quinta-feira, 11 de junho de 2015

* "Débora - Profetisa, Juíza e Mulher"




“E Débora,
 mulher profetisa,
 mulher de Lapidote, 
julgava a Israel naquele tempo.” J
uízes 4:4

A Bíblia relata, de forma não muito demorada, um pouquinho da história de Débora. Contudo, este pouquinho é testemunho suficiente para as mulheres cristãs atuais.
No verso de Juízes 4:4 vemos que Débora era uma mulher casada, como muitas de nós, e que tinha duas funções importantes em Israel – profetisa e juíza. “Habitava em Israel uma mulher, famosa por sua religiosidade, e por meio dela o Senhor escolheu livrar o Seu povo. Seu nome era Débora. Era conhecida como profetisa, e na ausência dos costumeiros juízes, o povo se dirigia a ela em busca de conselho e justiça.” E Recebereis Poder, p. 261.
Conhecemos bem, de acordo com os relatos Bíblicos, que a condição da mulher nos tempos antigos era bastante diferente da nossa condição atual. Débora, vivendo nesse período, foi um grande instrumento nas mãos de Deus! Prova de que o Senhor não valorizou as mulheres apenas no Novo Testamento, mas desde sempre olhou para elas com um olhar especial.
Débora recebeu instruções divinas e passou-as a Baraque. No verso 8 do capítulo 4 de Juízes lemos: “Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.” Você consegue imaginar um homem dos tempos bíblicos dizendo isso a uma mulher?
O relato bíblico que temos sobre Débora é um relato de vitória. Mais do que uma vitória contra a opressão sofrida pelo povo de Israel, é um relato da vitória feminina sobre os estigmas. Nós, hoje, olhamos para as mulheres do passado e muitas vezes lamentamos sua condição. Nos esquecemos que condição alguma é barreira para sermos usadas por Deus.
Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive. Uma mulher nas mãos de Deus é mais corajosa que um homem, e é capaz de liderá-lo.
Não estou defendendo a revolução feminista. Nada disso! Quero apenas provocar a seguinte reflexão: Não importa o que o mundo pense sobre você, não importa se seu salário é menor que o do seu colega de trabalho só porque você é mulher, não importa o quando o mundo ainda nos oprima! Somos valiosíssimas nas mãos do Deus que nos criou!!

Deus nos abençoe! 



(Karyne M. Lira Correia)


de
www.jesusnosama.com.br


* "Os alimentos de Daniel"

Versículo Bíblico:
 “O menino cresceu 
e o Senhor o abençoou”.
 Juízes 13.24
Objetivo: A criança precisa saber que Deus quer que ela cresça e que bons alimentos e alguns cuidados com o corpo podem ajudar.
Materiais: · Figuras de crianças medindo altura · Figuras de alimentos (podem ser frutas, legumes, verduras, feijão, arroz...) · Livrinho sanfonado com os círculos eu cresço + figuras · Prepare o versículo, se possível em contorno de crianças em 3 tamanhos diferentes
Sugestões: · Mostre as figuras de crianças medindo altura e depois ilustre com a própria criança, fazendo marcações na parede (com fita adesiva colorida e não com lápis) · Use o livro eu cresço para ensinar sobre os aspectos que ajudam no crescimento físico e espiritual. · Mostre as figuras dos alimentos e explique porque devem comê-los. Lembre que Deus criou tais alimentos porque sabia que eles ajudariam as pessoas a crescerem. Seria uma boa ideia dar a cada crianças um pouco de salada de frutas que você pode levar de casa já preparada. Elas vão amar a ideia!
História
Daniel era um lindo menino e sua mãe estava sempre a lhe ensinar coisas boas. - Meu filho, Deus quer que as pessoas sejam saudáveis e fortes. Deus nos ensina na Bíblia quais os alimentos que devemos comer e os que não devemos comer nem beber.Daniel queria crescer forte.Ele fazia direitinho o que Deus mandava e o que sua mãe ensinava. Um dia Daniel foi morar longe da mamãe e lá as pessoas não sabiam das coisas que Deus ensinava.Daniel disse: - mesmo longe de casa vou continuar obedecendo. Só vou comer bons alimentos. Assim, Daniel cresceu e se tornou um moço forte e inteligente. Base bíblica: Daniel 1
Livrinho Eu Cresço



Ilustração



Atividades



de
http://ensinandoospequeninos.blogspot.com.br


* "Moisés estudava"

