quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

" A CORRIDA DOS SENTIMENTOS"


Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.

 A ansiedade chegou primeiro. Não via a hora de começar. 

A dúvida foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.

 A derrota desistiu antes mesmo de começar.

 A alegria deu um salto à frente e disse:  Vamos lá! 

Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já! 

A tristeza põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”

 A dor levou um tombo e começou a gritar.

 A intolerância berrou: cale essa boca já!

 E a dor respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.

 A coragem falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!

 A inveja logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”

A esperança pensou alto: “Estamos perto de chegar”

 O amor, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: 

“O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta pra perdermos tempo.

 Podemos cada momento aproveitar? 

E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. 

A dúvida que não sabia se daria certo, chegou lá. A ansiedade viu que não valia a pena se desesperar. A derrota foi vencida pela esperança. A tristeza se animou com o salto da alegria. A dor foi encorajada com as palavras da coragem. A inveja foi vencida pelo amor e a esperança sempre acreditou. 

Nós também vivemos numa corrida chamada vida.Em alguns momentos, a dor grita e quer parar. A ansiedade não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. 

A coragem nos ajuda a caminharmos mais umas milhas. A tristeza mais uma vez nos faz parar. A inveja, olha pro outro e começa a reclamar. A intolerância não aceita nada, mas o amor, Ah! O amor! .... O amor "suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. 

"O amor nunca acaba."

1 Coríntios 13:7,8 

Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. 

Se não fosse o amor, de nada valeria!



"Atletas de Cristo "



Versiculo: 

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, 

todos,

 na verdade,

 correm, 

mas um só leva o prêmio? 

Correi de tal maneira que o alcanceis.

E todo aquele que luta de tudo se abstém; 

eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; 

nós,

 porém, 

uma incorruptível.

Pois eu assim corro,

 não como a coisa incerta;

 assim combato, 

não como batendo no ar.

Antes subjugo o meu corpo, 

e o reduzo à servidão, 

para que, 

pregando aos outros,

 eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."

1 Coríntios 9:24 a 27

          Esse ano e o ano das olimpíadas e esse mês nós vamos fazer as olimpíadas para Cristo , onde vamos ouvir a palavra e nos divertir , esse domingo vamos falar sobre ser atletas de Jesus e vamos falar sobre algumas qualidades dos atletas de Cristo :

          1- Esforço: v.24 “correi de tal maneira que o alcanceis”

          Todo atleta tem que se esforçar, treinar e conseguir o máximo de sua capacidade. Não pode ter preguiça. Tem que estar em forma para vencer. Precisa ter vontade. Se esforçar ao máximo. Esse esforço por mais cansativo que seja é um prazer para o jogador.

          Como cristãos precisamos nos esforçar também pelo Reino de Deus (Mateus 11.12). Fazer o melhor para Deus. Dedicar nossa vida totalmente a Ele com prazer. Se amamos a Deus não achamos difícil servir a Ele.

          Você tem se esforçado para servir ao Senhor melhor?

          Esforce um pouco mais e faça o melhor para Jesus!

          2- Disciplina: v.25 “todo atleta em tudo se domina”

          Para estar preparado, um jogador precisa se dominar e conhecer sua capacidade aumentando seus limites. Essa disciplina é o que proporciona o desenvolvimento na hora da partida. Se o atleta não tiver uma rotina de treino ele não consegue vencer.

          Assim também em nossa vida precisamos aprender a treinar sempre com disciplina para nos dominar e aperfeiçoar a cada dia. Se formos orar somente quando precisarmos de socorro de Deus, na hora do aperto não saberemos como fazer. As disciplinas espirituais são oração, leitura da Bíblia, culto, perdão, etc. Por isso é preciso treinar espiritualmente para as horas de luta.

          Você tem treinado sua vida espiritualmente ou está um pouco indisciplinado?

          Exerça disciplina espiritual e se prepare para vencer!

