quinta-feira, 3 de julho de 2014

Jogral para o "Dia das Mães"


TODOS: A todas a mães, do fundo dos nossos corações, nossa real ternura e nossa imensas gratidão, desejando-lhes:

1,2- TODA PAZ
3,4  TODA TERNURA
5,6  TODO O ENTUSIASMO 
7,8  TODA A PERSEVERANÇA
9,10 TODA  BONDADE

TODOS: Mãe toda a alegria, irradia do seu coração, por que você é dotada:

9,10- DE MUITA FELICIDADE
7,8-   DE GRANDE BONDADE
5,6 DE TODA MISERICÓRDIA
3,4- DE MUITA CONFIANÇA
1,2- DE TERNO CARINHO

TODOS: Sentimos uma exuberante necessidade de agradecer

1,2- SUA PRECIOSA PRESENÇA EM NOSSAS VIDAS
3,4- AS SÁBIAS LIÇÕES QUE VOCÊ NOS ENSINA
5,6- A SUA GRANDE DEDICAÇÃO POR NÓS
7,8- O APOIO NA HORA DE ANGÚSTIA
9,10 - O AMOR DEDICADO A CADA FILHO, SEM PEDIR NADA EM TROCA.

TODOS: Estamos gratos, mãe por termos encontrado em sua pessoa:

1A PALAVRA DE APOIO QUANDO NECESSITAMOS
2- A CONSOLAÇÃO NAS HORAS DE DESESPERO
3- A AMIGA E CONSELHEIRA FIEL PARA A VIDA
4- O AFETO NAS HORAS DE GRANDE TÉDIO
5- A CONSIDERAÇÃO INEFÁVEL
6- O AMOR SEM LIMITES
7- A RAZÃO DE VIVERMOS EM UNIÃO
8- O CARINHO ESPONTÂNEO
9- A VIDA DE AMOR, QUE CONHECEMOS
10- A VERDADEIRA FÉ QUE VOCÊ NOS ENSINA.

TODOS: Nós levantamos as nossa mãos para o alto, e agradecemos a DEUS por ele ter dado a cada lar uma mãe, e por isso falamos:

1,2 - SENHOR, AGRADECEMOS-TE PELA MÃE MARAVILHOSA QUE NOS DESTE
3,4 PELA MÃE CONSELHEIRA QUE FORMASTE
5,6 PELA MÃE SIMPLES E DEDICADA AOS FILHOS
7,8 PELA LIBERDADE DE OLHARMOS PARA ELA E LHE DIZERMOS: TU ÉS A MÃE MAIS BELA DO MUNDO.
9,10- PELA TRANSBORDANTE ALEGRIA, QUE SAI DE CADA SER MATERNO, QUANDO NOS PÕE NO MUNDO 

TODOS: Saudamos as mães presentes e as ausentes e dizemos:

1,2,3,.4,5,  O QUE DESABROCHA EM NÓS É A FLOR DA GRATIDÃO E DO CARINHO QUE NOS ENCHE DE FELICIDADE NESTE SEU DIA.
6,7,8,9,10  O QUE SENTIMOS NO NOSSO SER É UMA VONTADE IMENSA DE DIZER MUITAS COISAS BONITAS QUE VOCÊS MERECEM OUVIR, MAS PARA FINALIZAR DIZEMOS: 

TODOS: Amamos vocês e desejamos que DEUS  as encha de seu amor, fazendo transbordar de alegria seus corações e recebendo de cada filhos a mais sincera saudação:
MÃE NÓS TE AMAMOS!



* "Os Dez Mandamentos" para colorir

 



"O uso da Língua"

Texto: Salmos 19:14
Material necessário: varias latas coloridas
Em cada lata deverá Ser colocado um dos seguintes itens: limão (um pode ser descascado) , cebola inteira e cortada em pedaços, resto de lixo, sal, pimenta e uma lata com bombons.


À medida que a história é apresentada, destacando-se cada um dos itens das latas, pode-se pedir as crianças que venham ajudar, abrindo as latas.

Introdução: 
As pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom. As mulheres passam batom e todos escovam os dentes (todo mundo aqui escova os dentes? Quantas vezes?), alguns passam "halitol", chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.
Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.
Vejam estas latas. Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?(A apresentação de cada lata vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a lata com os bombons deverá ser a última).

1ª Lata- LIXO


 O que tem dentro desta lata de Lixo? Vocês viram o rosto dele/a quando abriu a lata? Penso que Deus se sente assim quando a boca que ele criou para dizer coisas boas, falam bobagens, besteira, palavras feias, palavras que ofendem os outros, mentiras, palavrões… muita gente tem a boca tão bonita por fora, mas quando abre…vocês já viram as músicas que muitas pessoas cantam? Já prestaram atenção na letra? É a musica da cachorra, e tantas outras coisas assim. Em Efésios 4.29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca.

