quarta-feira, 14 de setembro de 2016

"O Fruto do Espírito"

Material Necessário
Fita dupla-face (para colar os frutos)
Palavra JESUS
3 ramos de árvores
(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas 2 ramos de árvores com folhas verdes)

Modo de Preparar
Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.(FAZER EM CARTOLINA OU DE TAMANHO PARA SER VISÍVEL POR TODAS AS CRIANÇAS)
Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.
Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.
Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas figuras de fruto aos galhos).
NOTA: 
Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por toda a árvore, onde serão coladas o fruto. 

Mensagem

Primeira Árvore
(Coloque a árvore seca . Mantenha as outras duas árvores ocultas.)

Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.





Segunda Árvore



(Mostre a árvore com folhas verdes.)
Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.




Terceira Árvore

(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem o fruto.)
Vejam! Nesta árvore há uma diferença! (Cole um fruto.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto de Deusl (mencione João 15).
(À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.)



1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam bravas com ele ou não acreditam ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é falso ou mal educado – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre pronto a ajudar os outros.
7. Fidelidade – Crê que Cristo pode salvá-lo. Lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – entregou o controle de sua vida a Cristo.
9. Domínio Próprio – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age corretamente em tudo o que faz. Nunca participa de nada que lhe é ruim.
Coloque o nome de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar). Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.

REFLEXÃO// PARA CRIANÇAS
Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta?

APELO
Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos - aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito”.

ATIVIDADES

*Com 10 letras tem a palavra temperança = mansidão,precisa explicar para as crianças
Pintar a árvore, os frutos e colar
 
Fazer com as crianças com o molde da mão e com circulos preecher os gomos da UVA
de http://hopekids-esperanca.blogspot.com.br


* "IMITANDO JESUS"

"Jesus disse:

"Porque eu dei o exemplo,

 para que, como eu fiz,

 façais vós também" 

João 13.15


Ser como Jesus deve ser o nosso alvo de vida.
Neste quadrimestre, aprenderemos sobre várias fases da vida de Jesus.Nesta trajetória serão focalizadas diversas atitudes de Jesus, e como devemos imitá-lo. Que ao ministrarmos na vida das crianças possamos declarar e mostrar na nossa vida
" Sede meus imitadores, 
como também eu sou de Cristo" 
I Coríntios 11.1

Lição 1 - SENDO SANTO
Objetivo: as crianças aprenderão que devem procurar ser santas, separadas para viver de forma que agradem a Deus, imitando Jesus

Assuntos: Maria (mãe de Jesus ) – Mateus 1.18-24;Lucas1.26-35;2.4-20
Versículo: "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" Lucas 2.52

Sugestão de atividade:
Entregar para as crianças um quadro com as regras para seguir durante a semana que as ajudarão a serem como Jesus
Você quer tomar uma decisão de ser separado (santo) para Deus? 

Quer consagrar a sua vida ao Senhor, de verdade?
Vamos seguir algumas regras que nos levarão a sermos “santos”

1. Orar e ler a Bíblia todos os dias.



2. Não deixar de ir aos cultos(igreja) para ir ao cinema, ao shopping, ao futebol, ao cabeleireiro, ou qualquer outra coisa que você pode fazer em outra hora.


 












3. Obedecer a sua mãe, seu pai, seus professores e a todas as autoridades sem reclamar (Não esqueça que obedecer é melhor do que sacrificar!).


4. Ter cuidado com os filmes, desenhos, músicas, livros, brincadeiras, para que você não faça as coisas do mundo, afinal você foi separado por Deus para Ele mesmo.Santo


5. Mesmo que você esteja aborrecido, magoado, chateado, irado, não abra a sua boca para falar palavrões, responder de forma grosseira para quem quer que seja.


6. Fazer todas essas coisas com alegria, com prazer e fé, crendo que tudo o que você faz é para honra e glória do nome do Senhor e que Ele presenteia todos aqueles que O buscam (Hebreus 11:6).


de http://hopekids-esperanca.blogspot.com.br


* "Vinda de Jesus"

Para as crianças de 7-11 anos

" Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. 
Voam na alturas como águias, 
correm e não perdem as forças, 
andam e não se cansam" 
Isaías 40.31 (BLH)

ÁGUIAS OU GALINHAS
(EXTRAÍDO DO SITE SEMENTINHA KIDS)

FIGURA 1

Rodrigo e Ana gostavam de passar férias no campo, na casa do avô João e da avó Luisa. Brincavam todo o dia, corriam, nadavam e ajudavam nas tarefas do campo.

FIGURA 2

Pelas noites, os avós liam com eles porções da Palavra de Deus. Cantavam e oravam juntos. Essa noite, tinham meditado no Pai Nosso, com ênfase na frase final: “Porque Teu e o reino, o poder e a glória, por sempre…”
-Devemos estar preparados para o retorno do nosso poderoso Rei!- repetia sempre a avó.

