terça-feira, 14 de julho de 2015

* "A Participação do Educador na Aprendizagem Infantil" 4ª Aula


Autora: Ana Michelle
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


"7 Dicas para Entender Melhor Bíblia"

Resultado de imagem para 7 dicas para entender melhor a bíblia

Não é muito difícil desanimarmos da leitura Bíblica. Pense comigo: neste momento você está animado com sua leitura da Bíblia? Está lendo todos os dias ou tem falhado muito? Desde o começo do ano você falhou mais ou foi mais vitorioso na leitura bíblica? Se você tem sido vitorioso, parabéns, é sinal de que está motivado para a leitura da Palavra e, tenho certeza de que está se fortalecendo espiritualmente a cada dia. Mas se você está desmotivado e a leitura da palavra de Deus tem ficado de lado, tenho certeza de que está fraco espiritualmente. Você precisa se motivar e retornar ao caminho da comunhão com Deus. E eu vou te ajudar a fazer isso com algumas dicas preciosas.

Cansado de não conseguir ler e entender a Bíblia? 7 dicas para mudar essa situação

Dica 1 – Olhe para além das dificuldades

Dificuldades costumam nos meter medo e tirar o nosso ânimo. Isso porque desejamos do fundo do coração que tudo aconteça da forma que queremos, de preferência, sem grandes esforços. Não é diferente com a leitura bíblica. Olhamos para as dificuldades que aparecem (cansaço, sono, falta de entendimento, dia a dia corrido, etc.) e aceitamos que elas nos vençam. Para se manter motivado olhe para além das dificuldades. Paulo, um homem que passou por dificuldades gigantescas, nos ensinou: “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.14). Paulo perseguia seus objetivos e olhava fixamente para eles, por isso, quando as dificuldades apareciam ele as vencia, pois sua missão era muito maior do que qualquer obstáculo. Ele olhava além. Aprenda a olhar além das dificuldades.

Dica 2 – Resolva problemas ao invés de os ficar supervalorizando

Supervalorizar os problemas é algo que fazemos muito. Na história do povo de Israel houve um momento em que doze espiões foram mandados a observar a terra prometida e trazer um relatório a respeito do que o povo enfrentaria quando fosse tomar posse dela. Dez desses espiões trouxeram o seguinte relatório: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” (Nm 13:33). Eles olharam para os problemas e olharam para si mesmos e desanimaram. O desânimo chegou a tal ponto que eles se enxergavam como gafanhotos que seriam esmagados facilmente. Em contraste com essa atitude desanimadora desses dez, temos os outros dois espiões, Josué e Calebe, que espionaram a mesma terra, mas disseram: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nm 14. 9). Como é possível visões tão diferentes da mesma coisa? É que alguns olham os problemas e outros preferem achar soluções para os problemas. Em qual grupo você se enquadra?

Dica 3 – Não foque sua motivação apenas em seus sentimentos

Algo muito comum que acontece em nossa vida é focarmos os olhos no sentimento. Por exemplo, se acordo meio sem vontade de ler a Bíblia já fico desanimado. Isso está errado! O foco não deve estar apenas no sentimento, antes, deve estar de forma muito forte na razão. A razão é capaz de vencer o sentimento. Um exemplo: eu tenho um bebê de 1 ano. Quando ela acorda a noite, chorando por algum motivo, sinceramente, não tenho a mínima vontade (sentimento) de levantar, pois quero dormir e descansar. Mas o que faço? Levanto e uso a razão. Sei o que devo fazer, sei o que minha filha precisa. Não tenho vontade, mas levanto e faço. Assim deve ser também com nossa vida de comunhão com Deus. Simplesmente faça o que deve ser feito e ponto!

