesus. Seis meses depois, Maria dirigiu-se a uma cidade da região montanhosa para visitar a prima Isabel. No momento em que Maria bateu à porta e disse: "Olá, como vão todos?", Isabel respondeu: " Oh, eu sinto a presença da vida; meu bebê saltou de alegria".


O Milagre do Nascimento

          Sentir o bebê mexer-se dentro de nós, chutar nossa costela e, ao mesmo tempo, sentir nosso corpo engordando, é um tanto desconfortável. Além daqueles primeiros dias de náusea, em que tudo se revira no estômago. Poderíamos permitir que o desconforto e o medo nos destruíssem a alegria. "Dói. Deixa estrias. Isso pode me fazer perder a silhueta para toda vida. Estou perdendo a elasticidade de alguns músculos!"
          Em Salmos 139: 1 a 18 lemos a respeito do milagre do nascimento. Deus sabe tudo a respeito do bebê. Cerca a mamãe com seu cuidado desde o dia da concepção. Pense no grande milagre que acontece à medida que o bebê se desenvolve, os bracinhos e as perninhas se movimentando, as unhas tomando forma. Na concepção acorre a fusão inicial de duas células. Esse milagre resulta em milhões
de possíveis combinações de características.
          Somos parte do milagre de Deus, a nossa atitude de futura mães deve ser de alegria durante os nove meses de espera.


Aborto


          Em vez de brincar com a ideia tão profundamente hoje: "Se não desejo este bebê, não sou obrigada a carregá-lo, tanto Maria quanto Isabel se regozijaram em Deus. Nós, portanto, como mulheres cristãs devemos aprender a aceitar a realidade da alegria da concepção durante esse tempo de espera e ensinar nossas filhas a comportar-se com a mesma alegria quando estiverem grávidas. Diante dos trágicos dados estatísticos que falam de milhões de abortos, devemos, como cristãs, ressaltar o valor da vida e a alegria de fazer parte do milagre de Deus na formação de um novo ser.


O Cântico


          A bela reação de Maria diante do júbilo de Isabel foi a de irromper em cântico (Lucas 1: 47 a 55). Esse trecho da Escritura é conhecido como o Magnificat. Ela cantou: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador".
          Maria conservava o coração jubiloso, apesar dos obstáculos a sua volta. Será que que, ou você, conseguiria manter a cabeça erguida, o espírito íntegro e a alegria no coração? Podemos, sim, se vivermos no Espírito e o fruto da alegria estiver crescendo em nossa vida!


Novas de Grande Alegria

          Não é de admirar que o anúncio dos anjos em Lucas 2: 10 tenha vindo com grande alegria.

Vinde, cantai! Jesus nasceu!
À terra a Luz desceu!

Sim, proclamai em derredor
Que foi por grande amor
Que à terra veio o Sumo Bem,
Na gruta de Belém!
Jesus humilde ao mundo vem!

          O ponto alto da mensagem celestial que o anjo trouxe aos pastores foi: 

"Estou lhes trazendo Boas Novas de grande alegria, 
que são para todo o povo: 
Hoje,
 na cidade de Davi,
 lhes nasceu o Salvador, 
que é Cristo, 
o Senhor."
 Lucas 2: 10 e 11

          Vimos claramente a transformação no rosto de pessoas que, andando em densas trevas, ouviram as boas novas e receberam Cristo como Salvador. Olhos brilhantes, lábios sorridentes, a alegria os invadiu e transformou completamente!
          Rosário, uma cristã recém convertida, disse:
          "- Não sei por que esperei tanto tempo. Desde que abri o coração para Jesus, tenho tido imensa alegria!"
          No paganismo não há alegria, seja numa nação que se diz cristã, seja num país declaradamente pagão ou ateu. Embora as pessoas possam tocar tambores e cantar, o coração delas está vazio. Só Jesus dá alegria.


O que a alegria significa para nós hoje em dia?

