sábado, 13 de fevereiro de 2016

* Brincadeiras Bíblicas



Retirado do livro BRINCADEIRAS BÍBLICAS da Editora ADSantos


* "Baú do Tesouro"



Lista de Material
  • Papel Carmem ou cartaz amarelo ouro, 
  • canetinha preta, 
  • tesoura, 
  • caixa de papelão. 
  • Opcional: caixa em formato de baú.

Preparação:
Para fazer as moedas, corte o papel cartaz em 10 ou 12 círculos, variando o tamanho de 5 a 10 cm de diâmetro. Escreva uma palavra do versículo em cada moeda. Numere do outro lado da moeda. Coloque as moedas na caixa.

Como Brincar:
Diga às crianças que tem uma mensagem escondida dentro do baú do tesouro. Desafie a descobrirem o que é. As crianças trabalham em conjunto para colocar o versículo em ordem. Se ainda estão sendo alfabetizadas, podem colocar as moedas em ordem numérica, depois de vira-las e poderão descobrir o versículo. 

Quando este estiver em ordem correta leia com as crianças. Sugestão: depois de pronto, vá retirando as moedas e colocando de volta no baú e a cada palavra retirada peça que repitam o versículo. Se o grupo de crianças for grande poderá fazer mais de um jogo de peças.

Essa sugestão é interessante para ensinar versículos que se referem à Palavra de Deus, por exemplo o Sl. 119:105

Sugestão de memorização de versículo retirada do livro: Brincadeiras bíblicas. Para crianças e pré- adolescentes. 2ª edição. Curitiba: AD Santos, 2010

de 
http://alaynekrys-kids.blogspot.com.br




Por que você deve servir no ministério de crianças


1. AS CRIANÇAS SÃO IMPORTANTES PARA DEUS.
Eu não sei quanto a você, mas eu quero servir de maneiras que são mais importantes para Deus. Não há dúvida sobre a atitude de Deus para com as crianças. A Bíblia nos diz que as crianças são uma bênção de Deus. Enquanto Jesus estava na terra, ele fez questão de acolher as crianças e para afirmar o seu valor. Ele ainda falou sobre a punição para quem quisesse abusar de uma criança. Não se engane, as crianças é importante para Deus. Se as prioridades de Deus são importantes para você, então você deve servir no Ministério Infantil.

2. SERVINDO NO MINISTÉRIO INFANTIL MULTIPLICA SEUS ESFORÇOS A LONGO PRAZO.
Há poucas oportunidades de ministério que lhe permitem impactar o futuro é uma maneira tão direta. Quando você ama e ensinar as crianças neste domingo, também estão influenciando gerações vindouras. Estas crianças vão um dia se tornar pais e os próprios líderes da igreja. Se você quer mudar o mundo a longo prazo, então você deve servir no Ministério Infantil.

3. ALCANÇANDO CRIANÇAS DEVE SER UMA PRIORIDADE PARA A IGREJA.
Está provado que a maioria das pessoas que virão a Cristo fazê-lo quando eles são jovens. Os anos da infância são os anos de maior oportunidade para o Evangelho.Infelizmente, muitas igrejas não fazem mais do que Deus lhes deu. Se você quiser ver as pessoas vêm a Cristo, então você deve servir no Ministério Infantil.

4. SERVINDO AS CRIANÇAS VÃO CONSTRUIR A HUMILDADE EM SEU CARÁTER.
Muitas vezes, aqueles que trabalham duro no berçário da igreja ou da escola dominical não é dado o crédito para o seu serviço. "Longe da vista longe do coração", é a maneira como a maioria das igrejas operar. Enquanto isso pode ser desanimador, eu acho que é uma bênção disfarçada. Como tantos outros atos de serviço feito em silêncio, as recompensas vêm no céu. Mas, no aqui-e-agora, estou feliz por um lugar humilde para servir.

5. SERVINDO AS CRIANÇAS VÃO FAZER VOCÊ UMA PESSOA MAIS PACIENTE.
Ministério Infantil é imprevisível e até mesmo os melhores planos podem ser torpedeado por uma criança destrutiva. Esta é outra bênção disfarçada, trabalhando com crianças vão ensinar-lhe paciência. Onde mais você pode ganhar este excelente fruto do Espírito, em menos de uma hora por semana?

