quinta-feira, 6 de julho de 2023

"Café com Deus Pai" Junho de 2023



01 - "Deus Soberano"

"E disse: 
“Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre;
 a sabedoria e o poder a ele pertencem. 
Ele muda as épocas e as estações;
 destrona reis e os estabelece.
 Dá sabedoria aos sábios
 e conhecimento aos que sabem discernir”.
Daniel 2.20 e 21

          O profeta Daniel recebeu essa revelação do Senhor, e precisamos lembrar dessas palavras com frequência.
          O Senhor é soberano em todas as coisas. Então, não tenha dúvida daquilo que o Deus Pai pode fazer. Jamais duvide de tudo aquilo que ele projetou e planejou a seu favor. Mesmo que as circunstâncias digam não, entenda que o Senhor diz sim para você.
          Você irá viver o profundo de Deus, porque tudo que ele quer é que nós venhamos a nos lançar em fé e a confiar plenamente nele. Entenda que ele tem poder para mudar as estações. Independentemente do que você esteja vivendo, essa estação pode ser mudada por Deus. O Senhor pode acrescentar anos a mais à nossa vida, se for da sua vontade.
          Nosso Deus Pai é soberano em todas as coisas, por isso não há o que temer. Mesmo que as pessoas não vejam nenhuma qualidade em você nem o valorizem, o Senhor o ama e tem planos para você. Confie plenamente.
          Lembre-se de que há um Deus soberano, que pode mudar as estações em seu favor, trazendo-lhe um dia quente e ensolarado em pleno inverno ou um vento frio em meio ao verão. Nosso Pai é poderoso para abrir mares, multiplicar a provisão e devolver a vida aos mortos.
          Lembre-se da revelação de Daniel. Recorde-se de que o Deus que nos criou pode todas as coisas, porque ele tudo criou. Confie no poder do Senhor e entregue a ele o seu impossível.
         Enquanto há vida e fé em Deus, há esperança. 
         Leitura Bíblica: 2 Coríntios 1 

 
02 - "Viva seu Propósito"

“O Espírito do Senhor está sobre mim, 
porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. 
Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos 
e recuperação da vista aos cegos, 
para libertar os oprimidos.”
Lucas 4.18

          Muitas vezes, nos sentimos perdidos, sem saber a direção que devemos seguir, quais planos traçar e se nossos planos estão alinhados com a vontade de Deus.
           A ausência de conhecimento sobre o nosso propósito gera um vazio existencial, custa a nossa paz e até mesmo abala a nossa fé. 
          Entenda que a nossa missão independe de profissão, lugar ou circunstâncias; consiste em fazer que toda e qualquer pessoa tenha acesso ao amor do Pai por meio de Jesus, para que o Espírito Santo faça a obra na vida dela.
          Foi assim que tudo passou a fazer sentido na minha vida. Então, declaro sobre você que este vazio de propósito nunca mais o acompanhará. A partir de hoje, entregue-se completamente ao Senhor e permita ser usado por ele. Este é o sentido da vida: viver os planos do Senhor.
          Você descobre o seu propósito de vida conhecendo Deus. Tudo começa com Deus.
          Leitura Bíblica: Salmos 66

03 - "Você tem vividos seus Planos?"

“‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’,
 diz o Senhor, 
‘planos de fazê-los prosperar
 e não de causar dano,
 planos de dar a vocês esperança 
e um futuro’.”
JEREMIAS 29.11

          “As coisas acontecem por uma razão” se, por um lado, as pessoas costumam dizer isso quando algo inesperado acontece, mas também buscam aceitar o imprevisível com serenidade. Por outro lado, muitos em nosso mundo discordam dessa afirmação. Em vez disso, estes afirmam que nossa vida consiste apenas em uma série de eventos aleatórios e que não temos nenhum propósito real além de tentar manter nossa espécie viva e esquivando-se dos infortúnios.
          Algo no coração humano, no entanto, se enche de medo com a noção de que não temos controle nenhum sobre o futuro e de que a incerteza nos aguarda a cada esquina. O ser humano gosta de sentir que está no controle da própria vida e das situações que o rodeiam.  Ao perceber que esse controle não existe, pode ser tomado por desespero.
          Como a vida poderia ser aleatória e sem propósito? O que a Bíblia diz a respeito disso?
          Até o momento em que conheci Cristo e seus planos para a minha vida, eu pensava que a vida era sem graça e vazia, que as outras pessoas tinham sorte e que eu é que era um fracasso. Contudo, como a nossa melhor versão está em Deus, quando tive essa compreensão, a minha realidade mudou, e aquilo que parecia inalcansável se tornou possível.
          Não quero simplesmente dizer que tudo vai dar certo e pronto, mas testemunho com fé que, se você permitir viver uma vida de acordo com os planos do Senhor, certamente a sua tragetória será outra. Então, creia nesta verdade: Deus tem planos para você, planos de prosperidade, esperança e vida.
          O coração que teme a Deus obedece a ele, não importa o que aconteça.
          Leitura Bíblica: Salmos 67

04 - "Você é chamado para Servir"

"Afinal de contas, 
quem é Apolo?
 Quem é Paulo?
Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer,
 conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 
Eu plantei,
 Apolo regou, 
mas Deus é quem fez crescer."
1 Coríntioa 3.5,6

          Deus o projetou para que você faça diferença. Você foi criado para acrescentar à vida da terra. Esse é o propósito de Deus para a sua vida, e se chama ministério, serviço, missão ou propósito.      Independentemente da palavra, todas elas definem o motivo da sua existência.
          Talvez você pense que receber um “chamado” por Deus é algo restrito a missionários, pastores e outros obreiros de tempo integral, mas preciso informá-lo: você está equivocado. Todo cristão é chamado para servir ao Deus Pai.
           Chamado para ser salvo incluiu o chamado para servir; ambos estão intimamente interligados.    Independentemente do seu emprego ou da sua carreira, você é chamado para ser um cristão que serve em tempo integral. "Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3.23).
          Jesus ensinou que a maturidade espiritual nunca é um fim em si mesma, ou seja, a maturidade é para o ministério! Seguir aprendendo mais e mais não é o suficiente. Precisamos agir de acordo com o que sabemos e pôr em prática o que acreditamos.
          A antiga comparação entre o mar da Galileia e o mar Morto ainda é verdadeira. O mar da Galileia é cheio de vida porque recebe água e a escoa, tendo um propósito de existir. Ao passo que no mar Morto nada vive, pois, ao contrário do primeiro, não há saída de água, existindo somente para si mesmo. A qual desses mares você quer se comparar? 
          O medo de cometer um erro o manterá estagnado.
          Leitura Bíblica: Salmos 68


05 - "Seja um pacificador"

"Tudo isso provém de Deus, 
que nos reconciliou consigo mesmo
 por meio de Cristo 
e nos deu o ministério da reconciliação."
2 CORÍNTIOS 5.18

          Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mante-los em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito. Na verdade, a Bíblia diz que Deus nos deu o ministério da restauração de relacionamentos.
          Como você foi moldado para ser parte da família de Deus e o segundo propósito de sua vida na terra é aprender a amar e a se relacionar com as pessoas, promover a paz é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver. Promover a paz não é evitar conflitos.
          Fugir de um problema, fingindo que ele não existe, ou ter medo de falar nele é na verdade covardia. É por isso que precisamos orar pedindo a direção contínua do Espírito Santo. Pacificar também não é acalmar. Sempre desistir, agir como capacho e permitir que os outros sempre o atropelem não era o que Jesus tinha em mente. Somos chamados para ajustar os nossos relacionamentos uns com os outros.
          Embora seja muito mais fácil permanecer em silêncio enquanto os outros à sua volta prejudicam a si próprios e aos outros com alguma prática pecaminosa, essa não é a atitude de amor a ser tomada.
          Poucas pessoas podem contar com alguém que as ame o suficiente para dizer- lhes a verdade, por isso continuam em caminhos de autodestruição. Fale a verdade ao seu próximo. Afinal, no corpo de Cristo, estamos todos ligados uns aos outros. Mas lembre-se: as suas palavras devem ser ditas em amor.
          O propósito que Deus tem para você é mais forte do que qualquer problema que esteja enfrentando!
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 2

06 - "Escolha O Amor"

“Mas,
 se não perdoarem uns aos outros,
 o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.”
MATEUS 6.15

          Existem muitas pessoas que, quando vão à praia, escolhem nunca entrar na água, mas ficam deitadas tomando sol. Há outros que preferem ir à água até onde “dá pé”. Pouquíssimos arriscam um mergulho mais distante. Os que mergulham mais profundamente chegam a 40 metros. Mas o que é isso comparado à profundidade dos 11 mil metros de profundidade das fossas das Marianas no Pacífico?      Assim é o amor de Deus. Normalmente, no máximo brincamos na superfície dele.
          Quanto mais você mergulha em conhecer o amor de Deus, mais é capaz de desfrutar das profundezas e belezas do perdão de Cristo na sua vida. Perdoar é uma decisão em obediência à Palavra de Cristo.
          O amor é a resposta para o viciado, para a divisão, para os relacionamentos rompidos, para um lar desfeito e para as feridas que nos impedem de ter paz. Provavelmente, você já ouviu algo a respeito do meu pai, de quanto o vício do álcool o prejudicou, impedindo-nos de viver um bom relacionamento familiar. Mas saiba que, apesar da dificuldade que tivemos, eu nunca consegui guardar mágoa em meu coração. Até mesmo nas vezes em que tentei, a minha mãe dizia: “Filho, o seu pai é um bom homem. O que faz ele ser assim é a bebida”.
          Hoje percebo que aquelas palavras foram cruciais para que eu pudesse viver sem mágoa. Desafio você a fazer hoje uma lista de pessoas a quem precisa perdoar. Derrube os muros do ego e do orgulho e mergulhe profundo no amor de Deus.
          O que você costuma chamar de solidão é, na verdade, saudade de Deus.
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 3

07 - "AMOR QUE CONSTRANGE" (2)

"Portanto,
 aceitem-se uns aos outros,
 da mesma forma com que Cristo os aceitou,
 a fim de que vocês glorifiquem a Deus."
ROMANOS 15.7

          As pessoas tendem cada vez mais a isolar-se no alto de sua montanha da falta de aceitação. Para alcançá-las, é necessária uma longa escalada ao coração delas, que, em virtude da altitude, está congelado. Para escalar bem e conseguir chegar ao topo dos relacionamentos inter-pessoais em busca da unidade, você precisa passar basicamente pelos obstáculos da incompreensão, pois a maioria dos relacionamentos não tem força para ir além das incompreensões.
          Quando eu tinha 22 anos, já casado, fui nomeado líder do ministério de jovens da igreja da qual fazia parte. Assim que assumi, organizamos um retiro para os jovens, e a responsabilidade de ministrar a palavra do sábado à noite era minha. Dediquei-me e consagrei-me para poder trazer uma palavra que viesse ao encontro do coração de cada um daqueles jovens. Ao final da programação, um deles olhou para mim e disse: “Nosso pastor errou. Você não é capaz de nos liderar”. Aquilo doeu muito, mas continuei líder por quatro anos. Ao final daquela jornada, quando me despedi daqueles jovens, aquele mesmo jovem pediu a palavra diante de todos os presentes e disse o seguinte: “Por mim, você nunca deixaria de ser o nosso líder”.
          Sabe qual a foi a diferença entre o início e o fim da minha liderança? Nunca ter tratado aquele jovem diferentemente dos demais, mas, ao contrário, demonstrar que ele era importante. Não enxergue as pessoas como obstáculos, e sim como vantagens e ativos preciosos nos quais investir.
          Se você deseja ser bem- sucedido na vida, invista em relacionamentos. 
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 4

08 - "É Hora De Içar Velas"

“O vento sopra onde quer. 
Você o escuta, 
mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai.
 Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.”
JOÃO 3.8

          Quando um navio âncora em um porto, ele contém em seu interior cargas para serem descarregadas, ou irá ser abastecido com cargas para levar a outro destino ou para o mesmo destino de onde partiu.
          De certa forma, somos como os navios. Atracamos em nosso destino e propósito quando somos movidos pela oração.  Assim como um navio não viaja nem atraca sem destino, semelhantemente, quando levamos uma vida com propósito, movida pela oração e pela busca de intimidade com Deus    Pai, navegamos sabendo que estamos no mundo assim como o navio está no mar, mas o mar não está no navio. Da mesma forma, estamos no mundo, mas o mundo não está em nós.
          Aquilo que está a nosso redor não afeta quem somos.
          Você não é um barco a motor, que se move conforme o seu querer. Você é um barco a vela que se move de acordo com os ventos soprados pelo Espírito Santo de Deus. Então, permita que o Senhor sopre o vento dele nas suas velas e o guie rumo ao seu destino profético.
          Seguir em duas direções diferentes apenas faz gastar tempo e energia. Por isso quando decidi ser guiado pelos propósitos que o Senhor tinha para mim, tudo mudou, ganhou sentido, leveza e direção profética. Hoje eu o desafio a içar as suas velas em direção aos propósitos e planos do Senhor para a sua vida. Certamente você ganhará um  sentido eterno nesta jornada.
          Mesmo que você não saiba para onde o vento o está conduzindo, tenha a certeza de que Deus sabe muito bem aonde quer levá-lo.
          A jornada não é fácil, mas a chegada valerá a pena.
          Leitura Bíblica: 2 Corintios 5

09 - "Jesus Simplifica"

