segunda-feira, 23 de março de 2015

"A Pérola de Grande Valor"

Objeivo: 
          Fazer a criança compreender que a salvação não vem pelas obras, mas é um presente dado por Deus.

Versículo para memorizar:
"Porque pela graça sois salvos, 
por meio da fé, 
e isto não vem de vós, 
é dom de Deus;
 não vem das obras, 
para que ninguém se glorie".
Efésios 2:8-9
FIGURA 1


          Rajan, era um velho hindu pescador de pérolas, que acabava de submergir bem fundo na água. Na margem do rio, um homem loiro o esperava ansioso. Sabem quem era o homem? Era um missionário que tinha deixado o seu lar e tudo o que tinha para ir à Índia, a fim de falar sobre amor de Jesus pelas pessoas. Ele era o missionário David Morse, e nessa ocasião já era muito amigo do velho Rajan.Rajan por fim, surgiu, rosto moreno na superfície da água sorrindo.-Acho que encontrei uma pérola bem jóia senhor David, olha só!David pegou a ostra com as suas mãos e abrindo-a com a faca gritava com alegria.-Olha aqui Rajan, você encontrou um verdadeiro tesouro!O velho Rajan olhou para a pérola e disse: Sim, mas há muitas pérolas melhores do que essa. Eu tenho uma muito grande e valiosa na minha casa.-Veja, esta pérola tem umas manchas e também algumas imperfeições, como se fossem rugas! –disse David.Rajan sorriu e disse:-Viu? Isso se aplica ao seu tipo de pregação. A gente se acha bom aos nossos próprios olhos, mas Deus nos vê do jeito que somos: sujos e pecadores.-Sim você tem razão Rajan –respondeu o missionário – mas ainda sendo tão maus e pecadores, Deus oferece de graça a sua salvação, oferece Seu perdão, nos limpa pelo Sangue de Seu Filho, e quer nos levar para o céu. Você pode entender isto querido Rajan?-Não senhor, disse Rajan enquanto caminhavam de volta para cidade. Talvez você pense que eu sou muito orgulhoso, mas não posso aceitar o céu como um presente de Deus. Eu devo trabalhar muito para ganhar um lugar no céu.- Mas Rajan, disse o missionário com tristeza; dessa maneira você jamais chegará no céu. E veja amigo, você está muito velho, talvez seja a última temporada que você pesca ostras. E se realmente quer ver as portas de perolas dos céus, você tem que aceitar por fé a salvação de Deus, porque ninguém pode comprar a salvação e o céu.


FIGURA 2

          -Ah, não senhor David. –exclamou Rajan. Olhe, o senhor tem razão; hoje foi meu último dia como pescador de pérolas. Jamais voltarei a esta profissão, porque quando começar o ano novo sabe o que farei? Olhe, olhe bem para aquele homem!O missionário olhou e viu um homem que passava pelo caminho descalço e com os pés ensangüentados, dava uns passos e depois de joelhos beijava o chão. Que coisa triste era ver aquele homem!-Você está vendo? Isso é bom! –disse Rajan. Esse é um peregrino que faz penitência para alcançar o perdão dos pecados. É isso que eu farei. Daqui a poucos dias vou para a cidade de Delhi. Comprarei os céus, senhor David, só que irei de joelhos!-Mas você ficou louco? Há milhares de kilómetros até Delhi! – disse o missionário. Seus joelhos ficarão despedaçados, ficarão infeccionados e com lepra antes de chegar em Delhi. Oh meu querido amigo! você vai morrer sem encontrar o amor de Deus. Eu não posso deixar que você faca isso, o Senhor Jesus já morreu para comprar o céu para você.Mas Rajan não entendia nem queria aceitar a graça de Deus.



