sábado, 22 de outubro de 2022

21 Dias com "João" com Tamy Silva

 • João 1 •

          O Evangelho de João é um dos mais profundos da Biblia. Ao contrário do que fazem os outros Evangelhos sinóticos, João apresenta Jesus sobre a perspectiva da eternidade (João 1.1).

          Enquanto os outros autores apresentaram a genealogia humana de Jesus, João vai direto para a eternidade e aponta direto para o DNA de Deus que há no Jesus homem.

          Em João 1 o autor começa nos mostrando que o Filho de Deus está com Ele desde a eternidade.    Participando inclusive da Criação em Gênesis 1.

          Em João 1.6-9 o autor nos mostra que embora todos sejamos criados por Deus, nem todos nós somos filhos de Deus. Mas somente quem recebe Jesus como seu Senhor e Salvador de sua vida, é que se torna filho de Deus.

          Por intermédio de Jesus Cristo uma nova aliança e superior aliança entre Deus e os homens é estabelecida. Ela havia sido prometida no Antigo Testamento através do Profeta Jeremias e através do Profeta Ezequiel.

          Onde, por meio deles o Senhor promete que colocaria a sua Palavra em nossos Corações e nos daria um espirito e vemos que isso se cumpre perfeitamente através de Jesus.

          Devido à popularidade do seu ministério, as pessoas começaram a perguntar a João, se ele era o Messias. A resposta de João Batista é inspiradora, ele diz que é apenas uma voz que clama no deserto.

          Acho essa uma resposta sensacional!

          Porque a todo momento as pessoas estão querendo saber quem nós somos, e querem nos rotular de alguma maneira.

          João Batista que não devemos nos importar com os rótulos. De acordo com seu posicionamento, devemos nos preocupar em cumprir a nossa missāo.

          - Os relatos dos primeiros discípulos de Jesus

         Os primeiros discípulos de Jesus, eram seguidores de João Batista. E é sensacional ver que havia neles uma expectativa para conhecer aquele sobre quem João falava.

          Eles aguardavam ansiosamente a revelação desse Cordeiro, de que era seu mestre. Por isso que quando virama Jesus, ja ficaram com ele ali aquele restante dia (João 1.35-42).

          Em seguida o Senhor Jesus vai recrutar mais alguns discípulos, mas nesse quero destacara vocação de Natanael para mim uma das mais belas.

          Aconteceu que Felipe foi ao encontro de Natanael e falou sobre Jesus como o Messias prometido e que ele vinha de Nazaré (v.v 45).

          Contudo, Nazaré era uma pequena comunidade de onde nunca tinha vindo o Profeta. Além disso, não tinha nenhum tipo de centro comercial. Nazarê era uma cidade do interior e, à época, insignificante.

           Por isso que Natanael pergunta a Felipe se alguma coisa boa poderia vir daquele lugar.

          Quando Natanael se aproxima de Jesus, o Senhor fala como se já o conhecesse e como se soubesse o que ele estava fazendo.

          Diante das palavras de Jesus, Natanael é o primeiro a reconhece-lo como o Filho de Deus, como o Messias de Israel. Com Natanael, vejo que precisamos ser pessoas sensiveis a Jesus e as suas palavras. A revelação do propósito de Deus para nossa vida nos faz entrar em um novo nível de vida onde coisas extraordinárias acontecem.

          Ou seja, a descrição de João 1 nos mostra que servimos a um Deus Exaltado. Servimos ao Verbo da vida que veio a Terra para se relacionar conosco.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 2 •

          Em João 2 vemos que o Senhor Jesus vai operar com seu primeiro milagre, que é transformar água em vinho e podemos tirar muitas e preciosas lições para as nossas vidas, famílias e casamentos.

           Alguns dias depois de ter sido batizado, Jesus Cristo foi a um casamento em Caná da Galileia e com ele estavam sua mãe e seus discípulos que haviam sido recrutados até o momento.

          Em João 2.32 lemos que o vinho acabou e Maria a māe de Jesus foi falar com ele. Fica implicito aqui, mas a intenção de Maria era que Jesus operasse algo miraculoso, algum sinal. Parece que ela estava ansiosa para que Jesus se revelasse ao mundo.

          Isso porque Maria era a única que sabia que Jesus era o Filho de Deus e ela esperava desde a sua maternidade que seu futuro era incrível.

          O primeiro sinal que Jesus realizou foi em uma festa de casamento. O que isso nos ensina?

          Que o Senhor Jesus tenha prazer em cuidar da nossa família. Em trazer alegria aos nossos lares, em nos proporcionar momentos de diversão. Provavelmente a festa teria acabado sem o vinho e uma grande vergonha recairia sobre os noivos e seus convidados.

          O presente de Jesus para os noivos foi o melhor vinho. A presença de Jesus garante a presença da alegria, da satisfação, do cuidado e do amor de Deus sobre a família.

          Após isso, em João 2.13-16 o Senhor Jesus Purifica o Templo quando os cambistas e os que vendiam animais dentro dele, estavam mais interessados em lucro do que na vontade de Deus.

          Estes cambistas fizeram acordo com o sacerdote e parte do dinheiro arrecadado com a venda dos animais era destinada a eles Precisamos ter cuidado com as igrejas que estão transformando a casa de Deus em um verdadeiro mercado.

          Dízimos e ofertas devem ser recolhidos para manutenção do Templo e dos ministros que servem na casa do Senhor.

          Devemos ter cuidado com igrejas que prometem coisas grandiosas em Nome de Jesus, mas que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

          O capítulo termina com João nos contando que Jesus não confiava nos fariseus porque sabia como eram maliciosos e maus.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 3 •

          O capítulo de João 3 é com certeza um dos mais belos e importantes para a revelação de Jesus Cristo para a humanidade. Ele é um dos fundamentos para a doutrina cristã e carrega em seu conteúdo versículo bíblico, mais lido de todos os tempos, João3:16.

          Em sua resposta a Nicodemos, o fariseu, o Senhor Jesus revela o plano de salvação que se revela através de sua missão e ministério. Vemos que quem invocar a Jesus como Senhor e Salvador, tem a vida eterna, mas quem não crê, já está condenado. Nicodemos era um fariseu muito respeitado entre os judeus, uma autoridade entre eles. Certo dia, intrigado pela forma como Jesus ensinava e operava milagres, decidiu procurá-los, para conversar.

          Para ele, aquele encontro podia ser muito embaraçoso, caso os fariseus soubessem, por isso el foi procurar Jesus à noite. Tendo chegado a casa onde o Mestre está, Nicodemos vai direto ao ponto, ao que tudo indica. Em suas palavras, ele deixa claro que acredita que Jesus veio de Deus, os sinais e maravilhas que Ele opera confirmam isso.

          Como se não tivesse ouvido o que Nicodemos falou, Jesus Ihe diz que ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. As palavras de Jesus deixam o sábio Doutor confuso. Ele não compreende como alguém velho comno ele, pode nascer de novo. Voltaria ao ventre da mãe -pergunta, em um ar de sarcasmo. Jesus então "esclarece" dizendo que ninguém herdará o Reino de Deus, se não nascer de novo, da água e do Espírito.

