sexta-feira, 7 de agosto de 2015

* "Mulher Virtuosa - Quem a achará?"

Resultado de imagem para mulher virtuosa quem a achará


Provérbios 31:10-31

Talvez muitas mulheres suspiram frustradas ao ler este texto de Provérbios. Quantas coisas esta mulher faz! Como ela se comporta! O retrato da mulher ideal! Quer esta mulher tenha existido ou não, é uma mulher que merece ser imitada! Habilidosa, compassiva, sensível, alegre, carinhosa, amiga...
A mulher cristã pode desempenhar tantos papéis! Seja na sociedade, igreja, no lar onde tem um ministério específico. Ela foi chamada para edificar, edificar o lar (Provérbios 14:1). Quanta responsabilidade!


"Toda mulher sábia edifica a sua casa; 
a insensata,
 porém, 
derruba-a com as suas mãos."
Provérbios 14:1

Quando Deus criou o homem, disse:
 "Não é bom que o homem viva sozinho. 
Vou fazer alguém que o ajude
 como se fosse a sua outra parte"(
Gênesis 2:8
 Então a mulher foi colocada como peça fundamental para formação da família, pois depositou em suas mãos a responsabilidade de ser rochedo, muralha, ponto de equilíbrio, e acima de tudo de ser mãe, poder gerar filhos. E como é linda a relação de mãe e filho! Mãe também é referencial para os filhos e esposo.
Há um ditado popular: 
"Por trás de um grande homem,
 há sempre uma grande mulher!"
. Isso só será verdade se a mulher exercer o papel de ajudadora, que para isto requer sabedoria de Deus. Em 
1 Pedro 3:1
 diz: 
"Semelhantemente, 
vós mulheres,
 sede sujeitas aos vossos próprios maridos,
 para que também, 
se alguns não obedecem à Palavra,
 pelo testemunho de suas mulheres
 sejam ganhos sem palavras”.

Talvez você tem chegado a conclusão que não tem sido a mulher ideal, aquela que Deus quer que você seja. Talvez você não tenha dado testemunho no seu lar. Quero te dizer que ainda a tempo de consertar. Deus deseja restaurar as famílias, os casamentos. Devemos, portanto, querer ser segundo o coração de Deus e pedir sabedoria a Deus para ensinar como conduzir o seu lar. Em
Tiago 1:5
 está escrito:
 "Se alguém de vós tem falta de sabedoria,
 peça-a a Deus,
 que a todos dá liberalmente”.
Portanto, ame a sua família. Seja uma bênção no seu lar e aquela que abençoa a todos quanto nele vivem.

(Prª Maria de Lourdes Effgen Gonçalves)

de
http://www.jesusnosama.com.br


* Ana Michelle tirando dúvidas

Ana Michelle tirando algumas dúvidas em relação as aulas 1 a 5.
Obrigado Ana Michelle!!!  



Autora: Ana Michelle
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br




* "Igreja, lugar de cura"

Texto Bíblico: 
João 14:12-14.
12 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.
13 E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.
14 Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.
Tiago 5:14-16.
14 Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor.
15 Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.
16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

Objetivos:
  • Conscientiza-se de que a cura e os milagres são para a igreja atual;
  • Entender que a igreja é um lugar de cura.
Versículo visualizado:

Palavra do dia:
Lembrancinhas:

Texto Bíblico: 
João 14.12-14; Tiago 5.14-16

Milagre é a intervenção divina que causa admiração e espanto. Os atos sobrenaturais revelam o poder de Cristo sobre as enfermidades, a natureza, a morte, o inferno e o Diabo.
Caro professor, o “mundo” sempre ridicularizou as intervenções divinas, tenta a todo instante racionalizar o sobrenatural. Mas nós servos de Deus, temos a obrigação de crer que Jesus operou e opera sinais e maravilhas no meio de seu povo. Aproveite esse momento para motivar a fé de seus alunos e conte um testemunho particular ou de outra pessoa.

Uma boa ideia

Material: Copo grande de vidro, água, iodo e cloro.