          1- Alegria é o nosso privilégio cristão e a melhor propaganda do evangelho:
               a) alegria completa - João 15: 11;
               b) ninguém nos pode tirar a alegria - João 16: 22;
               c) alegria que vem do Espírito Santo - I Tessalonicenses 1: 6;
               d) alegria em meio às provações - Tiago 1: 2 e 3;

          2- A alegria é a nossa força:
              a) a alegria do Senhor nos fortalece - Neemias 8: 10;
              b) apesar das circunstâncias - Hebreus 3: 17 e 18; 

         3- A alegria é o nosso remédio:
             a) é remédio eficiente - Provérbios 17: 22;
             b) substitui a tristeza - Isaías 61: 1 a 3;  

          4- A alegria traz-nos realização plena:
              a) alcançamos a plenitude da alegria - Salmo 16: 11; 
              b) ela é a glória - I Pedro 1: 8;

          5- A alegria é contagiante:
              a) ofereceram dinheiro por ela - Atos 8: 18;    
              b) viram a mulher samaritana transformada - João 4: 39;
              c) devolve-nos a alegria da salvação e sustenta-nos com um espírito pronto a obedecer - Salmo 51: 12. 


Bem-Estar


          Essas passagens bíblicas ajudam-nos a reconhecer que a verdadeira alegria não é algo superficial, que se obtém em festas. A alegria do Senhor é o sentimento permanente de bem-estar. O desânimo não é para o cristão.
Jó 20: 5 diz que a alegria dos ímpios dura apenas um instante.Os programas de televisão estão cheios de gargalhadas artificiais, mas sem alegria.
          Provérbios 17: 22 diz que o coração bem disposto (alegre) é remédio eficiente, pois o espírito oprimido resseca os ossos.
          Há livros sobre enfermidades emocionalmente induzidas. Alguns médicos afirmam que 85% das doenças contemporâneas tem causas emocionais. De fato, a sensação de insegurança, a falta de confiança, são circunstâncias que causam doenças reais. Quantas dessas enfermidades poderiam ser curadas com uma injeção de alegria verdadeira? Comprimidos e receitas jamais curarão o espírito oprimido. O fruto do Espírito, porém, é alegria.  


Alegria em Lugar de Luto

          O texto se Isaías 61: 1 ao 3 parece-nos cada vez mais atual e necessário. O evangelho deve ser pregado aos quebrantados de coração, aos cativos e aos que choram. Jesus disse que dará beleza em lugar de cinzas, o óleo de alegria em vez de pranto, e manto de louvor em vez de espírito deprimido. Em lugar de tristeza e tensão nervosa, Jesus traz júbilo. Ele troca a tristeza pela alegria, e a opressão pelo manto de louvor. Como mulheres precisamos dessa mudança. É um bom negócio! Não podemos perder. O Mestre oferece-nos mudança sem "cobrar nenhum preço", e nós saímos ganhando. Foi assim que Ele planejou.
           A tristeza reflete-se no semblante, na roupa e na atitude, mas Jesus diz: "Venham, eu vou fazer negócio com vocês, vou lhes dar alegria."
          Morrer não é complicado para os cristãos. Jesus estará ao nosso lado na hora da morte dando-nos a alegria permanente e um sentimento interior de bem-estar. Jesus permanece ao lado do que vai partir e consola os que ficam, de modo que a tristeza não nos domina como domina aqueles que vivem sem esperança.     


Contágio 

          Do mesmo modo que a alegria contagia, o fracasso e a tristeza também contagiam. Somos transparentes. Como mulheres, nossa vida influencia a atmosfera do lar, a atitude do marido e a dos filhos. Se somos amargas e estamos sempre munidas de palavras duras e afiadas, eles começam a definhar. Podemos deferir golpes mortais quando lançamos um olhar ferino sobre alguém.
          Você já observou um cão saindo furtivamente com o rabo entre as pernas? Talvez ele se tenha aproximado de alguém abanando a cauda com muita alegria e tenha recebido uma repreensão. A nossa falta de alegria produz o mesmo efeito em nosso lar. Procure modular a voz, fale com alegria e mansidão. Seus filhos também vão parar de queixar-se.


Você está se arrastando?