          Ainda sem entender, Nicodemos pergunta como funciona este novo nascimento. Sem muita tolerância a sua falta de entendimento, Jesus questiona como ele pode ser Mestre em Israel. E Ihe diz que não está falando ainda das questões espirituais, apenas das terrenas.

          Aparentemente, a rispidez de Jesus é em resposta ao sarcasmo de Nicodemos com relação ao fato de o Senhor ter dito que ele precisava nascer de novo. Após isso, o Senhor Jesus começa a falar sobre a sua missão. Comparando-se com a serpente que Moisés levantou no deserto, Ele declara que igualmente será levantado. E todo aquele que colocar nele seus olhos e esperança, terá a vida eterna.

          • Jesus e a revelação do amor de Deus

  O amor de Deus é grande e imensurável. Tanto que Ele enviou Jesus para morrer em nosso lugar, como expiação pelos nossos erros, e nos reaproximar de Deus em uma comunhāo consistente e eterna.

Aquele que acreditar que receber Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, tem a vida eterna, assegurada em Deus.

          O Senhor continua a conversa com Nicodemos, descrevendo que foi enviado, não para destruir a vida das pessoas, mas para que elas fossem salvas. Porque na verdade, destruídas nossas vidas estão, sem Cristo.

          Contudo, quem não crê em Jesus dessa forma, já está condenado. Crer aqui, não é consciência de que existe, mas devoção sincera.

          Por isso Ele diz que como luz, veio ao mundo, mas tendo visto a luz as pessoas preferiram as trevas. Isto significa, que mesmo tendo consciência de que Jesus existe, muitas pessoas escolhem não servi-lo e continuam a praticar e amar o pecado.

          Assim sendo, quem ama o pecado odeia a justiça de Deus e não se aproxima dela, para que suas más obras não sejam reveladas. Por outro lado, o arrependimento nos aproxima de Deus e da revelação de Sua vontade.

          • Jesus vai para a Judeia

          A partir daqui, o Senhor Jesus começa seu ministério. Para tal, ele vai com seus discípulos para a Judeia, onde as primeiras conversões e batismos começam a acontecer. Muitas pessoas o procuravam para ouvir sua mensagem e arrependidas eram levadas as águas. Isso nos mostra o quanto o Senhor Jesus era dedicado a missão. Viajou centenas de quilômetros a pé, sempre ministrando e curando, sem nenhum conforto na maioria das vezes, com o intuito de aproximar as pessoas da pessoa de Deus.

          • A parábola do noivo e do amigo do noivo

          Em seguida João conta a parábola do noivo e do amigo. Onde ele, João é o amigo do noivo (Jesus), e ao ouvir sua voz se enche de alegria. Por fim, João Batista declara que com o relato de que Jesus e os discípulos estão pregando, sua alegria se completa (João 3.29-30). E, que de agora em diante, é necessário que o nome de Jesus cresça e o dele, diminua.

          • A missão de Jesus em relação ao mundo

          João encerra o capítulo apresentando a distinção de importância entre o envio e missão de João Batista e o de Jesus. O Filho de Deus veio do céu e está acima de todos os que foram enviados antes dele. João Batista, por mais nobre e dedicado que seja, veio da terra (João 3.31-36).

          O testemunho de Jesus é superior, e quem nele crer, confirma a obra de Deus por seu intermédio. Jesus recebe a plenitude da bênção de Deus e do seu Espírito e tudo o que pertence ao Pai, foi entregue a Jesus.

          Por isso, quem acredita que Jesus é o Filho de Deus, tem a vida eterna, e quem o rejeita, atrai a ira de Deus sobre si, ficará em desespero no ultimo dia.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 4 •

          Em João 4, vemos uma das conversas mais significativas de toda a Biblia. Jesus propositalmente seguiu seu caminho passando por Samaria, uma região odiada pelos judeus, para ao meio-dia conversar com uma mulher samaritana que em seu contexto social era rejeitada por suas escolhas e estilo de vida de pecado. Ao invés de evitá-la, Jesus foi ao seu encontro. Rapidamente ela percebeu que estava diante de um profeta de Deus e abriu seu coração diante dele.

          Ela queria adorar a Deus de maneira real, pois, perguntou ao Senhor qual o lugar de adoração aceitável a Deus: Jerusalém ou Samaria?

          O Senhor respondeu que Seu Pai está a procura de verdadeiros adoradores. O lugar em si, deixou de ser importante. Ele procura pessoas que o adorem em espírito e em verdade.

          Essa revelação repercute até hoje. Não é a intenção de Deus criar um grande grupo de religiosos, mas verdadeiros adoradores. Filhos! Ele deseja ter um relacionamento real Conosco.

          • Jesus e a mulher samaritana 

          Nós vemos uma das narrativas mais lindas da Bíblia. E o encontro entre o Senhor Jesus e a mulher samaritana (João 4.1- 30). E interessante que no primeiro momento ali no versículo 7 o Senhor Jesus começa pedindo. Ele está cansado da viagem, está com sede e seus discipulos saíram para comprar comida na cidade. Naquele momento Jesus está sozinho.

          E claro que na soberania de Deus tudo isso foi calculado. E a Biblia diz também que era necessário a Jesus passar por ali, ou seja, o Senhor Jesus não trabalha com fatores aleatórios. Na soberania de Deus todos os seus passos e suas decisões são calculadas.

          O fato daquela mulher ir até ali para tirar água do poço em um horário não convencional, e ser abordada pelo senhor Jesus nos mostra o quanto Deus age para cruzar nosso caminho. Ao ve-la Jesus pede um pouco de água.

          • Como sendo tu judeu

          A mulher samaritana estranha a atitude de Jesus porque ela reconhece ao olhar para ele, que ele é um homem judeu (João 4.9). E como um homem judeu está pedindo a ela que é uma mulher samaritana que lhe de água, visto que existia uma rixa social, um preconceito entre eles?

          Primeiro o senhor Jesus pede acesso ao nosso coração. Ele vem até nós, fala conosco e tenta nos convencer do pecado da justiçae do juízo. Ele está sempre, por meio de sua graça e de sua palavra, criando uma série de situações em nossa vida que nos atraiam até ele.

          Contudo, muitas vezes nós não o compreendemos assim como a mulher samaritana não conseguiu compreende

          •Você não tem como

          A segunda atitude dela em relação a Jesus é limitar o seu poder (João 4.11). A mulher samaritana diz a Jesus: "você não tem como", diz ela a Jesus ao perceber que ele não tinha com que tirar água do poço.

          Isso é mais ou menos o que nós fazemos quando o Senhor Jesus vem até nós, falando ao nosso coração nos mostrando que ele tem soluções para a nossa vida, mas resistimos assim como a mulher samaritana.

          Nós apresentamos resistência muitas e muitas vezes.

          • Eu Sou a fonte

          Mas Deus em sua maravilhosa graça continua insistindo e desejando relacionamento conosco (João 4.13,14).

          O Senhor Jesus diz a mulher samaritana que ela vai beber daquela água e vai voltar a ter sede, mas se beber da água que  Jesus Ihe der, nunca mais terá sede.