 Dica 4 – Não dê ouvidos ao “coitadismo”

O “coitadismo” é aquela atitude que temos de nos colocar sempre como vítimas de uma situação, buscando desculpas para aliviar a nossa consciência. Quando Deus questionou Adão sobre ele ter comido do fruto da árvore proibida, como ele respondeu? Com “coitadismo”: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gn 3. 12). Adão preferiu se colocar no papel de vítima ao invés de autor de sua própria história. É o que fazemos muitas vezes para justificar o fato de não lermos a Bíblia Sagrada. Não podemos dar ouvidos ao “coitadismo”. Precisamos assumir nossos erros e mudar a nossa história, sermos autores da nossa história e não levados por qualquer situação para longe da vontade de Deus. Lembrando que Deus não caiu no “coitadismo” de Adão e também não cairá no nosso.

Dica 5 – Não ache que tudo vai cair do céu

Como gostamos de ganhar coisas, não é verdade? Se pudéssemos ter tudo que queremos nas mãos sem ter de trabalhar, seria ótimo, não? O problema é que nada vai cair do céu em nossa vida, nem a nossa comunhão com Deus. Tudo sairá do suor de nosso rosto, exigirá algum esforço e disciplina. Eu falo muito sobre isso em meu método “Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente”. Você quer ser um leitor da Bíblia e estar mais próximo de Deus? Se sim, terá de batalhar para que isso seja uma realidade em sua vida. Terá que investir energia e recursos nisso! O povo de Israel foi liberto por Deus da escravidão do Egito e foi prometido a eles a terra de Canaã. Mas o que eles encontraram quando chegaram lá? Várias batalhas para tomarem posse da terra prometida. Deus tem promessas a cada um de nós e faz a parte dele, mas essas promessas não caem do céu, precisamos fazer a nossa parte e lutar por elas.

Dica 6 – Pare de deixar as coisas para amanhã

Amanhã eu faço! Amanhã eu mudo! Na segunda-feira eu começo firme! Essas são frases não de quem está planejando mudanças em suas vidas, mas de quem está se enganando dia após dia. Quantas vezes você prometeu que ia dar mais atenção para Deus e não cumpriu? Quantas vezes você disse que ia começar amanhã e não começou? O que você acha que Deus pensa disso? Acha que Ele está alegre com essa enganação toda? Opa, seu “coitadismo” deve estar se levantando agora tentando te defender, mande que ele fique calado! É hora de assumir seus erros perante de Deus e começar hoje a mudança. Comece como pode. Eu abordo essa questão de forma bem profunda em meu método Como Ler a Bíblia, comece com o que tem nas mãos, mas comece, pois feito é melhor que perfeito. Não deixe para amanhã. Deus quer ver a mudança hoje!

Dica 7 – Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Gosto muito dessa frase da música “Volta por cima”, pois ela expressa exatamente o que uma pessoa motivada deve fazer. Se somos crentes verdadeiros e não temos lido a Bíblia devemos, como apontei nos pontos acima, corrigir nossa motivação, tirar a poeira que acumulou em nós e dar a volta por cima. Gosto muito da forma como Jesus abordava pessoas pecadoras, desmotivadas e trazia a elas uma nova motivação com responsabilidade. Jesus não aceitava o “coitadismo”. Jesus as perdoava, as confrontava e exigia uma mudança. Veja o que disse a uma prostituta logo após salvá-la de um apedrejamento: “Vai e não peques mais” (Jo 8.11). Jesus diz a cada um e nós hoje: Vá e faça diferente! Não continue da mesma forma, nos mesmos erros que sabe que comete todos os dias.

Espero que essas 7 dicas te ajudem a levar a um outro nível a sua vida com Deus!


de
http://www.universidadedabiblia.com.br

* "A Oração Modelo"

          Na Bíblia, a única oração que pode ser considerada como modelo, é a do Pai Nosso (Mateus 6.10-13). Professor, abra a Bíblia e lei com os alunos a oração do Pai Nosso. A medida em for lendo, interrompa a leitura e explique os seguintes aspéctos:

1. Deus é nosso Pai. 
Isso implica que somos filhos ( todos que aceitaram Jesus como Salvador de suas vidas tem o poder de serem feitos filhos de Deus, João 1.12) e, assim, devemos orar com lealdade, obediência, amor e respeito. Devemos invocar somente a Ele.