2ª Lata- PIMENTA

O que temos aqui? Pimenta? A pimenta lembra aquelas palavras picantes que soltamos, fofocas que fazemos SOS outros. Vocês sabem o que é uma pessoa fofoqueira? Aquela que fala mal dos outros pelas costas, que gosta de cochichar. Você conhece pessoa assim? O Salmista no Salmo 141.3 pede que Deus coloque um guarda na sua boca. E em Provérbios 11.9 lemos que o ímpio, a pessoa que não ama a Deus, usa a sua boca para destruir, falar mal do outro.

3ª Lata- CEBOLA

Veja aqui temos a cebola. Você já descascou uma cebola? O que aconteceu? Você chorou. Há pessoas que quando abrem a boca fazem os outros chorarem. São palavras que nos fazem chorar. A Bíblia diz em Tiago que da boca procedem benção e maldição, mas que não devemos agir assim. Que da nossa boca saia apenas palavras que abençoem e edifiquem.

4ª Lata- SAL

Aqui temos sal. Antigamente, quando uma pessoa se feria, a gente colocava sal na ferida para que o sangue parasse de escorrer. E ardia muito. O sal lembra as pessoas que faze nossa ferida arder. Já estamos tão desanimados, tristes, e vem uma pessoa e nos desanima mais ainda. Devemos animar uns aos outros, seguindo o exemplo de Paulo em 1 Tessalonicenses 2.12 (exortar é animar e não corrigir ou repreender).

5ª Lata- LIMÃO

Dê uma mordida neste limão. O que você achou? Azedo. Há pessoas que quando abrem a boca falam palavras azedas. Estão sempre reclamando de tudo e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem elogiar ninguém. Na opinião dessas pessoas, todo mundo sempre tem defeitos, menos ela. A Bíblia diz em Filipenses 2.4 que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações. Como é que você reage quando a sua mãe manda você escovar os dentes, arrumar o seu quarto, ir a padaria comprar pão? Você agradece quando recebe um presente?

6ª Lata- BOMBONS

Já não aguento mais ver tanta coisa ruim. Vamos ver o que tem nesta última lata? Ah, finalmente. O que tem aqui? Bombons! Você quer experimentar um? (distribuí-los). Que tal? Ótimo. Assim deve ser as palavras que sai da nossa boca. Efésios 4.29 diz que a palavra que sai da nossa boca deve servir para a edificação. Nos Salmos que lemos no inicio diz que a palavra dos meus lábios e a meditação do meu coração sejam sempre agradáveis. Isso quer dizer: uma palavra que adoça a vida; uma palavra que alimenta; uma palavra que seja coerente.
O que está fora da lata tem que ser igual ao que está dentro. Uma boca bonita com palavras bonitas de um coração bonito.

CONCLUSÃO: como foi que estas coisas entraram dentro dessas latas? Alguém as colocou aí. A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. O que estamos colocando em nosso coração? O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo? Isto serve tanto para as crianças como para todos nós. Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração? Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.

Retirao do Blog: http://tianenoca.com
Fonte: LivroManual Prático Para o Culto Infantil –
                    Rawderson Rangel e Manoel Xavier


"Com qual das três maneiras você faz Missões"

OBJETIVO:
 Levar o participante a uma reflexão e após a mesma, traçar um novo plano de ação. 

MATERIAL:
Três copos com água.
Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

DESENVOLVIMENTO:
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.


2. Pegar os comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.


3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.

4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.


5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.


6. Pedir que os participantes digam o que observaram a partir da reflexão sobre: Nós somos o comprimido, o copo é a obra missionária e a água é o campo.

7. Perguntar quem conhece pessoas que estão como os do terceiro copo? Projetar o filme sobre os missionários ou apresentar as fotos.


CONCLUSÃO:
Cada um deverá refletir que quando contribuímos colocando o sustento dos missionários em primeiro lugar estaremos como o segundo copo ou o terceiro? Por quê? Deixar livre a reflexão, mas estimular a verbalização da opinião.

Retirado do Blog: http://evangelizenossascriancas.blogspot.com.br/2009/11/figuras.html
Fonte: http://semap.com.br


Jogo de "A Arca de Noé"

MATERIAL: 
caixa de papelão, envelope, giz de cera, papel ofício, figuras de animais (pode ser aqueles joguinhos da memória, de madeira, com esse tipo de figura) e cola.
 