6. O N º 1 DE QUALIFICAÇÃO É O AMOR.
Como um jovem cristão, eu descobri que muitas vias de serviço da igreja foram além das minhas capacidades. Você nunca pode cantar um solo ou pregar um sermão na igreja, mas Deus quer que você encontre um lugar de ministério. Servindo no Ministério das Crianças está aberta a quase todos os cristãos. Se você ama a Deus e seus filhos, então há muitas maneiras diferentes para que você possa ajudar.




* "Jesus - Nosso maravilhoso Salvador"



Retirado do Blog


* "O VERDADEIRO NATAL"




Base bíblica: Lucas 2:1-20

Texto Pra decorar:
"hoje nasceu,
 na cidade de Davi,
 o Salvador
, que é Cristo,
 o Senhor. "
 Lucas 2:14

Objetivos: que a criança ...
·Conheça o verdadeiro significado do natal.
·Desenvolva um coração agradecido ao Senhor pelo seu amor demonstrado a nós enviando seu Filho Jesus para nos salvar..

Quebra-gelo:
 O amor está no ar!!!!
Formar uma roda e dizer que um urso vai nos visitar hoje, um urso (ou outro bichinho de pelúcia que vc tenha). Apresente o urso para todos e diga que eles podem fazer com ele o que eles quiserem. Resultado: Abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim "n" situações.

Quando o convidado (o urso) passou por todos. Diga que cada um deve fazer com a pessoa que estava a sua direita o mesmo que fizeram com o urso. Então com certeza vai dar muitos abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim "n" situações. Nos final de  tudo a reflexão, no tempo de natal é tempo de demonstrar o amor do Pai.

...........

O VERDADEIRO NATAL
- Você já fez todas as suas compras para o Natal?
- Já arranjou um presente para cada pessoa de sua lista: mamãe, papai, seu irmão, sua irmã, vovó, vovô?
- Já pediu o que você quer receber no Natal? Todo mundo agora está pensando em presentes, em TROCAR PRESENTES.

No Natal, todos pensam em FESTAS também: comidas especiais, roupas novas, decorações
natalinas. E quase sempre está incluída uma árvore de Natal.
Para a maioria das pessoas, estas coisas são as mais importantes no Natal, mas na realidade
há um motivo melhor do que presentes e festas para termos no Natal. O motivo do Natal é que Deus nos AMA. Ele nos criou, mas por causa da nossa INIQUIDADE, nosso pecado, nós
perdemos a comunhão com Deus. Quer dizer que deixamos de ser amigos de Deus.
Deus precisava nos castigar por causa do pecado - e o castigo do pecado é a morte. Mas como
Ele nos ama, Ele quis providenciar alguém para tomar castigo em nosso lugar. Não poderia ser
qualquer um. Teria que ser alguém perfeito. A única pessoa que poderia ser o nosso Salvador era, então, o próprio Filho de Deus. E no primeiro Natal, o Senhor Jesus veio ao mundo como um NENÊ.

Ele nasceu num lugar humilde - numa estrebaria - e foi deitado numa manjedoura. Mas, apesar do lugar pobre onde Seu Filho nasceu, Deus anunciou o Seu nascimento de um modo todo especial.

Um ANJO apareceu a alguns pastores que estavam cuidando das suas ovelhas, e ele contou que o Salvador havia acabado de nascer. Depois apareceu uma multidão de anjos LOUVANDO a Deus pelo nascimento deste Nenê especial. Eles cantaram: "Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem" (Lc 2:14)

Deus também anunciou o nascimento de seu Filho através de uma ESTRELA, e isto chamou a
atenção de alguns homens sábios do oriente, que saíram de sua terra para visitar o Nenê e Lhe
dar presentes. A luz daquela estrela guiou os homens até o lugar onde o Senhor Jesus estava, e
eles O adoraram.
Alguns anos depois, quando o Senhor Jesus tornou-se um homem crescido, Ele falou: "Eu sou a
LUZ do mundo" (João 8:12). É só Jesus que pode tirar a escuridão do pecado de nosso coração
(João 8:12).