Comente que precisamos crer que Jesus opera milagres nos dias atuais. Pergunte se eles creem que Cristo cura, liberta e ressuscita os mortos. Assevere que precisamos crer no poder de Jesus.
Coloque a água dentro do copo e aos poucos goteje algumas gotinhas de iodo. Pergunte a eles, se há possibilidade de essa água ficar clara novamente. Comente que, aos nossos olhos não há essa possibilidade. Entretanto, estamos enganados! (Nesse momento, derrame um pouco de cloro na água e em seguida questione-os). Ficaram surpresos com esta limpeza?
Jesus age da mesma forma, quando acreditamos que está tudo perdido, que não há mais solução. Basta clamar a Ele. O milagre acontece, não importa o tamanho da dificuldade, para o Senhor Jesus não existe impossível. 
“Porque para Deus nada é impossível”



                          Lucas 1.37






* "O Pequeno Rei"

 OBJETIVO:
 Que as crianças percebam que podem fazer boas escolhas e serem usadas por Deus, mesmo antes de serem adultas.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor;
... e não se apartou d'Ele,
 nem para a direita e nem para a esquerda.”
 2 Reis 22:2.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Conquistando a atenção: estojo de lápis, sache de mel;
 Lição: cenário descrito abaixo, boneco grande, capa, coroa e cetro de rei; rolo da lei; 
Revisando: caminho, boneco;
 Contando aos Outros: rolo da lei em miniatura ou copia da figura abaixo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Maquete: Adaptar a maquete usada nas lições anteriores. É preciso ter um trono, um templo em bom estado e um templo em mau estado, vários ídolos (podem ser de massa de modelar ou de papel) e os personagens: Josias criança, Josias rapaz, Safã, Hilquias e Hulda.
Cenário grande: Ter uma capa, uma coroa e um cetro para uma criança usar. Cobrir uma cadeira com um tecido bonito para ser o trono. Numa parede, colar uma figura do templo de Salomão. Quando mencionar que Manassés colocou ídolos no templo, colar algumas figuras de ídolos ao redor dele. Quando mencionar que o templo foi abandonado e se estragou, fazer vários riscos nele com um pincel atômico. Para mostrar que o país estava cheio de ídolos, colar figuras de ídolos por toda a sala, inclusive ao redor do templo. Os servos de Josias devem arrancá-los e fazer um monte com eles. Quando contar que Josias mandou reformar o templo, trocar a figura rabiscada do templo por uma figura intacta. 
“Livro da Lei”: colar dois lados de uma tira de papel (no tamanho que desejar) em dois suportes compatíveis com o tamanho da folha (palito de churrasco, de algodão doce, cabo de vassoura, cano de PVC, rolo de macarrão). O importante é que fique com o formato da figura abaixo.
Fonte da imagem: blogtiale.blogspot.com.br/2011/09/rolo-de-papiro-livro-da-lei.html













Revisando: 
Desenhar um caminho reto, com vários caminhos saindo à direita e à esquerda. O caminho pode ser grande, no chão, ou menor, em uma cartolina ou mesa. Pode-se desenhar.

Contando aos outros:
 Fazer um livrinho da lei com o verso para memorizar para cada criança ou uma cópia da figura abaixo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃ0:
 [Com antecedência e sem que as crianças vejam, colocar algo inesperado dentro de uma embalagem, como por exemplo, saches de mel em um estojo de lápis. Chamar um voluntário, mandar que ele saia da sala. Esconder o estojo e chamar o voluntário de volta. Dizer-lhe para procurar a lata. Os colegas podem ajudar dizendo “quente” ou “frio”. Quando o estojo for achada, perguntar às crianças o que elas acham que há lá dentro. Abrir e mostrar o conteúdo. Distribuir entre as crianças (ou entregar no final da aula) e dizer:] A história bíblica de hoje é sobre um rei que achou algo que não esperava. Vamos descobrir o que foi?
[Extraído, com ligeiras adaptações do livro: “É Hora de Jogar!”, Ant. Testamento, Livro 2, Editora Shedd Kids]

