quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

"FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO"

 


DIA 5- 
2 CORÍNTIOS 5: 7
FILIPENSES 4:5
1 TESSALONICENSES 4: 3-4 

          'Aqui está o paradoxo da vida Cristã. Nós precisamos abrir mão do controle de nós mesmos para adquirirmos domínio próprio."
                                        Andy Mineo

          Fidelidade é ser confiável no relacionamento para com Deus e para com os outros. É escolher ser leal à nossa palavra e cumprirmos as nossas promessas. 

          A fidelidade tem uma constância, devoção, lealdade e firmeza em todas as suas interações. É ser confiável num mundo que não é. Pessoas fiéis não são desleais tampouco superficiais com seus 
compromissos.

          Mansidão é permitir que Deus lide com as outras pessoas de modo que não precisemos resolver os problemas com nossas próprias mãos. Já foi dito que a mansidão é a graça da alma. Mansidão 
inclui ser calmo, sereno e tranquilo. Ser gentil não significa ser fraco. Ao contrário – dá muito trabalho ser manso quando a carne pede o contrário. Pessoas mansas não são rudes nem duras. 

          Domínio próprio é ser capaz de inspecionar-se. É não permitir que as circunstâncias nos façam perder o controle. Domínio próprio demonstra moderação, autocontrole e disciplina. É escolher, debaixo de muita pressão, correr atrás do que é importante ao invés do que é urgente. Pessoas com domínio próprio apresentam moderação e não são impulsivas. 

REFLITA
          Há algo nessas descrições de fidelidade, mansidão e domínio próprio que te encoraja ou te desafia?

@bibliacomarteoficial




"Paciência, Amabilidade, e Bondade"


Dia 4- 
Salmo 37.7
Provérbios 11.17
Tiago 3.13

          "Paciência é esperar sem reclamar." 
                                                    Robin Meadows

          Paciência é demonstrar calma em meio a situações estressantes. É demonstrar empatia aos outros quando eles não estão fazendo coisas segundo nosso padrão. Paciência é produzida quando damos apoio ao crescimento do outro em sua jornada de vida. É não ficar facilmente desapontado quando acontecer um atraso que não fará diferença daqui a 10 anos, quem dirá 10 dias. Pessoas pacientes não ficam facilmente irritadas, agitadas, nem mostram intolerância. 

          Amabilidade é ser genuinamente gentil com qualquer um e com todos. Isso pressupõe que todos merecem ser tratados com amabilidade independentemente das diferenças, pontos de vista ou culturas. Amabilidade celebra os outros e os serve quando há necessidade. Ela procura o bem-estar dos outros e mostra compaixão quando necessário. Ela dá assistência aos outros e mostra cortesia e benevolência a qualquer um. Pessoas gentis não mostram animosidade, má vontade ou inveja de outras pessoas. 

          Bondade é o desejo verdadeiro de ajudar os outros. Ela não aproxima ou entretém o pecado. A bondade faz a coisa certa e desafia outras pessoas a fazer o mesmo, mesmo que a conversa seja desconfortável. É decente, honesta, moral, honrosa, virtuosa e cheia de integridade. Pessoas boas não fazem apenas a coisa certa; elas tornam as coisas certas.  

Reflita
Alguma coisa nas descrições de paciência, amabilidade ou bondade te encoraja ou te desafia?

@bibliacomarteoficial



 

"Amor, Alegria e Paz"

 

Dia 3-

Romanos 8.6 

I Coríntios 13. 4 e 7

Filipenses 4.4

          "A vida com Deus não é estar imune às dificuldades, mas é paz nas dificuldades."
                                                                                                                  C.S. Lewis

          Nós iremos mergulhar nos nove aspectos do Fruto do Espírito nos próximos três dias deste Plano.  Hoje, vamos focar em amor, alegria e paz.

          O Amor é desinteressado, generoso e dedicado a Deus e aos outros. É uma tela ativa e nos obriga a colocar as necessidades dos outros acima das nossas. O amor honra os outros e celebra a verdade não importa quão difícil seja ouvi-la. Doa a si mesmo, mesmo quando não tem vontade. O amor não permite que os sentimentos ditem suas escolhas. O amor é esperançoso, perseverante e confiável. Pessoas amorosas mantêm o ódio, a apatia e a auto-preservação longe delas. 

          A Alegria é um estado de alma profundo e duradouro que nenhuma circunstância, evento ou ser humano pode roubar de nós. É deleitar-se em Deus e escolher regozijar-se em todas as coisas. Porque nossas circunstâncias não comandam nossas vidas, nossas mudanças de humor não existem. Isto não significa que estamos sempre de“bom humor” mas podemos permanecer em um inexplicável senso de contentamento. Pessoas alegres não permitem que a miséria, remorso, tristeza ou desespero dominem seus pensamentos ou guie suas ações.