E como Ele pode fazer isto? Ele morreu por nós - tomando o nosso castigo sobre a cruz. Ele foi
sepultado e depois de três dias voltou a viver. Ele quer entrar no coração de cada pessoa para
tirar o seu pecado, mas Ele só faz isso quando é convidado. Você já O convidou para ser o seu
Salvador? A Bíblia diz: "quem crê no Filho tem a vida eterna" (Joã o 3:36). Você pode convidá-LO agora mesmo. (Dar oportunidade para as crianças aceitarem a Cristo como Salvador).
Quando temos a Cristo como nosso Salvador, precisamos contar esta boa notícia a outros. Não
com timidez ou preguiça, mas com ousadia.

O Senhor Jesus veio, e Ele merece que celebremos o Seu nascimento. É bom que tenhamos
festas e troquemos presentes. Mas nunca devemos nos esquecer do principal motivo pelo qual
celebramos o Natal - Cristo veio a este mundo para morrer pelos nossos pecados e assim nos dar a salvação e a vida eterna.

Perguntas:
·Qual é o verdadeiro significado do natal?
·Porque Deus enviou seu Filho pra nascer igualzinho a gente?
·Porque ele tomou o nosso lugar?

Então alegremos-nos porque nasceu o nosso salvador Cristo Jesus e FELIZ NATAL, um Natal no
verdadeiro sentido este ano.
Líder ore agradecendo pelo nascimento do nosso salvador. Incentive as crianças a contar sobre o verdadeiro natal a outras pessoas.

Atividades. Distribua um desenho de personagem ou animal para cada crianças. Ela deve colorir bem bonito, recortar pela borda e depois você juntamente com eles pregarão as figuras em uma cartolina montando o quadro do presépio.

Uma publicação da APEC adaptado pela Pra. Gabriela.


Retirado do Blog:


"A importância da Ebd no tempo dos Super-heróis."


Homem-Aranha, Batman, Super-Homem, Hulk, Mulher-Gato, Homem de ferro, Thor e os vingadores. Estes são alguns exemplos dos super-heróis que saíram dos gibis, e agora estão presentes nos cinemas gerando bilheterias astronômicas e filas quilométricas de crianças.


Quem nunca viu uma criança, fantasiada ou não, correndo pela casa imitando o seu super-herói preferido. Uma pesquisa realizada pela fabricante de brinquedos Mattel se interessou pelo assunto e, em parceria com o instituo de pesquisa GFK Indicator, realizou um estudo para descobrir qual a influência dos super-heróis na vida dos pequenos.

Segundo os resultados dos estudos os papais e as mamães podem ficar tranquilos! Os psicólogos da pesquisa concluíram que os super-heróis do passado (aqueles que, por exemplo, possuem identidade secreta) agregam valores ao dia a dia dos pequenos, como ética, humildade e, claro, coragem. Isso acontece porque as crianças conseguem se identificar com os heróis, pois, mesmo com superpoderes, eles têm seus momentos de fraqueza e sentem medo.

O aspecto mais interessante da pesquisa foi o modo como ela foi realizada: os psicólogos convidaram meninos de 6 a 10 anos para viver uma historinha de gibi, em que cada um deles se tornou um aprendiz de super-herói. Eles foram observados durante toda a brincadeira e, no momento em que lutavam contra os vilões, os psicólogos perceberam a importância do lado “mal” da história. Os vilões valorizam a existência de um herói e são importantes para que os pequenos saibam não só que o mal existe, mas também que ele pode ser vencido.

Para os professores de Ebd este estudo abre uma nova perspectiva na metodologia de ensino da bíblia, ou seja, o uso mais lúdico dos personagens bíblicos nas aulas de Ebd. Que criança não iria querer ter a fé de Abrão, a força de Josué, a inteligência de Moisés ou a coragem de Davi. Todos os personagens bíblicos são heróis em potencial, e cabe ao professor de Ebd tirar da história de cada um deles os elementos educacionais e princípios bíblicos para a vida da criança, como coragem, fé, amor, esperança, etc.