2. Deus Santo:
 Devemos santificar seu nome em nosso viver; não o tomando em vão;

3.Deus é rei:
 E nós somos seus súditos, seus servos.

4. A vontade de Deus é soberana:
 Ela deve prevalecer sobre a nossa, não podemos decretar nada. Ele sim, que é Rei, é quem pode decretar o que quiser.

5. Dependemos de Deus: 
A cada dia para termos o nosso "pão" (os bens necessários) precisamos da provisão divina; se fosse o pão nosso de cada ano, muitos esqueceriam do Senhor;

6. Devemos perdoar: 
O perdão de Deus deve corresponder à maneira pela qual perdoamos quem nos ofendem;

7. O Reino, o poder e a glória pertencem somente a Deus. 
Ao final da Oração-modelo, Jesus expressou a realeza, o poder e a glória, que só pertencem a Deus. Isso nos sugere que, orando, devemos ter em mente que Ele é o nosso rei cheio de majestade, poder e glória

          Jesus nos ensinou a Oração do Pai Nosso. mas não quer dizer que o Cristão só pode orar corretamente se recitá-la. O importante é que nossas orações possuam os elementos do Pai Nosso de uma ou de outra forma.

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "A Mais Bela"


 OBJETIVO
 Ensinar que devemos buscar a Deus nos momentos de dificuldade.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “E quem sabe se para tal tempo como este
 chegaste a este reino.”
 Ester 4:14.
RECURSOS NECESSÁRIOS: 
 Lição:
 maquete, figuras da história ou cenário grande,papel dobrado como um bilhete, coroa para Ester e o rei, cetro para Assuero;
Revisando:
 cetro;
Contando aos Outros: 
cópias atividade da lição para cada criança, lápis de cor, tesouras.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição -  Esta história pode ser contada de diversas formas. Abaixo, algumas sugestões:

Opção 1 - 
Maquete: Fazer palácio ou castelo, usando caixas encapadas ou EVA.  Usar a mesma sala do trono das histórias anteriores. Pode-se usar uma boneca bem bonita par a ser Ester e outras menos bonitas para serem as concorrentes. Usar um boneco masculino para ser o rei e outros bonecos para serem Mardoqueu e Hamã. 

Fonte: dicasdatiamaira.blogspot.com.br/2012/08/ester-rainha.html

 

 Fonte: escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2010/05/licao-07-junioresmardoqueu-o-heroi.html



Fonte: blogdaebi.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html



Fonte: blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/ester-uma-linda-rainha.html


Fonte: wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2013/03/historia-biblica-rainha-ester.html





Fonte: dicasdatiamaira.blogspot.com.br/2012/08/ester-rainha.html 







Opção 2 - 
Cenário grande: Fazer uma sala do trono em um lado da sala e do outro,os aposentos de Ester. Coroa para Ester e cetro para Assuero.




Fonte: www.fotolog.com.br/ofexpression/21995633/



Fonte: blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/ester-uma-linda-rainha.html


Contando aos outros: 
Fazer uma cópia em cartolina da atividade abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:


