terça-feira, 13 de junho de 2017

* "Gálatas 5.17"

Versículo do Dia: 
“Porque a carne milita contra o Espírito, 
e o Espírito, 
contra a carne.” 
Gálatas 5.17
          No espírito de cada crente, existe uma constante luta da velha natureza contra a nova natureza.   A velha natureza se mostra bastante ativa e não perde oportunidade de empregar todas as armas de seu arsenal mortífero contra a graça recém-nascida. Por outro lado, a nova natureza está sempre em vigilância para resistir e destruir seu inimigo. A graça em nosso espírito utilizará a oração, a fé, a esperança e o amor para expulsar o mal. Ela se veste de toda a “armadura de Deus” (Efésios 6.11) e luta com ardor. Estas duas naturezas opostas nunca cessarão de lutar, enquanto estivermos neste mundo.
          Cristão, o peregrino de Bunyan, lutou contra Apoliom por muitas horas, mas a luta de Cristão contra si mesmo durou todo o caminho, a partir da Porta Estreita até ao rio Jordão. Embora estejamos atribulados, e frequentemente em doloroso combate, temos um Ajudador poderoso: Jesus, o Capitão de nossa salvação. Ele está sempre conosco e nos assegura de que seremos “mais que vencedores” (Romanos 8.37) por meio dele. Com tal assistência, a nova natureza recém-nascida é uma forte lutadora para seus inimigos. Você está lutando contra o adversário hoje? Satanás, o mundo e a carne estão todos contra você? Não desanime. Continue lutando! Deus mesmo está ao seu lado. Jeová-Nissi é a sua bandeira; e Jeová-Rapha é aquele que cura as suas feridas. Não tema, você será vitorioso, porque quem pode derrotar a Onipotência? Continue a lutar, olhando para Jesus (ver Hebreus 12.2)! Embora o conflito seja demorado e árduo, doce será a vitória e gloriosa, a recompensa prometida. Jesus, o Capitão de nossa salvação, nos assegura que no tempo próprio nos tornaremos mais do que vencedores por meio d'Aquele que nos amou.
          Prosseguimos de força em força; Lutamos, batalhamos e oramos. Vencemos todos os poderes das trevas e, no dia de bom combate, ganhamos!

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* "Nada pode nos separar do amor de Deus." Romanos 8: 38

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* "Gênesis 1.5"


Versículo do Dia: 
“Houve tarde e manhã,
 o primeiro dia.”
Gênesis 1.5
          Acontecia isso mesmo no começo? A luz e as trevas dividiram o espaço de tempo do primeiro dia? De modo semelhante, pouca admiração deve haver se eu tiver mudanças em minha situação, passando do resplendor da prosperidade para a meia noite da adversidade. Em certas épocas, já é esperado que lamentarei a ausência de minhas alegrias anteriores e que buscarei meu Senhor durante a noite. Não estou sozinho nisso, pois todos os amados do Senhor têm experimentado a necessidade de entoar a canção mista da misericórdia com o juízo, da provação com o livramento, do lamento com o deleite.
          Um dos arranjos da providência divina é o fato de que a noite e o dia jamais cessarão, quer no âmbito espiritual, quer no âmbito da criação natural, até que cheguemos ao lugar sobre o qual está escrito:
 “Já não haverá noite”
Apocalipse 22.5
          Aquilo que nosso Pai celestial ordena é bom e sábio. Então, ó minha alma, o que é melhor fazeres? Primeiramente, deves contentar-te com esta ordem divina, e esteja pronta, como Jó, a receber o mal da mão do Senhor tanto quanto o bem. Depois, procure fazer 
“alegres as saídas da manhã e da tarde” 
Salmos 65.8 ARC
          Louva o Senhor pelo sol da alegria, quando este desponta, e pela melancolia do anoitecer, quando este chega. Existe beleza tanto no alvorecer como no entardecer. Canta sobre a alegria deles e glorifica o Senhor. Crente, assim como o rouxinol, cante suas melodias em todas as horas. A noite é tão útil como o dia. O orvalho da graça cai pesadamente na noite de tristezas. As estrelas da promessa brilham gloriosamente em meio às trevas da aflição. Continue o seu serviço para o Senhor, suportando todas as mudanças. Se durante o dia, seu lema é trabalho, à noite, mude-o para vigilância.           Cada hora tem sua função. Permaneça em sua chamada como servo do Senhor, até que Ele apareça repentinamente em glória. Alma minha, sua noite de velhice e morte se aproxima. Não tema, pois ela é parte do dia; e o Senhor disse:
 “Todo o dia o SENHOR o protegerá” 
Deuteronômio 33.12

