quarta-feira, 28 de junho de 2017

* Mateus 6: 33

Nenhum texto alternativo automático disponível.


"Dinâmicas para sala ou eventos"

"Minha Outra Metade Está em Você"

§       Objetivos

a)   Testar o conhecimento (no caso da utilização de versículos bíblicos) e ajudar na formação de grupos.
b)    Incentivar a amizade e a cooperação.

§       A quem se destina

     Dinâmica própria para eventos de médio porte, agrupando acima de cinquenta pessoas (seminários, congressos, retiros, reuniões, etc.).

§       Tempo previsto
     Trinta minutos, aproximadamente.

§        Procedimentos

a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 cm x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b)    Escrever em cada cartela, referências bíblicas (pode ser parte de um cântico)
c)    Cortar as cartelas ao meio (ou três partes) de modo que o versículo ou a música fique dividida.
d)    A dinâmica, propriamente dita, inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
d)   Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.


"Gravuras"
§        Objetivos

a)    Avaliar o conhecimento;
b)    Levar o aluno a participar da aula.
c)    Exercitar o falar em público.

§        A quem se destina

       Esta é uma dinâmica que se aplica a qualquer grupo, dependendo do direcionamento do facilitador.

§        Tempo previsto
Vai depender do número de participantes, posto que, é importante a participação de todos.

§        Procedimentos
 O grupo deverá está acomodado nas cadeiras em círculo, após a lição o professor irá espalhar as gravuras ao chão.Iniciando-se as instruções:

a)    Cada pessoa deve escolher apenas uma gravura com a qual despertou atenção;
b)    Uma vez escolhida a sua gravura, a pessoa irá relacionar a gravura com a lição, todos deverão ter a oportunidade de falar:

Ao final, pode-se conversar um pouco mais a respeito do que foi discutido:

1.    Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (o que foi dito pela pessoa que se apresentou)?
2.    O que levou você a escolher a sua gravura?
3.    Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?

OBS: Essas gravuras você poderá fazer de Recortes de revistas. Fontes as mais diversas. É importante que essas gravuras sejam coladas em papel branco, tipo 60 kg, ou cartolina.


"Fazendo Arte"

Objetivo: 
     Um modo interessante e divertido de revisar histórias e acontecimentos bíblicos.
               Divida a classe em dois ou mais time e escolha um “artista” para cada time. Diga aos artistas o nome da história bíblica que terão de desenhar. Os artistas voltam aos seus times e, a um sinal, começam a desenhar rapidamente enquanto seus companheiros tentam descobrir a história retratada. O artista deve se manter calado.
              O time que adivinhar a resposta primeiro, dará um grito de vitória para mostrar que é o vencedor da rodada. Continue o jogo, mas dê a outros participantes a oportunidade de ser artista.

Variação
              Um único artista desenha, enquanto os times tentam descobrir do que ou de quem se trata. O time que descobrir a resposta primeiro é o vencedor.

"Segure o Prato"

Objetivo: 
          Ressaltar o aprendizado bíblico.
       Coloque os participantes sentados em círculo e dê-lhes nomes de personagens do Novo Testamento. Enfatize que não podem esquecer do nome recebido.
      O professor fica no meio da roda e gira um prato. (Um prato de plástico é mais apropriado.) Ao girar o prato, o professor chama um nome.           A criança chamada deve pegar o prato, antes que ele pare de rodar. Se não conseguir, terá de recitar um versículo ou responder a uma pergunta sobre seu personagem.

Variação
         Use personagens do Antigo Testamento ou lugares bíblicos.

"Recital Bíblico"

Objetivo: 
          Revisar rapidamente os versículos memorizados.
         Mande que as crianças sentem-se em círculo. Uma Bíblia passa de mão, enquanto uma música é tocada.
      Quando a música parar, quem estiver segurando a Bíblia terá de recitar um versículo, ou sairá do jogo. Não vale repetir versículos. Quem ficar na roda até o fim é o vencedor.

"Qual é a letra?"

Objetivo: 
          Desafiar os participantes a se lembrarem de pessoas e lugares da Bíblia.
          Dê uma folha de papel e um lápis a cada participante. Peça-lhes que escrevam os seguintes títulos no cabeçalho da folha:

Homens da Bíblia
Mulheres da Bíblia
Cidades da Bíblia

(Se desejar, acrescente outras categorias.)

          Cite várias letras do alfabeto. Para cada letra, mande que os participantes escrevam um nome embaixo de cada título. Incentive-os a pensar em nomes diferentes. Para cada nome não repetido, o participante ganha um ponto.

de http://odinete.blogspot.com.br


* Dominó Bíblico

          Esse jogo foi uma proposta da professora Naidia. 