Orando juntos - [Dar tempo para respostas ao perguntar:] Que fazemos quando oramos? Vocês podem mostrar para mim? Geralmente juntamos as mãos? Por que fazemos isso? [Para não ficar brincando com outras coisas nem cutucando a pessoa que está do nosso lado.] Então, vamos juntar nossas mãos agora. E depois vocês inclinam a cabeça e às vezes se ajoelham? Por que fazem isso? [Para mostrar respeito e reverência a Deus.] Então, vamos nos ajoelhar e inclinar a cabeça agora. E vocês então fecham os olhos? Por que fazem isso? [Para não ficar olhando para outras coisas e pessoas, e poder pensar somente em Deus.] Então, vamos fechar os olhos agora. E assim que oramos? Agora vocês podem sentar-se outra vez. Digam-me, onde vocês geralmente oram junto com outras pessoas? [Em casa, na igreja, na Escola Sabatina.] Por que oramos juntos? [Porque isso nos anima, nos torna mais fortes, e assim oramos com um único objetivo.] Será que Jesus gosta que oremos juntos?[Sim.] Hoje veremos uma pessoa que se juntou com outras para orar. Prestem atenção.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Relembrar a história da semana anterior rapidamente. Se as crianças forem muito pequenas (ou se o tempo for curto), é melhor pular o segundo parágrafo.]
[Mostrar Ester e dizer: ] Há muito tempo, na distante Pérsia, viveu uma jovem muuuito linda chamada Ester. Ela não era apenas linda, mas também, gentil e inteligente e por isso todos que a conheciam gostavam dela! [Mostrar Mardoqueu.]Ester tinha sido criada como uma filha por seu primo mais velho, chamado Mardoqueu, porque era órfã. 
[Mostrar Assuero.] Naquele tempo, reinava na Pérsia o poderoso rei Assuero que procurava uma jovem para se casar. As jovens mais bonitas do reino foram levadas para uma casa especial, perto do palácio, para se arrumarem.  [Mostrar várias bonecas e, por último, Ester.] Muitas jovens bonitas e elegantes foram levadas para o rei, mas quando ele viu Ester com sua beleza e bondade, não pode resistir e a escolheu para ser a rainha da Pérsia e morar no palácio. [Colocar a coroa em Ester e colocá-la no palácio.] Mas o rei não sabia de duas coisas: que quem havia escolhido Ester não era ele, mas o próprio Deus e ele também não sabia que Ester era judia.
Certa vez Mardoqueu salvou a vida do rei descobrindo que dois guardas queriam matá-lo e esse fato foi escrito no livro do rei. Mas o rei se esqueceu de agradecer a Mardoqueu.
[Mostrar Hamã.] Havia naquele reino um homem chamado Hamã, que era muito rico, poderoso e perverso. [Inclinar alguns bonecos ou pedir que as crianças se inclinem.] As pessoas tinham medo de Hamã e se ajoelhavam quando ele passava pelas ruas. Como Hamã era vaidoso!!! Ele não apenas deixava que as pessoas o adorassem como também gostava muito disso! [Mostrar Mardoque sem se inclinar.] Apenas Mardoqueu não se ajoelhava quando Hamã passava, porque sabia que deveria adorar somente a Deus.
Quando Hamã percebeu isso, ficou cheio de ódio. Ele disse [fazer voz irada]: “Quem esse judeuzinho pensa que é para não me adorar? Eu vou matá-lo! Não! Eu vou matar a todos os judeus! Eles verão quem é que deve ser adorado! Há! Há! Há!”
[Levar Hamã até a sala do trono do rei.] Hamã foi até o rei e disse [fazer uma voz astuta]: “Sabe rei, entre as pessoas que moram no seu reino há um povo que é diferente de todos os outros e que têm leis diferentes de todas as outras. Eles não obedecem as suas leis, ó rei. É um povo perigoso. Precisamos destrui-los antes que eles façam uma revolta e tragam problemas.” Desse jeito, Hamã conseguiu convencer o rei a assinar uma lei que permitia que aos medo-persas matarem todos os judeus e ainda pegar tudo que fosse deles: casas, dinheiro, animais. Que lei terrível, não é mesmo? Que coração duro! Hamã não temia a Deus. Ele era, de fato, muito mau!!!
Quando o povo judeu ficou sabendo começaram a chorar e a jejuar e Mardoqueu mandou uma mensagem para a rainha Ester pedindo que fosse ver o rei e tentasse mudar aquela lei. Mas o rei era muito nervoso. Fazia algum tempo que ele não chamava Ester. E quem fosse vê-lo sem ser chamado poderia ser morto, se ele não erguesse o seu cetro. Ester estava com medo que Assuero não levantasse o cetro para ela e ela fosse morta.
Mardoqueu soube que a rainha estava com medo e mandou outro recado: “Não pense que você estará segura só porque é rainha. Se você não fizer nada por seu povo, Deus encontrará outro meio de nos salvar, mas você será destruída. Quem sabe não foi para um tempo desse que Deus a tornou rainha?”  Ester ficou preocupada. Se ela fosse ver o rei, poderia morrer. Se não fosse, seu povo morreria. Mas ela ficou pensando nas palavras de Mardoqueu e teve certeza de que Deus a havia tornado rainha para salvar seu povo. Ela era valente e amava a Deus e a seu povo mais que a própria vida. Por isso escolheu ir ver o rei. Novamente ela mandou um recado a Mardoqueu [ler um papel como se fosse um bilhete]: “Ajunte todos os judeus e jejuem por mim durante três dias. Eu e minhas servas faremos a mesma coisa. Depois irei ver o rei, mesmo sendo contra as regras. Se for da vontade de Deus que eu morra salvando meu povo, eu morrerei!” Assim, Ester passou três dias orando e jejuando. Ela sabia que só Deus poderia resolver aquele problema.