APRESENTANDO A LIÇÃO:
              [Relembrar rapidamente a lição anterior. Contar a história, adaptando-a ao visual escolhido (maquete ou cenário grande, participação das crianças):]  Ezequias, foi um rei que amava a Deus e foi obediente a maior parte de sua vida. Mas ele morreu. Em seu lugar reinou seu filho Manassés, que foi um dos piores reis de Israel. Ele foi muito, muito malvado mesmo. E, além de fazer muita malvadeza, ele encheu o país inteiro de ídolos feios. [Colocar vários ídolos pelo país.] Inclusive no templo de Deus.[Colocar vários ídolos em volta do templo.] Como se isso não bastasse, ele deixou o templo de Deus fechado e não cuidou dele. Em pouco tempo a casa de Deus parecia uma casa abandonada, toda suja e estragada e o povo não ia mais lá para adorar ao Senhor. [Trocar o templo bonito pelo templo estragado.] No finalzinho da vida, ele se arrependeu e pediu perdão a Deus. Mas, ele não conseguiu arrumar o estrago que tinha feito. Mesmo vendo o arrependimento do rei, o povo continuou adorando ídolos e desobedecendo a Deus. Quando ele morreu, seu filho, Amon, se tornou rei e, infelizmente, foi um péssimo rei: fez tantas maldades que se tornou odiado por muitos. Pouco tempo depois ele morreu e o seu filho Josias, de apenas oito anos, deveria ser o próximo rei. [Mostrar o menino com a coroa.] Tendo um pai tão terrível, como vocês acham que o pequeno rei seria? Bondoso ou malvado? [Dar tempo para respostas.] Nós não sabemos quem falou a Josias sobre o verdadeiro Deus. Talvez, seu avô, Manassés, depois de arrependido tenha lhe mostrado que o pecado não vale à pena e Josias tenha entendido. A verdade é que o menino resolveu seguir o exemplo de seu bisavô Ezequias e não do seu pai. A Bíblia diz que mesmo sendo tão pequeno, Josias, escolheu fazer o que é certo. Que bonito, não é? Apesar de ser rei e mandar em tudo, ele não se achava. Pelo contrário, era bem humilde e obediente a Deus.
Quando estava com dezesseis anos, Josias quis ficar mais perto de Deus. Quando fez vinte anos, percebeu que não adiantava ficar só falando para o povo deixar de adorar aquelas estátuas. Ele precisava tomar uma atitude mais radical e, então, decidiu fazer uma faxina, limpando seu país de todos os ídolos e seus altares. Havia centenas deles em Jerusalém e no resto de Judá e Josias mandou derrubar todos eles. E lá se foram por terra os ídolos com seus templos e altares. [Derrubar as estátuas ou pedir que algumas crianças as derrubem. Mostrar um pouco de areia.] Para que ninguém quisesse usar os pedaços para fazer outros ídolos, altares e templos, Josias mandou que quebrasse tudo em pedaços pequenos e depois transformassem em pó. 
Ainda havia algo muito importante para fazer também: levar o povo de volta a Deus. Por isso, ele resolveu reformar o templo. Ele mandou que o secretário dele, um homem chamado Safã, fosse com mais dois ajudantes até o templo e entregasse o dinheiro da reforma para o sacerdote, que se chamava Hilquias, contratar os operários que fariam o serviço. Eles fizeram isso direitinho e organizaram a reforma. Quando Hilquias foi guardar o dinheiro no templo, ele achou um livro perdido. [Mostrar o rolo.] Era o livro da Lei, que Moisés havia escrito. Como a maioria dos reis de Israel não se importavam com Deus, aquele livro tinha sido esquecido e ficou jogado por lá. Hilquias mostrou o livro para Safã e ele o leu para o rei. Aquele livro continha todas as lei de Deus. Também mostrava  o que aconteceria com o povo se fosse obediente e o que aconteceria se não fosse obediente. Como o povo de Israel havia sido? Obediente ou desobediente? Eles tinham sido muuuuuito desobedientes. E o castigo para a desobediência era terrível: o país seria invadido por inimigos, as cidades e o templo seriam destruídos e povo seria levado para longe dali, como escravos. Que tragédia, não é?
Josias sabia que o povo e os reis antes dele tinham feito tudo que o livro dizia para eles não fazerem. Ele tinha certeza de que o castigo viria. Ele ficou tão arrasado em saber o que ia acontecer que rasgou suas vestes, chorando, [rasgar a capa de Josias] e pediu que seus servos fossem perguntar a uma profetisa de Deus, chamada Hulda, sobre aquilo ali. [Os servos devem ir até a casa de Hulda.] Eles foram até a casa dela e a profetiza falou [fazer uma voz solene]: “Realmente, tudo que Deus avisou nesse livro que aconteceria se o povo fosse desobediente vai acontecer. Podem ter certeza.” Eles ficaram muito assustados, nem conseguiam respirar direito. [Segurar a respiração um pouco, fazendo expressão de medo.] Ela continuou falando: [fazer uma voz solene]“Mas, Deus diz a Josias: Como você se humilhou diante de Mim e suplicou perdão, Eu ouvi a sua oração. Não vou permitir que estas coisas aconteçam enquanto você estiver vivo.” Os mensageiros voltaram ao rei e contaram tudo a ele. [Retornar os mensageiros até o rei.]  O que vocês acham que o rei sentiu quando soube que ele não ia sofrer o castigo? Será que ficou feliz? Ele poderia pensar: “Eu sou fiel. Não tenho culpa de nada. Os outros escolheram isso, agora que aguentem. Eu escapando, é o que importa.” Não. Ele não pensou assim. Ele chorou em saber o que o povo sofreria. Então, chamou os sacerdotes, os levitas e todo o povo para ir ao templo. Quando estavam todos lá, ele mandou que o livro da lei fosse lido bem alto, para todos ouvirem. Quando ouviu as palavras do livro, o povo também ficou apavorado com o que iria acontecer e, depois de ouvir tudo, eles prometeram, junto com Josias, que seriam obedientes dali pra frente.
Após essa ocasião, Josias continuou seu trabalho de limpar o reino dos ídolos. Continuou derrubando as estátuas, altares e templos pagãos e convidando as pessoas para voltarem a adorar a Deus. Ele também ajuntou o povo para uma festa da Páscoa e tentou ensinar-lhes de todos os modos a amarem ao Senhor. Ele passou o resto de sua vida fazendo isso. Ele foi o último bom rei que os israelitas tiveram. Quando ele morreu, todos choraram, até o profeta Jeremias. O profeta chorou porque sabia que, com a morte de Josias, Deus cumpriria Sua palavra e o povo seria castigado, exatamente como a profetiza Hulda havia dito. Mas Josias não veria isso acontecer, porque ele foi fiel. E sempre vale à pena ser fiel.