          É muito fácil de produzir, é uma maneira das crianças aprenderem brincando




de http://odinete.blogspot.com.br


* "Jesus o Pão da vida"

“Eu sou o pão da vida;
 o que vem a mim jamais terá fome;
e o que crê em mim jamais terá sede”. – João 6:35

          A fome e a sede fazem parte da experiência de todos os seres humanos. Todos reconhecem instintivamente o que significa ter fome e sede. E para vergonha dos seres humanos, pesquisas atuais nos mostram que um bilhão de pessoas não tem o que comer e que a cada três segundos, alguém morre de fome. A causa desse fato revoltante é sem dúvida nenhuma a falta do conhecimento prático de Deus por parte dos homens, que não conhecendo a Deus, não se importam com os seus semelhantes.
   Porém, mesmo que o homem satisfaça suas necessidades básicas (respiração, emprego, moradia, comida, água, saúde, sono, sexo, amizade, família, etc.), o Senhor Jesus Cristo, nos destaca acima o fato de que é necessário e fundamental que os homens sintam fome e sede de valores espirituais, pois, esses, estão ligados a vida eterna.
          Jesus é o “pão da vida”. Ao mesmo tempo que Ele dá a vida, Ele a sustenta. Ele veio para se dar, para que as pessoas tenham vida através dele. Deus enviou seu Filho ao mundo, para satisfazer e atender as mais profundas necessidades espirituais do ser humano. Em Cristo temos vida espiritual e sustento para nossa alma!
       O vigoroso e fiel pastor inglês, John Charles Ryle (1816-1900)lembra-nos  que “podemos viver razoavelmente sem muitos tipos de alimentos em nossa mesa, mas não sem pão. O mesmo acontece em relação a Cristo. Ou temos a Cristo, ou morremos em nossos pecados. O pão é um alimento adequado a todas as pessoas. Alguns não comem carne; outros, vegetais, mas o pão é apreciado por todos. É um alimento tanto para o rei quanto para o mendigo. Isto também é verdade em relação a Cristo. Ele é o Salvador que supre as necessidades de todas as classes de pessoas. O pão é necessário todos os dias. Outros tipos de alimentos talvez comamos ocasionalmente; porém, manhã após manhã desejamos ter o pão. Assim também carecemos de Cristo. A cada dia de nossas vidas, precisamos de seu sangue, sua justiça, sua intercessão e sua graça. Com razão Ele é chamado ‘o Pão da Vida’!”¹
      Para ser participante do “Pão da Vida”, faz-se necessário vir a Cristo, crer nele. É pela fé, isto é, mediante a união íntima com Ele, se identificando com Ele espiritualmente, assim como o homem assimila fisicamente o pão material, que o ser humano alcança a vida eterna.
         Jesus satisfaz a fome e a sede de salvação, dá vida real e abundante, dá justiça para Deus (Mateus 5:6) – Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos). A entrega sem reservas da nossa vida a Cristo, pela fé, nos proporciona, não só vida eterna, como também,  a satisfação perpétua da nossa alma.

          Oração
         "Senhor Jesus, agora eu sei, que, quem se dirige a Ti com o coração cheio de fé e confiança, nunca terá fome nem sede. Senhor, pela tua graça, enquanto eu viver, satisfaz a minha alma com o teu pão e com a tua água viva. Amém!"

pr. luiz mesquita alves

de http://odinete.blogspot.com.br


"JESUS, A LUZ DO MUNDO!"

“Eu sou a luz do mundo; 
quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário,
terá a luz da vida”
João 8:12


