quarta-feira, 24 de junho de 2015

"A Igreja de Cristo"

Texto Bíblico: 
Efésios 2: 20-22
20 Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus.
21 Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor.
22 Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.
e 2 Tessalonicenses 2:13-14.
13 Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele.
14 Foi para isso que Deus os chamou, por meio do evangelho que anunciamos, a fim de que vocês tomem parte na glória do nosso Senhor Jesus Cristo.
Objetivos da lição:
  • Saber que a igreja é o Corpo de cristo.
  • Definir o termo igreja.
Versículo visualizado:
Utilize este cartaz para explicar o sentido do versículo aos alunos.
explique aos alunos que tendo ressuscitado dos mortos, cristo agora é a cabeça da igreja, o líder, a suprema Autoridade sobre o mundo. Ele é o Messias, consagrado por Deus. Cristo é a Cabeça e nós somos o corpo. A imagem de um corpo mostra a unidade da igreja. Cada membro está envolvido com os demais ao executar a obra de Cristo na Terra.

Como foi sugerido na revista, dividimos o versículos por palavras para que vc cole com fita adesiva as partes desordenadamente no quadro ou mural. Depois de lido e explicado o versículo, Divida a turma em dois grupos e cada grupo é convidado a ordená-lo corretamente. A equipe que ordenar em menos tempo será a vencedora.




Palavra do dia:
Lembrancinhas:


de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "Joquebede - Mãe de Moisés"


Resultado de imagem para Joquebede                          Mãe de Moises

Sou até suspeita em escrever sobre Joquebede!

Na verdade, admiro muito esta mulher que é tão pouco citada na Bíblia, mas que realizou uma grande obra!! Meu exemplo Bíblico de mãe é dividido entre Joquebede e Maria (mãe de Jesus).

Muitas vezes, quando falamos de Joquebede, fazemos uma referência para garantirmos que as pessoas saberão de quem estamos falando. Dizemos Joquebede, a mãe de Moisés. Depois que estudei sobre Joquebede, no ano passado, desejei que as pessoas aprendessem a falar sobre Moisés dizendo: Moisés, o filho de Joquebede!

“Joquebede era mulher e escrava. Sua porção na vida era humilde e seus encargos pesados. Mas, com exceção de Maria de Nazaré, por intermédio de nenhuma outra mulher recebeu o mundo maior bênção. Sabendo que seu filho logo deveria sair de sob seus cuidados, para passar aos daqueles que não conheciam a Deus, da maneira mais fervorosa se esforçou ela por unir a sua alma ao Céu. Procurou implantar em seu coração amor e lealdade para com Deus. E fielmente cumpriu esse trabalho. Aqueles princípios da verdade que eram a preocupação do ensino de sua mãe e a lição de sua vida, nenhuma influência posterior poderia induzir Moisés a renunciar.” Educação, pág. 61

Escrava no Egito… pense na condição desfavorável em que Joquebede vivia! Conhecemos o grande líder que foi Moisés, mas afirmo sem medo de errar que Moisés deve o caráter e sua lealdade a Deus aos ensinos de sua mãe!!

Fiquei muito feliz quando encontrei Joquebede na chamada galeria da fé – Hebreus 11. Você já percebeu que ela também está lá?

Quando a Bíblia diz “Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.” Hebreus 11:23, não está se referindo à fé de Moisés, mas à fé de seus pais!

Admiro Joquebede por 3 grandes motivos: 1) Dedicou-se fielmente à educação apesar de seus encargos; 2) Uniu o coração de Moisés às coisas do céu; 3) Ensinou amor e lealdade a Deus.

Vejo nessas atitudes de Joquebede o motivo do sucesso da educação que deu a Moisés. Estar em condições desfavoráveis e permanecer fiel a Deus não é fácil. Estar em condições desfavoráveis e educar um filho a permanecer fiel a Deus também não! Mas é possível! É totalmente possível, porque se Joquebede fez, nós também podemos fazer. O mesmo Deus que esteve com ela está hoje também à nossa disposição.

Gosto sempre de convidar as mulheres a estudarem mais sobre a vida de Joquebede, porque há muito mais a se conhecer sobre essa mulher de fé!! Acho que isso enriquece muito a vida espiritual de cada uma de nós, então, deixo aqui o meu convite a vocês!

Deus nos abençoe!