Versículo Bíblico:
 “O menino cresceu 
e o Senhor o abençoou”.
 Juízes 13.24
Objetivo: A criança precisa perceber que é capaz de aprender e que está crescendo assim. Ela deve alegrar-se e agradecer a Deus por isso.
Materiais: · Figuras de crianças em diferentes estaturas · Figuras de Moisés estudando no palácio e em estaturas variadas · Figuras de crianças indo à escola · Prepare um arco-íris em tamanho bem visível seguindo a ordem das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. ·
Prepare uma centopeia: a) Círculos nas mesmas cores do arco-íris (1 conjunto para cada criança) b) Círculos na cor marrom para ser a cabeça de cada centopeia
Sugestões: · Mostre as figuras de crianças em diferentes estaturas e depois ilustre com a própria criança · Trabalhe as figuras de Moisés estudando no palácio e em estaturas variadas, explicando as situações · Trabalhe as figuras de crianças indo à escola, explicando o porquê. · Deixe o cartaz do arco-íris em lugar visível. Ensine o nome das cores. Mostre uma centopeia (que você levou pronta de casa). Depois disso convide a crianças para fazer, cada qual, a sua centopeia, colando os círculos bem juntinho um do outro e na mesma ordem do arco-íris e, por último, a cabeça. Depois de pronta, com uma canetinha, desenhe o rosto e as perninhas. Comente que elas estão crescendo e aprendendo: já conhecem as cores da centopeia, desenharam tudo direitinho...
Obs.: a centopeia deverá ser colada em folha branca A4 para poder dar base à criança.
História
Vocês lembram quando Moisés era um bebezinho? A mamãe o colocou em um cestinho e o deixou no rio? Isso mesmo! Depois a princesa o achou e disse que seria seu filhinho. Levou-o para o palácio e, sem saber, entregou à própria mãe para que cuidasse dele. Moisés cresceu e precisou ir à escola. Lá no palácio Moisés tinha professores. Aprendeu a ler, a escrever, fazer continhas e muitas outras coisas. A Bíblia diz que Moisés aprendeu tudo o que um príncipe devia saber. Base bíblica: Êxodo 2.1-10; Atos 7.20-22
Ilustrações





Atividades




de
http://ensinandoospequeninos.blogspot.com.br


* "Um Professor Amigo de Jesus"

Texto Bíblico: 
João 3.1-16.
1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus.
2 Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: —Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
3 Jesus respondeu: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
4 Nicodemos perguntou: —Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
5 Jesus disse: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
6 Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.
7 Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
9 —Como pode ser isso? —perguntou Nicodemos.
10 Jesus respondeu: —O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso?
11 Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem.
12 Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu?
13 Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
14 —Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado,
15 para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Objetivo da Lição: 
Que a criança aprenda que a Palavra de Deus tem poder para mudar o coração das pessoas.



Versículo para memorizar:Palavra do dia:
Lembrancinhas: 
Dê a cada criança um coração impresso em folhas peso 60. Com a sua ajuda elas deverão escrever o nome JESUS no verso dos corações. Depois vão passar cola jogar Glitter no mesmo.Enquanto realizam a atividade pergunte: O que Nicodemos fazia? O que Jesus disse que Nicodemos deveria fazer para ir ao céu? Diga as crianças que Jesus nos ama e quer que vivamos sempre com Ele.

Divida uma folha de papel pardo em duas partes. Escreva na folha os títulos:"MINHA VIDA SEM JESUS" e "MINHA VIDA COM JESUS". Apresente as figuras abaixo as crianças e peça para dizerem quais correspondem a primeira parte e quais, à segunda. Conte com a ajuda das crianças para colar as figuras na folha de papel pardo.
Quando tiverem terminado, afirme que todo aquele que aceita Jesus como Salvador tem a sua vida transformada, mudada. A criança que não perdoava passa a perdoar, quem desobedecia passa a obedecer, quem mentia começa a falara a verdade, etc.

CRIANÇAS LENDO A BÍBLIA:

CRIANÇA FALANDO PALAVRÕES


CRIANÇAS BRIGANDO
CRIANÇAS BRINCANDO E VIVENDO EM HARMONIA
MENINA ESTIRANDO A LÍNGUA
MENINA COM RAIVA
CRIANÇAS FELIZES:



de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


"Davi Obedecia"

Versículo Bíblico: 
“Filhos, 
sejam obedientes a seus pais”
 Efésios 6.1
Objetivo: Criar oportunidades para que a criança aprenda o valor da obediência.
Materiais: · Gravuras de Davi cuidando das ovelhas · Gravuras de Davi com o Pai · Gravuras de Davi no caminhando · Lista com sugestões de tarefas simples: varrer a casa, lavar a louça, tirar o pó dos móveis, e alguns utensílios para a execução.
Sugestões: · Usando a gravuras de Davi, comente sobre a obediência. O pai fez um pedido e ele de pronto atendeu. · Disponha os utensílios domésticos e, após comentar sobre o versículo de Efésios, diga que a mamãe deixou uma lista de tarefas para os filhinhos fazerem. Leia para a criança e deixe que ela escolha qual deseja fazer. Incentive e também elogie na execução da tarefa.
História
Davi tinha uma família com muitas pessoas. Um dia seu pai disse: - Davi você vai cuidar das ovelhas. E Davi obedeceu. E Davi cuidava das ovelhas diariamente com muito carinho. Uma vez seu pai falou: - Meu filho, preciso de um favor. Vá buscar notícias de seus irmãos. Seus irmãos estão longe, lá no acampamento de batalha do rei Saul. Era um pedido difícil, pois Davi teria que viajar sozinho. Mas ele obedeceu e fez o que seu pai havia mandado. Deus ficou muito contente com Davi Base bíblica: 1 Samuel 17.12-20