A utilização dos personagens bíblicos na educação da criança, não é uma fuga da realidade bíblica, mas sim, um exercício inevitável de fantasia da criança. Fantasia está que faz parte do desenvolvimento humano. Pois, esta brincadeira de imitação é uma forma da criança se aproximar do personagem e com ele se identificar. Essa identificação no mundo da fantasia pode ser muito benéfica, pois o professor orientará a criança na interpretação correta da vida do personagem bíblico e na sua aplicabilidade para o mundo da criança. E assim, no futuro veremos as nossas crianças brincando de ser Davi, Elias, Josué...

Adaptado: Revista Nova Escola.

Wades André
Pedagogo
Portal ebdbrasil


* "A Mosca no Perfume"

Pr.Eloi

Eclesiastes 10.1
 Introdução
  1. Parece que o perfume é uma das artes mais antigas da humanidade.
  2. Alguns acham que perfumes são bobagens (alguns são até alérgicos)! Vão dizer: 
  3. “O que importa é a beleza por dentro, é o bom cheiro interior... as pessoas não deveriam se preocupar com seu aspecto exterior”.  
  4. Mas parece que o próprio Deus gosta de perfume.   Gênesis 8:21“O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: Nunca mais amaldiçoarei a terra...”.
  5. No livro de Êxodo, quando vemos os preparativos para o Tabernáculo, a instituição dos sacrifícios, descobrimos que o próprio Deus pediu perfume:  
 “...o Senhor disse a Moisés: Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática, seis quilos de cássia... e um galão de azeite de oliva. Faça com eles o óleo sagrado para as unções, uma mistura de aromas, obra de perfumista. Este será o óleo sagrado para as unções." 
Êxodo 30.22-25: 
     5.  Deus também pôs o perfume na natureza:  
  1. Flores (rosa, dama da noite...). O cheiro de certas árvores: eucalipto, cedrinho...
  2. O gosto por perfume dos animais é diferente do nosso: Os Cães e gatos reservam seu território com o cheiro da urina (é por isso que o cachorro cheira cada poste: para saber quem é o dono daquele território).  
6. O mau cheiro desagrada (alguns são insuportáveis).  
  1. a)    Já teve a oportunidade de fazer uma longa viagem de ônibus com alguém que esqueceu de tomar um banho?  
    7. Agora, o bom cheiro agrada!  
  1. E o texto fala disto –uma arte antiga em Israel: a do perfumista.  
  2. Ele está lá, com um recipiente grande de perfume. Caiu uma mosca, uma pequena mosca, na sua bacia, na panela de perfume. Mas ele não viu (o perfume precisa ficar um certo tempo para curtir). O homem descuidou e a mosca caiu, apodreceu – a pequena mosca estragou toda a panela de perfume!  
 8.    Interessante a Bíblia ter registrado isto: uma coisa tão pequena cai em algo grande,  e acaba todo o bom cheiro (na realidade, a decomposição da mosca, faz com que o perfume perca efeito).  
  • 9.    Observe o que está por trás do texto: O pequeno, estraga o grande. O menor, acaba com o maior. O desagradável extingue o agradável. É o problema da mosca no perfume.  
  • 10. Quantas vezes nós temos moscas no nosso perfume:
    11. Quantas famílias que são seriamente prejudicadas, por uma pequenina mosca, que tem caído no recipiente de seu perfume, anulou o efeito.
    12.Quantas vidas, estão arruinadas, porque uma pequena mosca pousou sobre seu jarro de perfume e acabou com ele para sempre.  
    Com base nestes princípios eu gostaria de compartilhar duas verdades hoje à noite:
     I. TOME CUIDADO COM O PODER DAS PEQUENAS COISAS QUE NÃO PRESTAM.
    1. Quem é que dá atenção à uma mosca morta? (um animal morto: cavalo, cachorro, ainda chama a atenção, mas uma mosca morta – quem dá atenção numa mosca morta? Para que serve, pequena e imprestável! 
    2. Só que esta pequena mosca, dentro do vasilhame de perfume, estragou o muito.  
    3. As pequenas coisas, esta é a lição, causam grandes efeitos.  
      1. É isso é que Eclesiastes 10.1 diz logo à frente: “também um pouco de    insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”.  
      2. A pessoa tem uma vida inteira de honra e de dignidade, mas uma mosca, uma pequena mosca de insensatez, arruína toda sua honra e toda a sua dignidade.  
      3. A palavra traduzida por “insensatez” ou “estultícia”, é um termo hebraico que significa tolice.
      4. A pessoa tem uma vida pautada por honra e dignidade toda a sua existência, mas por vezes, cinco minutos de tolice, só cinco minutos de tolice, são suficientes para arruinar a sua vida para sempre.  
      5. Podemos educar um filho por vinte anos, e cinco minutos de conversa com um traficante num banheiro da escola, porão abaixo os vinte anos de educação.  
      6. Eduque uma moça dezoito anos, e cinco minutos de conversa com um sujeito malandro, atoa, poderão jogar os dezoito anos fora.
    1. Como é que um pouquinho, uma mosquinha só de tolice,  de insensatez, pode arruinar uma vida inteira de dignidade?
    2. Veja só o relato de um homem (rei Ezequias), que é mostrado na Bíblia como um dos grandes reis de Israel. – veja como este homem teve um pouquinho só de tolice e como este pouquinho de tolice acabou com a sua vida:  (II Reis. 20:12)