FIGURA 3

          Passaram-se vários dias e o senhor Davi estava muito triste pelo seu amigo Rajan. Numa certa tarde ele ouviu umas batidas na porta. Era Rajan, e estava com o seu rosto muito sério.-Venha comigo à minha casa, quero mostrar-lhe uma coisa. Por favor, venha. – Em silêncio chegaram na casa de Rajan.-Amigo David, disse o velho hindu – amanhã começo a procissão de joelhos para Delhi. Sente-se aqui um pouquinho por favor, eu já volto!Rajan saiu do quarto e pouco depois voltou trazendo uma pequena caixa forte muito segura.-Eu guardei esta caixa por muitos anos. E dentro dela eu guardo somente um objeto que tem muito valor! É um segredo que não conto a ninguém há muitos anos… Senhor David, o senhor não chegou a conhecer, mas eu tive um filho. – Os olhos do velho hindu se encheram de lágrimas enquanto ia falando.-Meu filho foi o melhor pescador de pérolas de toda a costa da índia. Ele sempre sonhava em achar uma pérola incomparável, queria a melhor pérola nunca vista. Um dia, ele a encontrou…mas quando abriu a ostra ele já estava muito tempo mergulhado. E ainda que tivesse achado a pérola perfeita ele, morreu poucos dias depois.-Por todos esses anos tenho conservado esta pérola. Mas, como agora estou partindo para não mais retornar, quero dar esta pérola de presente ao senhor. Sabe senhor David, o senhor tem sido meu melhor amigo nestes anos, e quero lhe dar este presente…Dizendo isto Rajan abriu a fechadura da caixa e dos algodões tirou uma pérola gigante e a colocou na mão do seu amigo.Que maravilha! Era realmente perfeita. Por um momento o senhor David ficou mudo de espanto, contemplando a pérola. Depois disse:-É a pérola mais maravilhosa que eu já vi em toda a minha vida! E quero comprá-la senhor Rajan! Quanto custa hein? Eu darei 10.000 reais por ela! MMM não! Ainda é pouco, aliás, pagarei 20.000 reais por ela. O que você me diz? Vale mais do que isso? Já sei, eu trabalharei para você pelo resto da minha vida para obter essa pérola!Rajan não acreditava no que ouvia. Até que em fim respondeu…- Senhor David, por favor, essa pérola não tem preço. Ninguém no mundo pode pagar o que ela vale para mim. Ela não está à venda. É um presente para o senhor!-Não senhor Rajan…- disse o missionário – desse jeito não poso aceitar! Talvez pareça eu um pouco orgulhoso, mas eu vou trabalhar, vou me sacrificar e assim conseguirei comprar essa pérola tão valiosa.O velho tremia de indignação!- O senhor não está entendendo! Meu único filho deu a sua vida para pegar esta pérola do fundo do mar. O valor desta pérola é a vida e o sangue do meu filho. Não está a venda! Aceite a pérola como um presente meu… por favor…Então o missionário falou muito emocionado.



FIGURA 4

          -Rajan, meu amigo… Você não esta vendo que o Senhor quer ensinar algo para você? Deus está oferecendo a salvação da sua alma como um presente, porque custou nada menos que a vida e o sangue do seu próprio Filho, e Único Filho. A salvação é tão grande que nenhum homem na terra pode comprá-la; e ninguém é tão bom que a possa merecer. Rajan, eu aceitarei humildemente esta pedra preciosa, porque dinheiro e sacrifício nenhum pagarão pela vida do seu filho. E neste momento Deus também lhe oferece a salvação de graça. Ele oferece o perdão dos seus pecados e quer levá-lo para o céu. Você não quer aceitar também humildemente este maravilhoso presente de Deus sabendo que custou a vida do seu único Filho Jesus?As lágrimas caíam copiosamente do rosto de Rajan.- Agora entendo! E aceito a salvação de Jesus o Filho de Deus, eu nunca poderia pagar o preço de um amor tão grande, que é o amor de Deus por mim! Só me resta aceitá-lo!Assim o missionário orou com o velho pescador, e naquele dia Rajan recebeu o maior presente, a inigualável pérola de Deus! Jesus o Presente de Deus aos homens!







de
pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "Deus promete o Salvador

Objetivo: 
          Ensinar que Jesus é a promessa de Deus para nós.

Versículo visualizado: 
        Fiz esse versículo segundo a orientação da revista, você pode confeccioná-lo em EVA ou cartolina guache de cores diferentes.





Palavra do Dia:

          Peça para as crianças confeccionarem uma história em quadrinhos baseada no tema promessa.

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

"Meu Super-Herói"

Texto bíblico:
           Mateus 16.17-18 e Efésios 6.11-13.

Objetivos da lição:
  • Expressar a necessidade de se buscar o poder de Deus;
  • Definir qual é esse poder que vem de Deus.
Cântico: 
          Marcha soldado (Jayanne vol.02) 

Introdução: 
          Você sabe o que é um armadura? é um tipo especial de roupa, usada como proteção. Existem vários tipos de armaduras: as armadura dos cavaleiros medievais, hoje em dia existem roupas especiais como o colete a prova de balas, a roupas dos bombeiros, a dos astronautas e etc. Nos dias do novo testamento os soldados romanos usavam um tipo de armadura e o apóstolo Paulo utilizou essa armadura para nos ensinar a respeito de uma armadura especial.

Começo:
          Hoje iremos falar sobre essa armadura especial e uma luta diferente. Vamos conhecê-los?

A- FORTALECIDOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER
a) Para nos fortalecer no Senhor devemos conhecer a Deus e nos aproximar d'Ele, pois ele é Todo-Poderoso e nos dá poder;
b) Deus é Onipotente, Onipresente, Onisciente, Eterno, Santo, Amoroso, Misericordioso.

B-NOSSO INIMIGO:
a) O inimigo de Deus o diabo;
b)Ele não é poderoso, mas sabe usar armas para nos esfriar espiritualmente para nos afastar de Deus;
c) Mas apesar disso nada pode nos separar do amor de Deus, somente nós podemos nos distanciar de Deus através do pecado.
d) Esse inimigo não é carne nem sangue (Efésios 6.12)

C- A ORDEM DE DEUS:
a) (Efésios 6.11)Revesti-vos de toda a armadura de Deus (Efésios 6.13) Tomai toda a armadura de Deus.
b) devemos como soldados de Deus conhecer a nossa armadura e treinar para saber usá-la.

D-ARMADURA DE DEUS:
a) não é visível a olhos humanos:
b)Cinto da verdade: O soldado romano usava o cinto para proteger os seus órgãos vitais e unir as demais partes da armadura.Nós devemos aprender as verdades bíblicas(O amor de Deus João 3.16, Deus está sempre presente Hebreus 13.5, A promessa de vitória 1 Coríntios 15.57) e devemos falar sempre a verdade (Jesus é a verdade João 14.6 e o diabo é o pai da mentira João 8.44)
c) Couraça da justiça: A couraça do soldado romano eram feitas de placas de metal e protegiam o coração. Nós servos de Deus devemos proteger o nosso coração com a couraça da justiça. A proteção do coração procede da nossa justiça, mas nenhum de nós é justo , mas somos justificados por Jesus e seu sacrifício na cruz.Devemos viver o mais retamente possível, falar a verdade, nos desviar do mal.Pois o Senhor é Fiel e justo para perdoar os nosso pecados.
d) Com a preparação do Evangélico da Paz: Os sapatos servem par proteger os pés, pois somente com os pé em boas condições podemos ficar de pé.Jesus é a nossa paz e temos paz para anunciar evangelho da paz para outras pessoas. Mostramos que estamos andando com os sapatos da paz quando compartilhamos o evangelho da paz com os outros.
e) Escudo da Fé: Eram feitos de madeira, com ganchos para prender nos escudos dos outros soldados, eram cobertos com tecido ou couro grosso e mergulhados em água para apagar as flechas inflamadas dos inimigos. As flechas do diabo contra nós hoje são a mentira, pensamentos odiosos sobre as pessoas, desejo de pecar, dúvidas.Devemos usar o escudo da fé agindo com base naquilo que cremos.
f) Capacete da salvação:Serve para proteger a cabeça. satanás quer atingir a nossa mente. devemos ter cuidado com o que pensamos, ouvimos nas músicas, lemos, vemos na TV. Devemos sempre pensar sobre a salvação e qual é a vontade de Deus para nossa vida em cada instante.Você coloca o capacete da salvação quando confia e vive de acordo como um salvo.
g) Espada do Espírito: Nossa espada não é de metal , nossa espada é a Palavra de Deus que é eterna. Devemos sempre decorar versículos da Bíblia para que venham a memória no momento oportuno.

Clímax:
          O bom soldado deve estar sempre em contato com o comandante, não age por conta própria, mas sempre faz a vontade do seu Senhor. Com Jesus somos sempre mais que vencedores!

Conclusão: 
"Graças a Deus que nos dá a vitória
 por intermédio do nosso senhor Jesus Cristo"
 1 Coríntios 15.57

Versículo visualizado:
          Para falar da armadura confeccione um soldado como esse aqui a baixo. Peguei essa imagem na net, não lembro o endereço ,se você sabe, informe no comentário para que eu possa postar a fonte.
Fico grata!
          Essas são as partes para você explicar cada uma, você pode imprimir para que as crianças escrevam ao lado de cada arma o seu significado de proteção espiritual.


          Esse material é ótimo par tirar cópias, você corta e entrega a figura das meninas e dos meninos respectivamente e eles vão colar, vestindo os soldadinhos com as peças da armadura conforme a folha abaixo.

          Essas figuras são do currículo do Culto infantil da Editora Cristã Evangélica. Você pode adquirir o material para culto infantil. www.editoracristaevangelica.com.br


Abaixo está a palavra do dia:
          Esse é um modelo de convite para evangelismo sugerido pela revista, você imprime e cola a frente no verso.



de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "A História do Amor de Deus"


"Chamadas para Servir"


TEXTO:
 Colossenses 3. 17

 "E quanto fizerdes por palavras ou por obras, 
fazei tudo em nome do Senhor Jesus,
 dando por ele graças a Deus Pai".