          O que seria da vida sem a luz? Imagine a vida sem a luz elétrica: escuridão nas cidades, casas escuras, cozinhas sem eletrodomésticos tão necessários, etc. Imagine o mundo sem a luz do sol! Não dá nem para imaginar! A luz é essencial para toda a vida no cosmos. Sem luz, não há vida.
          A luz é símbolo de vida na Bíblia. A luz é muito mais que simples brilho que dissipa a escuridão. É símbolo daquilo que é puro, é característica do caminho daquele que faz a vontade de Deus. É direcionamento, pois a Palavra de Deus é a luz para o caminho (Salmo 119.105). A Bíblia ensina que os que recebem Jesus Cristo como seu Salvador, tornam-se  “filhos da luz” (Efésios 5:8), pois, antes da conversão andavam nas trevas.
         “Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Esta é uma das mais importantes palavras da Bíblia, e é uma das mais importantes promessas. Jesus não é apenas a “minha” luz, mas do “mundo”. Ele tem o poder de iluminar a vida de todos os homens, pois, só ele é que preenche todas as necessidades dos homens. Ele não disse que era mais uma luz para a nossa vida, porque é ele quem revela a pessoa de Deus e sua vontade para os homens. Jesus é singular!.
          A consequência para quem segue Jesus é deixar de andar nas trevas. Trevas é sinônimo de mal, de pecado e de todas as suas formas de manifestações no convívio humano e na vida pessoal. Os homens escolhem caminhos que pensam ser bem iluminados, mas são de densas trevas. Jesus prometeu aos seus seguidores que eles teriam a luz dentro de si mesmos. Luz, então, é vida de santidade, de dedicação, de entrega a Deus, de conhecimento da vontade de Deus, de realizações. É vida redimida por Cristo, que não mais está sujeita à condenação eterna. Ter a luz, que é Jesus, é ter a vida eterna.
       Quem crê em Jesus não vive uma vida sem significado. Ele é a luz do mundo e torna o nosso caminho claro e lúcido, pelo qual podemos caminhar com segurança e objetivo. A vida vazia é a vida das trevas.
         Oração:
     "Senhor Jesus, Tu és a luz que orienta o caminho daqueles que Te seguem. Não há outra fonte de iluminação que traga sabedoria, santidade e alegria. Não há luz além de Ti, para nos trazer graça e paz. Tu é a fonte da vida; quando somos iluminados com a sua luz, vemos a luz. Na Tua luz, chegaremos ao Céu. Obrigado Senhor, por ter resplandecido na minha vida. Amém!"

  Pr. Luiz Guilherme Mesquita Alves

de http://odinete.blogspot.com.br


* "Essa é pra mim!!!"

A imagem pode conter: texto

"Embora vestida de cautela,
continuo com bolsos cheios 
de sementes de Fé nas pessoas.
Minha intuição me diz
que há corações dispostos
a trilharem o caminho da reciprocidade!."
(Inês Seibert)


* "JESUS, A PORTA!"

“Eu sou a porta.
 Se alguém entrar por mim, 
será salvo; 
entrará, 
e sairá, 
e achará pastagem.”
 João 10:9


          Séculos antes da vinda de Cristo, Jó pergunta: “Como pode o homem ser justo para com Deus?” (Jó 9.2). Sem dúvida nenhuma esse tem sido um grande dilema através dos séculos e que tem levantado indagações deixando perplexa a mente do homem desde que este se tornou pecador. Como eu, um pecador, posso ser aceito por um Juiz Santo e Justo?.
    Como consequência do pecado e da queda, a humanidade tornou-se corrupta em sua natureza e o caráter moral do homem foi contaminado pelo pecado e o homem passou a ser digno de punição e castigo por Deus. E agora?! Como relacionar-se com um Deus que é Santo, Santo, Santo e Justíssimo? Pela incapacidade do homem em resolver a questão, o próprio Deus nos providenciou uma Porta. Na realidade, a Porta! Jesus, é a única porta que nos dá acesso a Deus Pai (Efésios 6:18). Jesus é o caminho para as ovelhas entrarem e encontrarem proteção e cuidado na presença maravilhosa de Deus.
          Diz Jesus : “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Levem o meu jugo e deixem que eu lhes ensine; porque eu sou manso e humilde de coração, e vocês acharão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu ensino é leve” (Mateus. 11:28-30. Grifos que enfatizam a exclusividade de Jesus). Se a ovelha quer ter segurança, proteção e descanso fornecidos pelo abrigo, tem que se aproximar somente Dele. Jesus é o caminho para Deus (João 14:6). É a providência de Deus (Gênesis 22:8). É o amor de Deus em ação (João 3:16). Não devemos  tentar encontrar outra porta que nos leve a Deus, pois, o que encontraremos serão portas de concentração do Diabo, que nos aprisionarão e trarão para nossas vidas consequências fatais,  pois, ele é ladrão de almas, que só sabe roubar, matar e destruir vidas. Ele só traz o mal e a morte (João 8:44). Jesus pelo contrário, sendo a resposta de Deus para os homens, veio trazer vida e vida abundante a todos que se achegam a Ele.
        Vale ressaltar mais uma vez,  a exclusividade de Jesus quando diz: “se alguém entrar por mim”, não existe outra porta para a salvação. Jesus é a única porta de entrada. Só ele poderá nos oferecer salvação, isto é, vida eterna (será salvo), liberdade adquirida mediante a confiança nele (entrará, e sairá) e sustento espiritual (achará pastagem).
“Graças a Deus que nos dá a vitória 
por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”  – a Porta !
         Oração:
        "Obrigado, Senhor Jesus, porque em Ti encontrei a salvação e a liberdade que me capacita a “achar pastagem” (pelo meditar, estudar e aplicar a  Tua Palavra no meu coração), sustentando assim, a minha vida espiritual. Amém!"