    3. E aí, Ezequias reconhece a tolice que fez, v.19:
    4. Ele recebe o inimigo, (hospeda o inimigo, põe o inimigo dentro da sua casa e abre a guarda). Mostra tudo que tem para o inimigo.  
    5. E Ezequias não sabia que estava cavando sua própria ruína.  
    6. Amados: para nós fica uma advertência muito grande, que eu gostaria que vocês guardassem no coração:
    10. Por vezes, nós arruinamos a nossa vida por uma ninharia.
    a)  Quantos casamentos não foram destruídos por cinco minutos  de tolice?  
    1. Quanto moço e quanta moça não se arrependeu para o resto da sua vida de cinco minutos de insensatez, de tolice?  
      11. Quanto perfume jogado fora, por causa de uma pequena mosca?
      12.Cuidado com as pequenas coisas:
    1. Cuidado com o que você lê.
    2. Cuidado com o que você fala.
    3. Cuidado com o tipo de conversa que você gosta.
    4. Cuidado com certas amizades que deveriam ser cortadas logo no início.
    II. CORTE A INFLUÊNCIA DO QUE NÃO PRESTA SOBRE O QUE  PRESTA.  
    1.  Não é a mosca que fica perfumada – é o perfume que fica podre, é o perfume que apodrece.
    1. É o pequeno que estraga o grande.  
    2. O perfume ficou invalidado. A mosca apodreceu e com ela o perfume.  
    2. Amado: O poder do mal é terrível!  
    1. Já notou que nós não pegamos saúde de ninguém?  
    2. Fique do lado de uma pessoa cheia de saúde, você não vai pegar a saúde dele... Mas fique do lado de uma pessoa que está fungando o nariz e espirrando o tempo todo... você ficará gripado.  
    3. Saúde nós não pegamos dos outros, mas imediatamente pegamos doença dos outros. É incrível a capacidade do mal.  
    4. Agora eu quero ler um outro texto da Bíblia: (Ag 2.11,12)
    5. Tocou em alguma coisa que não presta, ficará imprestável.
    6. Esta é a influência do que não presta sobre o que presta.
    7. Desta influência precisamos aprender: Fugir do mal, fugir do erro, fugir do pecado.  
    8. FUGIR DESTAS COISAS não é covardia!
    A História De Um Domador De Serpentes. Um homem de circo, que havia começado a domar uma serpente quando ela ainda estava da espessura de um dedo e ele a vinha domando há anos. Durante as apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo a uma ordem sua e depois se desenroscava. Mas a uma certa hora dessas apresentações, alguma coisa estava errada: a serpente não se desenroscou, e o homem estava com dificuldade para respirar. A serpente foi apertando, apertando e pouco a pouco o auditório ouviu o barulho de ossos serem quebrados... a serpente o matou.  
    Ele pensou que a tivesse sob o domínio e que ela obedeceria as suas ordens a qualquer momento. Ele a tinha sob controle desde quando era da espessura de um dedo e poderia então tê-la apertado e matado, mas ele a alimento, brincou com ela, compartilhou a sua vida com ela, até que por fim ela o matou.  
    Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida:  
    Preste atenção à isto, se você é um moço, adolescente, ou mesmo uma pessoa já madura, escute:  
    Fazemos concessões em relacionamentos, em práticas, em atitudes e na área moral, brincamos com coisas que sabemos são daninhas à nossa vida e julgamos que a qualquer momento podemos nos livrar daquilo, e um dia, surpresos, descobrimos que não tem mais a espessura de um dedo e que não podemos mais esmagar em nossas mãos aquilo nos dominou.  
    Nenhum de nós é tão forte como pensa. Por isso:
    Cuidado com o que lê
    Cuidado com o lugar por onde navega na internet
    Cuidado com os pensamentos
    Cuidados com más companhias
    Cuidado com as pequenas coisas que estragam a vida! ...uma mosca morta estraga o ungüento do perfumista.  
    Mas há uma outra questão, e para não terminar tão negativamente, quero lhe dizer:
    Assim como Deus gosta de perfume, e pôs perfume na natureza, Ele também pediu perfume no culto.  
    As pessoas que são crentes são chamadas de “Perfume de Cristo”: 2Co 2.15: “...para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo...”.  
    Se você é um crente, você é o bom perfume de Cristo, tanto na igreja como lá fora, diz Paulo.
    Conclusão
    Agora, uma pergunta deve encerrar a nossa consideração nessa noite
    Quais aqui são crentes (façam assim)... a pergunta é: 
    Que tipo de perfume sou? ...Perfume que atrai? Perfume que chama atenção? Que enleva?  
    Ou um mau cheiro, apodrecido por moscas mortas que caíram na nossa panela de perfume?  
    Será que, como pessoas crentes, nosso perfume, o nosso caráter, as nossas atitudes têm cheirado bem ou cheirado mal?  
    Agora, se você ainda não é um crente, se ainda não foi transformado em perfume de Cristo, e até o dia de hoje, sua vida cheira mal, suas atitudes cheiram mal, sua conversa cheira mal, seus pensamentos cheiram mal...  
     Há poder de Deus neste lugar, e você poderá ser tocado por ele e ter a sua vida mudada hoje.
    ...........