          A resposta de Jesus a humanidade caída, ao nosso vazio interior, aos nossos questionamentos com relação ao sentido da vida ou sobre o que é a verdade, são completas

          Jesus é o caminho definitivo para a verdade. A fonte definitiva da vida. Quando desenvolvemos relacionamento sincero com ele, nós não temos mais sede. Não precisamos mais buscar outros caminhos porque ele é a fonte.

          E se você beber dessa fonte, se eu beber dessa fonte a saciedade dessa água, jorrará atė mesmo para a vida eterna.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 5 •

          Em João 5 vemos o relato de cura de um paralítico em Betesda. Há 38 anos este homem estava junto ao tanque de águas que eram movidas pelo anjo. O primeiro que caísse nas åguas era curado, mas em quase quatro décadas ele não conseguiu ajuda de ninguém.

          Vendo a fe e a espera daquele homem, em Deus, o próprio foi ao seu encontro e o curou. Ele certamente não esperava que seu milagre viesse por aquelas vias, mas elas vieram.

          Deus é assim, surpreendente!

          Muitas vezes nos frustramos e desistimos de acreditar, simplesmente, porque nutrimos a expectativa errada. Tentamos adivinhar o que Ele vai fazer, ao invés de esperar por Ele, apenas.

          Vendo milagre, realizado num sábado, as autoridades judaicas questionaram Jesus sobre sua autoridade. O restante do capítulo se desenrola sobre os elementos que validam o ministério de Jesus e sua vocação.

          • Você quer ser curado?

          "Senhor,

 não tenho ninguém que me ajude entrar no tanque 

quando a água é agitada.

 Enquanto estou tentando entrar,

 outro chega antes de mim" 

João 5.5

          Em João 5 vemos o relato de um paralítico que está há 38 anos esperando por um milagre.

          Ali, no tanque de Betesda muitas pessoas recebiam seus milagres e durante esses 38 anos ele viu muitas pessoas entrarem e saírem curadas, mas nada aconteceu na sua vida.

          Até que um dia o Senhor Jesus foi ate ele e perguntou: "você quer ser curado?" Naquele momento o homem começou a dizer a Jesus que não tinha como ser curado porque ninguém o ajudava a entrar no tanque.

          E a condição para ser curado é tocar nas águas, cair nas aguas no momento em que o anjo a agitasse. Mas ele não tinha ajuda para isso.

          Ou seja, ele está dizendo ao senhor Jesus que a sua cura depende da ajuda externa, de uma outra pessoa.

          E exatamente assim que eu e vocé muitas vezes estamos. O nosso problema nāo pode ser resolvido sozinho. De forma, que precisamos de ajuda externa, de alguém ou mesmo da ajuda do próprio Deus. E, a atitude de Jesus diante da necessidade daquele homem é inspiradora.

          • Levante-se

          Sem muita conversa o Senhor Jesus olha para ele e ordena: "levante-se, tome a sua maca e ande!". E ele andou (João 5.8). Naquele momento a vida daquele homem foi transformada por uma ordem do Senhor Jesus. Já ouvi muitas pessoas criticarem este homem porque ele estava ali há 38 anos e nunca tinha sido curado. E quando Jesus foi falar com ele, ele ficou dando desculpas.

          Mas, eu não enxergo dessa forma. Eu percebo ali um homem perseverante. Quantos de nós passaríamos 38 anos esperando por uma cura? Há pessoas que desistem de ser curadas com 6 meses, com 1 ano, ou mesmo quando ouvem um médico dizer "só Deus no seu caso" já se preparam para morrer, como se só Deus não fosse o suficiente.

          Mas, esse homem estava ali há 38 anos, esperando a cura. Acredito que foi exatamente isso que Jesus viu nele: perseverança e fé. Por isso, que dentre toda aquela multidão ele não foi curar outra pessoa. Foi curar aquele homem!

          O senhor Jesus vê a mim e a você no meio das multidöes que nos cerca me conhece exatamente cada uma das nossas necessidades.

          • Você não pode fazer isso, hoje!

          A religiosidade é um problema antigo. E, nós vemos mais uma vez ela se repetindo aqui (João 5.10). Quando os fariseus Viram que o homem tinha sido curado e estava carregando sua maca no sábado começaram a criticá-lo.

          Perceba, que aqueles homens nunca ajudaram o paralítico a ser curado. Mas depois que ele foi curado, eles prontamente o criticaram. Na vida isso vai acontecer muitas vezes! Pessoas que poderiam Ihe ajudar, não vão ajudar. Vão se omitir. Mas, quando você consegue ajuda então elas vāo Ihe criticar.

          Não dê ouvidos a elas. Não se importe com as críticas de quem não faz nada por Você.

          Você só deve dar ouvidos a pessoas que se importam com você. As demais rejeite. Neste caso o homem dá ouvidos a pessoa certa. Ele dá ouvidos a Jesus porque Jesus se importou e o curou.

          Faça isso também. Vamos ouvir o que Deus diz a nosso respeito porque isso m muda a nossa vida.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 6 •

          Em João 6 vemos que uma multidão encantada pelo discurso do Senhor Jesus, pelo seu ensino, passa a segui-lo de forma que não prestam atenção aos mantimentos (João 6.1-15). Elas seguem a Jesus por vários dias seguidos e em determinado momento a comida acaba.

          Alguns teólogos dizem que naquele momento havia cerca de 25.000 pessoas reunidas com o Mestre e seus discípulos. Então, Jesus pega os 5 pāes e 2 peixinhos que os discípulos encontraram, dá graças a Deus e multiplica esses pães e peixes alimentando assim, toda essa multidão.

          Vemos que o nosso Deus é um Deus provedor. Um Deus que cuida das nossas necessidades reais e perceber que essas pessoas não estavam ali por entretenimento, mas para aprender.

          Deus se importa em cuidar das nossas necessidades reais, das minhas e das suas e esse é um dos grandes segredos para que o Senhor Deus ouça a nossa oração.

          • Jesus o pão da vida

          Depois de ver o Jesus multiplicar pães e peixes as multidões ficam maravilhadas com Ele (João 6.35). Eles estavam em um contexto de muita escassez e com Jesus, agora, se eles tinham fome ele multiplicava pāes. Se eles tinham sede, ele providenciava água. Se eles ficavam doentes, ele os curava.

          Então, tudo o que eles precisavam era estar com Jesus. Mas o Filho de Deus percebeu essa relação interesseira e que a multidão não o estava seguindo por quem ele era, mais por causa dos milagres que ele operava. Foi aí que o Jesus começou um duro discurso.

          Jesus faz um sermão começando desde Moisés até os seus dias, dizendo que os seus antepassados comeram os pães no deserto e morreram, mas quem se alimentasse dele jamais voltaria a ter fome. Jamais voltaria a ter sede. Ou seja, Jesus nos convida a desenvolver com um relacionamento, onde ele seja todo o suficiente para nós.

          Jesus espera que eu e você estejamos nele por causa de quem ele é, não por causa do que ele pode proporcionar.