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* "Santo Agostinho"

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* "1 Crônicas 5.22"


Versículo do Dia:
 “Muitos caíram feridos à espada, 
pois de Deus era a peleja.”
Crônicas 5.22
          Guerreiros que lutam sob a bandeira do Senhor Jesus, observem este versículo com alegria santa, pois, assim aconteceu na antiguidade, e assim também acontece em nossos dias. Se a peleja é de Deus, a vitória é certa. Os filhos de Rúben, os gaditas e a meia tribo de Manassés mal puderam reunir um exército de quarenta e cinco mil guerreiros. Apesar disso, em sua luta contra os hagarenos, eles mataram cem mil pessoas. Eles
 “clamaram a Deus, 
que lhes deu ouvidos, 
porquanto confiaram nele”
1 Crônicas 5.20
          O Senhor não salva por meio de muitos ou poucos. Se avançamos em nome de Jeová e não passamos de um punhado de homens, o Senhor dos Exércitos está conosco como nosso Capitão. Os israelitas não deixaram de lado a espada, o escudo e o arco, mas não colocaram nestas armas a sua confiança. Temos de usar todos os meios adequados, mas a nossa confiança tem de estar apenas no Senhor. Ele é a espada e o escudo de seu povo. A grande razão para o extraordinário sucesso dos israelitas esteve no fato de que a peleja era de Deus. Amado, em sua luta contra o pecado, no íntimo ou no exterior; contra o erro de práticas e de doutrina; contra a impiedade espiritual em níveis altos ou baixos; contra os demônios e os aliados do diabo, você está na guerra de Jeová. A menos que Ele possa ser derrotado, você não precisa temer a derrota. Não esconda-se diante de números maiores, não recue diante das dificuldades ou impossibilidades, e nem se esquive dos ferimentos ou da morte. Golpeie com a espada de dois gumes do Espírito e os mortos jazerão em montes.
 “Do SENHOR é a guerra”
1 Samuel 17.47
          Ele lhe entregará nas mãos os seus inimigos. Com o passo firme, mão forte, coração destemido e zelo ardente, corra para a batalha e as hostes do mal voarão como minúsculos resíduos na ventania.

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* "O Apóstolo Pedro"


“Respondeu-lhe Simão Pedro:
 Tu és o Cristo,
 o Filho do Deus vivo.”
Mateus 16:16

