sábado, 8 de abril de 2017

* "A Mulher de Jó apesar de ter sido persistente, ainda é incompreendida por muitos"


Imagem relacionada

          A mulher de Jó é uma das mulheres da Bíblia mais incompreendidas até hoje, pois como todos sabem, a história de Jó foi marcada por muita dor e sofrimento, porque Deus permitiu que Satanás tocasse em tudo o que Jó possuía. 

“Disse o Senhor a Satanás: 
Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; 
somente contra ele não estendas a mão. 
E Satanás saiu da presença do Senhor”
Jó 1:12 

          E, após Satanás ver que mesmo assim Jó continuou firme e sem blasfemar contra Deus, Satanás teve ousadia e disse a Deus que se ele tocasse nos ossos e na carne de Jó, certamente Jó não aguentaria e blasfemaria contra Deus. Então Disse o Senhor a Satanás:

 “Eis que ele está em teu poder; 
mas poupa-lhe a vida” 
Jó 2:6


          Jó era casado, tinha filhos, uma família estruturada e boas condições financeiras. Em seu livro, o nome de sua esposa não é citado, mas ela é conhecida pela tradição como Sitis. 
          A mulher de Jó administrava seu lar e ela e sua família tinham uma boa comunhão (Jó 1:2). Ela era esposa do maior homem do oriente e tinha muitas posses (Jó 1:3).
          Apesar do livro de Jó mostrar mais o lado do sofrimento dele, por Deus ter permitido que Satanás o tocasse, é óbvio que ela também estava sofrendo as consequências dos males que Satanás estava causando na vida de Jó, pois ela permaneceu o tempo todo ao lado de Jó. Ela também, como mãe, sentiu uma imensa dor por perder seus filhos (Jó 1:18-19). Ela também sofreu por perder todos os bens (Jó 1:14-17). E sofreu ainda mais por ver seu marido sofrer, em todos os aspectos.
          Ela não costuma ser bem vista, pois ela apareceu em um versículo do livro de Jó, em que a Bíblia mostra ela dizendo ao seu esposo:


 “Ainda conservas a tua integridade? 
Amaldiçoa a Deus e morre.” 
Jó 2:9

          Após ela dizer isso, Jó a repreendeu dizendo: 


“Falas como uma doida;
 temos recebido o bem de Deus
 e não receberíamos também o mal?”
Jó‬ ‭2:10