          • Abandonado

          Após ouvir o discurso do Senhor Jesus, as multidões começam a deixá-lo e dizer entre si: "esse discurso é duro demais, quem poderá suportá-lo?" (João 6.66). E o que muitos de nós fazemos durante a caminhada cristã. Queremos que Deus nos dê pão, água para beber e satisfaça todos os nossos desejos naturais, mas quando ele exige de nós compromisso então nós não queremos.

          Quando ele pede para que nós renunciemos às paixões da carne, ficamos endurecidos em nosso coração. Queremos um Jesus muito parecido com o gênio da lâmpada do Aladdin, onde fazemos os nossos pedidos e ele prontamente diz: "Sim!".

          Mas não é assim que funciona.

          Se é isso que esperamos do Senhor Jesus, em algum momento vamos fazer como essa multidão. Vamos deixando de segui-lo.

          • Vocês querem ir também?

           Ao perceber que as multidões estavam indo embora e não iriam mais segui-lo, o Senhor Jesus olha para os seus discípulos e pergunta se eles também não querem ir com embora (João 6.67). Nesse momento, Pedro toma a palavra e diz: "mas para quem nós iremos, se só tu tens as palavras de vida eterna". Ali os discípulos mostraram comprometimento com Jesus e com sua mensagem.

Em outras palavras, Pedro diz ao Senhor Jesus: "nós não temos opção, a quem nós vamos seguir visto que tu és o caminho. O senhor é a verdade. Nós reconhecemos isso. Vamos permanecer com o Senhor!

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 7 •

           Em João 7 vemos que o Senhor Jesus participa das celebrações da Festa dos Tabernáculos. Essa era uma festa que estava na memória do povo de lsrael e os lembrava dos dias em que eles moravam em tendas no deserto e como o senhor Deus cuidou deles durante todo esse processo.

          No último dia da festa e o mais importante, Jesus se dirige às multidões que o cercava e diz: "se alguém tem sede venha a mim e beba". Jesus é a revelação perfeita de quem Deus é, se você deseja ter relacionamento sincero e profundo com Deus vai precisar fazer isso por intermédio de Jesus.

          Porque não existe outro caminho. Não existe uma alternativa. Por isso ele disse: "se vocêtiver sede venha a mim, não vá a outro. Mas não apenas isso, venha e beba!"

          Nós não devemos apenas ir até Jesus, nós devemos ir até Jesus e nos alimentar dele, nos saciar nele, por meio da oração, da sua palavra, por meio do relacionamento diário com ele.

          • Quem crer

          Em seguida o Senhor Jesus continua a sua promessa dizendo que "quem crer", isto é, quem acreditar em sua mensagem, do seu interior fluirāo rios de água viva (João 7.38). Ou seja, do seu interior vai fluir vida que vem direto do trono de Deus.

          Quando cremos em Jesus e desenvolvemos relacionamento com ele, a nossa vida e as nossas escolhas serão afetadas pela pessoa de Deus, pela presença de Deus. Mas isso é para quem crer!

          Porque sim, é possível estarmos em Jesus e não crer nele. E possível estar em Jesus, aproximar-se de Jesus, mas não acreditar em suas promessas. E nesse ponto que perdemos muito. Por isso a promessa é para quem crer!

          • Uma referência ao Espírito Santo

          Nesse ponto do texto sagrado, o apóstolo João faz uma nota de esclarecimento sobre a declaração do Mestre (João 7.39). Ele diz que Jesus estava se referindo ao Espírito Santo que mais tarde eles receberam e nós receberíamos como igreja.

          A importância do Espírito Santo no nosso relacionamento com Deus é determinante, é fundamental. Precisamos ser guiados por ele, o que só acontece por meio da conversão.

          O Espírito Santo e quem nos Comunica a vontade de Deus. E o Espírito Santo quem irá nos impulsionara leitura da Palavra, impulsiona a oração e irá nos impulsionar obedecer e fazer a vontade de Deus.

          Por isso é muito importante que nós não o entristeçamos e que desenvolvamos um coração sensível a sua direção, à sua voz. O Espírito Santo quer morar comigo e com você fazendo do nosso corpo seu tabernáculo, o seu tempo.

          Precisamos cuidar bem dele, ouvindo a sua voz, guardando sua palavra e obedecendo aos seus mandamentos. Fazendo isso nós não teremos mais sede nem fome de Deus, seremos plenos em Cristo.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 8 •

          O capítulo de João 8 começa com o autor narrando o encontro entre Jesus e a mulher adúltera. Na verdade, o encontro era uma armadilha (João 8.1 -11).

          O que aconteceu foi que os fariseus pegaram a mulher no ato, a levaram até Jesus e deixaram o homem ir embora. Eles deixaram claro para Jesus que conheciam qual deveria ser o veredicto para a situação: ela deveria ser condenada conforme dizia a lei.

          Mas, queriam saber o que Jesus dizia a respeito dela.

          Foi quando o Senhor Jesus em uma demonstração da sua soberania e sabedoria disse aquele que năo tiver pecado que atire a primeira pedra. E, movidos pela consciência todos foram embora.

          Quando ficou apenas Jesus e a mulher ele perguntou: "Onde estão os seus acusadores? e a mulher respondeu que nenhum deles havia ficado. O fato é que Jesus não disse que ela é inocente. O fato é que Jesus é gracioso com ela.

          Este exemplo mostra exatamente o que ele fez comigo e com vocė. Nós merecíamos a condenação mas, Ele nos concedeu perdão, mediante o arrependimento.

          No final do texto o Senhor Jesus diz que também não a condena, mas que ela deve abandonar a sua vida de pecado para que coisa pior não viesse a acontecer. Essa é exatamente a proposta que Ele faz a mim e a vocè.

          • "Eu e o Pai Somos Um"

          Os fariseus estavam acusando Jesus de se auto proclamar profeta, Messias ou mestre. Dizendo que ninguém testemunhou a respeito Dele (João 8.12 19).

          Ou seja, tudo o que Jesus fazia não era validado por ninguém. De forma que ele de fato não havia sido enviado.

          Nesse momento, o Senhor Jesus evoca a lei e diz que o testemunho de 2 pessoas é válido. Então, Jesus disse eu dou testemunho de mim mesmo e o meu pai dá testemunho de mim mesmo.

          Nessa Conversa com os fariseus Jesus afirma que Ele e o pai são um. E, com essa afirmação os deixa bastante enfurecido. Eu aprendo com esse texto que nós precisamos saber quem somos em Cristo e quem somos em Deus.

          Não importa necessariamente, o que as pessoas digam a nosso respeito se nós soubermos quem somos em Cristo. Sendo assim, se nós conhecemos o nosso propósito em Deus teremos uma vida abundante apesar do que as pessoas pensam a nosso respeito.

           • A Verdadeira Liberdade

          Continuando a discussão com os fariseus que se diziam livres, o Senhor Jesus deixa claro que qualquer um que vive uma vida de pecado é escravo dele (João 8.20- 36).

          De forma que só é livre quem está em Cristo! Eles eram escravos da lei, da religiosidade, dos seus próprios sentimentos e pensamentos, do seu legalismo e da sua religião.

           O Senhor Jesus nos convida a viver a verdadeira liberdade que é ministrada pelo Espírito Santo, que nos ajudará a viver uma vida abundante em Deus.