          Pedro (gr. PetroV, Pétros, aram. Kéfa ou Céfa, “pedra” ou “rocha”), cujo nome original era o hebraico Shim”on, que aparece na sua forma grecizada Sumewn, Symeon apenas em At 15:14 e 2 Pd 1:1. Em outras passagens aparece como o nome grego Simwn, Simon, em Mt 10:2, 17:25; Mc 1:16, etc.
          Comumente é chamado pelo sobrenome grego PetroV, Pétros, nome masculino formado do substantivo feminino petra, “rocha”; originalmente o aramaico Kéfa, usado na forma grecizada KhfaV, Kefas, em Jo 1:42; 1 Co 1:1 e tantas outras passagens em algumas epístolas paulinas.
          Filho de IwannhV, Ioannes, João (Jo 1:42, Contemporânea) ou Iwna, Iona, Jonas (Jo 21:15-17, Rev. e Corr.; Mt 16:17, onde é chamado por Jesus de Simão Barjonas (gr. Simwn Bariwna, Simon Bariona), ou seja, filho de Jonas.)
          Era originário de Betsaida da Galiléia (Jo 1:40-42), cidade de seu irmão André e de Filipe (Jo 1:44), sendo ambos irmãos pescadores (Mc 1:16). Em Mt 8:5,14 encontramo-lo residindo em Capernaum, cuja sogra fora curada por Jesus. Um dos primeiros discípulos vocacionados, foi levado a Jesus por seu irmão André (Jo 1:41), que lhe diz: “Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)”.
          Seu chamado está estreitamente ligado ao de Tiago e João, no relato de Mateus. Ali o escritor relata que se deu logo ao início do ministério de Jesus, após seu batismo e tentação, quando estava     “…andando junto ao mar da Galileia…” quando “…viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” (Mt 4:18,19).
          Nas listas dos doze encontra-se em primeiro lugar (Mt 10:2; Mc 3:16; Lc 6:14; At 1:13).Andou por sobre o mar (Mt 14:29); confessa que Jesus é o Cristo, por revelação divina (Mt 16:16; Jo 6:68); reprova a Jesus, opondo-se ao anúncio da paixão, sendo asperamente repreendido por Jesus (Mt 16:22,23); presencia a ressurreição da filha de Jairo (Lc 8:51), a transfiguração (Mt 17:1), e a agonia de Jesus (Mt 26:37), na companhia de Tiago e João, que, com este último é enviado por Jesus para preparar a Páscoa (Lc 22:8).
          Fisga o peixe com a moeda na boca, com a qual Jesus pagou o imposto do templo, para ambos (Mt 17:24-27); pergunta a respeito do perdão (Mt 18:21) e da recompensa pela renúncia a todas as coisas (Mt 19:27); promete lealdade e é advertido (Mt 26:33-35); sendo repreendido veladamente por não vigiar no Getsêmani (Mt 26:40); questiona a respeito da figueira (Mc 11:21) e dos sinais da segunda vinda, com Tiago, João e André (Mc 13:3); tem seus pés lavados por Jesus (Jo 13:6-10); inquire acerca do traidor (Jo 13:24); na prisão de Jesus, no jardim, agride a Malco, decepando-lhe a orelha (Jo 18:10-11).

"Não te negarei, te seguirei até o fim.
Nunca voltarei atrás, serei fiel…
Mesmo que todos queiram fugir,
Ou se arrependam de te seguir,
Jesus, meu Mestre, eu jamais te deixarei!
“Ai, amado meu, como a peneira escolhe o grão
Assim o mal te escolheu
e o Inimigo cobiçou teu coração
Mas orei por ti, roguei ao Pai,
intercedi a teu favor
Pra que tua fé não fosse em vão
valesse em tempo de aflição
E suportasse a provação
roguei por ti, roguei por ti, roguei por ti…"

(Guilherme Kerr Neto)

          A ressurreição é anunciada “…aos discípulos” e enfaticamente “…a Pedro” (Mc 16:7) de modo consolador, por ter tão veementemente negado ao Senhor (Mc 14:68). Com João, sendo precedido por este, examina o túmulo vazio, onde se encontrava o Senhor (Jo 20:6); que ressuscitado, lhe aparece (1 Co 15:5).
          Assiste a ascensão (At 1:15); prega no Pentecostes (At 2:14), cura o coxo (At 3:7); sendo ameaçado pelo sinédrio (At 4:17); repreende a Ananias e Safira (At 5:3); é liberto do cárcere por um anjo (At 5:19); foi enviado a Samaria junto com João para conferirem o Espírito aos discípulos (At 8:14).
          Rejeita a proposta de Simão, o mago (At 8:20-24); cura Enéas, paralítico (At 9:34); ressuscita Dorcas (At 9:40); visita Cornélio, quando tem a visão do lençol (At 10); defende-se em Jerusalém (At 11:5), é preso por Herodes (At 12:4) sendo liberto por um anjo (At 12:9) e comparece perante o concílio de Jerusalém (At 15:7).
          Considerado como uma coluna na Igreja primitiva (Gl 2:9) é resistido por Paulo (Gl 2:11); vai para Babilônia, onde trabalha (1 Pe 5:13). Possivelmente tenha sido perseguido e martirizado ao mesmo tempo em que Paulo, durante as perseguições de Nero.
          A tradição afirma que não se julgava digno de ser crucificado como seu Senhor, e ao seu próprio pedido, fora crucificado ponta-a-cabeça. Esta tradição é geralmente atribuída a Orígenes. Escreveu duas epístolas.

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* "O Reino de Deus Chegou!"