MEMORIZANDO:
 “E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor;
... e não se apartou d'Ele
 nem para a direita e nem para a esquerda.”
 2 Reis 22:2.
[Ler o verso completo na Bíblia. Dizer:]   A Bíblia diz que Josias fez o que era reto, sem se desviar nem para a direita, nem para esquerda. Sabem o que quer dizer isso? Significa obedecer a Deus em cada coisa pequena. Significa não ceder quando você é tentado. Josias escolheu obedecer a Deus, mesmo quando seu pai e seu avô adoravam ídolos. Ninguém pode mudar seu pensamento. Ninguém conseguiu desviá-lo do caminho certo. Nós precisamos nos lembrar do exemplo dele. [Ensinar o verso usando os gestos sugeridos abaixo (se as crianças forem muito pequenas, ensinar apenas a primeira parte:]
E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor - [esticar um braço reto, apontar para o céu .]
e não se apartou d'Ele, nem para a direita e nem para a esquerda.” -[juntar as mãos, apontar para a direita e para a esquerda .]
2 Reis 22:2 .    [desabrochar uma flor e formar um livro].

REVISANDO:
 [Mostrar o caminho. Dizer:] Tenho aqui um caminho reto, o caminho da obediência. Ao lado dele, para a direita e para a esquerda, estão os caminhos da desobediência. Aqui tenho um boneco. Vou fazer algumas perguntas. Se vocês acertarem o boneco escolhe o caminho da obediência. Se errarem, ele desobedece, vai pelo caminho da esquerda ou da direita e se perde. Vocês devem procurar acertar para que ele consiga chegar ao final do caminho. [Fazer as perguntas e movimentar o boneco pelo caminho conforme as respostas. Organizar as perguntas para que ele consiga chegar ao final do caminho. Então, bater palmas junto com as crianças, dizendo:] Quem bom! Ele fez o que é reto, sem se desviar para a direita, nem para a esquerda.