          O apóstolo Paulo fala sobre isso aos gálatas afirmando que foi para a liberdade que Cristo vos libertou e por isso devemos permanecer nela. 

          • Filhos do Diabo

          Certos de que eram filhos de Abraão, os fariseus continuavam a debater com Jesus (João 8.37 - 44).

          Porque o senhor Jesus disse em seu discurso que eles não eram filhos de Abraão, pois se assim fosse teriam  realizado o desejo de Abraão e teriam honrado a Jesus.

          O que pode dizer se nós somos uma coisa ou outra são as nossas obras, os nossos frutos. Pois como disse Jesus é pelos frutos que se conhece a árvore. Uma pergunta que eu faço a mim mesmo é quais os frutos que eu estou dando. E, você também deve se fazer essa pergunta. Maior Que Abraão

          O Senhor Jesus encerra seu discurso declarando que é maior do que Abraão (João 8.45 59).

          Essa afirmação com certeza fechou o processo de ira que os fariseus estavam nutrindo contra Ele. Isso deixou eles muito irritados, pois ainda hoje os patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó) são muito respeitados.

          Então, Jesus lhe dizer que é maior do que Abraão era, com certeza, algo que os deixavam muito furiosos. Mas, o fato é que Jesus é sim maior que Abraão!

          E, João começa o evangelho dizendo exatamente isso "No princípio, Ele era o verbo". Ou seja, antes que Abraão existisse "Eu sou", disse o Senhor Jesus. E de eternidade a eternidade. Ele estava no principio com Deus: Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. O Senhor Jesus é Deus, isso e um fato e não há nenhum nome que seja sobre o nome Dele. Ele é o nome que está sobre todo o nome!

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 9 •

         Em João 9 o autor nos mostra o relato da cura do cego de nascença, mais um milagre de Jesus que evidencia sua Divindade. Ao ver o homem cego, e sabendo que havia nascido assim, os discípulos queriam a saber a "causa". Quem havia pecado para que ele nascesse com essa deficiência?

           Eles estavam inseridos em um contexto de fé, que acreditava que deficiências físicas e pobreza, era fruto de pecado. Jesus contraria essa teologia errada, e diz que essa enfermidade era para a glória de Deus. Ao ser curado, o homem fica extremamente feliz e isso é notório a todos. Sabendo quem ele era, elas se perguntam como aquilo pode ter acontecido.

          Jesus deseja se revelar plenamente para cada um de nós e remover todo entendimento errado que temos a cerca de Deus, de quem Ele é e do que Ele faz.

          Para isso, precisamos estar abertos a revelação diária de Deus

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 10 •

          Em João 10, Jesus faz uma de suas declarações mais famosas: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Sua disposição de nos amar foi ao ponto de tirar-lhe a vida, tal é a sua dedicação em nos amar.

          A motivação desta mensagem é o fato de o cego de nascença, curado no capítulo anterior, ter sido expulso da sinagoga. Jesus utiliza o fato para declarar que suas ovelhas viriam até Ele e seriam acolhidas, sem que nenhuma se perdesse.

          Temos um Deus cuidadoso e bom, dedicado. O Senhor Jesus revela o cuidado e o amor de Deus por nós em suas atitudes, ensino, em suportar a oposição e incredulidade daqueles que deveriam representar a Deus.

          Apesar de tudo, em todo tempo, sempre haverá pessoas dispostas a crer e se entregar ao Senhor Jesus. Para honrá-Lo e ser grato, por seu perdão, redenção e cura.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 11 •

          Em João 11, vemos o milagre da ressurreição de Lázaro. Onde o ambiente de tristeza, luto, dor, decepção é radicalmente transformado por Jesus.

          Aqui Ele é identificado como amigo. Jesus chorou com e ao lado daquela família, mesmo sabendo que ressuscitaria Lázaro.

          De fato, o Senhor Jesus é bom!

          Ele nos mostra como devem se comportar aqueles que amam a Deus e como devemos nos comportar para consolar e estender a mão ao próximo.

          Ele poderia ter simplesmente chegado com "pose de super-herói" e desprezado as lágrimas que estavam sendo derramadas.

          Mas não Antes de sarar a dor deles, Ele ficou do lado.

           • Uma tragédia

          Em João 11 vemos que por mais intimidade que tenhamos como Senhor Jesus, coisas ruins acontecerão às nossas vidas, inevitavelmente. Estamos falando aqui da morte repentina de um amigo de Jesus, alguém que pertencia a uma família amada por ele. Quando estava na cidade, era na casa deles que o Filho de Deus ficava.

          Eles se amavam!

          E as palavras das irmās de Lázaro deixam isso bem claro: "Senhor, aquele a quem amas está doente". (João 11.3)

          • "Se estivesses aqui"

          O problema dos desastres na vida do cristão, é que logo pensamos: "poxa, Deus bem que poderia ter evitado isso. Afinal, nos o buscamos tanto".

          A sensação que tenho após quase duas décadas servindo a Jesus, é a de que, inconscientemente enviamos uma mensagem para o trono da graça: "Nos proteja de toda desgraça Deus, é a nossa recompensa por servi-lo".

          E provável que você não admita, mas queremos privilégios por servir a Deus. As palavras de Marta, fala um pouco sobre cada um de nós: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido". (João 11.21)

          • Jesus chorou

          Mesmo que o Senhor Deus permita uma série de coisas difíceis em nossas vidas, é importante saber que ele se importa. Contudo, muitos de nos acha que não, que ele deveria simplesmente facilitar para todos nós, cristãos. Mas não é bem assim! Pense comigo, como haveria crescimento em nossas vidas se tudo fosse fácil? Se não houvesse desafios. Deus se importa. E muito!

          E o versículo 35 deixa isso muito claro, ao dizer que "Jesus chorou". Sempre que leio esse versículo fico pensando: "Por que Jesus chorou, se ele sabia que ressuscitaria a Lázaro?". Porque ele se importa com a nossa dor.

          • "Lázaro, venha para fora!"

          Deus sente a nossa dor. Deus se importa com os muitos abusos, aflições, injustiça e discriminações que sofremos ao longo da carreira cristã, por amor ao seu nome.

          E ele age!

          Na maioria das vezes nós achamos que ele está demorando. Que chegou atrasado. Que está em silêncio, enfim, sempre o cobramos de alguma forma. Mas quando João 11.43 nos conta que Jesus parou a entrada do túmulo de Lázaro e deu ordens para que ele retornasse a vida, podemos perceber que não importa a situação que estamos vivendo.

          Não há limites para o agir do Senhor Jesus em nossa vida!

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 12 •

          Em João 12, o autor do Evangelho nos mostra como Marta, Maria e Lázaro ficaram ainda mais próximos de Jesus após a ressurreição de Lázaro. Eles prepararam um jantar para o Mestre e seus discípulos. Com certeza este foi um momento de maravilhosa comunhão.

          Boas risadas, comida gostosa, descanso e a companhia das pessoas amadas. Aquele era o lugar ideal para recuperar a energia de longas caminhadas, cruzadas evangelísticas e curas.

          Mas, algo surpreendente aconteceu!