FIGURA 3

Os meninos ficaram curiosos com o que a avó tinha dito. Mas na manhã seguinte tinham esquecido o assunto. As crianças brincavam entretidas quando chegou o avô com algo nas mãos:

-“Olhem crianças, Olhem o que achei no quintal!”
Era um pintinho de algum pássaro diferente! Mas, que diferente era!

FIGURA 4

O avô o levou ao galinheiro. Os pintinhos, patos, gansos, peru… todos começaram a gritar e a correr daqui pra acolá, apavorados e gritando. Era uma bagunça!

FIGURA 5

Dona galinha muito seria o inspeciono, primeiro com um olho e depois com o outro. O pintinho era muito estranho, e tremia da cabeça aos pés. No final a galinha abriu as suas assas e o cobriu. Os pintinhos se aproximaram para examinar o novo maninho.

FIGURA 6

Os dias passaram e os pintinhos cresceram e o pintinho estranho também. Ele era muito diferente de todos! Tinha assas enormes! Voava de um canto ao outro. Todos os outros integrantes do galinheiro tentavam imitá-lo mais não conseguiam.

FIGURA 7

Rodrigo e Anita acompanhavam o crescimento deste pássaro com muita curiosidade. E perguntavam. –“Vovô, que pássaro e este?” O avô João respondia misteriosamente: “Um dia saberão!” 

FIGURA 8

Um dia aconteceu algo… Rodrigo e Ana estavam juntando frutas quando ouviram um som. Parecia um chamado desde muito longe. –”Esta vindo lá de cima! Olha! O que será isso? ” -O som ia se aproximando, se ouvia mais perto a cada momento.
Por fim conseguiram ver! La encima no céu, voava um enorme pássaro. Ele voava em círculos sobre o galinheiro enquanto repetia sem parar o seu chamado. –Avô! Avó! Venham correndo, rápido…

FIGURA 9

Então aconteceu algo maravilhoso. O pássaro estranho estendeu suas assas e começou a se elevar. Passou pela tela de arame do galinheiro. Voou sobre os telhados da casa, voou até que se uniu com aquele majestoso pássaro nas alturas!

FIGURA 10

Era uma águia! O nosso pássaro estranho era uma águia!-gritavam as crianças.
Os moradores do galinheiro estavam alvoroçados. Os pintinhos pulavam e sacudiam as assas tentando voar sem êxito. As galinhas e os galos cocoricavam. Os gansos grasnavam. Os cachorros latiam. Os canários assoviavam descontrolados…

FIGURA 11

Passados uns minutos a calma foi voltando na chácara. Os avós e as crianças se sentaram na varanda.
-Sabem crianças?- disse o vovô. Um dia acontecerá com a gente algo parecido…
- É verdade!- Afirmou a avó. Um dia Jesus nosso Rei voltará nas nuvens e nos chamará como a águia…

FIGURA 12

Quando alguns ouvirem o chamado, irão com Ele, como aquele filhote de águia. Mas outros ficarão como aquelas galinhas.
-Eu não sei se serei águia ou galinha quando Jesus vier!- disse Rodrigo muito pensativo e visivelmente preocupado.
- Nem eu! -disse Ana com os olhinhos cheios de lágrimas. 

FIGURA 13

Filhinhos –disse o vovô- somente os que receberam Jesus no seu coração têm a vida eterna e poderão voar em direção a Ele quando forem chamados. Aqueles que não recebem Jesus nos seus corações são somente galinhas… ficarão aqui quando Jesus vier. Não poderão ir com Ele ainda que tentem.
-Eu quero ser águia! –gritaram Rodrigo e Ana levantando a mão com entusiasmo.

FIGURA 14

Ali mesmo falaram com Deus:
-Senhor Jesus, entra em meu coração. Me perdoa pelos pecados. Limpa meu coração de toda sujeira. Não quero ser uma galinha quando o Senhor vier buscar os seus filhos!
- Querido Rei, eu quero ser um águia e estar atento ao teu chamado e subir com o Senhor quando vier naquele glorioso dia! Seja o Rei e Senhor da minha vida.

Ore com as crianças levando-as a entenderem que precisam ter a certeza de Jesus nas suas vidas e que vão morar no céu com Ele quando voltar.




