sexta-feira, 9 de setembro de 2022

"DIFERENTE DO RESTANTE"


Dia 7 - UM AMOR PARA A VIDA TODA

Romanos 8:37 

Salmos 139:13-16 

          Deixe-me colocar uma frase de um membro da igreja no século dezenove, Horace Bushnell na linguagem do casamento: "Nenhum casal é chamado para ser outro. Deus tem tantos planos para casais quantos casais existem; e, portanto, Ele nunca exigirá deles que meçam suas vidas pela medida de outro casal." 

          Você contém a metade de um casal único. Nenhum outro casal tem seus dons, suas fraquezas, suas histórias, suas dinâmicas, seus filhos, seus chamados. Há uma liberdade incrível em aceitar a identidade do casal como ela é: nós podemos ser fortes nesta área, fracos naquela, vulneráveis aqui, impenetráveis ali, excelentes nisto, muitas vezes falhando naquilo, mas nós somos um casal único chamado adiante por Deus para cumprir nosso propósito ímpar nesse mundo.

          Deus tem estabelecido sua casa e seu casamento, e é essa vida que Ele quer que você viva. Nunca olhe para outros casais para medir seu valor; olhe para Deus para cumprir seu chamado. Não se compare a outros casais para medir sua felicidade; compare sua obediência ao projeto de Deus para sua vida para medir sua fidelidade. 

          Sinta-se confortável com sua história, sua identidade como um casal. Saboreie isso. Nunca compare isso. Apenas seja fiel à visão única que Deus tem dado exclusivamente a vocês. Deus não precisa de outro casal igual a um que Ele já fez. Ele é muito mais criativo do que isso. Antes, Ele quer libertar e abençoar o casal único que vocês são. 

          *A qual casal vocês sempre se comparam? Você acredita que Deus tem vocês em uma jornada especial pelos propósitos Dele? Como você vive isso?



"CASADO COMO UM MONGE"


Dia 6 - UM AMOR PARA A VIDA TODA

Salmos 146:3

Salmos 95:1-7

           Não é verdade que muitas brigas conjugais resultam da frustração com o cônjuge? Nós queremos que eles sejam algo ou façam algo, e eles não são ou não fazem, e sentimos pena de nós mesmos. Nós realmente queremos que eles nos amem como Deus nos ama. Nós esperamos que eles simplesmente saibam quando nós tivemos um dia difícil, que saibam que estamos mentindo quando dizemos, "não se preocupe. Não é grande coisa. Eu não preciso de nada especial"; que saibam que precisamos que eles sejam fortes ou suaves, para proporcionar ou manter-se firmes, só porque é isso que nós precisamos que eles façam. Se eles realmente nos amassem, eles saberiam, certo?

         Seja honesto: Você não pensa ou se sente assim algumas vezes? 

          E você reconhece que é um fardo impossível para um ser humano, certo? 

          Mas e se eu buscasse um "casamento de monge"? E se eu decidisse que dependeria apenas de Deus, nada esperando do meu cônjuge, mas dependendo inteiramente de Deus em todas as minhas necessidades, incluindo emocionais e relacionais? 

           Então ao invés de me ressentir pelo que meu cônjuge não faz, eu serei impressionado (de uma maneira boa) por cada pequena coisa que ele faz. Eu vou me encher de gratidão ao invés de ressentimento. 

           Não é exatamente o oposto que acontece no casamento? Quando você está namorando alguém e ela faz algo bom pra você, você pensa: Que incrível! Se você se casa com ela e ela não alcança um certo nível de presente a te oferecer, você pensa: isso é tudo que ela tem para mim? Sério? 

           Esse é o motivo porque eu quero um "casamento de monge", os benefícios de ser casado com uma mulher de Deus, mas com uma atitude de monge, não esperando nada, dependendo de Deus e sendo genuinamente grato por qualquer coisa que meu cônjuge faça para me abençoar. 

          * Você enxerga sua atitude como cheia de gratidão ou cheia de ressentimento? Como ter um "casamento de monge" melhora seu relacionamento com seu cônjuge?