          A Paz é um poço profundo de confiança de que Deus é quem Ele é e que Ele fará o que Ele diz que fará. A paz vem de um descanso nas promessas de Deus. É escolher trabalhar com outros por um objetivo em comum aos invés de insistir em sua própria maneira. A paz é geralmente inexplicável e incompreensível, mas nós sabemos quando a temos e quando não a temos. Pessoas pacíficas não vão à guerra com suas ações ou palavras porque elas sabem que isso não traz nenhum alívio às situações.

Reflita
          Alguma coisa das descrições de amor, alegria ou paz te desafiaram?

@bibliacomarteoficial

"O Fruto e os Dons

Dia 2- 
Gálatas 5.22  e 23
Efésios 4. 11 a 13
I  Pedro 4.10

          "Se a luz que está sobre você é mais forte do que a luz que está dentro de você, a luz que está sobre você vai destruí-lo."
                                Christine Caine

          O Fruto de nove partes descrito em Gálatas 5 não deve ser confundido com os dons espirituais que são mencionados na Bíblia. Dons como liderança, sabedoria, pastorado, encorajamento, conhecimento e profecia são dados pelo Espírito com o propósito de edificar os que crêem. O Fruto, no entanto, é produzido pelo Espírito e é desenvolvido e exibido em nós quando nos rendemos ao Espírito de Deus. 

          Se queremos saber como estamos crescendo como seguidores de Cristo, não deveríamos focar em quantos dons nós temos ou quão bem os usamos. Não, é a evidência do Fruto do Espírito em nossas vidas que mostra nossa maturidade espiritual. Não que nossos dons não sejam valiosos ou vitais — eles são. A questão é que podemos operar em nossos dons enquanto satisfazemos nossa carne, porque eles estão além de nós. Exibir o Fruto do Espírito é uma manifestação de uma vida transformada pelo poder de Deus. 

          Não é incomum ver homens e mulheres operando em seus dons espirituais, mas imediatamente em seguida agindo de maneira pecaminosa. Por quê? Porque Deus vai usar quem quer que Ele queira, quando quiser e como quiser. Talvez você tenha visto alguém pregar o sermão mais poderoso na igreja ou em uma conferência e depois viu a mesma pessoa despejando ódio sobre outras pessoas mais tarde. Ou talvez uma pessoa pode doar seu tempo generosamente, impactando os menos afortunados, mas depois ser inacreditavelmente impaciente e rude com seus próprios filhos. 

          O contrário também é verdadeiro. Há pessoas em todo o mundo que continuamente estão exibindo o Fruto do Espírito em suas vidas diárias. Eles podem servir nos bastidores, visitar alguém no hospital, ou oferecer seu tempo apenas para estar com um amigo que está precisando. Sua contribuição para lapidar os que crêem pode não ser carnal, mas seu caráter é profundo porque eles escolheram negar a carne e andar no Fruto do Espírito.  

          Os dons recebem muito mais atenção e elogios que o quieto e quase escondido Fruto do Espírito. Ainda assim, realmente não é preciso muito esforço para operar em nossos dons. O Fruto, por outro lado, envolve a difícil tarefa de morrer para si mesmo todos os dias. O Fruto pode não estar gritando por atenção, mas tenha certeza de que sempre sabemos quando o Fruto está presente em nossas vidas e quando não está. 

Reflita
          Você acha que é mais fácil viver pelos dons espirituais do que andar pelo Fruto do Espírito?

@bibliacomarteoficial




"O Fruto de Nove Partes"

 

Dia 1-

Gálatas 5:17-23

          "O combustível do Espírito no desenvolvimento de um caráter como o de Cristo é libertador, porque nos aproxima de ser quem fomos designados a ser, a pessoa que nossos corações renovados pelo Espírito querem que sejamos."

                                                  Tim Keller

          O Fruto do Espírito está listado em Gálatas 5 –amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio. Essas qualidades compõem o Fruto. Não são nove frutos diferentes—é um Fruto com nove partes. O Fruto é como uma laranja, e dentro da laranja há várias fatias. Então, imagine que cada fatia da laranja é um dos aspectos do Fruto do Espírito.

          A palavra original em grego para “Fruto” em Gálatas 5 é karpos, e uma definição pode ser “um resultado de algo.” Quando o Fruto do Espírito é exibido em nossas vidas, é um sinal ou resultado de que estamos sendo guiados pelo Espírito de Deus. Assim como os galhos da videira têm de estar conectados ao tronco para produzir uvas, o Fruto do Espírito é a evidência de que estamos conectados a Cristo.