REVISANDO: 
[Ficar de costas, contando até três, enquanto as crianças passam o cetro de m~~ao em mão. No número 3, quem estiver com o cetro deve responder a uma pergunta. Repetir o processo por mais vezes até acabarem as perguntas.]

MEMORIZANDO:
 [Dizer:] Deus nos coloca no lugar certo e na hora certa para fazermos aquilo que o agrada. Quando a mamãe está muito ocupada com o almoço você pode pensar: “Acho que Deus me colocou aqui para ajudar a mamãe.” E então você pode arrumar a mesa para ela. Pode ser que seu vovô tenha perdido os óculos. Pode ser que você esteja ali para ajudá-lo a procurá-los.  Devemos sempre pensar nisso. Por isso, vamos memorizar esse verso. [Ler o verso e ensiná-lo como está descrito na lição.]
E quem sabe se para tal tempo como este  - [Fazer uma expressão de interrogação e colocar as mãos sobre a cabeça].  
chegaste a este reino -  [indicar o lugar onde está]
Ester 4:14 [desabrochar uma flor e formar um livro.]
APLICANDO:  
[?:] Antes de Ester ir falar com o rei gastou três dias falando com seu Pai celestial com jejum e oração. Isso nos ensina que devemos buscar a Deus sempre que tivermos uma dificuldade. Vou falar algumas situações. Sempre que eu perguntar o que a criança deve fazer, vocês devem baixar a cabeça, juntar as mãos, fechar os olhos e dizer: “orar”.
· Marcos vai mudar para uma escola onde ele não conhece ninguém. Ele está com  medo de não conseguir fazer amigos. O que ele deve fazer?
· Sueli está ensaiando uma poesia para falar na igreja. Mas ela está com medo de errar. O que ela deve fazer?
· O professora de Jorge pediu para ele dizer os dez mandamentos para os colegas  que não são cristãos. Ele tem medo que seja zombado. O que ele deve fazer?
Quando você precisar fazer uma coisa difícil fale com Deus a esse respeito. Diga-Lhe como é difícil para você fazer isto, e Ele lhe dará coragem exatamente como deu à rainha Ester.

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar a atividade para as crianças para as crianças pintarem. Se forem muito pequenas, recortar tudo com antecedência. Ajudá-las a montar o quartinho de Eliseu. Pedir que coloquem em um lugar da casa onde possa servir como lembrete para fazerem o bem a outros, como a sunamita e Eliseu faziam.]

de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


  

"Miriã - Inveja e descontentamento"

Resultado de imagem para miriã irmã de moisés

“Arão e Miriã tinham ocupado posição de grande honra e de chefia em Israel. Ambos eram favorecidos com o dom de profecia e, por determinação divina, tinham estado ligados a Moisés no livramento dos hebreus. “E pus diante de ti a Moisés, Arão, e Miriã” (Miqueis 6:4), são as palavras do Senhor pelo profeta Miqueias. A força de caráter de Miriã cedo se mostrara, quando criança vigiara ao lado do Nilo a pequena cesta em que estava escondido o bebê Moisés. De seu domínio próprio e tato Deus Se servira como instrumento para preservar o libertador de Seu povo. Dotada abundantemente dos dons da poesia e música, Miriã dirigira as mulheres de Israel no cântico e na dança, à margem do Mar Vermelho. Na afeição do povo e honras do Céu, estava ela apenas abaixo de Moisés e Arão. Entretanto, o mesmo mal que a princípio trouxera discórdia no Céu, surgiu no coração desta mulher de Israel, e ela não deixou de encontrar quem com ela simpatizasse em seu descontentamento.” Patriarcas e Profetas, p. 382.