          3- Meta: v.26 “não sem meta”

          A motivação do atleta é vencer. Se começar o jogo pensando em perder não conseguirá vencer. Por isso a única coisa que passa na cabeça do jogador é marcar pontos e conseguir a vitória. Sua meta é vencer!

          Lutar sem meta é como se estivesse "desferindo golpes no ar" v.26.

          Nós cristãos também precisamos ter uma meta. Jesus nos disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24.13) então nossa meta deve ser a salvação.

          Deus quer nos dar uma vida vitoriosa e precisamos deixar todo pensamento de derrota para então sermos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

          Qual é a sua meta espiritual? Você está buscando sua salvação?

          Tenha com objetivo sua vitória maior que é a vida eterna!

          Seja um atleta de Cristo!

          CONCLUSÃO:

          Para concluir, vamos comparar Jesus e seus discípulos com um time. Jesus escalou um time de doze apóstolos, mas era ao mesmo tempo técnico, capitão e goleiro. Treinava, coordenava e defendia.

          Tiago e João eram laterais esquerda e direita, mas queriam ganhar destaque de seus amigos (Mateus 20.20,21) e não passavam a bola (Lucas 9.54). Tomé era o meio campo, mas era descrente e não acreditava que ia vencer fazendo o jogo ficar lento (João 20.25). Pedro era zagueiro, cometeu falta (João 18.10), negou e foi expulso (João 18.15-17). Judas era o atacante traiu o time e fez gol contra (João 18.2). Por fim Jesus teve que sair do gol, buscar a bola no meio do campo, defender o time sozinho e fazer o gol da vitória.

          Jesus nos chama para seu time e as regras do jogo são amar e perdoar.  Ele quer te escalar numa posição:

          -zagueiro, precisa estar atento aos ataques do inimigo. atacante deve estar preparado para entrar no território diferente levando a mensagem de Deus.

          -lateral, é aquele que fica ao lado, porque ninguém pode ir sozinho, vai atrás da bola, coloca no meio do campo, ele sabe a hora de pegar a bola e dar para o time fazer o gol.

          -meio-campo, ajuda, passa a bola para que outros peguem e façam o gol. No meio do campo da nossa vida, Deus nos dá pessoas que nos ajudam, para que possamos fazer o gol.

          -goleiro, segura a bola, defende, trabalha para que o time contrário não faça gol, por isso somos chamados a defender a bola da nossa fé, somos chamados a defender quando vem o pecado.

          Qual a sua posição no time de Cristo?

          Deus quer te abençoar então como bom atleta espiritual, se esforce, tenha disciplina e a meta de vencer.

          "Sou uma tocha" 

Versículo base: 

 "Depois de orarem, 

tremeu o lugar em que estavam reunidos;

 todos ficaram cheios do Espírito Santo 

e um anunciavam corajosamente a palavra de Deus."

Atos dos Apóstolos 4: 31

          Hoje nós vamos falar sobre a presença do espírito santo , nós somos uma tocha nas mãos de Deus , quando buscamos a presença de Deus, ele nós acende como uma tocha a onde passamos iluminamos , nas olimpíadas a tocha olímpica fica acesa durante todas as olimpíadas ela não se apaga assim nos devemos ser com Jesus nunca deixar a chama se apagar , até que ele volte para nós buscar , nós precisamos ser luz na vida das pessoas não trevas , isso e ter a presença do Espírito Santo.

          * Plano da salvação

          Cor Amarela- representa o céu ,o lugar onde Deus mora e onde ele preparou para nos que somos seus filhos morar com ele. É um lugar lindo com ruas de ouro cheio de pedras preciosas porque somos preciosos pra Deus e ele quer o melhor para nós. Là não haverà lágrimas de tristeza não haverá dor nem morte orque teremos vida eterna teremos paz, alegria e andaremos com Jesus 

"E nela não vi templo,

 porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, 

e o Cordeiro."