"Em resposta,
 Jesus declarou: 
“Digo a verdade:
 Ninguém pode ver o Reino de Deus, 
se não nascer de novo”.
JOÃO 3.3

          Algo tão profundo como o novo nascimento é utilizado por Jesus para ilustrar de forma simples — para que qualquer interlocutor, por mais simplório que fosse, compreendesse a mensagem — a salvação. Nicodemos não era um homem comum; ele era um fariseu, mestre da lei, por isso seu conhecimento estava acima da média. Para poder viver o evangelho, é necessário se desprender das complicações e das extravagâncias e ser puro e simples como uma criança.
          Como fez Jesus, precisamos responder às perguntas que as pessoas estão fazendo, não deixá-las sair do encontro com mais perguntas do que quando chegaram. Seja simples em sua abordagem, como Jesus era simples.
          Toda criança, à medida que se desenvolve, tem a fase do “por quê?”. Parece curioso, mas me lembro de que os meus filhos sempre perguntavam: “Por que, pai?”. Como pai, eu sempre procurava uma forma simples de trazer clareza às suas dúvidas. Você pode pensar que Jesus é complicado, que quem o recebe não pode isso ou aquilo. A grande questão não é o que não podemos, mas, sim, o que pode ser vivido nessa nova liberdade que Jesus conquistou por todos nós.
          Talvez Nicodemos tenha permanecido ainda com suas convicções religiosas, enquanto o Reino se expandia e era anunciado por aqueles que disseram sim ao chamado. Você também tem esta mesma escolha: ficar parado naquilo que acha ser certo ou viver a simplicidade do relacionamento com Jesus.
          A religião complica, mas Jesus simplifica.
          Leitura Bíblica: Salmos 69

10 - "O Impossível Pode Ser Alcançado"

"Na verdade, 
sei que o Senhor é grande, 
que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses. 
O Senhor faz tudo o que lhe agrada, 
nos céus e na terra, 
nos mares e em todas as suas profundezas."
SALMOS 135.5 e 6

          Um dos maiores segredos da fé é nos relacionarmos com Deus, abandonando os falsos ídolos, que jamais irão nos fazer completos e acolhidos, e adorar a Deus como a única fonte de ajuda e  esperança.
          Quando passamos por momentos difíceis, o nosso sistema de valores é abalado, e nos voltamos para aquilo que é verdadeiramente importante. Isso quer dizer que, para gerar um ambiente de fé, você precisa abandonar os seus antigos ídolos ou os dos seus antepassados e clamar a Jesus como único e suficiente Salvador. Não há outro nome pelo qual chamar.
          Saiba que a sua melhor versão está em Deus, a sua melhor jornada inicia-se em Deus, a sua esperança de vida é com Deus e a sua vida só tem sentido quando vivida do modo que Deus preparou para ser vivida.
          Enquanto eu vivia apenas do meu modo, minha vida era sem sentido e vazia. Caminhava até a escola sem esperança de aprender, via os garotos da minha idade se desenvolverem na vida e eu seguia apenas vagando sem entender o que era a vida.
          Talvez a sua vida esteja assim, sem esperança, sem alegria, sem rumo. No entanto, há esperança para você. Qual é o seu cenário? De escassez, miséria e desesperança? Ou é uma realidade favorável e próspera? O que mais importa é que em Deus o impossível pode ser vivido, e o extraordinário alcançado, por isso renda-se completamente ao Senhor e viva o impossível.
          Um coração ensinável sempre viverá o propósito de Deus.
          Leitura Bíblica: Salmos 70

11 - "O Bom Pastor Cuida De Você"

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.”
JOÃO 10.14,15

          Jesus se apresenta como o Bom Pastor das ovelhas e nos revela por meio dessa metáfora que ele realmente se importa com você. Jesus profetiza o sacrifício de amor que o Bom Pastor faz em favor de cada uma das ovelhas; em outras palavras, fala a respeito de si mesmo. A vida de Jesus foi de pura doação, Jesus dá a vida por suas ovelhas. Ele fez isso ao morrer na cruz por nós, mas o resultado de sua morte continua até hoje, e atravessará os tempos, porque somos resgatados a cada dia pelo Bom Pastor.            Todos os dias ele nos assegura de que pertencemos a ele e de que não há outro a quem recorrer. Ele é suficiente.
          Você já parou para perguntar o que ele deseja para a sua vida?
          Faça isto neste momento: feche os olhos, respire fundo e pergunte ao Senhor: “O que o Senhor deseja para mim neste dia?” Qual foi a resposta dele ao seu coração? Esta é a minha resposta: Jesus deseja que você tenha uma vida plena, cheia e satisfeita. Como o Bom Pastor, ele o conduzirá em direção a isso. É provável que existam perigos pelo caminho e que seja um trajeto cansativo por causa dos montes e vales que encontrará. Mas você não estará sozinho durante esse percurso. Jesus estará ao seu lado, como o Bom Pastor, conduzindo-o aos pastos verdes e às águas cristalinas quando for abatido pelo cansaço, e protegendo-o dos perigos, em direção ao seu propósito.
          Você foi criado por Deus, e somente ele sabe cada uma das particularidades que estão no seu coração. Não desanime nem fique preocupado com o amanhã. Apenas creia no cuidado de Deus.
          Sustente os princípios de Deus, e eles sustentarão você.
          Leitura Bíblica: Salmos 71

12 - "Jesus Acalma O Vento"

"Ele se levantou,
 repreendeu o vento e disse ao mar: 
“Aquiete-se!
 Acalme-se!”
 O vento se aquietou, 
e fez-se completa bonança."
MARCOS 4.39

          Enquanto os discípulos estavam desesperados com os ventos fortes e a tempestade que assolavam o barco no qual o grupo estava, Jesus dormia tranquilamente. Isso nos ensina que com Jesus a bordo da nossa vida, não importa quão fortes sejam os ventos e tempestades, estamos sempre seguros porque contamos com a presença dele.
          Há certas tempestades que nós mesmos buscamos. Isso acontece quando sabemos o que deveríamos fazer e não fazemos, tomando decisões por conta própria. As tempestades virão sem que ninguém as envie. No entanto, existem tempestades que são enviadas para que venhamos a desistir no meio do caminho. São verdadeiras tentativas do nosso inimigo para nos frear.
          É natural o medo assolar o coração ao olharmos para as circunstâncias, mas com fé podemos dormir tranquilamente com o som da tempestade sob o nosso teto. Quando vivemos as promessas de Deus, temos paz. Alicerçados em Deus, viveremos uma vida de paz. Mesmo que o sofrimento venha, isso não abalará a nossa fé.
         O propósito nos faz levantar e não nos deixar abater pelas circunstâncias, mas continuar atravessando as tempestades e ondas fortes, acreditando que o Senhor é poderoso e que sua forte mão repousa sobre nós. Independentemente do que acontecer, ele nos dará forças para continuar, pois acalmará as ondas e fará a tempestade cessar e os céus se abrirem diante de nós. Não se preocupe, pois Deus Pai está no controle de todas as coisas, e hoje não será diferente.
          Deus está à procura de homens e mulheres que sejam capazes de dormir em meio às tempestades.
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 6