          O mundo já presenciou a elevação e a queda de grandes reinos e potencias mundiais, isto não é fato desconhecido para qualquer pessoa que conhece um pouco da historia universal.
        "E ele muda os tempos e as estações;
 ele remove os reis e estabelece os reis;"
  Daniel 2.21 

          Através da história se levantou 6 (seis) grandes Impérios Mundiais e o sétimo está vindo aí.

          Vejam quais são eles:


  • Império Egípcio (Egito) – Representado pelos Faraós que se diziam deuses;
  • Império Assírio (Assíria) – Representado por reis cruéis, que acabaram com a supremacia do Império Egípcio;
  • Império Babilônico (Babilônia) – Representado por Nabucodonozor, que deu fim à supremacia do Império Assírio;
  • Império Medo-Persa – Representado por Dario e Ciro, deram fim a supremacia do Império Babilônico;
  • Império Grego-Macedônio (Grécia) – Representado por Alexandre Magno, o grande, que acabou com a supremacia do Império Medo-Persa;
  • Império Romano (Roma) – Representado pelos Césares, que deu fim a supremacia do Império Grego-Macedônio;
  • Império do Anticristo – Representado pelo Anti-Cristo, que poderá ser uma espécie de um “Novo Império Romano”, que será destruído por Cristo na sua vinda pelo sopro de sua boca. (2 Ts. 2.8).

          Um dos livros da bíblia que nos trás luz sobre as grandes potencias mundiais é o livro de Daniel. No cap 7 ele tem sonhos e visões dos acontecimentos futuros, dos reinos que estavam para governar a terra e também do fim desses reinos.
Daniel já não era mais um jovenzinho. Achava-se por volta dos setenta anos quando recebe de Deus uma revelação profundo dos acontecimentos finais. Ele vê 4 reinos surgindo simbolizados por animais. 7:3


          A ordem de aparecimento dos animais coincide com a ordem cronológica dos seus domínios: Babilônia (leão) de 606 a 539 a.C.); Medo-Pérsia (urso) de 539 a 330 a.C.; Grécia (leopardo) de 330 a65 a.C. e Roma a partir de 65 a.C.
A historia mostra que havia (7: 4) estátuas colossais de leão com asas de águia e cabeça humana que adornavam os palácios de Nínive e Babilônia, o que não deixa em dúvida sua identidade; (veja também Jeremias 4:7,13.) O leão indica força, e as asas de águia, velocidade.

 "Subiu um leão da sua ramada,
 um destruidor de nações;"
Jeremias 4.7


 "os seus cavalos são mais ligeiros do que as águias"
Jeremias 4.13

          7:5 O império Medo-Persa se expandiu lentamente, com exércitos numerosos, consumindo muitas vidas; o urso é um símbolo dele, conhecido por sua força e ferocidade em combate. O lado do urso que se levantou deve representar a Pérsia, que era mais poderosa, e as três costelas correspondem aos reinos da Lídia, Babilônia e Egito que se aliaram contra os Medo-Persas mas foram derrotados.
          7:6 Como o leopardo, o macedônio Alexandre o Grande era ágil à testa do exército grego e, como se tivesse asas, ele conquistou seu território rapidamente. Chorou por não haver mais terras para conquistar. As quatro cabeças correspondem à divisão do seu império após sua morte: Ásia Menor, Síria, Egito e Macedônia.
          7: 7 O quarto animal, terrível, espantoso e sobremodo forte, diferente de todos os anteriores, corresponde ao império romano.
No versículo 12 Daniel vê que o domínio desses reinos foram tirados para que um outro reino fosse estabelecido.

          O Reino de Deus é o centro da mensagem do Novo Testamento. Ele foi anunciado por João Batista (Mt.3:2) e era a essência do ensino de Jesus – o que devemos buscar em primeiro lugar e acima de tudo (Mt.6:33).

          Quando ensinou seus discípulos a orar, disse-lhes que pedissem a Deus:


 “Venha o teu Reino” 

Mateus6

          Mateus usa o termo “reino dos céus” 34 vezes, mas “reino de Deus” apenas 4 vezes. Marcos, Lucas e João usam “reino de Deus”.

          QUAL ERA O TEMA DA PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS?

