sexta-feira, 21 de agosto de 2015

* Cartazes de Obediência




* Ganhe uma Árvore Enfeitada



Dicas para melhorar o ensino



* "Apontando na Direção Certa"




* "A Estrela das Boas Novas"





* "5 Semanas de Natal"






* "A Estrela do Natal"




* "A Estrela do Natal"







* "Nós Três Reis"






* "Reserve Tempo para Jesus!"







"CRIANDO FILHOS PARA O SENHOR"




          Os pais são os representantes de Deus, e a obra de preparar os filhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar é a primeira escola, e os pais os primeiros professores. Já nos tempos do Antigo Testamento.
             Deus instruiu os pais de família, dizendo:
 "Estas palavras que hoje te ordeno,
 estarão no teu coração;
 tu as inculcarás a teus filhos,
e delas falarás assentado em tua casa,
 e andando pelo caminho,
 e ao deitar-se e ao levantar-se. 
Também as atarás como sinal na tua mão
 e serão por frontal entre os teus olhos.
 E as escreverás nos umbrais de tua casa, 
e nas tuas portas". 
Deuteronômio 6:6-9 .
          Mais de mil e quinhentos anos mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu:
 " Pais,
 não provoqueis vossos filhos à ira, 
mas criai-os na disciplina e na admoestações do Senhor." 
Efésios 6:4 .
          Quando se deve começar a educação? Na infância evidentemente.
Logo que uma criança é capaz de formar uma ideia, deve começar sua educação. Educação quer dizer o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade. A Palavra de Deus recomenda:
 "Ensina a criança no caminho em que deve andar,
 e ainda quando for velho, 
não se desviará dele.
" Provérbios 22:6 
        As lições que a criança aprende durante os primeiros sete  anos de vida, tem mais a ver com a formação do seu caráter, que tudo o que ela possa aprender nos anos posteriores. (Orientação da Criança, 193). Na verdade os três primeiros  anos são os mais expressivos, daí a importância da
 companhia da mãe de maneira especial nesta etapa da vida da criança. Os componentes do relacionamento nos primeiros anos não podem ser supridos por mães substitutas, ou mesmo por creches. O papel desempenhado
 pela mãe nos primeiros anos tem efeito decisivo sobre a inteligência da criança. Em resumo: o papel dos pais  e principalmente o da mãe, na educação dos filhos, é da mais alta importância e insubstituível. 
Que lições devem ser ensinadas aos filhos? 

1. A primeira lição que deve ser ensinada à criança é que  Deus é o nosso pai. O pai e mãe terrestres, são representantes  do Pai celestial. Esta é uma grande responsabilidade que  repousa sobre os pais. Devem ensinar à criança que Deus  é amor e que Ele é também a fonte de todo o bem, devem  os pais ensinar ao bebê, à criança e ao jovem, o amor de  Jesus.  Outro ensino fundamental a ser ensinado é o amor ao próximo.  Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a  si mesmo é das regras mais importantes da vida. 

2. Em segundo lugar deve-se ensinar à criança, as lições  de obediência e respeito aos pais, bem como o domínio próprio. Pais que deixam passar vários anos para depois  ensinar aos filhos que devem ser obedientes, estão perdendo
 a chance de educar, pois depois dos primeiros anos se torna  impossível ensinar lições de obediência. O santo Livro diz:
 "A criança entregue a si mesma
 vem a envergonhar a sua mãe. . . "
Corrige o teu filho,
 e te dará descanso,
 dará delícias à tua alma.
" Provérbios 29:15 e 17. 

3. Em terceiro lugar deve-se ensinar á criança, lições sobre  saúde. A importância de ingerir alimentos saudáveis, em horas  certas; o asseio pessoa; o dormir em ambiente ventilado; o  evitar o uso de drogas que destroem a saúde, como o fumo o álcool e os tóxicos em geral. As potencialidades de uma criança
 podem ser incalculáveis. Se os filhos forem bem educados, poderão ser uma alegria para os pais, uma bênção para a comunidade e acima de tudo, honra e glória para Deus. 

4. Um outro elemento que deve fazer parte da educação da criança é o espírito de serviço. A criança deve ser estimulada a auxiliar o pai e mãe, estimulada a ser abnegada e dominar-se a si mesmo. Os nossos filhos são um precioso tesouro que o céu nos confiou. No Salmo 127:3, A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor. Uma grande educadora escreveu o seguinte:
"Os pais devem ser a mão humana de Deus,
 preparando a si mesmos 
e aos filhos para a vida sem fim.
É como se Deus nos dissesse: 
Eduquem esta criança para mim,
 a fim de que ela possa um dia
 brincar nas cortes eternas."
 Poderia citar vários exemplos de crianças que foram educadas dentro dos padrões da orientação de Deus. 