          A mulher de Jó não era doida, ela era uma boa mulher. Porém, ela era humana como qualquer uma de nós e certamente estava sofrendo muito ao ver a situação de seu marido. Ela, por um momento de insensatez, imaginou que o melhor para Jó seria a morte... Pois talvez, no pensamento dela, com a morte o sofrimento de Jó, que era um homem justo, terminaria. 
          É preciso entender que Jó estava podre, fedendo a ponto de que era difícil até aos que o amavam ficar próximos dele. Nem a mãe dele conseguia mais ficar próximo a ele (Jó 17:1). Portanto, a atitude da mulher de Jó, na hora da fraqueza e do desespero, é completamente compreensível.
          Antes de condena-la, imagine você vendo a pessoa amada sofrendo e não poder fazer nada para aliviar seu sofrimento. Ela o amava muito e continuou fiel a Jó, mesmo quando ele estava fedendo e podre, e por não aguentar mais ver seu marido sofrendo tanto, por um momento ela preferiu perder ele para a morte do que ficar vendo-o sofrer. Mas mesmo sendo repreendida por ele, ela não deixou de ficar ao seu lado.
          Infelizmente, os cristãos tem sido mais severos com ela do que os Judeus e os Muçulmanos. Para muitos cristãos, ela é considerada aliada de Satanás. 
          Agostinho a chamou de “diaboli adjutrix“ que significa “assistente do Diabo“. Crisóstomo a chamou de “o melhor flagelo de Satanás”. Calvino a chamou de “organum Satani” que significa “órgão de Satanás”. Logo, segundo o ponto de vista destes cristãos, ela foi usada por Satanás para influenciar Jó a fazer o que ele [Satanás] queria. 
          Porém, essas falas tornam-se absurdas, quando temos a consciência de que somos humanos e que todos temos nossas fraquezas. Logo, sigo o mesmo pensamento de Samuel Terrien, um autor Francês que supôs que a fala da mulher de Jó foi inspirada no amor que ela tinha por ele, por mais ignorante que essa fala tenha sido. 
          Ao lermos e analisarmos essa história na Bíblia, podemos ver que a mulher de Jó apenas queria ver seu esposo livre dos tormentos.
          Algo que deixa isso mais visível é quando lemos Jó 42 e vemos que Deus repreendeu os amigos de Jó, mas em nenhum momento a Bíblia diz que Deus repreendeu e se irou contra a mulher de Jó, justamente porque Ele conhecia o coração dela e sabia que ela não falou aquelas palavras insensatas por mal.
          Também não posso descartar que, se buscarmos o texto original, veremos que em Jó 2:9 diz: 
ותאמר לו אשׁתו עדך מחזיק בתמתך ברך אלהים ומת.
(Vatomer lo ishto odcha machazik betumatecha barech Elohim vamut.)
          Barech significa “ajoelhar, saudar, abençoar, bendizer e louvar”. O significado “amaldiçoar” só serve para esta palavra se for usado em forma de eufemismo. A tradução de “Barech Elohim Vamut”, provavelmente é “abençoa Deus e morre”.
          Vendo por esse lado, é possível que o versículo traduzido literalmente para o Português fique: “E disse a esposa dele a ele: [você] ainda se mantém firme em sua integridade? Abençoe a Deus e morre. ”
          Isso nos traz a possibilidade dela ter dito a Jó para que ele agradecesse a Deus por tudo o que Ele já tinha feito e morrer, aceitando a derrota. Sendo assim, no versículo 10, Jó não estaria a repreendendo por “amaldiçoar” a Deus, mas sim por ela estar perdendo a fé e aceitando a derrota. Demonstrando que mesmo com tudo, Jó tinha fé de que Deus iria mudar aquele quadro e voltaria a abençoá-los.
           Há também a possibilidade dos copistas do livro de Jó, por respeito ao nome de Elohim (Deus), tenham trocado a palavra original para que o nome de Deus não ficasse ao lado da palavra maldição (qalal). Assim, ao invés de escreverem “qalal elohim vamut” (amaldiçoa teu Deus e morre), optaram por “barak elohim vamut” (abençoa teu Deus e morre). E os tradutores, ao perceberem essa mudança intencional, retornaram ao que provavelmente seria a forma original do texto.
           Sobretudo, uma coisa é certa: A mulher de Jó perseverou ao lado dele até o fim. Ficou com ele na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e no final, foi abençoada juntamente com ele, pois a Bíblia fala que Deus mudou a sorte de Jó, dando a ele em dobro tudo o que antes possuíra, inclusive dando a eles novos filhos (Jó 42:10-17). Apesar de ter tido o seu momento de fraqueza, insensatez e desesperança, a mulher de Jó permaneceu ao lado dele e recobrou suas forças através da piedade e da devoção de Jó. Ela, mesmo tendo sido apenas coadjuvante na Bíblia, conseguiu nos ensinar que ser "uma só carne" com o marido é continuar ao lado dele em todos os momentos. 


de https://www.facebook.com/mulherdeverdadeoriginal







❤️

* "Algumas dicas de como ensinar nossos filhos a serem gentis"

A imagem pode conter: texto


          Ajudar um idoso a atravessar a rua.
          Oferecer ajuda a um deficiente físico ou visual.
          Ajudar a carregar as compras de uma senhora ou senhor idoso, ou de um/a jovem.
          Arrumar o jardim do vizinho com sua permissão.
          Varrer a calçada da vizinha, já que está varrendo a sua.
          Ler para alguém que é analfabeto e ensiná-lo a aprender a ler.
          Dedicar-se a trabalhos voluntários.
          Visitar um amigo ou apenas conhecido que está enfermo e levar um lanchinho, como um bolinho caseiro.
          Saber pedir desculpas quando magoar alguém.

de /www.facebook.com/FilhosDesafiosEMinisterio


* "Já pensou que incrível se você..."

A imagem pode conter: texto

Tratasse os outros como gostaria de ser tratado?!
Falasse bem das pessoas e quando você tivesse vontade de falar mal, calasse e orasse por elas?!
Já pensou se Ajudasse a todos quanto você pudesse?!
Não perdesse a oportunidade de encorajar quem passar por você?!
Já pensou se você perdoasse quem te ofende, assim como por Deus foi perdoado?!
Valorizasse mais as qualidades dos outros e suportasse em amor os seus defeitos?!
E se você Esperasse menos das pessoas e dependesse única e exclusivamente de Deus?!
Já pensou se você começa a praticar tudo isso???
A qualidade dos seus relacionamentos seria outra, metade dos seus problemas acabavam e você estaria vivendo o mínimo que Deus pede de nós...
"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS,

 E AO PRÓXIMO 
(Pelo menos) 
COMO A NÓS MESMOS!!!"
Fácil não é, mas é possível...
Encha-se do Espírito Santo, peça a Deus e tente...
VOCÊ VAI CONSEGUIR!!!


de www.facebook.com/FilhosDesafiosEMinisterio


* "A. W. Pink"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


* "Keith Green"

A imagem pode conter: texto


* "Judas"

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

de Brother Bíblia Arte


* "Domingo de Ramos"

Nenhum texto alternativo automático disponível.

