segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Elias e os profetas de Baal"

Versículo para memorizar:
"Por isso hoje saberás, 
e refletirás no teu coração,
 que só o SENHOR é Deus, 
em cima no céu e em baixo na terra;
 nenhum outro há."
Deuteronômio 4:39

Referência bíblica: 
I Reis 18:17-39

           Quando viu o profeta, Acabe disse: — Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel! — Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. 
          — Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do SENHOR Deus e adoraram as imagens de Baal. Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal. Já no Monte Carmelo,           Elias chegou perto do povo e disse:
          — Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o SENHOR é Deus, adorem o SENHOR; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! 
          Agora tragam dois touros, e que os profetas de Baal matem um deles, corte em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro. E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao SENHOR. 
           O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus. Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. 
           Elias começou a caçoar deles. Ele dizia: — Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo! 
           Aí os profetas oraram mais alto porém não se ouviu nenhum som. 
           Elias pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água. 
          Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha. Então disse: 
          — Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha. Eles fizeram e repetiram mais duas vezes. 
          O profeta Elias chegou perto do altar e orou.
          Então o SENHOR mandou fogo que queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta. 
          Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: 
          O SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

Visuais:












"FOGO DO CÉU"



          Nos dias de Elias não era fácil ser crente, pois havia zombaria e perseguição (como hoje), por isso muitos profetas falavam apenas o que o povo gostava de ouvir. Elias, porém, se manteve fiel ao seu compromisso com o Senhor e falava o que tinha que ser dito. A Bíblia diz que "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos". Ele teve seus momentos de fracasso, sentindo solidão e medo como qualquer crente, mas Deus sempre esteve ao seu lado ajudando-o a vencer, assim como está sempre conosco.
"De maneira alguma, 
te deixarei, 
nunca jamais te abandonarei"
Hebreus 13:5

Ler:
1 Reis 17; 18:20-40; 2 Reis 2:1-14
      
Versículo para DECORAR
"Deus é sábio e poderoso". 
Jó 12:13  

APLICAÇÃO: 
Mostrar que devemos permanecer firmes em Jesus, mesmo quando somos perseguidos.


Introdução
Vocês já ouviram falar de alguém que nunca morreu? A Bíblia nos conta a história de Elias, um homem muito especial que Deus não deixou morreu.

Desenvolvimento
          Elias viveu numa época em que o povo de Israel estava longe de Deus. O rei Acabe e sua esposa fizeram um altar para um deus falso chamado Baal. Isso fez com que muitos israelitas adorassem esse deus.
O Senhor Deus ficou triste com essa situação e, através de Elias, mandou um recado ao rei. Ele disse: " Tão certo como Deus é verdadeiro, não choverá nesta terra até que eu o diga."
Durante três anos e seis meses não caiu nenhuma gota de água. Elias ficou escondido pois o rei e a rainha queriam matá-lo. O rei Acabe não gostava de Elias e dizia que ele era o culpado pela falta de chuva, e sempre o perturbava.
          Depois desse tempo, Deus mandou Elias avisasse ao rei que Ele mandaria chuva. Quando Elias foi falar com o rei, Acabe disse: Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel! Elias respondeu: "Eu não sou criador de problemas. Você é quem está atrapalhando o povo, pois está seguindo falsos deuses. Reúna agora o povo e os profetas de Baal no monte Carmelo!"
          Eram 450 profetas de Baal contra Elias sozinho! Mas o Deus Todo Poderoso estava com ele. O combinado era que os profetas de Baal preparassem um sacrifício para o seu deus e Elias faria o mesmo, só que para o Deus Verdadeiro. O deus que mandasse fogo para queimar o sacrifício seria verdadeiro. (Professor, explique que o sacrifício era de um animal.)
          Os profetas de Baal invocaram o seu deus de manhãzinha até o meio-dia, mas nada aconteceu.
      Do meio-dia até à noite continuaram pedindo para que Baal enviasse fogo. Eles gritavam, dançavam e até se cortavam, mas nada, nada aconteceu. Nenhum fogo veio do céu.
E, então, Elias preparou o seu sacrifício e ainda pediu que jogassem muita água em cima, Depois, Elias orou: "Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, ouve-me para que teu povo possa compreender que és o Verdadeiro Deus!"
De repente, um grande fogo desceu do céu e queimou o novilho, a lenha; a água secou. Tudo ficou totalmente queimado. Na mesma hora, todo o povo reconheceu e disse: "O Senhor é o nosso Deus".
Deus deu para Elias um ajudante chamado Eliseu, que que o seguia sempre de perto, até que chegou o dia quando Elias seria levado ao céu.
Agora prestem atenção! Seria levado ao céu sem morrer!
Elias não queria que Eliseu o visse partir, mas ele insistiu e ficou perto de Elias, que lhe perguntou se gostaria de pedir alguma coisa, antes que se separassem. Eliseu pediu o dobro do espírito e da fé de Elias. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel  a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. - (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )
          Elias disse que se Eliseu o visse partir, o pedido seria atendido.
         De repente, uma carruagem de fogo separou os dois e um vento muito forte levou Elias para o céu.

Conclusão

Elias foi um homem que permaneceu firme, mesmo sendo perseguido por um rei e uma rainha poderosos. É muito importante que continuemos firmes no Deus verdadeiro, como Elias.


 
Fonte: Editora Cristã Evangélica - "HERÓIS, REIS E RAINHAS" - (9) .

Todos os personagens.
 Uma luva simbolizando os profetas de Baal, Elias, Eliseu, Jezabel e Rei Acabe.

Profetas invocando Baal

Derramando água sobre o sacrifício de Elias.

Caindo fogo do céu sobre o sacrifício de Elias.

A carruagem

Um vento muito forte levando Elias.










HORA DA ATIVIDADE:




HORA DA LEMBRANCINHA:

Fiz esse avião como lembrancinha.
 Como um vento muito forte levou Elias,
 fiz um avião para as crianças brincarem de voar.

 de http://blogtiale.blogspot.com


* Lembrancinha para o "Professor"