Vamos citar apenas dois exemplos: 

a) Moisés - Tornou-se o líder do povo de Deus. Como historiador, poeta, filósofo legislador e líder - excedeu todos o homens da antiguidade. 

b) Samuel - Dedicado a Deus desde a concepção. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor. Certa vez numa igreja, o ancião chegou ao pastor e propôs um severo castigo para dois meninos que estavam estragando um tapete do tempo. - Deixe os meninos disse o pastor: Uma polegada de meninos vale mais que  quilômetros de tapetes. Amados pais: Nosso filhos são preciosos presentes de Deus. São a herança do Senhor. 
Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar:
 "Onde está o rebanho que te foi confiado,
 o teu lindo rebanho?"
 Jeremias 13:20. 
Ou em outras palavras: Onde estão os filhos que eu te dei? Cada um de nós terá que responder, queiramos ou não. Permita Deus, que nossa resposta possa ser a que está em Isaías 8.18, "Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu." 
Repetida em outras palavras em
 Hebreus 2:13:
 "Eis aqui eu, 
e os filhos que Deus me deu." 
Logo Jesus voltará a este mundo  para reunir a família da terra com família do céu. Cada filho da família terrestre deverá receber as boas vindas no lar de glória. Permita Deus que todos nós, pais e filhos sejamos recebidos por Jesus quando Ele vier. O meu grande desejo é que vocês pais possam ser abençoados ao educar. 
E um dia Deus os recompense com a herança do Senhor. Uma Herança Celestial Você está encontrando dificuldades para educar o seu filho, ou sua filha? Alguma vez já pensou que talvez seria melhor não tido filhos? Você fica preocupado com o futuro de seu filho ou sua filha? Havia um príncipe árabe que ficava espantado com as reclamações que seus colegas casados  faziam, relacionadas com a educação dos filhos. A todos, ele dizia, que tinha seis regras infalíveis para educar os filhos. Passados alguns anos ele se casou. Depois de um certo tempo de casado, em conversa com seus amigos, um deles recordou-lhe o assunto das seis regras infalíveis e perguntou como elas eram aplicadas, já que agora ele tinha filhos. 
O príncipe sorriu, e após alguns instantes condenou-se , dizendo: "eu agora tenho 6 filhos e nenhuma regra. Educar filhos, quando não se tem filhos é fácil, assim como é mais fácil educar os filhos dos outros. Embora haja dificuldades no lidar com as crianças, elas estavam no plano de Deus desde a criação. Em 
a Bíblia na Linguagem de Hoje declara:
 Gênesis 1:27-28 
"Tenham muitos e muitos filhos."
" Aquele que deu Eva a Adão por companheira. . . ordenou que homens e mulheres se unissem em santo matrimônio, para constituir famílias cujos 
membros, coroados de honra, fossem reconhecidos como membros da família celestial. Na Europa, que é o continente que foi duramente afetado pelas duas guerras mundiais os pais estão diminuído ao máximo o número de filhos. Na Alemanha, o país que mais sofreu com os horrores das guerras está se tornando um país de velhos. Em muitos países um bom número de hotéis aceitam cachorros, mas não concordam em hospedar crianças. Na Bíblia lemos: "Herança do Senhor,
 são os filhos;
 o fruto do ventre,
 seu galardão."
 Salmo 127:3.
Mas o que significa: Os filhos são a herança do Senhor? O significado da palavra herança é algo passado para descendentes esperando que eles administrem, como o mesmo empenho dos antepassados. Os Filhos são a herança do Senhor. 
Vieram das mãos do Senhor e são confiados aos cuidados dos pais. E Deus, espera receber os filhos das mãos de seus pais, na volta de Cristo. Os filhos
são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Uma boa parte dos filhos são apenas colocados no mundo e a partir de então eles próprios tem que tomar as suas decisões Toda casa, para progredir deve ter uma legislação própria. Cabe aos pais definir as leis da casa e torná-las conhecidas dos filhos. 
Cabe aos filhos seguí-las totalmente. Deus deu aos pais toda a autoridade necessária para a educação dos filhos. A Bíblia declara:
 "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos,
 e a glória dos filhos são os pais." 
Provérbios 17:6
 "Filhos que desonram e desobedecem aos pais
 e não levam em conta seus conselhos e instruções
 não podem ter parte na terra feita nova.
 A terra purificada nãos será lugar para filhos rebeldes,
 desobedientes e ingratos. 
Nenhum transgressor pode herdar o reino de Deus."
 LA 294: 2,3.
 Na Bíblia encontramos uma história de um pai que tinha sérios problemas com 
os seus filhos. Esta história está relatada em I Samuel, capítulo 2. 
Eli era sacerdote, juiz e pai em Israel. Como sacerdote e  juiz, Eli ocupava as mais altas posições e responsabilidades diante de Israel. Nestas funções, ele era olhado como exemplo e exercia grande influência sobre as tribos de Israel. 
Como pai Eli tinha sérios problemas. Ele não governava bem a  sua casa: Era um pai transigente, em vez de contender com eles ou castigá-los submetia-se às suas vontades e os deixava seguir seu próprio caminho. Não corrigia os maus 
hábitos e paixões de seus filhos. Por amar a comodidade, considerou a educação de seus filhos como algo de pouca importância. Eli não dirigiu sua casa segundo as regras de Deus para o governo da família. Seguiu seu próprio juízo. Ele deixou de tomar em consideração as faltas e os pecados de seus filhos em sua meninice, comprazendo-se com o pensamento de que após algum 
tempo eles perderiam suas más tendências. Muitos hoje estão a cometer erro semelhante. 
Julgam que conhecem um meio melhor para educar os filhos. Não procuram a sabedoria de Deus através de Sua Santa Palavra. Esperam que os filhos fiquem mais velhos, para que assim possam entende-los. Fazendo assim, os maus
hábitos dos filhos são fortalecidos até se tornarem uma segunda natureza. Os filhos crescem sem sujeição, com traços de caráter que são para eles uma maldição por toda a vida, e que podem reproduzir-se em outros. Por causa da
negligência de Eli, seus filhos não seguiram o caminho que deveriam ter seguido. O final para Eli foi muito triste. Quando soube da morte de seus filhos e do desaparecimento da Arca de Deus, foi tão grande o susto que Ele levou, que caiu de uma cadeira, quebrou o pescoço e morreu. 
Hoje  eu posso estar falando à pais que estão desesperados por que não sabem mais o que fazer com seus filhos rebeldes. Ou também posso estar falando para jovens que estão esperando o primeiro filho, e que estão ansiosos de como devem agir em relação à educação do bebê que irá nascer, ou então para pais que tem filhos pequenos, e desejam dar uma melhor educação para seus filhos.
 Creiam, o maior desejo de Deus, é que devolvamos os nosso filhos, a herança que Ele nos deu, no dia da volta de Cristo. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria  que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto. Deus em seu infinito amor nos mostrará como agir, como falar como os nossos filhos e como ensiná-los no caminho que conduz à eternidade. 