     
      


    ..........


    de http://alaynekrys-kids.blogspot.com.br


    * "QUEM FOI O CULPADO?"

    PREPARAÇÃO

    - Faça sete pontos de interrogação nas cores indicadas abaixo.
    Faça o ponto de interrogação com o pontinho em baixo.

    LIÇÃO(Ponto cor PRATA)
    Quem foi o culpado da morte do Senhor Jesus? Quem foi o culpado de Jesus ser morto na cruz?
    Foi um dos discípulos do Senhor Jesus, o traidor Judas, que vendeu Jesus por 30 moedas de prata e dirigiu seus inimigos ao lugar de oração no Jardim do Getsêmani?

    (Ponto cor Preto)

    Foi a multidão zombando d'Ele, ou algum de entre a multidão que mentiram contra Ele e ainda dizia ser religioso.

    (ponto cor purpura)
    Foi Herodes, cujo desejo era ver Jesus realizar um milagre especialmente para ele, e, que quando Jesus se recusou a fazer o milagre, desprezou Jesus e O devolveu para Pilatos, vestido com um manto aparatoso? (Lucas 23.11)

    (ponto cor Azul)
    Foram os sacerdotes, que não aceitaram a identidade de Jesus, e ainda incitaram a multidão a pedir que Barrabás fosse solto?

    (Ponto cor Amarelo)

    Foi Pilatos, o governador, que três vezes disse não ter encontrado em Jesus culpa alguma, e ainda assim, o entregou para ser crucificado? Certamente ele mostrou que era covarde, pois sentiu medo da multidão e temeu perder sua posição.

    (Ponto cor Vermelho)

    Foram os soldados romanos, que fizeram a coroa de espinhos, que zombaram, maltrataram, cuspiram e bateram em Jesus? Que pregaram suas mãos e pés e o crucificaram?