          Por que o Fruto do Espírito foi mencionado? Por causa dos cinco versos que o precedem. Eles mencionam os atos pecaminosos, incluindo imoralidade sexual, idolatria, ódio, ciúme, os acessos de raiva, a ambição egoísta e a bebedeira. Veja, nós temos essa coisa chamada carne, e ela é composta de todos os nossos desejos humanos. Nossa carne quer coisas que evitam que o Espírito de Deus nos dirija completamente. De fato, Gálatas 5:17 (NTLH) diz que “o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer”. No final das contas: você pode ser dirigido pela carne ou pelo Espírito de Deus, mas não pode ser dirigido por ambos—eles estão em constante conflito.

          Provavelmente, a parte mais bonita da passagem no verso 23 é que somos informados que “contra essas coisas não há lei”. De fato, seria verdade dizer que podemos exibir o Fruto sem nenhum limite ou restrição. Nós nunca mostraremos amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio demais. Agora, este é um objetivo pelo qual lutar!

          Com cada dia deste Plano, vamos entrar nos detalhes maravilhosos sobre as nove partes do Fruto, distinguindo-o dos dons espirituais e aprendendo como viver plenamente pelo Espírito. Enquanto crescemos em nosso entendimento, vamos reconhecer como o Fruto do Espírito se manifesta em nossas vidas e na vida dos outros também.

Reflita

          Você sente a guerra entre sua carne e o Espírito? Em que áreas da sua vida você a sente mais?

@bibliacomarteoficial



"Como lidar com a ansiedade"

 

🌷Dia 5 (final)


Provérbios 12:25

          Eu amei o email que recebi de uma colega Cristã que está lidando com a ansiedade melhor do que nunca. O segredo? Ela escreveu, “Grupo, grupo, grupo, grupo, grupo.” (Eu acho que ela estava tentando deixar algo claro.) Quando você está preso em sua própria cabeça, é fácil esquecer de respirar, de lançar sua ansiedade sobre Deus em oração, e de buscar mentalmente o reino de Deus e a sua justiça. É por isso que viver com outros Cristãos em confissão honesta e humilde é tão essencial. Porque você pode me ajudar a sair disso. Você pode me trazer de volta para Jesus.
          Provérbios 12 diz, “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.”(verso 25). Uma palavra bondosa de um amigo, ou pastor, ou grupo pequeno, é o jeito de Deus de ajudar você a lidar. Um amigo que diz, “Tá bom, vamos respirar um pouco.” Um pai que diz, “Posso orar para que Deus leve isso embora?” Um grupo que garante, “O Rei Jesus não irá abandoná-lo.” Ter um “grupo” é o jeito de Deus nos ajudar a lidar com tudo, inclusive a ansiedade.
          Se você fosse meu amigo ansioso, eu o encorajaria a respirar, orar, buscar, e ter um grupo. Esse é o melhor jeito que eu conheço de lidar com a ansiedade.

@bibliacomarteoficial

🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷


"Como lidar com a ansiedade"



🌷Dia 4

Mateus 6:25

Mateus 6:33

Salmos 94:19


          Das 30 vezes que palavras como preocupação e ansiedade aparecem na Bíblia, 8 estão no ensino clássico de Jesus sobre o assunto. “Não se preocupem com suas próprias vidas. . . . Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:25,33). Quando você fica preso em algum pensamento negativo, repetitivo, Jesus o encoraja a buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça.

          O reino de Deus é onde Deus é o Rei, onde Ele usa sua autoridade para lhe oferecer segurança. Como um filho do Rei, seu Pai irá protegê-lo de todas as coisas do lado de fora das muralhas do reino. O leão pode estar rondando lá fora, rugindo mentiras, dizendo que você não é digno, que Deus está bravo, mas ele não pode tirar você do reino. Jesus morreu em uma cruz para que você fosse poupado disso, para que você estivesse com Deus, justificado com Deus, sempre justificado com Deus. Esta é a justiça d'Ele, o presente de sermos justificados com nosso Pai pelo sangue do Filho. Esse presente é seu, não porque você é um Cristão perfeito e confiante, mas porque Jesus foi perfeito em seu lugar. Deixe-me repetir—você é justificado com Deus, não porque você é perfeito ou sua fé é perfeita, mas porque Jesus foi perfeito.

          Ponha seus pensamentos em pensamentos como esse, escreva-os no papel, se necessário, e você estará um passo mais perto do jeito de Deus de lidar com a ansiedade. “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Salmos 94:19).