          Enquanto, Jesus estava sentado, Maria pegou um frasco com um perfume caríssimo e derramou sobre os pés do Mestre, tão cheiroso era, que o lugar ficou tomado pelo aroma precioso.

          A adoração de Maria é reconhecida por Judas como um desperdício, mas por Jesus ela é vista como preciosa. Era algo profético!

          Não devemos nos importar com o que as pessoas dizem acerca da nossa devoção ao Senhor Deus, devemos sim nos importar com qual será a leitura do Senhor sobre nossa atitude.

          • Maria pegou um rasco de nardo puro

          A oferta que Maria apresenta a Jesus em João 12:1-8 foi pensada. Ela pegou um frasco de nardo puro um perfume caro - que custava o equivalente a um ano de trabalho, e derramou sobre Jesus.

          A Bíblia diz no versículo 3 que "a casa encheu-se com a fragrância do perfume" Que belo exemplo de oferta e adoração!

          O lugar ficou cheio de sua atitude. Maria transformou o ambiente adorando a Jesus, sem se importar Com que o que iriam pensar.

          No entanto, nem todos ficaram felizes. Sim, Judas Iscariotes chamou o ato de Maria de "grande desperdício". Por outro, lado Jesus o repreendeu e exaltou a atitude de Maria.

          De forma que, na vida, eu e você teremos duas escolhas: ou nos importamos com o que Deus diz, ou nos importamos com o que as pessoas dizem. Qual será sua escolha?

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 13 •

          O capítulo de João 13, é marcante. Isto porque a partir de João 13.1, até o capítulo 17.26, temos a descrição da última noite e das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos antes de se entregar para o sacrifício voluntário na cruz em nosso lugar.

          Ainda como as imagens nítidas em sua mente 60 anos após o acontecimento de tudo, João descreve com riqueza alguns detalhes que Mateus, Marcos e Lucas nāo relataram.

          A atitude de Jesus em lavar os pés de seus discípulos, por exemplo, é algo que todo cristão deve ter nítido em sua mente. Sendo Senhor e Deus, Ele se curva diante de seus discípulos como servo deles e lava seus pés marcados pelo tempo, pela poeira e pelo esforço.

          Em breve, aqueles pés o representariam todo o mundo, e o Mestre faz questão de dizer o quanto nos ama através dessa atitude.

          Foi aqui que Ele instituiu a Santa Ceia e deu instruções sobre como o memorial deveria ser celebrado e os instruiu ao amor fraternal, uns com os outros.

         • "Senhor, vais lavar os meus pés?"

          E constrangedor estar diante de Deus e saber que não merecemos seu cuidado, amor e dedicação. Isso acontece porque temos certeza de sua soberania e grandeza. Na verdade, o que acontece é um misto de constrangimento e admiração.

          Quantas vezes em nosso relacionamento com Jesus não nos sentimos como Pedro?

          Nos sentimos indignos, sujos, um fracasso e não poucas vezes, queremos desistir de nós mesmos. Mas é nesse ponto que vemos o Filho de Deus, de joelhos, com uma toalha e bacia, segurando nossos pés sujos com cuidado e todo amor que há nele.

          Atento à cada sujeira, sua missão é nos limpar.

          O que Jesus fez aos pés dos discípulos é um resumo do que ele quer fazer comigo e com você por toda a nossa vida. Não desista de si mesmo. Porque ele nāo desiste de você!

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 14 •

          Em João 14, Jesus continua instruindo seus discípulos sobre vários assuntos relacionados a como será após sua partida. Ele garante que será necessário deixá-los, mas que voltará. Jesus os estimula a ter paz.

          Mesmo diante de um cenário de dor e morte, o Mestre dirige palavras de confiança a seus discípulos. Isso éfruto de sua unidade com Deus Pai.

          Com isso ele declara: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida". Temos acesso a paz, alegria, salvação e tantas outras riquezas de Deus, através de Jesus Cristo. Somente através d'Ele.

          O Mestre os estimula a oração e aprofunda o ensino sobre a Pessoa do Espírito Santo, sobre como Ele estará conosco e nos guiara. Ao final, Ele os abençoa com paz, cuja fonte é Ele mesmo.

          • "Eu pedirei ao Pai, e ele Ihes dará outro Conselheiro"

         Um dos nossos maiores temores na vida é a solidão e isso acontece porque não fomos projetados para viver sozinhos.

          Quando pensou em nós, Deus pensou em relacionamento. Isso se vê claramente no Éden, após a criação de Adāo o Senhor percebe que não é bom que ele viva sozinha.

          Mas em João 14, Deus vai além! O contexto é dramático. Jesus está prestes a voltar para o Pai e ao dizer isso aos discípulos eles ficam confusos e tristes, afinal eles conviviam há três anos.

          Faziam tudo Juntos, como assim Jesus ia embora? Para consolá-los o Mestre declarou que era necessário que ele fosse, para que o Espírito Santo viesse como nosso: amigo, intercessor, advogado, conselheiro, consolador, etc.

          As palavras que Jesus utiliza - nos textos originais- dão a ideia de que alguém como ele, virá. Ou seja, os discípulos não perderiam nada. Nem eu, nem você. O mesmo Espírito Santo habita em nós, e da mesma forma que ele cuidou dos primeiros discípulos, ele quer cuidar de mim e de você.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 15 •

          Em João 15, Jesus é identificado com mais um elemento: a videira verdadeira. Devemos lembrar que este é o símbolo de Israel. Ao longo do Antigo Testamento, videira é o símbolo utilizado para representar a nação eleita.

          Com o passar do tempo lsrael se destacou mais por sua desobediência do que por qualquer outra coisa, e com isso, muitas vezes a descrição é de ela é uma videira infrutífera ( Isaías 5:1-7 ).

          Aqui se inicia um novo tempo, pois Jesus é a própria videira.

          Os que crêem, são automaticamente enxertados n'Ele e passam a viver e ser alimentados por Ele. Os frutíferos permanecerão, os infrutíferos serão arrancados.

          O relacionamento que existe aqui, é de amor e reciprocidade. Seremos produtivos, tal como nosso Mestre, se permanecermos n'Ele em dependência, dedicação, submissão e amor.

          Assim como Ele, seremos ouvidos por Deus e faremos coisas extraordinárias.

         - "Permaneçam e mim, e eu permanecerei em vocês"

          O ensino de Jesus é sempre muito objetivo, e em sua despedida em João 15 não mudou o estilo. O Mestre utiliza a figura de uma figueira para deixar claro para seus discípulos que só havia um caminho para o sucesso: Permanecer firme em todo o ensino de Jesus.

          E triste pensar e ver que muitos filhos e filhas de Deus querem viver suas vocações, distante de Deus. Quando penso sobre isso, logo lembro de Sansão, que embora fosse muito talentoso não vivia em piedade diante de Deus.

          Homens como Gideão e mulheres como Débora, foram muito mais frutíferos, mesmo sem os super poderes. Se você quiser viver uma vida plena e abundante em Jesus, permaneça nele. 

Mas como?