INTRODUÇÃO
          Depois da chamada para a salvação, temos a chamada para o trabalho de Deus. As Sagradas Escrituras mostra-nos que Ele tem levantado mulheres para realizarem a sua obra, as quais tem cooperado para o crescimento do seu reino com alegria e dedicação.
          Deus tem chamado mulheres para o ministério da oração, da Evangelização, da ministração da Palavra, do ensino, do louvor e tantas outras funções desenvolvidas por mulheres capacitadas que em obediência, tornam-se líderes. Pois, líder é a pessoa que chefia ou comanda qualquer tipo de ação.

I - QUALIDADES DE UMA LÍDER ESPIRITUAL
Para vencer todas as circunstâncias negativas da vida é necessário que a líder seja provada e aprovada, a fim de sobressair e firmar seus valores, servindo de exemplo e bênção para seus liderados. A vida cristã requer de nós como líderes, o exercício diário para o nosso crescimento espiritual e de nossos liderados. Portanto, precisamos exercitar:

  • Paciência na Adversidade - A paciência é uma virtude que ajuda a suportar os males com resignação; é um dos aspectos do fruto do Espírito; a qualidade de quem espera com tranquilidade. A Palavra de Deus afirma: "Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos" (Romanos 8.25). E recomenda: "Sede pacientes na tribulação" (Romanos 12.12). Podemos citar dois exemplos bíblicos de paciência na adversidade: O da mulher sunamita (2 Reis 4.20-23) - Quando seu filho morreu manteve-se calma, prosseguiu com fé, foi ao encontro do homem de Deus. Em resposta à saudação dele, disse com firmeza: "Tudo vai bem". E o de Joquebede (Êxodo 2. 1-9) - A mãe de Moisés, demonstrou paciência e fé. Agindo com habilidade, diante da adversidade, ela salvou a vida de seu filho e obteve a grande vitória de recebê-lo de volta para criar, e ainda receber um salário para isso.

  • Fidelidade no Testemunho - Fidelidade é a virtude encontrada na pessoa capaz de realizar tarefas, assumir compromissos de pequena ou grande proporção com a devida retidão e consciência de quem está servindo a Deus, e não a homens. A fidelidade consta também como um dos aspectos do fruto do Espírito. Cada servo de Deus, líder ou não, deve possuir essa característica em sua vida como um ato de fé. Pois, Ele nos diz: "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10).

  • Confiança na Providência de Deus - Cada mulher como líder e serva de Deus, deve confiar firmemente na presença constante e diária do Senhor em sua vida, crendo que o Todo Poderoso proverá todas as suas necessidades. Citamos o exemplo da viúva de Serepta (l Reis 17. 9-15) - Ela era uma viúva pobre que só tinha uma última porção de alimento para si e seu filho, mas teve sua fé provada quando o profeta Elias pediu-lhe o pouco que tinha. Ela o fez conforme a palavra de Elias, confiando no Deus que provê todas as coisas e como resultado da sua obediência: "Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou".

  • Perseverança na fé - A perseverança é um precioso elemento do sucesso. A líder perseverante não desanima, porque sua fé é firmada na Palavra de Deus, na oração, na comunhão com os santos, na disciplina e na sã doutrina. Por meio da perseverança alcançamos milagres. Na parábola do juiz iníquo (Lucas 18. 1-5), temos o exemplo de uma mulher, viúva que por sua insistência e perseverança pedindo justiça contra o seu adversário foi atendida por aquele juiz injusto que não temia a Deus. Sejamos, pois, perseverantes em oração e alcançaremos à justiça. A palavra de Deus promete: "Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite?".

  • Prudência nas Atitudes - Há momentos na vida em que temos a oportunidade de escolher reclamar e lamentar por causa das dificuldades ou caminhar e ir avante com uma atitude correta. Tomemos o exemplo de Abigail (l Samuel 25). Ela tinha inúmeras razões para ficar amedrontada diante das circunstâncias, mas concertou o erro de seu marido e evitou que o sangue da sua casa fosse derramado pela espada de Davi. Seja, você, uma líder prudente em todas as circunstancias, pois a sabedoria e a prudência habitam juntas (Provérbios 8.12).