13 - "O Milagre dá Transformação"

"[...] não tenho nenhum pedaço de pão; 
só um punhado de farinha num jarro
 e um pouco de azeite numa botija. 
[...]”.
Elias,
 porém,
 lhe disse:
 “Não tenha medo. 
Vá para casa
 e faça o que eu disse. 
Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem
 e traga para mim,
 e depois faça algo para você 
e para o seu filho”.
1 REIS 17.12,13

          Ao abordar a viúva, Elias vai além, pedindo-lhe que o alimente. Aquela mulher foi sincera, ao expor ao profeta sua condição de miserabilidade e escassez, e ao revelar o pouco que havia em sua casa, totalmente descrente de uma melhora em sua condição.
          Ela estava a ponto de se conformar com a sua morte e com a morte de seu filho. Com isso, entenda que, em vez de orar a Deus pedindo sempre que o abençoe com mais, ore ao Senhor, dizendo: “Senhor, usa o que eu tenho. Pega o pouco que eu tenho e faz transbordar!” Somos então desafiados a crer que o pouco que temos é muito com Deus.
           Faça hoje uma oração diferente ao Senhor, para que ele transforme o pouco que você tem em abundância. Agradeça a Deus pelo ar que você respira, por ele se fazer presente na sua vida, e principalmente por ele não ter poupado seu único Filho, enviando-o a nós, para morrer a nossa morte e para vivermos a sua vida.
          Tudo o que Jesus precisa para abençoá-lo é aquilo que você já tem. Assim como a farinha e o azeite para aquela viúva foram o suficiente para o seu sustento até que a chuva voltasse a tornar o solo fértil, e os cinco pães e dois peixinhos foram o suficiente para aquela multidão para a qual Jesus pregava, Deus já lhe deu o que você precisa para o seu milagre. Basta tão somente crer.
          Então, creia que o milagre que Deus fará em sua vida hoje será por meio do que ele já lhe deu, pois ele tem o poder de multiplicar e transbordar sobre sua vida, para que, mediante o seu milagre, o nome dele seja glorificado e outras pessoas sejam abençoadas.
          A vida não é sobre nós, mas sobre Deus e as pessoas.
          Leitura Bíblica: 2 Corintios 7

14 - "Ponha Para Fora"

“Enquanto isso, 
todo o povo estava se lamentando
 e chorando por ela. 
“Não chorem”, 
disse Jesus.
 “Ela não está morta, 
mas dorme.” 
Todos começaram a rir dele, 
pois sabiam que ela estava morta. 
Mas ele a tomou pela mão e disse:
 “Menina, 
levante-se!”
LUCAS 8.52-54

          Há uma chave que abre muitas portas em nossa vida, que é revelada nessa palavra. O texto que acabamos de ler nos mostra que há milagres que só acontecerão na sua casa quando a multidão sair dela.
          Há pessoas que você precisa deixar que saiam. É uma realidade chocante, mas necessária, pois há pessoas que não compartilham do mesmo propósito nem do mesmo mover de Deus que você. Essas pessoas podem até estar dispostas a chorar com você as suas dores, mas não estarão dispostas a ver você feliz, por isso zombarão e desdenharão das possibilidades do milagre em sua vida, servindo como instrumentos do Inimigo para roubar de fato a palavra que está liberada sobre você.
          Não se esqueça de que, quando Pedro andou sobre as águas, ele estava firmado em uma palavra.            Quando o Inimigo rouba uma palavra que está liberada sobre a sua vida, ele rouba a promessa. Não permita que isso aconteça. É importante compreendermos isto: as palavras e as promessas de Deus começam a fazer mais sentido quando as opiniões alheias começam a ter menos espaço no nosso coração.
          Então, tenha muito cuidado com quem você está se aconselhando ou até com quem você está compartilhando os seus sonhos, pois isso pode realmente atrapalhar o agir de Deus na sua vida.
           A palavra de Deus renovará a
sua mente, dissipará toda a desesperança e lhe dará direção.
          Leitura Bíblica: 2 Corintios 8

15 - "Seja Livre"

"Jesus respondeu:
 “Digo a vocês a verdade:
 Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
 O escravo não tem lugar permanente na família,
 mas o filho pertence a ela para sempre”.
João 8. 34 a 36

          Atualmente, o vício tem amarrado, dominado, escravizado e matado muitas vidas. Lares são destruídos pelo vício, pois o sofrimento e a degradação não ficam restritos à pessoa viciada. O rastro de destruição afeta toda a família. Sei muito bem como é devastador conviver com um escravo do vício.
          Por muitos anos, a minha casa passou por isso. Hoje sei que o meu pai não tinha controle. Ele era escravo do vício que herdou de gerações anteriores. Lembro-me de que, por volta dos 12 anos de idade, enquanto via toda a desgraça no meu lar, eu trabalhava em um bar, servindo meu pai e seus amigos.    Esse poderia ser o início de uma caminhada seguindo os passos da dependência do álcool. O que me abriu os olhos foi o conforto e a segurança que recebi do Senhor ao aceitar Jesus. Deus ainda me permitiu ver o meu pai ser liberto e também aceitá-lo antes de partir deste mundo.
          O Senhor Jesus é a verdade que nos liberta da escravidão do pecado e suas consequências, do engano de não reconhecermos que só Cristo pode nos curar e libertar do erro. O pecado nos escraviza, controla, domina e dita as nossas atitudes. Mas Jesus pode libertar-nos da escravidão que nos impede de nos tornarmos quem ele planejou que sejamos: filhos amados de Deus.
          Talvez você não tenha nenhum vício, mas esteja aprisionado em outras questões ocultas que o sufocam feito areia movediça. Aceite Jesus e desfrute da paternidade de Deus hoje! Rejeite tudo que o afasta de Deus e o impede de viver os propósitos dele para uma vida que reflete a liberdade do Reino.    Um dia eu fiz a minha escolha. Você pode hoje fazer o mesmo e passar a viver uma vida nova
JOÃO 8.34,35
          Cristo nos libertou para vivermos a nossa identidade.
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 9

16 - "Seja Intencional no Seu Crescimento"

"O propósito é que não sejamos mais como crianças,
 levados de um lado para outro pelas ondas,
 nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina 
e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
 Antes,
 seguindo a verdade em amor, 
cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, 
Cristo."
EFÉSIOS 4.14,15