          Amando sua palavra, passando tempo de forma diária em sua presença em oração viva, e não com palavras mortas. Assim como em qualquer relacionamento, a nossa intimidade com Deus só irá crescer se formos dedicados a isso.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 16 •

          Em João 16, o Senhor Jesus continua dando instruções aos seus discípulos, antes de ser preso, condenado, torturado e crucificado pelos judeus e romanos.

          O Mestre deixa claro que por sua fé nele, haverá oposição e adversidades em suas vidas, mas a presença de Deus estará com eles continuamente, todos os dias.

          Percebendo a tristeza em seus rostos,

          Jesus começou a falar sobre o ministério consolador do Espírito Santo e Sua obra na condução do pecador ao arrependimento.

          Para que Ele viesse, Jesus precisava voltar para o Pai. Jesus diz aos discípulos como o Espírito os guiará e consolará, mesmo em meio as maiores adversidades. Em seguida, Ele promete alegria em lugar de tristeza e paz em meios às aflições.

        - "Ele os guiará a toda a verdade"

          Uma das coisas mais divertidas da vida é viajar, com certeza. A expectativa e toda a preparação são incríveis.

          Mas um grande problema pode surgir em qualquer viagem: a falta de um roteiro.

         Podemos perder o melhor de cada lugar que visitamos se não soubermos o que fazer quando chegar lá. Já viu aqueles memes que falam sobre expectativa e realidade?

          Pois é o que pode acontecer se não souber para onde ir ou o que fazer durante uma viagem.

          Da mesma forma acontece na nossa vida. A ausência de um mentor faz com que percamos dias, anos ou décadas preciosas, simplesmente porque não havia uma pessoa para nos orientar.

         E nesse ponto que o Espírito Santo se torna imprescindível.

          Em João 16:12-15 o Senhor Jesus nos diz que "ele nos guiará a toda verdade". 

          Já pensou nisso?

          Quanta segurança, clareza, tempo dentre tantas coisas, receberemos por meio do Espírito para viver a vida abundante que 

          Jesus prometeu.

          Nesse ponto, o cuidado que precisamos ter, é o de não desprezar sua direção.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 17 •

          Em João 17, após inúmeras instruções, Jesus ora com seus discípulos. Esta é conhecida como a oração sacerdotal. Aqui há muitas revelações profundas sobre os propósitos de Deus para Jesus, para os apóstolos e para todos os que crêem em Cristo.

          O Senhor começa a oração reconhecendo que Sua hora chegou e que cumpriu sua missão conforme o Pai havia determinado.

          Em seguida, o Senhor ora por seus apóstolos, com o objetivo de que o Pai os guarde em Sua Palavra e os livre do Maligno.

          Antes de encerrar, Jesus pede ao Pai que nos conduza à unidade, que sejamos como um só. O nosso Mestre sempre teve a "preocupação" de que não nos tornássemos egoístas individuais.

          Antes de encerrar, Jesus pede ao Pai que nos conduza à unidade, que sejamos como um só. O nosso Mestre sempre teve a "preocupação" de que não nos tornássemos egoístas individuais.

          Isso é algo que precisamos decidir obedecer, pois a todo momento vamos  encontrar muitos motivos para querer manter à distâncias as pessoas. O desejo de Jesus é que sejamos como um só, em tudo, vivamos com famílią irmãos.

    - "Minha oração não é apenas por eles"

          Jesus é um exemplo de generosidade e amor, únicos. Perceba que ele está prestes a ser traído por Judas, condenado injustamente, torturado e por fim, morto, mas o seu senso de amor e propósito permanecem inabaláveis.

          O Filho de Deus sabe exatamente a que veio e não vai permitir que nada tire seu foco, nem mesmo as dores mais agudas. Particularmente me emociono ao ler João 17:19-23. Aqui fica muito claro que Jesus pensou em mim, e em você de maneira particular.

         - "Rogo também por aqueles que crerão em mim," disse ele na mais profunda das súplicas.

          Os umbrais eternos certamente estremeceram ao receber essa oração. Ela foi poderosa, marcante e única. Podemos até repeti-la, mas é certo, não terá o mesmo efeito que a intercessão que saiu dos lábios do Filho de Deus aquele dia.

          A não ser, que a façamos em Seu Nome.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 18 •

          Em João 18 vemos o início do sofrimento final de Jesus. Ao terminar suas instruções aos discípulos, Ele os convida para ir ao Jardim Getsêmani com o objetivo de orar com eles. Chegando lá, Jesus os deixou em um local e seguiu com Pedro, Tiago e João, para outro. O Mestre compartilhou a angústia de sua alma e pediu oração.

          Enquanto eles adormeciam no processo, Jesus orava intensamente.

          Aquele era o ambiente ideal para Judas entregar Jesus as autoridades judaicas. A noite, longe da proteção da multidão, o Mestre estava vulnerável. Mas o fato, é que Jesus se entregou voluntariamente.

          Ele passou parte da noite em um julgamento injusto diante de Anás, onde declarou publicamente que era o Filho de Deus e na manhā seguinte foi levado a Pilatos.

          Ali, a multidão escolheu Barrabás para vida e condenou Jesus a morte.

          "O traidor, conhecia aquele lugar"

          Jesus não era uma pessoa de reservas. Ele sempre se entregou a nós de maneira intensa, não importando quais as implicações pessoais dessa entrega. A pessoa que conduziu os algozes de Jesus ao Jardim do Getsêmani, foi Judas, a quem João 18:2, chama de "o traidor" .

          Mesmo sabendo que isso aconteceria, o Filho de Deus jamais impediu Judas de participar com ele de um momento de oração. Muitas coisas fizeram nosso amado

          Mestre sofrer ali, mas o beijo do discípulo amado foi com certeza, um golpe contundente.

          Sim, Jesus o amava. Ele amou a todos até a Judas.

          Não se surpreenda com o fato, porque muitas vezes somos tão traidores e inescrupulosos quanto ele, mas a graça de Deus permanece abundante sobre nós, sendo ela a garantia da nossa redenção.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 19 •

          Em João 19, Jesus está diante de uma multidão desejosa de sangue, e sangue inocente. O Cordeiro de Deus estava prestes a sofrer dura morte, mas até lá Ele suportou a rejeição da humanidade, sua afronta e loucura. Mesmo assim, o Senhor continuou nos amando. Mesmo diante da indecisão de Pilatos, que como autoridade romana poderia liberá-lo, e não dar em nada. Naquele dia, ele teve medo. Provavelmente em outro ele não estaria nem aí".

          Diante dos gritos escarnecedores pedindo a libertação de Barrabás, Jesus permaneceu em silêncio e em oração. O Senhor foi crucificado e morto, para nos conceder a oportunidade de ter vida e vida com abundância.

          Que grande amor!

          Jesus nos ama de maneira surpreendente e incomparável. Por si só, isso nos dá muitos motivos para querer viver.

      - "Eu tenho autoridade para liberta-lo e para crucificá-lo?"

          Aquele foi um dia atípico para Pilatos, porque normalmente as pessoas que eram levadas até ele, eram culpadas. Mas sobre Jesus ele mesmo declarou "não acho nele motivo algum de acusação" (João 19:4).

          Diante dos gritos dos judeus que pediam a morte do Filho de Deus e de seu interrogatório e experiência pessoal, Pilatos fica particularmente confuso. Ele nunca tinha vivido aquilo.