          PEDRO NO PENTECOSTES: Apresentou a Jesus como aquele que se assentou no trono de Davi, para Reinar para sempre. Concluiu a sua mensagem apresentando a Jesus como SENHOR – Atos 2:29-36

          FELIPE EM SAMARIA: Pregou o Evangelho do Reino de Deus – Atos 8:12

          PAULO EM ÉFESO: Primeiro, por três meses na sinagoga falou sobre o Reino de Deus (Atos 19:8). E logo define o seu ministério de três anos nessa cidade dizendo: Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. (Atos 20:25)

          PAULO PRESO EM ROMA: Pregou o Reino de Deus: Atos 28:23 e 30-31.

          O TEMA NAS EPÍSTOLAS:

          A expressão Reino de Deus, ou Reino dos céus, ou simplesmente Reino, aparecem 133 vezes no novo testamento. Na maioria das vezes no quatro evangelhos e no livro de Atos.

          Nas epístolas o tema segue sendo o mesmo, porém o que muda é só a expressão. Se bem que, a expressão Reino de Deus aparece nas epístolas, como em Romanos 14:17/I Coríntios 4:20,6:9, Colossenses 1:13, e outros, no entanto não é freqüente como nos evangelhos.

          A síntese do Kerigma (proclamação) de Jesus Cristo era: “O Reino de Deus é chegado”. A diferença da proclamação do Kerigma dos apóstolos era: “Jesus Cristo é o Senhor”. Estas duas expressões: Reino e Senhorio são sinônimos, como podemos observar a expressão do Salmo 145:13.

          A palavra “Senhor” (KIRIUS no grego) no novo testamento, quando se refere a Cristo ela se repete mais de 600 vezes. Dessas 600 vezes, 260 estão nas epístolas de Paulo.

          Porque os apóstolos, e especialmente Paulo, preferiram usar mais a palavra KIRIUS que REINO? O Reino de Deus não era só um tema do novo testamento, mas sim, O TEMA de todo novo testamento.

          O Reino de Deus é o tema de todas as pregações de Jesus e seus ensinos.

          Veja algumas características da grandeza do reino de Deus:

          O reino foi dado a Jesus. 14. Foi lhe dado…. o reino
          -O que foi dado? E a quem foi dado?

          O reino foi dado. Deus deu o reino a seu filho. Quem reina não é satanás, quem está no controle deste mundo não é o mal nem as trevas, é Jesus.

          -Todo o poder foi dado a Ele, o seu nome está acima do todo o nome.

          -Por esta razão estava escrito na sua acusação este é Jesus o Rei dos judeus. MT 27.37

          -Quando Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho as multidões, clamavam bendito é o rei que vem em nome do Senhor. Lucas 19.38

          -Toda a língua precisa declarar que ele é o Senhor.

          O reino é o domínio dos céus sobre a terra. 14.
          Temos no texto a palavra domínio. Reino, basileia, significa monarquia, império, poder real,     domínio. Portanto, o governo do céu chegou à terra. Mas o reino celestial não é como os reinos mundanos. O governo de Deus se dirige ao coração (espírito) do homem.

          E Deus reinando na terra, o Diabo perdeu o seu domínio.

          Jesus veio trazendo o Governo dos céus sobre a terra. Ele veio para tomar das mãos de satanás o domínio que ele tinha sobre a terra.

          – Domínio este que fora dado ao homem:

“Deus os abençoou,

e lhes disse:
 ´Sejam férteis e multipliquem-se!
 Encham e subjuguem a terra! 
Dominem sobre os peixes do mar, 
sobre as aves do céu
 e sobre todos os animais que se movem pela terra’.”
 Gênesis 1:28. 

          A palavra “domínio” usada no original hebraico é “radhah” que quer dizer “reinar sobre”. Em outras palavras, o homem era o DONO DA TERRA.

          Antes do pecado o homem estava debaixo do governo de Deus. O governo do homem era o governo de Deus. Quando o homem peca ele perde esse domínio.

          Jesus veio para restaurar isto. Porque d'Ele, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas.

          É o céu que precisa governar a sua casa, porque o céu já chegou aqui na terra.