          O objetivo do Pai celestial é que você amadureça e desenvolva as características de Jesus Cristo.            Lamentavelmente, milhões de pessoas envelhecem, mas nunca crescem, ainda que sejam cristãos. Ficam estagnadas em uma perpétua infância espiritual, como se permanecessem de fraldas e sapatinhos de crochê. O motivo de isso acontecer é que essas pessoas nunca pretenderam crescer.
          Crescimento espiritual não é algo automático como acontece com o crescimento físico e natural. É necessário que haja um compromisso voluntário por parte de cada pessoa. Você deve querer crescer, decidir crescer, fazer esforço para crescer e persistir em crescer. O discipulado, processo de se tornar semelhante a Cristo, sempre começa com uma decisão, a decisão de crescer.
          Uma vez que tenha decidido seriamente se tornar semelhante a Cristo, você deve começar a agir de maneira diferente. Isso significa que você precisará se livrar de alguns procedimentos antigos. Além disso, você deverá desenvolver novos hábitos e intencionalmente mudar para a melhor forma de viver e pensar.
          Pare de ficar olhando para trás, para os lados, para os outros; olhe para a frente, pois lá está o alvo de uma vida melhor, repleta de esperança, glória e promessas para dias melhores. Desça da arquibancada e venha para a arena. Deus vai trazer vitória às suas mãos. Abençoe as pessoas, tenha fé, ore, creia, busque, entregue, perdoe. O mais Ele fará.
          Quando você muda sua maneira de pensar, as palavras que expressa começam a mudar. Pense dá mesma forma que Jesus pensou.
          Leitura Bíblica: Salmos 72

17 - "Uma Nova Vida"

“Minha oração não é apenas por eles.
 Rogo também por aqueles que crerão em mim, 
por meio da mensagem deles.”
JOÃO 17.20

          Jesus orou por mim e por você. Ele pediu ao Pai para que pudéssemos crer por meio do testemunho dos discípulos, compreender a sua mensagem de amor, recebê-la e dar continuidade à comissão entregue aos apóstolos. Os primeiros discípulos cumpriram muito bem essa missão, caso contrário o evangelho não teria chegado até nós da forma que chegou. Estávamos perdidos e sem rumo, mas encontramos o perdão e a salvação em Jesus por meio da mensagem que nos foi revelada por aqueles que creram antes de nós.
          Agora a sua jornada também se transforma em uma mensagem poderosa e inspiradora para que outros sejam encontrados, perdoados e iniciem uma nova vida com Deus. A grandeza da sua salvação se revela na salvação de outros. Não somos salvos apenas para livrar a nós mesmos da consequência dos nossos atos, mas somos salvos para também levar milhares de pessoas a um encontro com o Deus Pai por meio do testemunho de transformação da nossa vida e do perdão conquistado por Jesus na cruz.
          Viva para alcançar mais pessoas para a salvação em Cristo. Os campos estão prontos para a colheita.
          As qualidades de Jesus como condição para o sucesso da obra da redenção na sua vida o fazem compreender que ele é santo, inculpável, sem mácula, por isso preparado para o sacrifício extremo de morte na cruz. Ele está cheio de amor por nós, os quais, por causa da herança de Adão, éramos seus inimigos. Se você tem certeza da sua salvação, ore por aqueles que ainda estão vivendo longe da casa do Pai e seja uma agente de esperança para os outros.
          Uma decisão deve ser sempre seguida de gestos concretos. Arregace as mangas e aja, mas não se esqueça de dobrar os joelhos.
          Leitura Bíblica: Salmos 73

18 - "A Fé que Multiplica"

"Certo dia,
 a mulher de um dos discípulos dos profetas
 foi falar a Eliseu: 
“[...]
 veio um credor 
que está querendo levar meus dois filhos como escravos”.
 Eliseu perguntou-lhe: 
“Como posso ajudá-la? 
[...]:
 “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos.
Mas peça muitas”.
REIS 4.1-3

          Um dos profetas que mais foi usado por Deus foi Eliseu. Quando ele estava na casa da viúva que estava prestes a ver seus filhos serem tomados como escravos, ele a orientou a buscar vasilhas com os vizinhos.
          Indiretamente, a fé daquela mulher estava sendo medida, uma vez que, ao reunir todas as vasilhas, o óleo multiplicou na medida exata para deixar cheia cada uma das vasilhas que ela conseguiu. É muito importante observar que, se ela tivesse conseguido mais recipientes, teria mais óleo, assim como, se houvesse trazido menos, menor seria a quantidade de óleo multiplicada.
          Da mesma forma que agiu na vida daquela viúva, Deus não quer trazer só um pouquinho de unção à sua vida, mas fazê-la transbordar.
          A mulher teve o milagre alcançado depois que uma palavra foi liberada, e sua atitude contribuiu para o cumprimento daquela palavra. No entanto, há outro detalhe que também chama a nossa atenção no texto lido: o fato de o falecido marido ser reconhecido como alguém temente ao Senhor. Aquele homem havia deixado mulher e filhos também tementes a Deus. A herança deixada por ele estava em uma situação realmente difícil, mas o profeta de Deus age em reconhecimento à fidelidade daquele homem em vida e de sua família. O Senhor não desampara seus filhos.
          Uma das chaves para o milagre é o temor, a certeza de que a nossa vida está sendo mantida e protegida pelo cuidado de Deus.
          Muitos querem experimentar o espetacular, mas o Senhor que nos fazer viver o sobrenatural.
          Leitura Bíblica: Salmos 74

19 - "Dê o Primeiro Passo"

"Disse então o Senhor a Moisés:
 “Por que você está clamando a mim?
 Diga aos israelitas que sigam avante”.
ÊXODO 14.15


          Moisés clamava a Deus, o povo estava diante do mar Vermelho, e o exército egípcio vinha em seu encalço. Eles estavam em uma situação difícil, para a qual não havia solução aos olhos humanos. Deus dizia a Moisés: “Vá! Não pare!”.
          Deus está constantemente em busca de homens e mulheres que são capazes de confiar piamente nele a ponto de colocar os pés na água antes mesmo de ver o milagre. Ele espera uma atitude de você. Dê o primeiro passo em direção ao que não se vê.
          Muitas pessoas dizem: “Estou esperando em Deus!”. Mas eu quero dizer uma grande verdade: “Deus está esperando por você!”. Ele espera uma atitude de obediência de sua parte. Ele fará a parte dele. O Senhor nunca falha em cumprir o que promete, mas não basta só orar, sem a atitude de obediência.
          Na maioria das vezes, não temos dificuldades em saber a vontade de Deus, mas, sim, em obedecer. Enquanto a fé acende a promessa, a obediência concretiza o milagre. *Obedecer sempre envolverá riscos. *Por isso, sem fé não existe obediência. Para que exista o milagre, é necessário o passo de fé rumo ao improvável e desconhecido.
          Se eu não tivesse obedecido à voz de Deus e tivesse ficado esperando até que ele me desse os recursos para fazer a sua obra, estaria sentado em meu escritório reclamando que nada acontecera. Mas eu fui ousado, confiei, obedeci, e hoje os projetos sociais da Reviver estão aí, abençoando a nossa cidade. Vá em frente,- caminhe, dê o primeiro passo!
          Deus espera por você !
          Leitura Bíblica: 2 Coríntios 10