          Quebra-Gelo: 
          Fale com as crianças o versículo para memorizar, e depois peça que elas completem a frase: “Eu dou graças ao Senhor porque Ele…” (Exemplo: …cuida de mim…. me ama…. me salvou…. é o meu protetor….. curou a doença da minha mãe…. ) Depois de dar alguns exemplos peça para as crianças falarem.

           Versículo para Memorizar: 
“Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom,
 porque a sua misericórdia dura para sempre” 
Salmo 136:1

          Referência Bíblica: 

          Lucas 19:28-41

          Mensagem: 
          Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. Quando iam chegando aos povoados de Betfagé e Betânia, que ficam perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: — Vão até o povoado ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele. Eles foram e acharam tudo como Jesus tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: — Por que é que vocês estão desamarrando o animal? Eles responderam: — O Mestre precisa dele. Então eles levaram o jumentinho para Jesus, puseram as suas capas sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. Conforme ele ia passando, o povo estendia as suas capas no caminho. Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto. Eles diziam: — Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus! Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: — Mestre, mande que os seus seguidores calem a boca! Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão! 

          Aplicação: 
          Muitos tiveram a sua participação na Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Uns providenciaram um jumentinho. Outros estenderam mantos no caminho para Jesus passar. E outros cortavam e agitavam ramos de árvores enquanto cantam em adoração ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Aprendemos que há diversas formas de adorar ao nosso Salvador e que todos podemos servi-lo e adora-lo.

Desconheço fonte original.

de Conduzindo crianças até Jesus

* "Confie, Acredite, Espere, Entregue, Tenha Fé e Descanse!!!"

Nenhum texto alternativo automático disponível.

"Confie, Deus não falha.
Acredite, Deus é fiel.
Espere, Deus surpreende.
Entregue, Ele tem poder.
Tenha fé, Ele a usará ao seu favor.
Descanse, Ele é contigo."

__Yla Fernandes

* "Salmo 4: 2"


Versículo do Dia: 
“Ó homens, 
até quando tornareis a minha glória em vexame…?” 
Salmos 4.2
          Que honras o povo de Israel, em cegueira, tributou ao seu Rei tão esperado?
          1) Eles Lhe ofereceram uma procissão de honra, da qual tomaram parte oficiais romanos, sacerdotes judeus, homens e mulheres, enquanto Ele mesmo carregava a sua cruz. Este é o triunfo que o mundo oferece Àquele que veio para vencer os inimigos imediatos do homem. Gritos de menosprezo foram as únicas aclamações que Ele recebeu; e escárnios agressivos foram os seus únicos louvores. 
            2) Eles O presentearam com o vinho de honra. Em vez de Lhe darem o cálice de ouro do vinho generoso, Lhe ofereceram o entorpecente gole mortal de um criminoso, mas Ele o recusou porque preservaria ileso o paladar por meio do qual provaria a morte. Após o Senhor Jesus haver clamado: “Tenho sede” (João 19.28), eles Lhe deram vinagre misturado com fel em uma esponja, que, fixada em um caniço de hissopo, fizeram chegar-Lhe à boca. Oh! que detestável hospitalidade manifestada para com o Filho do Rei. 
               3) Eles Lhe deram uma guarda de honra, que demonstrou sua estima por Ele lançando sortes sobre as suas vestes, das quais se havia apoderado como sua recompensa. Tais eram os guarda-costas do adorado do céu – um quarteto de jogadores brutais. 
            4) Um trono de honra foi encontrado para Ele na cruz sangrenta. Na verdade, a cruz era a completa expressão dos sentimentos do mundo para com o Senhor Jesus. Eles pareciam dizer: “Filho de Deus, esta é a maneira segundo a qual o próprio Deus deveria ser tratado, se pudéssemos tocá-Lo”.              5) O título de honra era apenas nominal – “Rei dos Judeus”. No entanto, a nação judia, em cegueira, repudiou francamente aquele título e chamou o Senhor Jesus de “Rei dos Ladrões”, preferindo a Barrabás e colocando-o no lugar de maior vergonha, entre dois ladrões. Deste modo, a glória do Senhor Jesus foi transformada em vergonha pelos filhos dos homens, mas esta glória ainda alegrará os olhos dos santos e dos anjos, para sempre.

de http://voltemosaoevangelho.com


* "Só Deus!!!"

Nenhum texto alternativo automático disponível.