          Quando os céus começam a governar sobre a nossa vida as coisas são diferentes. Ex: Zaqueu. Saulo de tarso. Maria madalena.

          O Diabo não quer que você entenda esta verdade. Ele não quer que você entenda o reino de Deus.

          Ouvindo alguém a Palavra do Reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; Mateus 13.19

          Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. Mateus 13.15

          Só Há cura, só há transformação de vida quando se compreende o reino de Deus.

          Quando o reino chega as coisas acontecem.

          Em Isaías 6.1 o profeta vê Deus no trono.

          Em Apocalipse 4.2 João percebe que alguém esta sentado no trono. O trono não está vazio.

          O reino agora é dos santos. V 18, 27.
          Mas os santos do altíssimo receberam o reino…. v18

          O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo do altíssimo. 27

        "Não temais,
 ó pequeno rebanho, 
porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino."

  Lucas 12.32 

          "Assim como meu pai me confiou um reino,
 eu vô-lo confio."
                             Lucas 22.29


          O reino é nosso, hoje somos representantes do reino de Deus. Onde você for você vai levando o reino, onde você chegar o reino chega também.

 "O reino de Deus está dentro de vós."

Lucas 17.21

          A grande verdade é que o pai já colocou a nossa disposição todas as coisas. Mais a maior questão é que somos ignorantes em relação a esta verdade.

          Como já falamos o diabo não que quer você compreenda o reino. A bíblia diz o meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento. Precisamos pedir a Deus para que os olhos do nosso entendimento sejam abertos, para compreendermos a grandeza do reino de Deus.

          2 Pedro 1.3 diz que nos foi doadas, dado todas as coisas que diz respeito a vida e a piedade… pelo conhecimento.

          Precisamos conhecer o que está a nossa disposição.

          O reino já é seu. Ninguém vai tirar isso de você. Você precisa ter a consciência dessa verdade. Você é herdeiro do reino e representante do reino de Deus na terra!



* "2 Samuel 15:23"


Versículo do Dia: 
“Também o rei passou o ribeiro de Cedrom.” 
2 Samuel 15.23
 ARC
          Davi passou aquele melancólico ribeiro, com sua lamentosa companhia, quando fugia de seu filho traidor. O homem segundo o coração de Deus não ficou isento de tribulações. Na verdade, a sua vida esteve cheia de tribulações. Ele tanto foi o ungido como o afligido do Senhor. Por que, então, deveríamos esperar isenção de aflições? Por que murmuramos como se algo estranho nos estivesse acontecendo? O próprio Rei dos reis não gozou do favor de ter um caminho mais agradável e mais tranquilo. Ele passou sobre o fosso imundo de Cedrom, pelo qual escoava a imundície de Jerusalém.
          Deus tinha um Filho sem pecado, mas não tem um único filho sem a disciplina de sua vara. É uma grande alegria crer que Jesus foi tentado em todos os aspectos à nossa semelhança. Qual é o nosso Cedrom nesta manhã? É um amigo incrédulo, a dolorosa perda de um ente querido, uma repreensão caluniadora ou um terrível presságio? Nosso Senhor passou por tudo isso. Dores físicas, pobreza, perseguição ou desprezo são o nosso Cedrom? Por todos esses Cedrons, o Senhor Jesus passou antes de nós. 
“Em toda a angústia deles,
 foi ele angustiado”
Isaías 63.9
          A estranheza que demonstramos com as aflições tem de ser banida imediatamente e para sempre. Aquele que é o Cabeça de todos os santos conhece por experiência própria a tristeza que achamos tão peculiar. Todos os cidadãos de Sião devem ser libertos da honrosa companhia de lamentosos, dos quais o Príncipe Emanuel é Cabeça e Capitão. Não obstante a humilhação por que passou, Davi ainda retornou à sua cidade, em triunfo, e o seu Senhor ressuscitou vitoriosamente do sepulcro. Portanto, devemos ter bom ânimo, porque também seremos vitoriosos. Com alegria, tiraremos água das fontes da salvação, embora por um momento tenhamos de passar pelos córregos nocivos do pecado e da tristeza. Soldados de Cristo, tenham coragem. O próprio Rei triunfou depois de ter passado o Cedrom… assim nós também triunfaremos.

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