20 - "O Poder Do Espírito Santo"

“Digo a verdade: 
Aquele que crê em mim 
fará também as obras que tenho realizado. 
Fará coisas ainda maiores do que estas,
 porque eu estou indo para o Pai.”
JOÃO 14.12

          Quando Jesus veio à terra como homem, ele fez muitos milagres. Como nos revela o evangelho, nós também podemos viver uma história de milagres.
          Para que cada um de nós possa viver milagres, é necessário crer e servir a Deus. Servir ao Senhor é a melhor decisão na vida do ser humano, porque servimos a um Deus que é poderoso para fazer infinitamente mais do que podemos pedir ou pensar.
          O Senhor, que tem infinito poder nos céus e na terra, está nos dizendo que faremos obras grandiosas. Ele afirma que seremos usados de forma extraordinária para fazer coisas maiores do que podemos imaginar ou que nossos olhos físicos já tenham contemplado.
          Em seu ministério terreno, Jesus empoderou seus discípulos. Todos aqueles que aceitarem Cristo como único e suficiente Salvador terão a capacidade de realizar os mesmos feitos realizados por Jesus.            Não somente isso, faremos coisas ainda maiores, conforme o próprio Senhor Jesus promete no evangelho.
          O problema é que muitas vezes deixamos as mentiras do Diabo dominarem a nossa mente e acreditamos que não somos capazes de realizar tais feitos. Somos tomados pela paralisia, pela falta de fé, e ficamos inertes, sem provocar o sobrenatural de Deus aqui na terra. Foi o próprio Jesus que nos disse que faremos as obras que ele fez, e até maiores do que as que ele realizou. Você já está empoderado por ele. Acredite!
          Deus é de fato infinitamente poderoso para fazer além do que pensamos
          Leitura Bíblica: 2 Corintios 11

21 - "Seja Luz"

"Vocês são a luz do mundo.
 Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 
E, 
também, 
ninguém acende uma candeia 
e a coloca debaixo de uma vasilha. 
[...]
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, 
para que vejam as suas boas obras 
e glorifiquem ao Pai de vocês, 
que está nos céus.”
MATEUS 5.14-16

          Você sabia que Jesus veio ao mundo para estabelecer o Reino de Deus na terra e que todos os que recebem a salvação e seguem Jesus são enviados por ele para transformar realidades por meio do seu poder?
          Eu e você recebemos de Jesus a autoridade para curar enfermos, expulsar o mal e anunciar a boa-nova do evangelho por onde quer que os nossos pés nos levem. Fomos chamados para tornar os feitos de Deus conhecidos entre as nações e para exaltar o seu nome. A respeito dessa realidade, o Senhor Jesus nos deu essa autoridade para transformar o mundo, como sal da terra e luz do mundo.
          Assuma o seu chamado em Deus para transformar o caos do mundo em que vivemos ao ser luz do mundo e afastar a escuridão por onde você for. Seja um farol em meio ao mar de escuridão. Demonstre o amor e a bondade de Jesus Cristo.
          De maneira prática, transforme o mundo em que você vive com paz, alegria, generosidade, altruísmo, compaixão, amor e ousadia para abençoar até mesmo aqueles que não querem bem a você. Assim como uma vela acesa não escolhe o que iluminar, traga luz para a escuridão daqueles que vivem ao seu redor.
          Não esconda o brilho e a autoridade dados por Jesus. Pelo contrário, exerça o propósito de Deus para a sua vida, para que o Reino de Deus cresça. Seja de fato sal da terra e luz do mundo, para que as pessoas que convivem com você testemunhem o amor de Deus.
          Na economia de Deus,quanto mais você serve, mais cresce.
          Leitura Bíblica: Salmos 87

22 - "Não se esqueça das Promessas"

"O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar,
 mas Deus é a força do meu coração
 e a minha herança para sempre."
SALMOS 73.2

          Quais são os sonhos de Deus para a sua vida? Talvez você não saiba responder. Isso se deve ao fato de que você deixou de alimentar o amor e os sonhos no seu coração, e eles morreram de inanição. Por isso, é necessário enxergar com honestidade os nossos ossos secos, as nossas fraquezas e os obstáculos.
          Muitas vezes, os obstáculos podem ser nós mesmos, porque, por mais que venhamos a culpar os outros pelo que fizeram conosco, o que realmente importa não é o que fazem conosco, e sim como reagimos a isso.
          Geralmente possuímos uma casca muito dura que encobre a nossa realidade íntima. Essa máscara é muito convincente e esconde o nosso interior deturpado, como forma de nos proteger e transparecer para os outros que está tudo bem, quando, na verdade, por trás de uma máscara sorridente, estamos feridos e destruídos por dentro.
          Nos momentos em que busco refletir sobre a minha construção de vida, lembro- me de que, quando criança, tinha sonhos comuns, como ter uma festa de aniversário, que nunca tive. Via algumas crianças comemorarem, ganharem seus presentes, mas comigo isso nunca aconteceu. Não tenho nenhum sentimento de culpa ou remorso. Hoje, pela graça e pelo cuidado de Deus Pai, além de poder comemorar o meu aniversário, posso proporcionar o mesmo à minha família.
          Talvez tenha havido muita coisa que você não viveu no tempo que gostaria, mas o que você pode fazer hoje para proporcionar tamanha satisfação na vida de- alguém? Pense nisto!
          Viva na perspectiva daquilo que é eterno.
          Leitura Bíblica: 2 Corintios 13

23 - "Mergulhe No Profundo"

"Tendo acabado de falar,
 disse a Simão:
 “Vá para onde as águas são mais fundas”, 
e a todos:
“Lancem as redes para a pesca”.
LUCAS 5.4

          Com as novas tecnologias, diariamente as indústrias caminham para um processo de automação dos serviços, substituindo homens por máquinas em virtude de estas estarem projetadas para ciclos repetitivos. Assim como as máquinas, nós, seres humanos, em nossa psique, também somos inclinados a adotar padrões repetitivos, por meio dos quais a rotina nos leva a ações repetidas e a uma acomodação em nossa zona de conforto.
          O grande problema é quando nos acostumamos com a glória de Deus e nos contentamos com aquilo que achamos que é o suficiente. Esse é o início da queda, quando você perde a sede e o desejo de viver além do que está bom.
          Acredito em algumas verdades contidas neste texto que se aplicam ao nosso cotidiano.
          A primeira delas é quanto ao controle. Lançar as redes em águas profundas é mergulhar no desconhecido, onde não há possibilidade de controlar o que vamos encontrar.. *A segunda é em relação à provisão, pois no profundo, no desconhecido, é também onde entregamos o controle ao Senhor, permitindo assim que ele nos proteja com o necessário. A terceira diz respeito à abundância, pois o que Jesus estava dizendo a Pedro era: “Pedro, do profundo, virá abundância e multiplicação”.
          Se está com dúvidas quanto a confiar no Senhor, quero lembrar-lhe, neste dia, de que com Jesus nunca teremos escassez, mas sempre seremos supridos.
          A adversidade que você está enfrentando acabará se tornando a fonte da sua estabilidade.
          Leitura Bíblica: Salmos 75