Fonte: www cvvnet.org


* "Uma Igreja Linda"


OBJETIVO
Saber que Deus habita em Seu santo templo e que, portanto, devemos nos portar em reverência e temor na Sua presença.

VERSINHO-CHAVE: 
“Tudo vem de Ti,
 e somente devolvemos o que veio das Tuas mãos.”
 1 Crônicas 29:14.

Verso opcional:
“Vós sois… 
edifício de Deus.”
 1 Coríntios 3:9

RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Conquistando a Atenção: figura de planta de casa;
Lição: figura de casa, figura do tabernáculo e sua mobília, pedra, pedaço de madeira, martelo, caixinhas de papelão (embalagens), maquete do templo, vidro com fumaça (opcional); 
Memorizando: caixas com verso;
 Revisando: caixinhas de papelão;
Aplicando: pedra lisa, pedra tosca, lixa ou lima; 
Contando aos Outros: Opção 1: verso para memorizar em formato de tijolos; Opção 2: kit com lixa, pedaço pequeno de tijolo ou de gesso e o verso para memorizar.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: Imprimir uma das plantas de casa abaixo.




Lição:
Maquete do templo: Seguindo o modelo das figuras abaixo, encapar uma caixa de papelão com EVA. Fazer a porta, as colunas da frente e o telhado com EVA de cores variadas. Colar adesivos dourados e enfeitar com cola glitter dourada e/ou prateada.