    (Ponto cor Verde)

    Pode ter sido você ou eu? Foi por nosso pecados que Ele morreu. (I Pedro 2.24) 
    (neste ultimo ponto sugiro que pregue com durex, um espelho no ponto. Leve a frente da criança e faça a pergunta acima)

    CONCLUSÃO: 
    Não, nem eu, nem você é quem matou Jesus.
    Jesus disse que Ele deu sua vida espontaneamente (João 10.18)
    Jesus não quer que sejamos punidos por nosso pecados. Ele quis voluntariamente pagar o preço com sua própria vida.





    Retirado do Face de Elisangela Pires Reis
    de http://alaynekrys-kids.blogspot.com.br


    * "VOCÊ E SUA BÍBLIA"

    Ilustração: 


    “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,
     e luz para o meu caminho”
    Salmo 119:105



    Textos adicionais: João 3:16; 14:6; Romanos 5:8; I Pedro 5:8; Hebreus 4:12.

    Material Necessário
    Uma Bíblia grande
    Mapa rodoviário
    Um coração vermelho
    Figura de espada (ou uma espada de papelão)
    Figura de uma lâmpada acesa
    Um espelho de bolso
    2 biscoitos ou pão

    Modo de Preparar
    Coloque todos os objetos sobre uma Bíblia grande, na devida ordem. Você pode fazer a espada de papelão ou utilizar uma figura. Coloque também a figura colorida de uma lâmpada, o espelho e o mapa rodoviário.
    Escreva os versos bíblicos em uma folha de papel e coloque essa folha sobre a Bíblia aberta para que possa ler as passagens bíblicas no momento próprio.

    Mensagem
              Ao empreendermos uma viagem, normalmente levamos um mapa rodoviário para que possamos nos certificar de que estamos indo na direção certa (pegue o mapa que está sobre a Bíblia). A Bíblia assemelha-se a um mapa rodoviário, pois nos diz o rumo a seguir. Jesus disse:
     “Eu sou o caminho, 
    e a verdade, 
    e a vida” 
    João 4:16

              A Bíblia é também uma história de amor para nós (segure o coração). Esta é a maior história de amor já contada. A Bíblia nos diz que Jesus nos amou de tal maneira, que entregou a sua vida por nós. Agora temos um lar no Céu (João 3:16; Romanos 5:8).

              A Bíblia, simbolicamente, é também como uma espada. Necessitamos nos defender do inimigo ou de influências prejudiciais com “essa arma”, pois Satanás “anda em derredor, rugindo como leão” (I Pedro 5:8). Mas esta espada (mostre a espada ou figura) é “viva e eficaz” (Hebreus 4:12).

              A Bíblia é como uma lâmpada para nós (mostre a lâmpada). Nunca precisaremos andar nas trevas, pois a Bíblia sempre ilumina o nosso caminho (peça a uma criança para recitar este verso): “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105), depois, repita-o com todos.

              A Bíblia é também como um espelho (mostre o espelho). Ao nos olharmos no espelho, ele mostra quando nosso rosto está sujo. A Bíblia nos ajuda a ver o pecado que está em nós e, ao vê-lo, podemos abandoná-lo para sempre.

              A Bíblia é alimento para nossa alma (mostre os biscoitos ou o pão). Como nosso corpo natural não pode viver sem alimento, da mesma forma, o corpo espiritual também não pode ficar sem se alimentar e este é o melhor alimento – a Palavra de Deus. Estudar as Escrituras é como se alimentar (coma parte do alimento).

              Para sermos cristãos saudáveis, necessitamos ler a Bíblia. Onde mais poderíamos ver nossas faltas? Como poderíamos ser espiritualmente alimentados? Como poderíamos nos defender sem uma espada?

    REFLEXÃO

               Quantos de vocês possuem uma Bíblia? E quantos querem fazer o propósito de lê-la, cada dia? Vamos então orar a Deus para que Ele possa nos ajudar a manter com Ele uma comunhão diária, por meio do estudo da Sua Palavra e da oração. Certamente, estaremos bem alimentados espiritualmente e seremos muito mais felizes!