Karyne M. Lira Correia

de
http://www.jesusnosama.com.br

* "Aprendendo a Obedecer"

Texto Bíblico: 
1 Reis 17:8-24
8 Então o SENHOR Deus disse a Elias:
9 —Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você.
10 Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: —Por favor, me dê um pouco de água para eu beber.
11 Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: —E traga pão também, por favor.
12 Porém ela respondeu: —Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o me
13 —Não se preocupe! —disse Elias. —Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho.
14 Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva. ”
15 Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias.
16 Como o SENHOR havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.
17 Algum tempo depois, o filho da viúva ficou doente. Ele foi ficando cada vez pior e acabou morrendo.
18 Então ela disse a Elias: —Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o senhor veio aqui para fazer com que Deus lembrasse dos meus pecados e assim provocar a morte do meu filho?
19 —Dê-me o seu filho! —disse Elias. Então pegou o menino dos braços da mãe e o levou para o andar de cima, para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama.
20 Então orou em voz alta, assim: —Ó SENHOR, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela!
21 Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: —Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo!
22 E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver.
23 Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse: —Veja! O seu filho está vivo!
24 Então ela disse a Elias: —Agora eu sei que o senhor é um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio do senhor!

Objetivo:
Que a criança aprenda que o caminho da obediência é a melhor escolha.

Versículo visualizado:A revista do mestre sugere que você apresente o versículo utilizando um fantoche, o mesmo deverá conversar com as crianças sobre como é importante obedecer aos pais, pastores e líderes, todavia o mais importante é obedecer a Deus.

Palavra do dia:Lembrancinhas:
Sugestão de cântico:

Escutando, pois Jesus nos fala
Escutando para Obedecer
Passo a passo com Jesus Marchando
Ele é quem vai nos defender.

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "Um sonho realizado - Isabel"


Você já se sentiu como se sua vida tivesse passado? Ou com a sensação de que suas esperanças e seus sonhos nunca irão se concretizar? Então, você pode se identificar com Isabel.

Enquanto o marido dela, Zacarias, encontrou realização em uma atividade de destaque como sacerdote, Isabel teve negada a vocação básica das mulheres do seu tempo: a maternidade. Como resultado, apesar de ter vindo de uma família tradicional (ela era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote - Lucas 1:5), se sentia desprezada pelas pessoas (Lucas 1:25). Ao encontrarmos Isabel, ela já era uma mulher"de idade avançada"(Lucas 1:7, 18) e sabia que toda a esperança de ter filhos estava perdida para sempre.

É fácil supor que Isabel se sentia profundamente desapontada por causa de sua condição. Contudo, não há nenhuma indicação de que ela fosse uma pessoa amargurada ou que houvesse se voltado contra Deus. Em vez disso, nos é revelado que andava "sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1.6).

Então, de forma fantástica, Deus se manifestou. O anjo do Senhor disse a Zacarias que Isabel teria um filho - e que não seria uma criança qualquer. 0 filho dela seria “Grande diante do Senhor" (Lucas 1:15), "no espírito e virtude de Elias" (Lucas 1:17).

Zacarias não pôde acreditar. E,por isso, ficou mudo antes mesmo que pudesse contar a sua esposa aquela notícia maravilhosa. Não sabemos se ele conseguiu transmitir a mensagem do anjo para Isabel ou não. Mas sabemos que, quando ela concebeu, imediatamente reconheceu sua gravidez como um presente gracioso do Senhor (Lucas 1:25).

De repente, toda a vida de Isabel mudou. Tida como estéril e desprezada, agora ela era o assunto da cidade (Lucas 1:65, 66). Já não era mais simplesmente a esposa de um sacerdote respeitado; era sobre Isabel que o Espírito Santo estava (Lucas 1.41). Enquanto Zacarias, permaneceu mudo foi Isabel quem disse com intrepidez o nome que Deus havia escolhido para o filho dela (Lucas 1:60).

O segredo da realização pessoal de Isabel era mais profundo do que simplesmente ter um filho. Sua vida foi mudada porque o Senhor agiu em seu favor (Lucas 1.25), derramou seu Espírito Santo sobre ela (Luc 1:41) e deu-lhe um papel no reino vindouro de Deus.

A esterilidade em nossa vida pode ser diferente daquela que Isabel teve de enfrentar, mas o caminho para a realização final é o mesmo. Também sabemos que o Senhor fez grandes coisas por nos na cruz. Também recebemos o Espírito Santo e cada um de nós tem sido chamado para servir de uma forma peculiar. Mesmo quando a vida parece já ter passado, podemos achar nossa realização no Senhor porque "para Deus nada é impossível" (Lucas 1.37).

Para saber mais a respeito de Isabel, leia Lucas 1:1 à 80.

de
http://www.jesusnosama.com.br