Fumaça: Amassar ligeiramente uma folha de papel. Respingar algumas gotas de perfume nela. Colocá-la dentro de um vidro de conservas vazio. Colocar fogo no papel (talvez seja necessário fazer isso diversas vezes). Quando o papel se consumir e o fogo apagar, tampar o frasco para a fumaça não sair. Abrir a tampa quando falar sobre a nuvem no templo.

Memorizando: 
Encapar várias caixas de sapato com papel pedra (pode ser outro tipo de caixa, desde que todas tenham o mesmo tamanho). Fazer cópia do verso (abaixo). Recortar as palavras e colá-las nas laterais das caixas. Pode-se, também, recortar papel cartão em  três folhas no tamanho ofício. Colar papel pedra em cada uma. Depois, colar os pedaços do verso nelas. 


Revisando:
 Usar as mesmas caixas de memorizando ou copos descartáveis.

Contando aos outros: 
Opção 1: Colar papel pedra sobre uma folha de papel cartão. Cortar o papel cartão em pequeno pedaços iguais, para imitarem tijolos. Colar as partes do verso para memorizar nos “tijolos” formando kits com o verso. Fazer um kit para cada criança.
Verso para memorizar (imprimir, recortar e colar as partes nos "tijolos" de papel cartão:

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

“Vós sois… edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

CONQUISTANDO A ATENÇÃO
[Mostrar a planta de casa e explicar como ela é usada. Deixar que as crianças digam os nomes dos cômodos os cômodos e os móveis , dizer:] Esta é a planta de uma casa. Ela é desenhada como se fosse vista de cima, como se você estivesse em cima de uma árvore alta, olhando para a casa sem o telhado.  [Chamar uma criança e pedir que aponte onde está o quarto na casa. Se acertar, perguntar como ela conseguiu identificar (pelo desenho dos móveis, provavelmente). Chamar mais uma ou duas crianças para identificarem as outras partes da casa. Depois, dizer:] A planta serve para mostrar como a pessoa que a desenhou deseja que a casa fique. Na história de hoje veremos alguém que desenhou a planta de uma construção. Vamos ver quem foi e o que aconteceu com a construção.