  • Submissão no Exercício da Vocação - A palavra submissão é composta por dois vocábulos: Sub (que significa debaixo de), e missão (vocação, profissão, alvo, incumbência, função ou poder que se confere a alguém para realizar algo). Logo, submissão é ato de estar sujeito a alguém ou estar sob a missão de alguém, em obediência ao comando de alguém. A submissão tem sido vista por muitos como um terror, mas, na verdade, é um ato de amor. É uma atitude voluntária e espontânea de alguém impregnado de um sincero desejo de participar, com humildade, da missão de outro. Jesus nos deu o maior exemplo de submissão (Filipenses 2. 5-8).

  • Humildade - A humildade de uma líder, tanto quanto sua espiritualidade precisa estar sempre em desenvolvimento. Por meio da humildade, somos levados a desconsiderar qualquer mérito em nossas ações. O caráter natural e as qualidades encontradas em uma liderança espiritual vêm de Deus. É Ele quem escolhe, valoriza seus atributos e a confirma diante de todos. Por isso, devemos atentar para as qualidades das demais pessoas (Filipenses 2. 3,4).

  • Paz e Mansidão - Quando eu respeito, evito contendas, considero a criatividade, a capacidade de realização e o potencial dos que estão sob minha liderança, terei um poderoso recurso na promoção de paz e harmonia entre mim e meus liderados (2 Timóteo 2.24,25; Marcos 9.50).

  • Coragem e Compromisso para Realizar - Nenhum trabalho pode ser considerado bom se não for iniciado, continuado e ultimado em Deus e com Deus. Todos têm momentos de fraqueza e temores, porém, se buscarmos a Deus em oração, nossos temores desaparecem e a vitória é certa. Por isso, a líder espiritual enfrenta o desafio de ser corajosa, em sua vida moral, física, espiritual e profissional. Porque todo esforço será vão, se ela estiver atemorizada. "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" (Provérbios 24.10).
 Palestrante:Aparecida Martins
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

"Nosso Papel!"

     

     Como professores de crianças podemos ser comparados a semeadores. Quem são os semeadores? São aquelas pessoas que preparam a terra para o plantio, elas tiram as pedras, deixam a terra macia, bem fofinha, para que ela possa receber a boa semente. Somente mais tarde essa plantinha dará os seus frutos.
          É verdade que esse trabalho é árido e exige muito de nós e por não podermos ver o resultado do nosso trabalho de imediato, podemos até ficar desanimados e pensarmos que é em vão. Podemos até ter o pensamento de desistir, mas desistir nunca! pois vemos a terra ficar fofa, depois sai de lá um pequeno raminho, pequenos ramos, embora verdinhos e frágeis, mas de uma coisa podemos ter certeza se fizermos um bom trabalho essa pequena plantinha se tornará uma árvore frondosa que dará muitos frutos.
          Fique firme! Nunca desista! Faça o Melhor! Pois Deus é fiel e contemplar o teu Trabalho!

Autora : Ana Michelle da R.C. Moura.
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br



"Quem confia, Vence!"

Objetivo: 
Mostrar que quem confia em Deus vence.
Para memorização do versículo :
  1. Primeiro leia diretamente da Bíblia;
  2. leia no visual abaixo;
  3. explique a mensagem do versículo fazendo o aluno ver na prática a verdade do que está sendo ensinado;
  4. entregue os versículos cortados e peça para que os alunos coloquem o versículo na ordem.
Versículo visualizado:
Versículos em tiras para serem cortados:
Palavra do dia:
          Dê para cada aluno um ponto de interrogação (imprima em papel A4 peso 40) para que escrevam todas as suas dúvidas em cada uma das partes. depois oriente-os a pedirem o cuidado de Deus sobres as dúvidas colocadas ali. Se possível, esclareça algumas das dúvidas dos alunos.

          Aqui você encontra os sete passos para você não duvidar, você pode imprimir e mostrar este cartaz para os alunos, depois fixar no mural da sala.

          Abaixo estão os cartõezinhos com versículos para que os alunos levem no final da aula, eles farão lembrar o Por quê de podermos confiar em Deus:

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

"Escolha Amar"

1. Objetivos:
  • Ensinar a importância dos alunos demonstrarem amor as pessoas;
  • Fazê-los recordar que devemos pedir ajuda a Deus quando achar difícil amar.
2.Versículo visualizado:
3. A palavra do Dia:

4. Dinâmica:

          Você deve imprimir os marcadores de Bíblia com as referências bíblicas abaixo, depois peça que as crianças procurem na Bíblia e expliquem de que maneira o versículo lido nos ensina sobre como devemos amar. Essa dinâmica proporciona ao aluno fazer ligações entre os ensinamentos bíblicos e a vida prática.


Lembrancinhas:

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br