APLICANDO: 
 [Perguntar:] Há alguma criança aqui que tenha oito anos? [Dar tempo para respostas. Se houver, pedir que venha à frente e dizer:] Josias era mais ou menos desse tamanho quando se tornou rei. Seu avô, Manassés, também foi rei muito novo, com doze anos. [Se possível, mostrar também uma criança de doze anos. Depois, pedir que ambas se sentem.] Josias foi muito bom. Manassés foi muito mau. Por quê? Porque eles fizeram escolhas diferentes. Manassés escolheu ser mau e desobediente. Josias escolheu ser bom e obediente. Só uma coisa os dois fizeram igual. Eles não seguiram o exemplo de seus pais. Manassés tinha um bom pai, mas não quis seguir o exemplo dele. Josias tinham um pai mau, mas preferiu seguir o exemplo de Davi.  E nada mudou sua escolha.
Como Josias, nosso exemplo pode levar as pessoas para mais perto de Deus. Mas, se formos desobedientes como Manassés, podemos afastar as pessoas de Deus. Vou falar de algumas escolhas. Se o que eu falar for uma escolha como a de Josias, vocês devem erguer os polegares e dizer “Josias”. Se o que eu disser for uma escolha como a de Manassés, vocês devem baixar os polegares e dizer “Manassés”.

1. O pai de Fábio costuma falar palavrões, mas Fábio não fala palavrões. [Josias.]
O pai de Jorge não vai ao culto para assistir futebol, mas Jorge prefere ir à igreja com a mãe. 1. [Josias.]
2. Suelen sabe que músicas mundanas afastam os anjos de Deus. Mas ela não se importa e ainda chama suas amigas para ouvir as músicas junto com ela.[Manassés.]
3. O irmão de Márcia gosta de ouvir música mundana. Ela o aconselhou a abandonar aquelas músicas e a ouvir hinos. [Josias.]
4. Patrícia usa calças compridas e tenta convencer suas colegas da igreja a usarem também. [Manassés.]
5. Todas as amigas de Paula usam calças compridas. Paula usa saias decentes e bonitas. Sua tia, vendo seu exemplo, começou a usar saias assim também. [Josias.]
Quando ainda era criança Josias escolheu fazer o que é certo. Ele buscou ao Senhor, recebeu poder para ser obediente e para mostrar ao povo o que eles estavam fazendo de errado. Se vocês  fizerem como Josias, escolhendo o que é certo e buscando ao Senhor,  Ele os usará para mostrar a verdade a outros, até mesmo aos adultos. Vou me ajoelhar agora e quem quiser fazer a escolha de servir a Jesus, ajoelhe-se comigo e vamos buscar ao Senhor. [Essa é uma oportunidade para o Espírito Santo fazer um trabalho especial na vida das crianças e dos professores também. Por isso a oração deve ser bem sincera e fervorosa, embora curta e objetiva. Pedir que Deus ajude cada criança e adulto presente a escolher o que é certo, mesmo que tenham maus exemplos em volta. E que todas sejam usadas pelo Senhor para animar os outros a serem fiéis a Deus e à Sua verdade. Pode-se dar oportunidade para as crianças orarem também.

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar a cópia para as crianças pintarem. Enquanto trabalham, dizer:Mostrem a pintura de vocês para alguém e contem como Josias escolheu fazer o que é certo desde pequeno. Incentivem outras crianças a fazerem o mesmo.



Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/joas-o-pequeno-rei.html










de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


"Aprendendo a agradar a Deus"

Texto Bíblico:
 1 Samuel 1:20-28
20 Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel e explicou: —Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR.
21 Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e o sacrifício especial que ele havia prometido.
22 Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido: —Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida.
23 Elcana respondeu: —Faça o que achar melhor. Fique em casa até que ele seja desmamado. E o SENHOR faça com que, de fato, se cumpra a promessa que você fez. Então Ana ficou em casa e amamentou o filho.
24 Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló. Levou também um touro de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho. Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.
25 Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli.
26 Ana disse: —Meu senhor, juro pela sua vida que sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando.
27 Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi.
28 Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali.
1 Samuel 2.18-20.

18 Samuel continuava no serviço de Deus, o SENHOR. Embora ainda fosse menino, vestia um manto sacerdotal de linho.
19 Ana, a sua mãe, todos os anos fazia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sacrifício anual.
20 Então Eli abençoava Elcana e a sua mulher e dizia: —Que o SENHOR Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa.
Objetivo da lição:
 Que a criança sinta desejo d agradar a Deus, procurando fazer sempre aquilo que o deixa contente.

Versículo Visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinha:


de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br