 APRESENTANDO A LIÇÃO:
 [Deixar a maquete do templo escondida enquanto começa a contar a história. Enquanto isso, um auxiliar providencia a fumaça dentro do vidro. Dizer:]
             O rei Davi morava em uma linda casa. Um dia ele notou que o povo ia adorar a Deus em uma tenda, onde estava a Arca da Aliança. [Mostrar figura do santuário.]Ele não achou certo morar em uma mansão enquanto a casa de Deus era uma tenda. Então, resolveu construir uma casa para Deus muuuito linda para que Deus fosse muuuuuito honrado nela. Mas Davi já estava bem idoso e cansado. Ele já havia trabalhado bastante. Por isso, Deus mandou o profeta Natã falar com Davi e avisá-lo que Salomão, seu filho, é que deveria construir o templo. Mesmo assim Davi quis colaborar: ele começou a juntar o material para a construção do templo e convidou os israelitas a trazerem ofertas também. Logo ele juntou muito ouro, prata, ferro, bronze e madeira. Ele ficou imaginando como o templo ficaria e o que seria feito nele. Então, ele compôs algumas músicas muito bonitas para cantores apresentarem durante a adoração a Deus.
           Depois de tudo isso, Davi chamou Salomão e disse [imitar a voz idosa de Davi, mas com solenidade]: Salomão, agora você é o novo rei de Israel. Eu preparei a planta do templo,muito material e até as músicas que serão cantadas nos cultos. Mas Deus escolheu você para construir o templo. Seja corajoso e obediente e Deus vai abençoá-lo.” Pouco depois Davi morreu e Salomão procurou fazer a vontade de seu pai.
A construção seria feita no Monte Moriá, o mesmo lugar onde Abraão ofereceu seu filho Isaque a Deus. O templo seria muito grande e Salomão precisou contratar muitos construtores. Havia grandes pedras de mármore branquinho para serem cortadas e muita, muita madeira para ser trabalhada. Cortar pedras e madeira faz muito barulho.[Usar um martelo para bater um prego na madeira ou para bater em uma pedra.]Salomão não queria que o lugar do templo ficasse bagunçado com o barulho das ferramentas e das pessoas gritando. Então ele mandou fazer todas as partes em outro lugar, longe do templo. Quanto ficavam prontas, as peças eram levadas para o templo e encaixadas umas nas outras, como um quebra-cabeça, sem fazer muito barulho. Enquanto isso, um artesão muito inteligente, chamado Hirão-Abi, estava encarregado dos operários que faziam a mobília para o templo.
Durante sete anos Jerusalém teve milhares de operários ocupados até que o templo foi concluído. Ele era parecido com o tabernáculo que Moisés construiu no deserto, lembram-se? [Mostrar a figura do tabernáculo.] Havia as mesmas repartições[apontar cada parte, na figura ou maquete]: o pátio, com a pia e o altar de sacrifício; o lugar santo, com o candelabro, a mesa com os pães e o altar de incenso e, finalmente, o lugar Santíssimo, onde estava a arca. Só que o templo era muito maior e mais bonito. Tão bonito que se tornou uma das sete coisas mais maravilhosas do mundo, naquela época.
Quando tudo ficou pronto, Salomão fez uma grande festa para dedicar o templo a Deus. Era a época da festa dos Tabernáculos e havia israelitas de toda parte. O rei Salomão e os anciãos de Israel chegaram trazendo a arca de outra parte da cidade. Eles fizeram isso com muita reverência. Quando os sacerdotes deixaram a arca no lugar santíssimo houve canto e música. Salomão e o povo estavam tão agradecidos a Deus pelo templo e todas as outras bênçãos que fizeram muitos sacrifícios naquele dia. Quando o culto começou houve um grande silêncio [falar mais baixo e colocar o dedo nos lábios, pedindo silêncio.] Cada sacerdote estava em pé em seu lugar. Os cantores levitas, usando roupas muito bonitas, estavam perto de uma das portas com vários instrumentos musicais. Além disso - imaginem que lindo! - cento e vinte sacerdotes tocavam trombetas. Os cantores e os trombeteiros se uniram e fizeram uma apresentação linda, linda. Eles cantavam e tocavam com perfeição as músicas que o rei Davi havia composto antes de morrer.
            De repente, enquanto aquele música linda estava sendo apresentada, aconteceu uma coisa muito estranha. Uma nuvem encheu o templo de Deus e ficou tão cheio da nuvem que os sacerdotes não podiam entrar nele. Sabem o que era aquilo? É que o próprio Deus veio até o templo! Imaginem! Quando viu aquilo, Salomão e o povo ficaram admirados! O rei fez uma oração, dizendo [fazer uma voz bem fervorosa e reverente]: “Senhor Deus de Israel, não há outro Deus como Tu no Céu e na Terra. O Céu e a Terra não podem conter-Te, muito menos essa casa que eu construí. Ouve a minha oração e de todo o Teu povo de Israel.” Para mostrar que estava pronto a ouvir as orações, quando Salomão terminou de falar, Deus mandou descer fogo do Céu e queimar todas as ofertas e sacrifícios. O templo também ficou cheio da glória de Deus e ninguém podia entrar nele. Vendo isso todos se ajoelham [ajoelhar-se]e adoraram a Deus, dizendo [pedir que as crianças repitam com você]: “Porque Ele é bom; e a sua misericórdia dura para sempre”. Mais tarde Deus disse a Salomão [fazer voz solene]: “Se você continuar obediente aos meu mandamentos, seus filhos e netos serão reis de Israel para sempre. Se você adorar a outros deuses, este templo será destruído.”
             Depois da construção do templo, Salomão se tornou muito famoso. Quando reis de outros países visitavam Salomão, ele lhes falava do Criador. Quando eles voltavam para casa contavam a seu povo sobre o Deus que ama a cada um. Foi assim que muitas pessoas começaram a adorar a Deus.

MEMORIZANDO:
[Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Tudo vem de Ti - [abrir os braços e apontar para o céu]
E somente devolvemos o que veio das Tuas mãos. - [juntar as mãos e levantá-las]
1 Crônicas 29:14.  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

Verso opcional:
 [Pedir que três crianças venham à frente para segurarem as partes do verso. Repetir o verso completo por três vezes. Depois, esconder uma das partes e recitar o verso inteiro novamente. Repetir o processo com as outras partes do verso.]

REVISANDO:
 [Fazer as perguntas. A cada resposta certa, empilhar uma caixa sobre a outra, como se construísse uma parede. Se a resposta estiver errada, tirar uma tijolo. As crianças devem tentar terminar a “parede”. Se usar copos descartáveis, fazer uma pirâmide.