INSTRUÇÕES PARA CONFECCIONAR A ARCA:
forrar uma caixa com papel ofício, pintar com   giz de cera (passar o giz deitado para dar um efeito diferente), pintar  o desenho de uma arca e colar na caixa. Fazer uma abertura na caixa para representar a entrada da arca. Fazer fichas com perguntas, de acordo com a quantidade de jogadores, e colocá-las dentro de um envelope. Recortar várias figuras de animais, colar em um papel duro e colocá-los em outro envelope.


INSTRUÇÕES PARA JOGAR:
  1. Retire os animais do envelope antes de iniciar o jogo.
  2. Entregue a mesma quantidade de animais a cada criança.
  3. Coloque as fichas de perguntas  de face para baixo em cima da mesa.
  4. As crianças se revezam em sortear uma ficha e dar resposta.
  5. Se a resposta estiver correta, a criança coloca um animal dentro da arca pela abertura.
  6. Vence quem colocar primeiro todos os animais na arca.
de
http://alaynekrys-kids.blogspot.com.br


Dinâmica com Bexigas

OBJETIVO: 
Dinâmica para demonstrar como ficam os missionários no campo e os outros contribuintes quando alguém desiste de contribuir.

Obs.:
 Não diga aos participantes o nome e objetivo desta dinâmica.

Obs.:
 Esta dinâmica também serve para as pessoas refletirem sobre como agem quando os outros começam a se desmotivar e largar o que faziam. Você poderá fazer reflexões sobre jovens que vivem largando cursos, propósitos, esportes só porque outros também largaram ou frente às primeiras dificuldades.
Com uma boa mediação o líder poderá levar os participantes, ao final da dinâmica a reformularem um propósito de persistência.

MATERIAL:
 Uma bexiga ou balão de ar para cada participante


DESENVOLVIMENTO:
Distribua um balão para cada participante e dê a ordem de que deverão rebater as bexigas sem deixá-las cair no chão. 


a)Vá aos poucos cochichando no ouvido de um por um para sair e ficar fora da sala ou a um canto esperando o jogo acabar.
b)Conforme as pessoas vão saindo os que estão rebatendo deverão ir dobrando seus esforços para rebater mais bexigas de maneira a que nenhuma fique ao chão. Estimule-os dizendo: Vamos! Esforça-te! Não deixe cair! Estão caindo! Cuidado! Atenção!!!!
c)Chegará um momento em que a maioria estará ou fora da sala ou a um canto apenas observando e uns três ou quatro rebatendo as bexigas enquanto muitas bexigas estarão pelo chão.
d)Agora, aos poucos vá dando a ordem, ainda cochichando ao ouvido, que entre e recomece a rebater, recolocando uma das bexigas do chão para o ar.
e)Quando não houver mais bexigas no chão é o momento de PARAR E REFLETIR.


Faça uma roda e conversem. Deixe todos responderem, um de cada vez. Vá memorizando as respostas, se quiser peça para alguém resumi-las por escrito. Estimule todos a falar seja ele quem saiu ou quem permaneceu até o final.

  1. O que você sentiu quando as pessoas foram saindo?
  2. O que você sentiu quando mandaram você sair?
  3. O que você sentiu quando viu um monte de bexigas no chão?
  4. O que você sentiu quando as pessoas foram entrando novamente?
  5. O que você sentiu quando as bexigas foram todas resgastadas?


Agora imaginem vocês que as bexigas sejam os MISSIONÁRIOS NO CAMPO e as pessoas que rebatem sejam os contribuintes:
6º) O que acontece com os missionários quando um deixa de contribuir?
7º) O que acontece com os outros contribuintes quando alguns abandonam o sustento que vinham dando aos missionários?
8º) O que acontece com a secretaria de missões quando os contribuintes vão deixando de contribuir?


Após explorar bem as respostas das perguntas 6-7-8 utilize as respostas das perguntas 1-2-3-4-para complementar a reflexão.
Agora faça a pergunta final: 
“O que você fará daqui para frente?”

de
http://alaynekrys-kids.blogspot.com.br



* "Reloginho da E.B.D."

Está na hora de orar!
Está na hora de ouvir a história!
Está na hora de falar do dízimo!
Está na hora de orar!
 (é sempre bom orar depois da história e do dízimo,
pedindo á Deus que tudo que foi falado fique guardado no coraçãozinho das crianças
 e que Deus abençoe todos os dizimistas!)
Está na hora de brincar!
Está na hora de dançar e cantar!
Está na hora do lanchinho!
Está na hora de orar (para irmos pra casa)!

blogdaebi.blogspot.com
de
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* "Mariana, a Florzinha'