Miriã era uma mulher de caráter nobre, dotada com dons de profecia, música e poesia, liderava as mulheres de seu povo… se vivesse em nossos dias, seria eleita diversas vezes para ocupar o cargo de Diretora do Ministério da Mulher. Contudo, Miriã falhou em permitir que a inveja tomasse conta de sua mente. Permitiu que o Eu se gloriasse, a assim que se sentiu ameaçada, enquanto líder, pecou.

“Na designação dos setenta anciãos, Miriã e Arão não tinham sido consultados, e seus ciúmes despertaram-se contra Moisés. Por ocasião da visita de Jetro, enquanto os israelitas estavam a caminho do Sinai, a pronta aceitação por parte de Moisés do conselho de seu sogro despertou em Arão e Miriã um receio de que sua influência junto ao grande chefe excedesse à deles. […] Cedendo ao espírito de descontentamento, Miriã achou motivos de queixa nos acontecimentos que Deus de maneira especial dirigira. O casamento de Moisés lhe fora desagradável. O haver ele escolhido uma mulher de outra nação, em vez de tomar esposa dentre os hebreus, foi uma ofensa à sua família e ao orgulho nacional. Zípora era tratada com mal-disfarçado desprezo.” Patriarcas e Profetas, p. 382 e 383.

Aquela menina que um dia havia sido sensível e corajosa o suficiente para se colocar diante da filha de Faraó agora era obrigada a aprender uma lição de humildade através de uma das formas mais desagradáveis de sua época: “E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.” Números 12:10.

E não foi somente para ela essa lição: “Esta manifestação do desprazer do Senhor destinava-se a ser um aviso a todo o Israel, para reprimir o crescente espírito de descontentamento e insubordinação.

“Se a inveja e descontentamento de Miriã não houvessem sido repreendidos de maneira assinalada, disto teria resultado um grande mal.” Patriarcas e Profetas, p. 385.

O que podemos aprender com estes dois momentos da história de Miriã?

Primeiramente, que somos chamados por Deus a ocuparmos uma posição em Sua obra, e devemos usar os dons que Ele nos concede, com fidelidade e sem temor em relação às conseqüências que isso possa nos custar aqui nessa Terra – “A música de Miriã, a coragem e piedade de Débora, a afeição filial de Rute, a obediência e fidelidade de Samuel, a austera retidão de Elias, a influência enternecedora e subjugante de Eliseu – foram todas necessárias. Assim, agora, quem participar das bênçãos de Deus deve responder por um serviço ativo; toda dádiva deve ser empregada na propagação de Seu reino, e glória de Seu nome.” Parábolas de Jesus, p. 301.

Podemos aprender também que ao permitirmos que inveja e descontentamento tomem conta de nossa mente, estamos agindo como instrumentos de Satanás para atrapalhar a obra de Deus! Mas, a lição mais importante que tirei dessas histórias e que creio ser fundamental para nós hoje é a de que nosso caráter deve ser aperfeiçoado diariamente. Devemos olhar a todo tempo para Cristo e buscarmos um caráter semelhante ao dEle. O fato de termos agido com coragem e fidelidade no passado, e termos mostrado nobreza de caráter em algum momento de nossa vida não é garantia de que nosso caráter está de acordo com a vontade de Deus. O aperfeiçoamento do caráter é uma obra que deve ser executada diariamente, com muita oração e disposição em ouvir a voz do Espírito de Deus!

Deus nos abençoe!

(Karyne M. Lira Correia)

de
http://www.jesusnosama.com.br