APLICANDO: 
  [Dizer:] Há muito tempo que o templo de Salomão foi destruído, mas Deus tem outro templo. Hoje, Deus tem um templo vivo formado pelas pessoas. Nós chamamos este templo de Igreja. [Mostrar a figura de uma igreja.] A Igreja de Deus é formada por pessoas. Essas pessoas muitas vezes se reúnem em um templo, feito de tijolos ou pedras, que chamamos de igreja também.
[Enquanto fala, colocar uma caixinha sobre a outra como se estivesse construindo uma parede.] No templo, um tijolo ou pedra é colocado junto a outro e a outro até formar a parede e a construção ficar pronta.  Para formar a igreja de Deus, cada pessoa se junta a outra pessoa e Cristo é a Pedra principal, onde todas as pessoas devem se apoiar. [Apontar algumas crianças.] Cada um de nós é uma pedra da igreja de Cristo. Mas, vocês se lembram que as pedras do templo de Salomão se encaixavam perfeitamente, como um quebra-cabeça? Do mesmo jeito, nós precisamos nos ajustar aos irmãos perfeitamente. Agora vejam essas pedras. [Mostrar uma pedra lisa e uma pedra rústica, não polida. Pedir que passem a mão na pedra lisa e depois na pedra tosca. Perguntar qual das pedras, se esfregada na pele, pode machucar. Apontar a pedra tosca e dizer:] Será que uma pedra toda cheia de pontas pode se ajustar perfeitamente às outras? Não. Para isso acontecer é preciso tirar as pontas. Vocês sabem como transformar uma pedra tosca em uma pedra lisa? É preciso esfregar alguma coisa áspera nela. [Mostrar uma lixa ou lixa e esfregá-la no pedaço de tijolo ou pedra de gesso. Depois, mostrar como o pedaço que você esfregou ficou mais liso que os outros. Mostrar a pedra tosca e dizer:] Quem é impaciente e grosseiro é como a pedra tosca, cheia de pontas. [Mostrar a pedra lisa e dizer:] Quem é paciente, bondoso e educado é como a pedra lisa.  Vamos aprender como Jesus faz para nos deixar como a pedra lisa. Vou dizer algumas situações. Se eu falar de alguém que é como a pedra tosca vocês devem dizer: “Iiiiihh!” e eu vou ter que passar a lixa nela. Se eu falar de alguém que é como a pedra lisa, vocês devem dizer: “Eeeehh!” (ou bater palmas). Dizer:
A) Ronaldo empurrou uma menina que estava em seu caminho. [Grosseiro. Esfregar um pouco a lixa na pedra tosca, dizendo:] O diácono teve que chamar a atenção do Ronaldo para ele aprender a ser paciente.
B) Marina estava com pressa de sair, mas esperou as pessoas que estavam na sua frente saírem primeiro. [Pedra lisa.]
C) A mãe de Cristiano mandou que ele limpasse seu quarto e ele obedeceu imediatamente. [Obediente. Pedra lisa.]
D) Denise tem uma voz muito bonita. Ela acha que só ela deve fazer os solos na igreja.[Orgulhosa. Esfregar um pouco a lixa na pedra tosca, dizendo:] Seu pai teve que aconselhá-la A) a dar oportunidade para os outros.
E) Pedro Henrique pegou vários pedaços de bolo, enquanto outros ficaram sem.[Egoísta. Esfregar um pouco a lixa na pedra tosca, dizendo:] Seu irmão mais velho fez ele devolver os pedaços a mais na bandeja.Lucas dividiu seu lanche com um amigo que não tinha nada. [Bondoso. Pedra lisa.]
  Quando somos grosseiros, egoístas, orgulhosos ou desobedientes,  Jesus pode enviar seu irmão ou irmã, seu pai ou mãe ou até seu professor da Escola Sabatina para avisar você. Se você os ouvir, com a ajuda de Jesus, se tornará uma pedra lisa na Igreja de Deus. Dê-se por feliz quando aqueles que o amam o lembrarem de fazer o que é correto.

CONTANDO AOS OUTROS:
 [Entregar a opção escolhida, lembrando que devem usá-la para contar a alguém sobre o que aprenderam na história de hoje.]
Opção 1: Em um saquinho, colocar "tijolinhos" com o verso para memorizar. Fechar com arame ou fitilho. As crianças deverão tentar colocar o verso em ordem.
Opção 2: Entregar o kit com a pedra tosca, a lixa e o verso para memorizar. Deixar que as crianças coloquem tudo dentro do saquinho e fechem-no com arame ou fitilho. Elas devem usar o material para explicar a alguém o que aprenderam em Aplicando.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br