 







 



SUGESTÃO DE ATIVIDADES 





* "Imitando Jesus"

"Importando-se com as pessoas"

Base Bíblica: 
Marcos 6.30-44 / Lucas 19.41/ João 11.35 e 13.15

Objetivo: 
As crianças serão desafiadas a imitar Jesus, importando-se com o próximo e ajudando-o

Sugestão de atividades:
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe

A. Encontrar a Diferença

Você Precisa:
- sacos de papel não transparente
- objetos usados diariamente (ver atividade)
Com antecedência, colocar em sacos de papel três objetos, sendo dois semelhantes e um diferente: duas colheres e uma faca, dois pratos e um copo, duas laranjas e uma maçã, etc. Permitir a uma criança que pegue um saquinho desses grupos de coisas. O que é diferente? As duas coisas semelhantes são melhores do que a diferente? (Não, elas apenas são diferentes.) Repetir o processo diversas vezes. Uma coisa não é melhor do que a outra; elas apenas são diferentes.

Conversando...
Dar tempo para respostas. Como seria o mundo se houvesse somente banana e nenhuma outra fruta? Como seria se todas as pessoas fossem do mesmo tamanho ou tivessem a mesma cor de cabelo? Deus fez animais, plantas e pessoas diferentes. Mesmo sendo diferentes uns dos outros, Deus ama cada um de nós do mesmo modo, e deseja que sejamos seus imitadores.

B. Deus Ama a Todos

Você Precisa:
papéis nas cores (vermelho, amarelo, verde, branco, azul, preto, marrom) ou outra forma de indicar as cores para as crianças se posicionarem (quem está de tenis; calça jeans; de sapato; com cor ...)
Com antecedência, recortar um quadrado grande em cada uma das cores indicadas. Colocar as quadrados grandes de papel no piso em diferentes partes da sala.
Mostrar um quadrado menor de qualquer das cores; pedir às crianças que estão usando roupa daquela cor que se encontrem e fiquem em pé no quadrado da mesma cor que está no piso. Continuar até todas as crianças estarem sobre um dos quadrados ou junto dele.

Conversando...
Dar tempo. Qual é a cor que vocês mais gostam? Já pensaram se todos gostassem da mesma cor? E se na natureza, que foi tão belamente criada por Deus existisse só uma cor? Assim como gostamos das mais variadas cores, Deus ama todas as pessoas. Ele não Se importa se temos cabelo crespo ou liso – ou se temos cabelo! Ele não olha para nossas sardas ou a cor de nossos olhos. Isto não é maravilhoso? Vamos imitar a Jesus amando as pessoas do jeito que elas são.

C. Todos São Amados por Deus

Você Precisa:
gravuras de pessoas (idosa, jovem, criança, de cultura, etnia e grupo socioeconômico diferentes)
Mostrar uma gravura por vez de pessoas de diferentes etnias e camadas sociais. Dar tempo para respostas. O que podemos fazer para ajudar essas pessoas? (Sermos bondosos, falar de Jesus.) Devemos ser gentis e bondosos para com todos. Como vocês se sentem quando são tratados de maneira gentil? Quando tratamos as pessoas com bondade, nós as estamos imitando o que Jesus fazia.

Apresentar diferentes situações do dia-a-dia:

1. Uma criança nova chega à Comunidade da Esperança. O que vocês podem fazer para ajudá-la? Esperar pela resposta das crianças. Então acrescentar as próprias idéias (sentar-se com ela, mostrar-lhe onde colocar a oferta, partilhar lápis, etc.) O que Jesus faria ou diria se Ele estivesse aqui?Vamos ser imitadores de Jesus .

Conversando...
Dar tempo para resposta. O que podemos fazer para ajudar essas pessoas? Jesus ama essas pessoas? Como podemos mostrar para elas o amor de Jesus? Vocês sabem, nós, realmente, estamos ajudando os outros quando fazemos boas coisas para eles e lhes falamos sobre Jesus.

D. Testemunhando de Jesus

Você Precisa:
folhetos
envelopes
canetas
Dar para cada criança um folheto e um envelope. Ajudar as crianças a escrever no envelope o nome da pessoa a quem gostariam de entregar o folheto.
Dar tempo para respostas. Vocês podem me dizer como podemos testemunhar de Jesus aos outros? (Convidando-os para vir à igreja, dando alimento, levando folhetos, etc.) Hoje, vocês vão levar um folheto e dar para um amigo ou alguém da sua família que ainda não conhece a Jesus.

Conversando...
Na lição que estudamos hoje, aprendemos que a samaritana ficou tão feliz em conhecer a Jesus, que saiu correndo para chamar as pessoas de sua cidade a fim de também conversarem com Jesus. Nós amamos Jesus e ao entregarmos o folheto para alguém, estaremos contribuindo, assim como a mulher samaritana, para que outros possam conhecer Jesus.

Atividades para os menores:



de http://hopekids-esperanca.blogspot.com.br


* "Dedinhos Alegres"


de Edições Luz do Evangelho


Colorindo Crianças