Apocalipse 21:22

          Cor Preta-  A cor preta significa o pecado e pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus como mentira, a desobediência, bater no amigo,xingar,  etc. Tudo isso desagrada a Deus e deixa nosso coração triste , machucado, sujo. O pecado nos impede de conquistar tudo aquilo que Deus preparou no céu para nós, ele nos afasta de Deus e impede que ele venha fazer morada dentro do nosso coraçao porque Ele não mora em lugar sujo

"Porque todos pecaram 

e destituídos estão da glória de Deus."

Romanos 3:23

"Porque o salário do pecado é a morte, 

mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna,

 por Cristo Jesus nosso Senhor."

Romanos 6:23

          Cor Vermelha- A cor vermelha significa o sangie de Jesus que foi derramado por nos na cruz para nos livrar do pecado ,nos salvar e nos libertar. O sangue de Jesus nos lava,nos purifica limpa nosso coração de toda sujeira que o pecado deixa e nos liberta do pecado ele pega nosso coraçao triste,  machucado e sujo e trnsforma fazendo dele um coração novo limpo curado alegre, onde Deus faz morada e começa a habitar

"No dia seguinte João viu a Jesus, 

que vinha para ele, 

e disse:

 Eis o Cordeiro de Deus, 

que tira o pecado do mundo."

João 1:29

          Cor Branca-  A cor branca significa a salvação/ a purificação. Quando somos libertos pelo sangue de Jesus e o convidamos para morar dentro de nos ele começa a nos limpar tira toda a sujeira tudo aquilo que nos afasta dele e nos coloca limpinhos e branquinhos e assim o reconhecemos e aceitamos que ele é o ùnico que tem poder de nos salvar de nos curar e nos libertar de. Todo mal e agora temos a certeza que um dia iremos morar no céu e vamos aproveitar tudo que Deus preparou para nos là. Mas para isso precisamos reconhecer todos os doas que somos pecadores e precisamos pedir perdão a Deus quando fazemos algo que desagrada ele para que Ele possa limpar nosso coração todos os dias e habite nele

"A saber: 

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus,

 e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, 

serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, 

e com a boca se faz confissão para a salvação."

Romanos 10:9;10

          Cor Verde-  A cor verde singnfica crescimento/ frutificação. Depois que somos libertos e reconhecemos que Jesus é o nosso salvador e somos limpos começamos a fazer aquilo que Deus quer que a gente faça como por exemplo trabalhamos na igreja fazendo a obra de Deus, levando a palavra para aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus e fazendo sua vontade . E assim sendo nova criatura sendo uma boa pessoa não pecando mas seremos igual a uma árvore   que dà frutos bom e gostoso onde todo mundo gosta. 

"Para que possais andar dignamente diante do Senhor,

 agradando-lhe em tudo,

 frutificando em toda a boa obra,

 e crescendo no conhecimento de Deus."

Colossenses 1:10

          Cor azul- fala sobre unidade , como podemos ser unidos com Jesus e com nossos irmãos.

          Aros - plano da salvação : explique o plano da salvação , aqui fizemos um teatro a onde cada criança foi uma cor.

          * "Meu prêmio e Jesus" 

Versiculo : 
"Mais do que isso, 
considero tudo como perda, 
comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, 
meu Senhor, 
por cuja causa perdi todas as coisas.
Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo."
Filipenses 3: 8
 

          Durante todo mês nós brincamos , nós divertimos , ouvimos a palavra , você estava em uma equipe , e hoje no último dia vocês vieram na maior expectativa pra ganhar o prêmio e hoje eu vim entregar o maior prêmio , e o nome desse prêmio e Jesus , para Deus não importa que perde ou ganha porque com ele nos somos mais que vencedores , se nós tivemos a presença de Deus sempre vamos vencer , então hoje todos nós saímos daqui vitoriosos porque temos Jesus a nossa maior conquista e a salvação

          Apelo: alguém aqui ainda não tem jesus ?  Alguém deseja receber Jesus no seu coração e ganhar o maior prêmio de todos ? 
          Se alguma criança dizer sim ore com ela. 
          No final entrega a medalha de prata porque todas as equipes são vencedoras ❤