"BUSCAR PRIMEIRO O REINO"


Dia 5 - UM AMOR PARA A VIDA TODA 

Mateus 6:33

Mateus 6:19-21


          Se a missão que Jesus nos deu é "buscar primeiro o Reino de Deus", como um casamento de sucesso, que honra a Deus pode não ser marcado por essa missão? Não foi dito que devemos buscar primeiro uma intimidade relacional, uma vida feliz, crianças obedientes, ou outra coisa. Jesus nos ordena a buscar primeiro uma coisa e somente uma coisa: o Reino Dele e a Sua justiça (as duas palavras definem e constroem uma à outra, criando uma busca em comum). Um casamento de sucesso não é firmado apenas pela busca do reino, mas em muitos momentos a busca é um pré-requisito para a intimidade pós paixão. Uma vida sem esse objetivo, um casamento sem esse propósito, irá perder muito do seu brilho. "Hoje, ansiamos por isso: cooperarmos juntos, nos envolver, trabalhando como numa equipe de alpinismo, subir ao pico do nosso sonho, e nos abraçarmos no final do dia. Deus plantou esta profunda fome dentro de cada casal. É mais do que uma fome por companhia. É mais do que uma fome para criar uma nova vida. É uma terceira fome, uma fome de fazer algo significativo juntos. De acordo com a Palavra de Deus, fomos unidos para fazer a diferença. Nos casamos com uma missão." Ser “casado com uma missão" pode revitalizar muitos casamentos em que os parceiros pensam que sofrem com a falta de compatibilidade; minha suspeita é que muitos desses casais realmente sofrem com a falta de propósito. As palavras de Jesus dadas aos indivíduos em Mateus 6:33 são, talvez, ainda mais verdadeiras no casamento. Quando nós damos a nossa vida, nós a encontramos. 

          Quando nos concentramos fora do nosso casamento, acabamos fortalecendo nosso casamento. O seu casamento é uma missão? Como você e seu cônjuge podem viver mais plenamente uma vida de missão como um casal?




"Lugar de descanso"


Dia 7 -  LARES ACESOS 🔥

Mateus 11:28

Hebreus 4:10-11

Salmos 132:8


          Se Jesus tem que dizer “vem”, é porque não estamos perto; às vezes trabalho, atividades, preocupações nos distraem e o resultado é cansaço. Descansar não é ter férias, dormir mais ou não fazer nada, mas estar intimamente ligado a Ele, ouvindo-O, obedecendo-O e desfrutando de todas as fases da vida. O trabalho que temos que fazer, conectado a Ele e a sua finalidade, produz deleite e prazer, não é um peso ou um fardo, não causa insônia ou ansiedade, pelo contrário. Uma família que pode achar descanso em Deus de toda ansiedade e pode adorá-Lo em Espírito, por sua vez, dará a Ele um lugar para descansar. Deus fez a criação e no sétimo dia descansou, que Ele possa encontrar o seu lugar de descanso em nossos lares. A família que entende que todos os problemas foram resolvidos na cruz do Calvário e que Jesus já pagou o preço para que eles tenham tudo o que precisam não vai pedir a Deus as coisas que Ele já fez, mas vai se deleitar em ouvi-lo, obedecê-lo e sendo fiel, achará descanso e descansará.


          DESAFIO

- Em família, fale sobre coisas que os deixam ansiosos e cansados.

- Escrevam as coisas que roubam seu descanso no papel, desistam delas e jogue-as no lixo.

- Adore o Pai por levar suas cargas e por lhes dar descanso.


Marcos Brunet

App YOUVERSION



"Lugar da comunhão"



Dia 6 -  Lares Acesos 🔥


          Se você esteve praticando os pontos anteriores, certamente o depósito da família já está transbordando. Ao nos tornarmos íntimos de Deus, nós amamos mais a Ele e a quem estiver ao nosso redor. O amor de Deus se manifesta no DAR, é sua natureza, porque ele amou o mundo e DEU seu Filho. A intimidade nos leva a conhecer e imitar nosso Pai, que sempre se entregou, cujo desejo é abençoar, dar, ajudar a avançar, progredir para a melhor versão de nós mesmos.

          Na passagem de Isaías 56, vemos que Deus não quer que a bênção permaneça apenas em casa, por isso Ele abre o panorama para alcançar todas as nações. Tendo um coração como o d'Ele, podemos abrir as portas de nossa casa para dar daquilo que recebemos pela graça.

          Nosso lar, governado pelo céu, tornou-se um local de intimidade, pureza, segurança, saúde e comunhão, mas também de alegria (porque há alegria em Sua presença), de recreação (não distração, mas criatividade). Podemos compartilhar tudo isso, mesmo sem palavras, simplesmente sendo o que nos foi transmitido pela intimidade. É melhor dar do que receber, a família que queima no fogo do Espírito se torna uma fonte para as pessoas ao seu redor. As pessoas precisam ver Deus no cotidiano das famílias cristãs, o que não significa estar orando o tempo todo, mas refletir o caráter de Jesus, amando e sendo amados.


          DESAFIO

- Identifique as famílias que precisam do que vocês têm.

- Ore por elas e pergunte ao Senhor como abordá-las.

- Planejem atividades em conjunto (refeição, passeio, tempo de qualidade e companheirismo).


Marcos Brunet

App YOUVERSION