24 - "A Oração é a Resposta"

"Então,
 voltou aos seus discípulos 
e os encontrou dormindo. 
“Simão”, 
disse ele a Pedro, 
“você está dormindo? 
Não pôde vigiar nem por uma hora?
 Vigiem e orem
 para que não caiam em tentação.
 O espírito está pronto, 
mas a carne é fraca”.
MARCOS 14.37,3

          Após cear pela última vez com seus discípulos e os instruir acerca dos tormentos que estavam por vir, Jesus leva três deles consigo até o jardim de Getsêmani e lhes pede para permanecerem em oração e vigília, enquanto se afasta para falar ao Pai sozinho. Contudo, quando ele retorna, encontra os três apóstolos dormindo.
          Inicialmente, podemos acreditar erroneamente que o simples ato de estarem dormindo não se trata de algo tão profundo. Aqueles homens provavelmente estavam cansados, pois já era tarde da noite.
          Sempre que estamos acometidos por alguma enfermidade, o cansaço toma conta do nosso corpo de tal forma que nos tornamos vulneráveis, a ponto de ficarmos sonolentos. Há ainda vezes em que, em virtude de uma angústia iminente, ficamos emocionalmente tão fragilizados que a única coisa que queremos é deitar-nos e assim permanecer até que tudo esteja resolvido.
          Nessa ocasião, Jesus foi tentado, a ponto de pedir que o Pai afastasse dele o cálice que estava prestes a beber. No entanto, o Senhor nos ensina que, quando estamos numa situação angustiante, repleta de problemas e lutas, ficar deitado esperando que aquilo passe não é a solução, tampouco ficar preocupado resolverá.
          Devemos encarar com coragem o nosso destino, entregando-o nas mãos do nosso Deus Pai, que nos acompanhará em cada passo que dermos. Lembre-se de que você não está sozinho. Deus está com você. Creia!
          Para fazer o que Deus o chamou para fazer,você deve se tornar quem Ele o chamou para ser.
          Leitura Bíblica: Salmos 76

25 - "Não Ande Com O Tanque Vazio"

“Agora vou para ti, 
mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo,
 para que eles tenham a plenitude da minha alegria.”
JOÃO 17.13

          Certamente, você já passou pelo apuro de não ter abastecido o seu automóvel, achando que tinha combustível suficiente, e se viu com o tanque na reserva, justamente quando não havia nenhum posto de serviço à vista!
          Isso já aconteceu comigo, quando nos mudamos para Presidente Prudente, SP, para pastorear a igreja que me foi designada. Acabei me perdendo dentro de um canavial. Era o ano de 2007, estávamos no verão, em um veículo sem ar- condicionado. Ficamos por longos quilômetros perdidos naquele trajeto. Para piorar a situação, eu não tinha dinheiro suficiente. Além de não poder contar com a ajuda de ninguém à nossa volta, também não tínhamos como abastecer o veículo até chegarmos ao lugar planejado. A cada quilômetro percorrido, uma agonia, mas saímos daquele canavial, chegamos a Presidente Prudente com o combustível na reserva; o marcador já indicava a necessidade de abastecimento muitos quilômetros antes.
           Essa analogia retrata de forma clara o nosso interior, quando estamos abastecidos de alegrias temporárias oferecidas pelo mundo, que rapidamente se esvaem, deixando a sensação de vazio e escassez. Mas com Cristo o vazio é preenchido de uma alegria que não se esvai, porque a alegria de Jesus é plena. Jesus não quer nos ver andando com o tanque vazio, mas cheio.
          A sua vida carrega a alegria de Cristo? Jesus é a Água Viva e o Pão da Vida. Quem bebe dessa água nunca mais terá sede e quem come desse pão jamais terá fome.
          Na vida, teremos provações, e Jesus está disposto a estar conosco nesses momentos.
          Leitura Bíblica: Salmos 77

26 - "Não Permaneça no Deserto" 

“Ele os tirou de lá,
 fazendo maravilhas e sinais no Egito, 
no mar Vermelho e no deserto 
durante quarenta anos.”
ATOS 7.36

          Deus tirou Israel da escravidão no Egito. Quando a nova geração de israelitas chegou à fronteira da terra prometida, eles estavam prontos para possuí-la. As experiências no deserto os haviam preparado para aproveitar a herança dada por Deus.
          A experiência no deserto lançou Jesus em um ministério capacitado pelo Espírito. Ele foi imediatamente às sinagogas para ensinar e declarar ousadamente seu propósito. Você também emergirá do deserto com um novo senso de propósito. A experiência no deserto havia mudado tanto o povo que eles não foram mais os mesmos depois do Egito.
          Essa verdade também seguirá firme com relação a você. Você nunca mais será o mesmo. Como você consegue atravessar um deserto? Um passo de cada vez. Quando você passar pela experiência no deserto, saberá com certeza que o Senhor, o seu Deus, o abençoou em toda a obra de suas mãos. Ele vigiou a sua jornada através do vasto deserto. O Senhor esteve com você, e não lhe faltou nada.
          A partir de hoje, as suas palavras serão de transformação. Você será conhecido como alguém que tem palavras de vida! Uma das coisas que somos chamados a fazer é pregar o evangelho de Cristo, não somente nos púlpitos das igrejas, mas nas ruas, em nossa casa, em nosso trabalho! Decida viver o evangelho cheio do Espírito Santo! Palavras se tornam vazias sem o fogo do Espírito, mas são dinamites quando são cheias do poder de Deus!
          Deixe Deus definir você, não sua luta.
          Leitura Bíblica: Jó 1

27 - "Deus Deseja Manifestar sua Glória"

"Acima dele estavam serafins; 
cada um deles tinha seis asas: 
com duas cobriam o rosto,
com duas cobriam os pés
 e com duas voavam. 
E proclamavam uns aos outros:
 “Santo, 
santo,
 santo é o Senhor dos Exércitos,
 a terra inteira está cheia da sua glória”.
ISAÍAS 6.2,3