          Seu instinto Lhe dizia: "Ele é inocente", mas o silêncio de Jesus o perturbava. "Por que ele não se defende", se questiona Pilatos.

          Incomodado, ele declara uma das frases mais marcantes da História, na minha opinião - "Você se nega a falar comigo?", disse Pilatos. "Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo?

          Mais marcante contudo, é a quebra do silêncio de Jesus, ao dizer que Pilatos não teria autoridade sobre ele, se Deus o Pai, não lhe tivesse dado.

          Pilatos então serve ao propósito do Senhor naquele momento, e Jesus é crucificado e morto.

    - "Está consumado!" 

         As últimas palavras de Jesus, formaliza o cumprimento do seu propósito na Terra.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 20 •

          Em João 20, após a crucificação da sexta- feira, temos o relato de que Jesus ressuscita na madrugada do domingo. As primeiras a saber, são as mulheres que foram ao túmulo para cuidar do corpo. Maria Madalena é a primeira a vê-lo. Ela que desde que foi liberta por Jesus da opressão dos demônios que não saiu de perto d'Ele. Que durante o processo de crucificação continuo junto a Ele, é a primeira a vê-lo.

          Deus está sempre disposto a se revelar de maneira extraordinárias para aqueles que sinceramente anseiam por sua presença. Todo o capitulo trata da ressurreição de Jesus e suas aparições e se você quiser saber a ordem dos fatos, leia: A Ressurreição de Jesus da primeira aparição à ascensão ao céu.

       - "Mulher, por que você está chorando?"

          Ainda estava escuro quando na manhā do terceiro dia, após a morte de Jesus, Maria Madalena e outras mulheres foram até o sepulcro para cuidar do corpo morto do Senhor, essa era a intenção.

          Mas, foram todos surpreendidos ao chegar lá e ver que o túmulo estava aberto e vazio. desespero tomou conta, a principio.

          - O que está acontecendo?

          - Onde está o corpo do Mestre?

          Maria Madalena permaneça sozinha à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto alguém que ela acredita ser o jardineiro se aproxima e pergunta, o que aconteceu? (João 20:11-18)

          A resposta de Maria Madalena mostra que ela não sabia sobre a ressurreição: Levaram embora o meu Senhor". Que desespero! Já não bastasse achar que Jesus estava morto, agora nem o seu corpo ela podia velar?

          A resposta do "Jardineiro" quebra o buraco de tristeza do coração dela, quando disse "Maria!". Ao ouvir seu nome naquele tom de voz ela percebeu que era familiar, e  virando-se exclamou, - Rabôni! (que significa Mestre).

          Quando penso nessa cena, imagino Maria Madalena virando-se para Jesus de maneira apressada com os olhos arregalados e com lágrimas ainda escorrendo.

          Penso que ela saiu da aflição para a celebração. A experiência dela éa nossa, quando confessamos Jesus como Senhor e

          Salvador de nossas vidas. Saímos do lamento da tristeza para a celebração da vida.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


• João 21 •

          João 21 é o último capítulo do Evangelho Segundo João, o discípulo amado. Aqui Jesus replica o milagre da pesca maravilhosa, onde em seus primeiros dias de ministério, ele vocacionou vários dos apóstolos.

          Após a sua morte, os discípulos decidiram voltar para a vida antiga, e foram pescar. Mas uma noite frustrante os impediu de ter o mínimo de alegria pela manhã. Desembarcando, eles viram que era Jesus e que ele tinha feito uma fogueira e estava assando peixes e havia um pouco de pão para o café da manhā.

          Depois de comer com eles, Jesus iniciou o processo de restauração na vida de Pedro. Conversando com Ele, o Mestre lhe deu a oportunidade de se redimir de suas palavras e confessar seu amor pelo Senhor.

          Jesus é o Deus dos recomeços. Da segunda chance.

          Por fim, João encerra seu testemunho dizendo que Jesus é o Messias prometido. O Filho do Deus vivo. "Simão, filho de João, você me ama?"

          Jesus e Pedro conversaram sobre muitas coisas ao longo do tempo em que viveram juntos, além disso, as experiências únicas que Pedro viveu com o Mestre querido, o colocaram em um patamar na História da igreja de muita honra.

           Pedro reconheceu a Jesus como o Cristo, o viu glorificado na transfiguração e ocupava um lugar de intimidade ao lado do Mestre onde só havia mais dois nomes ao lado do seu: Tiago e João.

          Antes de Jesus ser preso, Pedro jurou que iria com ele até a morte se fosse necessário, mas ao contrário disso, ele negou que o conhecia: três vezes (Mateus 26:69-75 e Lucas 22:54-71). Mas em João 21:15-19 o Senhor Jesus, após a ressurreição, prepara um momento para ficar a sós com Pedro.

          Nessa conversa, o Filho de Deus ajuda seu apóstolo a desfazer o erro do passado e mostra que conta com ele para o futuro. Para mim, a grande lição aqui é a de que vamos cometer erros, feios e graves, mas a graça de Deus é poderosa para nos perdoar e fazer seguir em frente.

Texto extraído do site: jesusebiblia.com


Meditações!!!


          Jesus está conosco !!!

          O Príncipe do Céu estava entre Seu povo. 

          O maior dom de Deus fora concedido ao mundo. 

          Regozijo para os pobres; pois Cristo viera torná-los herdeiros de Seu reino. 

          Regozijo para os ricos; pois lhes ensinaria a obter as riquezas eternas. 

          Regozijo aos ignorantes; torná-los-ia sábios para a salvação. Regozijo aos instruídos; desvendar-lhes-ia mistérios mais profundos do que os que já haviam penetrado; verdades ocultas desde a fundação do mundo seriam reveladas aos homens, mediante a missão do Salvador.

Desejado de todas as Nações  pág. 277 Serie Jesus 74




Meditações!!!


          Nada menos que poder criador exigia o restituir à saúde aquele decadente corpo. 

          A mesma voz que comunicou vida ao homem criado do pó da terra infundira vida ao paralítico moribundo. E o mesmo poder que dera vida ao corpo renovara o coração. Aquele que, na criação, "falou, e tudo se fez", que "mandou, e logo tudo apareceu" (Sal. 33:9), comunicara vida à alma morta em ofensas e pecados. A cura do corpo era uma evidência do poder que renovara o coração. Cristo mandou que o paralítico se erguesse e andasse, "para que saibais", disse Ele, "que o Filho do Homem tem na Terra autoridade para perdoar pecados". Mateus 9:6. 

Ciência do Bom Viver pág. 77 Série Jesus 70



Meditações!!!

          

          Esdras procurou alcançar preparo de coração para a obra que cria ter diante de si. Ele procurou a Deus ferventemente, para que pudesse ser sábio mestre em Israel. 

          À medida que aprendia a render a mente e a vontade ao divino controle, eram levados ao início de sua vida os princípios da verdadeira santificação que, nos últimos anos, tiveram modeladora influência, não somente sobre os jovens que buscavam sua instrução, mas sobre todos os que se associavam com ele. 

Profetas e Reis cap. 50