Ilustrações







Atividades

de
http://ensinandoospequeninos.blogspot.com.br

* "Débora, instrumento nas mãos de Deus"




          Quero convidar você para fazer comigo uma viagem imaginária até a Terra de Israel, na época dos juízes. Vamos conhecer de perto a vida de Débora, mulher de Lapidote, que foi profetisa e juíza naqueles dias. 
"Débora foi a única mulher das Escrituras 
elevada a um alto cargo político
 por seu próprio povo"
 (A Bíblia da Mulher, p. 321).
Nessa época, a forma de governo dos israelitas era teocrática. O Senhor Deus era o Chefe da nação e os sacerdotes, da linhagem de Levi, intercediam perante Deus em favor do povo. Eles também ensinavam o povo a guardar a Lei de Deus. (Ver Davis, John D., Dicionário da Bíblia, p. 587, 522.) Nesse período em que Débora foi juíza, o sacerdócio, que deveria representar a Deus, não estava cumprindo fielmente seu papel e o exército não tinha condições de defender as fronteiras do país.
Na cidade de Hazor, bem ao norte, fazia vinte anos que Jabim, rei de Canaã, governava e maltratava a nação de Israel, sem dó nem piedade. O povo pecara contra Deus e sofria nas mãos de Jabim. Mas nosso Deus é um Pai misericordioso. Foi só o povo pedir socorro e Ele logo tomou providências para ajudar.

Encontro de Débora com Baraque.
Baraque era um forte comandante militar. Certo dia, Débora mandou chamá-lo. Ele morava na cidade de Quedes, bem ao norte, no território da tribo de Naftali. Ainda assim, foi atendê-la prontamente. Cheguemos mais perto para ouvir a conversa entre eles: Débora diz a Baraque que ele deveria escolher dez mil homens das tribos de Naftali e Zebulom e levá-los ao monte Tabor. Ela diz: "Sísera, comandante do exercito de Jabim, vai com os seus soldados ate o rio Quisom para lutar contra você." Ela prossegue dizendo que Deus daria a vitória sobre os cananeus.
Mesmo ouvindo tudo o que Débora falou, Baraque não se sentiu seguro. Ele sabia que Sísera tinha novecentos carros de ferro e um poderoso exército. Ele respondeu: "Só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não vou."Por que Baraque exigiu a presença de Débora na guerra? Teria ele pensado que, por si só, não podia manter o ânimo dos seus homens? Ou por acreditar que a presença de Débora no campo de batalha serviria como prova de que aquele perigoso empreendimento correspondia, de fato, à vontade divina? Talvez Baraque desejasse que todos entendessem que a profetisa devia iniciar a campanha militar, e não ele. Baraque preferiu o papel mais humilde. Ele saiu da liderança e se colocou abaixo da autoridade de uma mulher a quem Deus inspirou.
Débora concordou em ir com ele, mas afirmou que as honras da vitória não seriam de Baraque, e sim, de uma mulher. Ela não estava falando de si mesma, mas de Jael, que, por fim, matou Sísera. Então, Débora seguiu com Baraque e seus dez mil homens para o monte Tabor.