Pr. Luiz Guilherme Mesquita Alves

de http://odinete.blogspot.com.br


* "Eiiii... "

mude seu foco, 
olhe ao seu redor, 
às vezes sua semente já está dando fruto 
e você ainda está parado observando no lugar errado.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

.
"Porque,

 assim como a terra faz brotar a planta
 e o jardim faz germinar a semente, 
assim o Soberano, 
o Senhor, 
fará nascer a justiça
 e o louvor diante de todas as nações."
‭‭Isaías‬ ‭61:11

de #jardimsecretodopai ‬


"JESUS, O BOM PASTOR!"

“Eu sou o bom pastor.
 O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” 
João 10:11

          Nunca existiu e nunca existirá um Pastor mais digno, dócil, amoroso e excelente que Jesus Cristo. Todo Ele é maravilhoso. O seu amor extrapola nosso entendimento. Não podemos esquecer que este Pastor é “o Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1:5), aquele que “Nele reside a natureza completa de Deus” (Colossenses 1:19) e que “sonda mente e corações” (Apocalopse 2:23). E, quanto mais pensamos nesses fatos, as obras do Pastor se tornam mais magníficas ainda. Pois, ele nos conhecendo mais do que nós mesmos, não nos rejeitou. Como Ele pode nos suportar?! , como O Perfeito e Imaculado Jesus pode nos amar, conhecendo o que se passa em nossos corações?!. Ele veio ao mundo com o foco de dar a vida pelas ovelhas. Nesse capítulo dez, Ele diz isto, repetidamente (10:15,17,18). E Ele dá a sua vida segundo o seu próprio propósito e vontade. “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós...” (1 João 3:16).  “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Que verdade! Quando o apóstolo Pedro disse para Cristo que daria a sua própria vida por ele, a resposta do Mestre para o seu discípulo foi: “Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes (João 13:37,38). Sei que Pedro amava seu Senhor, assim como nós amamos, mas o nosso amor nunca pode ser comparado com o amor de Cristo. Nosso amor é fraco e imperfeito! Enquanto que o amor de Cristo, passaremos a eternidade conhecendo sua largura, comprimento, altura e profundidade (Efésios 3:17-19).
         “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. “Pelas” ou “a favor” das suas ovelhas. Ele nos substituiu para nos proteger da morte, a fim de que mediante a sua morte as ovelhas possam ter vida. O bom Pastor dá sua vida em benefício das ovelhas, pois essa é a única maneira de livrá-las do fogo eterno e da ira vindoura. Ele se ofereceu voluntariamente como oferta pelos pecados das ovelhas. Foi ele quem levou sobre si a ira de Deus contra os nossos pecados e tornou possível o perdão para os mesmos (1 João 2:2). Só podemos falar com alegria acerca da salvação, porque o Bom Pastor morreu por nós, aplacando a ira de Deus, tão ofendida pelas nossas iniquidades. Esse era o seu foco e sua missão: “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28). Isto aconteceu no Calvário. Foi lá que ele ofereceu a sua vida em resgate a Deus, contra  quem os homens desprezaram e desagradaram.
          Tomemos cuidado para não desprezarmos o sacrifício do Pastor e não fazer caso da sua obra salvadora. Pois, é de se lamentar que nem todos aproveitam a salvação oferecida. Se faz necessário hoje ouvirmos, escutarmos e obedecermos a voz do Pastor, porque Deus “determinou um dia para julgar com justiça o mundo por meio do homem que ele destinou, e já mostrou quem é, ao ressuscitá-lo dos mortos”. (Atos 17:31). Certifique-se de que você é uma ovelha de Cristo. Como? O apóstolo João nos ensina: “E como podemos ter certeza de que pertencemos a ele? Obedecendo aos seus mandamentos”. (1 Jãoo 2:3). A verdadeira ovelha,  obedece a voz do seu Pastor!
          Portanto, meus amigos(as):
 “Hoje, 
se ouvirem a sua voz, 
não endureçam seus corações”
Hebreus 4:7
          Oração
       "Senhor, muito obrigado pela tua maravilhosa graça que me transformou numa ovelha que te segue e que te pertence. Obrigado também, por suprir as minhas necessidades diárias e me conduzir pelos caminhos da justiça, e creio, que pelo teu favor, será assim até chegar na tua casa – o Céu. Amém! 
Pr. Luiz Guilherme Mesquita Alvez

de http://odinete.blogspot.com.br


* "Baleia Rosa" - continue a espalhar, continue a espalhar, continue a espalhar...

A imagem pode conter: texto

Além de ajudar a gerar vidas 
(ainda que irracionais), 
cuidar de uma hortinha é muito bom para a mente! 😊

A imagem pode conter: texto

Quando você escreve seus planos,
 fica mais fácil de lembrar deles todos os dias e concretizá-los. 😊
Imagina um calendário de post it na parede?