          Quando você experimenta intimidade com Deus, enxerga o que a maioria das pessoas não consegue ver.
          No mundo espiritual, existem *diversas classes de anjos, cada qual com hierarquia e funções diferentes.*  Os anjos das classes dos querubins e serafins, os mais elevados da hierarquia celeste, declaravam que Deus é santo três vezes seguidas. Esta é uma grande revelação do caráter de Deus: sua santidade.
          Como em um mundo tão cheio de pecado você consegue ver santidade? A ideia básica de santidade é a de separação, ou seja, Deus está separado e acima de sua criação. Deus é santo, separado.            Não podemos servir a Deus com excelência se nos falta intimidade. Por isso, a fim de ser usado por Deus, é preciso primeiro que você tenha a sua própria visão da santidade de Deus.
          Deus quer manifestar a glória dele sobre você hoje. É importante que você creia na vontade de Deus de o envolver com sua glória, luz e seu poder. Você também precisa ter a visão da glória de Deus.
          A Bíblia sempre será a revelação soberana de Deus. Contudo, podemos ter no dia a dia sonhos, revelações, milagres, sinais e sentir de uma forma especial a presença de Deus pela atmosfera e pelo ambiente. A revelação soberana do Pai não nos impede de receber revelações sobre ele e sobre a vontade dele dessas outras formas.
          Deus convida você a liberar sua mente e a conectar-se com ele em um ambiente de glória no qual ele se revelará a você e mudará a sua percepção do mundo.
          A glória se revelará a você, e você passará a ter uma nova visão do mundo.
          Leitura Bíblica: Jó 2

28 - "Renove a Fé"

"Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, 
e ele disse:
 “Como este povo violou a aliança
 que fiz com os seus antepassados
 e não tem ouvido a minha voz, 
não expulsarei de diante dele 
nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu”.
JUÍZES 2.20,21

          Depois de anos peregrinando no deserto e de passar por muitas lutas para chegar à terra prometida, o povo de Israel perdeu o foco e afastou-se do Senhor que o guiara até ali. Os israelitas passaram a seguir caminhos que não agradavam ao Senhor. Mas por que eles se desviaram do caminho reto apontado por Deus? Por não terem mantido a aliança de seus antepassados com o Senhor. Contar com a fé dos antepassados não foi suficiente para sustentá- los.
          Esse mesmo princípio se aplica a nós que vivemos sob a luz de uma promessa do Senhor. Para sustentar o nosso relacionamento com Deus, não podemos terceirizar as responsabilidades nem confiar na fé de outras pessoas. Tampouco podemos valer das nossas experiências com ele no passado, como se fosse um tipo de crédito a ser abatido a longo prazo.
          O nosso relacionamento com Deus deve ser de intimidade e a rotina deve ser diária.
          Devemos manter um relacionamento vivo, dinâmico e ativo com o Senhor mediante uma vida de oração e de leitura bíblica, a fim de conhecê-lo mais e mais. Naturalmente, o meu relacionamento com Deus se refletirá na vida dos meus filhos, mas chegará o tempo em que eles não precisarão olhar para mim a fim de continuarem nutrindo a própria fé.
          A oração é a via que você pavimenta para conhecer Deus Pai. Deus o criou e deseja fazer parte da sua vida, e para isso você precisa estar intimamente conectado com Ele.
          Não sou abençoado por ser digno, mas,sim, pelo amor e a graça do nosso Deus.
          Leitura Bíblica: Jó 3

29 - "Viva em Comunhão"  

"E este é o amor:
 que andemos em obediência aos seus mandamentos. 
Como vocês já têm ouvido desde o princípio, 
o mandamento é este: 
Que vocês andem em amor.'
2 JOÃO 1.6

          Deus quer que vivamos juntos. A Bíblia chama essa experiência de vida compartilhada de comunhão.
          Hoje em dia, entretanto, cada vez mais a palavra vem perdendo
significado. *“Comunhão” ou “confraternização” hoje se refere normalmente a uma conversa casual, a uma atividade social, à comida e diversão. * A pergunta “Onde você busca comunhão?” significa “Em que círculo social você tem se inserido?”.
          A real comunhão significa ter vida em comum. Isso inclui amar altruisticamente, compartilhar com transparência, servir nas necessidades práticas, ser generoso, consolar compassivamente etc. Na comunhão verdadeira, as pessoas encontram autenticidade.
É quando amamos que somos mais parecidos com Deus, de modo que o amor é o fundamento de todos os mandamentos que ele nos deu.
          É por isso que temos toda a vida para aprender. É lógico que Deus quer que amemos a todos, mas ele se interessa especialmente em que aprendamos a amar as pessoas que fazem parte da nossa família. Como já vimos, esse é o segundo propósito para nossa vida. Por que Deus insiste em que devemos dar amor e atenção especial às outras pessoas? Porque Deus quer que sua família seja conhecida pelo amor, mais do que por qualquer outra coisa.
          Jesus disse que o nosso amor uns pelos outros, não as crenças doutrinárias, é o nosso maior testemunho perante o mundo. A melhor utilidade que se pode dar à vida é amar. Essa deve ser a nossa maior ambição.
          A jornada pode não fazer sentido agora, mas Deus o levará para onde disse que o levaria.
          Leitura Bíblica: Jó 4

30 - "Tudo se Fez Novo"

"Portanto,
 se alguém está em Cristo, 
é nova criação.
 As coisas antigas já passaram; 
eis que surgiram coisas novas!
2 CORÍNTIOS 5.17

          Viver de verdade é uma escolha que você precisa fazer em sua vida, pois ou você vive o extraordinário de Deus, ou vive apenas uma vida comum, sem sentido e sem razão.
          Por muito tempo, eu vivi assim. Eu achava que a minha vida era tão sem razão que, aos 13 anos de idade, tudo o que eu queria era morrer. Eu desejava a morte porque não via sentido em levar a vida de sofrimento e de humilhação que a minha família vivia naquela época, em um lar totalmente disfuncional por causa das brigas e da violência protagonizadas pelo meu pai.
          Eu acordava pela manhã e não via sentido em me levantar e ir para a escola, porque na escola, onde eu sofria bullying, também era muito difícil. Assim como ninguém dá aquilo que não tem, eu não conseguia me relacionar com as pessoas.
          Mas, ainda aos 13 anos, minha vida mudou completamente quando aceitei o convite de uma vizinha para conhecer Jesus. Então, as minhas dores e orfandade foram curadas. Foi um processo que me permitiu entender quem eu sou, quem eu não sou e por que Deus me fez.
          Essa mesma oportunidade também está disponível a você hoje. Escolha abandonar a vida comum.        Decida viver coisas novas! Abra a sua vida completamente para Jesus, o seu Senhor, e todas as suas dores e todos os seus traumas, que lhe trazem um gosto amargo, passarão a fazer parte do passado. O novo de Deus o aguarda, e a sua vida pode ser extraordinária com Jesus.
          O Senhor traz à existência aquilo que não existe para abençoar você.
          Leitura Bíblica: Salmos 78

#juniorrostirola