@bibliacomarteoficial

🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷



"Como lidar com a ansiedade"


🌷Dia 3

Filipenses 4:6

1 Pedro 5:7


          Há 30 passagens bíblicas onde palavras como ansioso ou preocupação aparecem, e duas delas nos encorajam especificamente a orar. Paulo escreveu, “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6). Pedro acrescentou, “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”(1 Pedro 5:7). Seu Pai não quer que você fique ansioso com nada. Ele quer que você lance toda a sua ansiedade e coloque nos ombros fortes d'Ele porque Ele se importa com você a esse ponto. Suas preocupações constantes podem afastar seus amigos, ou sua mãe, ou seu marido, mas não Deus. Que pensamento!

          Há uma mulher em nossa igreja cuja fé eu respeito muito e que recentemente me disse que a ansiedade tem feito parte de sua história há muito tempo. Ela disse que a ansiedade foi um mecanismo de sobrevivência durante sua infância perigosa, mas que ela ficou mesmo depois do perigo acabar. Como ela aprende a lidar com isso? Ela me disse, “Eu não lido. Eu não controlo, porque eu não consigo. É só através de Cristo que a vitória é encontrada.”

          Eu amo isso. Quando você está cara-a-cara com o pai da mentira, é difícil vencer a batalha mental. Então traga Deus para a sala. Ou, mais corretamente, feche seus olhos e se lembre que seu Pai já está aí. Ore. Esse é um outro jeito poderoso de lidar com a ansiedade.

@bibliacomarteoficial

🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷



"Como lidar com a ansiedade"


🌷Dia 2

Salmos 139:14


          Isso pode soar como uma heresia, mas se você estiver muito ansioso, pode ser melhor começar com sua respiração do que com sua Bíblia. Eu digo isso por causa da sua amígdala. Aquela coisa em formato oval no seu cérebro parece ser o jeito de Deus de manter você a salvo do perigo. Se um leão entrasse em sua casa rugindo, sua amígdala faria seu corpo lutar ou fugir do perigo. Ela transferiria sangue do seu cérebro e de outros órgãos para seus músculos para que você conseguisse correr pela porta ou pegar uma cadeira e começar a balançar. Você não precisa pensar em coisas complexas quando sua vida está em perigo, não é?

          No entanto, sua amígdala é famosa por alarmes falsos. Ela dispara mesmo quando não tem um leão no raio de 100 quilômetros. Um pensamento aleatório pode provocar as mesmas reações físicas, motivo pelo qual a preocupação faz sua barriga doer ou impede que você pense logicamente. Então, se seu cérebro estiver perdendo o controle, eu posso pegar minha Bíblia e tentar argumentar com você, mas você não estará pronto para argumentar. É por isso que o primeiro jeito de lidar com a ansiedade é respirar. Respirar fundo literalmente usa seu sistema nervoso para dizer para sua amígdala—Está tudo bem. Você está bem. Você não está correndo de um leão. Você pode parar, se acalmar e pensar de novo.

          “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável”(Salmos 139:14). Lembre-se dessas famosas palavras. Elas o ajudarão a dar um passo físico que pode levar a bênçãos espirituais. Respire. Isso irá ajudá-lo a meditar na verdade que acalmará seu coração ansioso.

@bibliacomarteoficial

🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷



"Como lidar com a ansiedade"


 🌷Dia 1.                       

 1 Pedro 5:7

          Por volta de 1 ano e meio atrás, eu tive uma experiência ilógica, porém emocionante com a ansiedade. Eu estava na sala de estar de um treinador de voz que estava me ajudando a consertar alguns dos meus maus hábitos ao falar em público e, de repente, eu podia sentir meu cérebro e meu corpo se desfazendo. Em um ponto, eu notei que meus dedos do pé estavam enrolados, na vertical, nos meus sapatos. “Tudo bem?” O treinador me perguntou, mas eu não sabia o que dizer além de, “Desculpe; eu preciso ir.” Olhando para trás, não havia nada lógico nisso, mas havia algo poderoso.

          Você já passou por isso? Vinte por cento dos adultos americanos dizem que sim, e eu tenho um palpite de que esse número seja parecido dentro da igreja. Apesar de os Cristãos saberem que não precisamos nos preocupar, ainda assim o fazemos. Apesar de os Cristãos saberem que devemos confiar, ainda assim não o fazemos.

          Ele se preocupa sobre morrer jovem, mesmo que não esteja doente e que Jesus tenha conquistado a morte. Ela se preocupa em ser boa o suficiente para Deus, mesmo sendo perfeita através de Cristo. Ele se preocupa que a sua luta com preocupações seja prova de que ele não está tão arrependido assim e talvez não seja tão digno e talvez Deus esteja bravo.

          Dado quantos de nós já lidaram com ansiedade, eu quero tirar um tempo para descobrir como lidar com ela de uma perspectiva bíblica, verdades que se encaixam maravilhosamente com boa medicação e aconselhamento profissional. Afinal, Pedro nos encoraja, “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7).

@bibliacomarteoficial

🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