          Seus pés são pesados? Não consegue passar o aspirador de pó, arrumar as camas nem a mesa com bom gosto? Procure ouvir uma boa música cristã ou cante a sua predileta. Eleve o coração ao Senhor como Maria:

"Minha alma engrandece ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus,
meu Salvador..."

          Quando a alegria entrar em sua alma, sua força será renovada, o aspirador de pó ficará mais leve, as batatas serão descascadas com mais rapidez, e você de repente perceberá que todo o trabalho está concluído - cozinha limpa, móveis sem pó, camas feitas. A alegria do Senhor é a sua força!
          Às vezes, cansamo-nos de fazer muitas atividades, por exemplo: assar biscoitos para a Escola Bíblica de Férias, ajudar na reunião de mulheres, preparar as roupas dos filhos para o acampamento, os uniformes para os escoteiros - tarefas, tarefas, tarefas. Quando sentir os ombros caírem, os olhos fundos e a boca tensa, volte o coração e a mente para Jesus e comece a cantar. Precisamos ter o desejo intenso de cultivar a alegria em nossa vida.
          Outras vezes, é necessário mudar de atitude. Pense num elogio. Diga a seu(sua filho(a) que você se alegra de verdade quando ele(a) leva o lixo para fora da casa, ou agradeça-lhe a gentileza de ter guardado as compras ou lavado a louça que usou, em vez de deixá-la suja em cima da mesa.Se, ao invés disso, você gritar: "Seu quarto é sempre uma bagunça. As meias estão pelos cantos, as roupas embaixo da cama, estou cansada de tudo!" , não se admire se ele(a) preferir a televisão!
          Ser gentil, porém, requer esforço. É fácil cair na rotina e dizer a primeira coisa amarga que nos vem à mente. É preciso, portanto, mudar de tática para que a alegria se acenda.

Jesus, Jesus maravilhoso,
No coração uma canção nos põe,
De coragem, livramento e alegria
No coração esta canção nos põe.

Nunca teremos dia tedioso
Nem longa a noite por demais será,
Pois a alma que em Jesus confia
Uma canção sempre entoará.


Alegria no Servir


          "Desejo muita alegria para você hoje!"



Não Ponha Tudo a Perder 


          Por quê? Por quê? Por quê?
          A lamúria pode continuar o tempo todo, pondo tudo a perder.
          A alegria, porém, é o remédio para toda situação. Deus ajuda-nos a conservar o coração feliz. O senso de humor e a alegria interior auxiliam muito nas circunstâncias difíceis. Na realidade é em crises assim que o caráter da pessoa se revela.
          Ore para que a alegria do Senhor seja a sua força e seu remédio, e que seja plena.


Por quê? Por quê? Por quê?

          O senso de humor e a alegria interior auxiliam muito nas circunstâncias difíceis. Na realidade, é em crises assim que o caráter da pessoa se revela.
          Minha oração por você é que a alegria do Senhor seja a sua força e o seu remédio, e que seja plena.


Encontro com a Verdade

" Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento e quando me levanto;
 de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; 
todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, 
tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Tu me cercas, por trás e pela frente, 
e pões a tua mão sobre mim.
Tal conhecimento é maravilhoso demais 
e está além do meu alcance,
 é tão elevado que não o posso atingir.
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? 
Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; 
se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada
 e morar na extremidade do mar,
mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão,
 e que a luz se tornará noite ao meu redor,
verei que nem as trevas são escuras para ti.
 A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
Tu criaste o íntimo do meu ser 
e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.
 Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti
 quando em secreto fui formado
 e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião;
 todos os dias determinados para mim
 foram escritos no teu livro
 antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus!
 Como é grande a soma deles!
Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia.
 Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.
Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! 
Afastem-se de mim os assassinos!
Porque falam de ti com maldade;
 em vão rebelam-se contra ti.
Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? 
E não detesto os que se revoltam contra ti?
Tenho por eles ódio implacável!
 Considero-os inimigos meus!
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; 
prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende,
 e dirige-me pelo caminho eterno."
Salmos 139:1-24