Encontro do exército de Baraque com o de Sísera.
Débora reafirmou a Baraque que o Senhor lhe daria a vitória sobre Sísera. Desse modo, ele desceu a encosta do monte Tabor com seus dez mil homens. A terra tremeu. Chovia torrencialmente. O rio Quisom transbordou. O chão argiloso se transformou em lama. Houve grande confusão. Os inimigos de Israel não conseguiam fugir porque os carros ficavam atolados. Sísera foi obrigado a fugir a pé e seu exército foi destruído.
Alcançada a vitória, Débora e Baraque entoaram um cântico de louvor a Deus, descrevendo os acontecimentos que resultaram em triunfo para toda a nação.
"Ao que parece,
 Débora era uma dona de casa 
quando foi escolhida para servir a sua nação. 
Não sendo de linhagem aristocrática,
 ela é identificada apenas como a mulher de Lapidote"
 (A Bíblia da Mulher, p. 321).
Você conhece alguém que se inquieta ao cumprir somente os simples deveres do dia-a-dia? Esse texto pode ajudar: 
"As tarefas mais comuns,
 executadas com amorável fidelidade,
 são belas a vista de Deus"
Profetas e Reis, p. 219).
Você percebeu que Débora saiu de sua casa e foi com Baraque em direção norte (região de Naftali), montou uma estratégia de guerra, subiu o monte Tabor e acompanhou o exército de Baraque até perto do rio Quisom, onde foi travada a batalha?
Você teria coragem de fazer tudo isso? Caso sim, por quê? A única resposta possível esta na Bíblia: "Porque para Deus nada e impossível
" (Lucas 1:37).
Débora e Baraque não permitiram pensamentos de competição entre eles.É possível trabalhar assim, para Deus, ainda hoje? Como você interage com seus colaboradores quando se encontra numa posição de liderança? Você conhece o segredo. Então, cante:
"Em Tuas mãos; 
quero, 
ó Deus,
 me colocar em Tuas mãos. 
Esta é minha oração, 
ter a vida em Tuas mãos; 
toma, 
pois, 
meu coração em Tuas mãos".

(Áurea Soares)

Referências: Juízes 4 e 5

de
http://www.jesusnosama.com.br

* "DIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL"

3º DOMINGO DE SETEMBRO 

Jogral para 6 pessoas

1,2,3-Há escolas
4,5,6-e escolas...
1-Escolas que esquecem,
4-escolas que se recordam.
2,3-Umas nos trazem lembranças
1-desagradáveis e tristes.
4,5-Outras evocam recordações
6-saudosas e alegres.
1,2,3-Há escolas
4,5,6-escolas...
1-A escola primária
2-da meninice.
3-da peraltice
4-do bê-a-bá.
5-Da primeira professora,
6-do ansiado recreio
1,2,3-da merenda comida às pressas.
4,5,6-É o tempo mais gostoso
1,6-em que se aprende brincando
2,4-em que se vai à escola
3,5-pendurado nos braços da mãe.
6-São tempos que não voltam mais...
1,2,3-Tempos que se apagam na areia da vida...
1,2,3-Há escolas
4,5,6-e escolas...
4-A escola secundária do tempo da adolescência
1-irriquieta,cheia de irreverência
5-e das indagações apressadas.
6-É o tempo da dúvida incômoda,
1-do primeiro namoro,
2-do desapego aos pais.
4-Tempos críticos
5,6-que deixam sulcos na personalidade.
1,2,3-Há escolas
4,5,6-e escolas...
1-A escola dos pais,
5,6-a escola dos amigos,
2-a escola da consciência,
3-a da razão e a do coração.
4,5,6-Todas deixam sua marca e forte impressão.
1,2,3-Há escolas
4,5,6-e escolas...
2-A escola do sofrimento, da dor
5-da angústia,da ansiedade, da expectativa...
6-Deixam lições,mas nos desgastam.
1-Diplomam seus alunos,mas exigem máximo esforço.
4,5-É a escola da vida
2,3-que continua suas provas
4-sem nunca chegar ao fim...
1,2,3-Há escolas
4,5,6-e escolas...
1,2,3-Umas nos iniciam.
4,5,6-outras dão continuidade...
1,2,3-Numas aprendemos.
4,5,6-noutras praticamos.
1,3-Mas todas se preocupam apenas com a razão...
4,5-Acumulam sobre nós conhecimento,
6-influenciam nossos pesamentos.
1,2,3,4,5,6-Mas são apenas escolas,escolas apenas...
1,2,3-Há uma escola
4,5,6-que é mas que uma escola...
1-É o laboratório da vida,
2-é um instinto do céu,
3-é um colégio de amor...
4,5-Nela se aprende
6-para a vida e para a eternidade.
1,4-Nela se fala
5-do presente e do futuro,
3-do pecado e da salvação,
6-do tentador e do Pai,
2-da tristeza e do perdão.
1,2,3-É uma escola,
4,5,6-mais que uma escola...
1-Não tem limite de idade,
2-não tem férias,
3-não tem preconceitos.
5,6-Fala desta vida
2,3-e prepara para o futuro
4-É a escola em que todos aprendem,
1-professores e alunos,
2,3-porque só tem um Mestre,
5,6-infalível,eterno,divino;
1,2,3,4,,5,6-Nosso Senhor Jesus Cristo.
1,2,3-Há uma escola
4,5,6-que é mais que uma escola...
1,2,3,4,5,6-É A ESCOLA DOMINCAL!

(Maria Conceição Campos Franco SAF Vargem Alegre MG)


* "Com quem você se parece"



http://ensinandoospequeninos.blogspot.com.br