quarta-feira, 22 de julho de 2015

"Aprendendo a Cuidar Bem do Meu Corpo"

Texto Bíblico:
 Salmos 139:13-16.

13 Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.
14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem.
15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo,
16 tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.

Objetivo:
Ao final da aula a criança saberá que Deus criou o nosso corpo, e com ele devemos servir a Deus e ao nosso próximo.

Versículo visualizado:


Palavra do dia:

Lembrancinhas:

Imprima em papel peso 40 kg, depois corte seguindo a silhueta do desenho e cole em palito de picolé.
Sugestão de atividade:




de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


* "O toque da fé - A Mulher com o Fluxo de Sangue"


"E eis que uma mulher, 
que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, 
veio por trás d'Ele
 e Lhe tocou na orla da veste."
 Mateus 9:20

Jesus e Seus discípulos estavam viajando de uma cidade para outra. Ele estava ensinando e curando as pessoas. Multidões afluíam a Ele.
E no meio dessa multidão estava uma mulher que sofria de uma hemorragia. Ela havia tentado de tudo, mas sem êxito. Havia gasto seus poucos recursos com os médicos da época, mas em vez de melhorar, havia piorado. Essa mulher ouviu falar de Jesus e, cheia de esperança, se enfiou no meio da multidão. Mas seu problema era constrangedor e ela não teve coragem de declarar publicamente o mal de que sofria, de modo que decidiu tocá-Lo secretamente. Então, abriu caminho por entre o povo, e quando ninguém parecia estar olhando, ela, temerosamente, tocou na orla do vestido de Jesus. E pela primeira vez, em 12 anos, o fluxo de sangue parou.
Jesus simultaneamente sentiu que algo especial havia ocorrido. Aquele toque havia sido diferente. E notou que d'Ele havia saído poder. Imediatamente parou e perguntou: “Quem tocou nas Minhas vestes?” Os discípulos ficaram espantados, em meio a todos aqueles puxões e empurrões. “Como, quem Te tocou? Todos estão Te tocando!”
É que os discípulos não sabiam diferenciar um toque de um empurrão. Mas Jesus podia. Ele sabia a diferença. Notou que havia sido um toque suave que Lhe extraíra poder.
A mulher não esperava ser descoberta, mas quando Jesus Se voltou e fez a pergunta, ela percebeu que Ele sabia de tudo. Então se aproximou tremendo, prostrou-se aos Seus pés e confessou que fora ela quem Lhe tocara as vestes. Explicou numa torrente de palavras por que O tocara e como havia sido instantaneamente curada. Jesus então a ergueu e lhe disse:
“Tem bom ânimo,
 filha, 
a tua fé te salvou. 
E desde aquele instante, a mulher ficou sã”
Mateus 9:22
Notem como Jesus foi bondoso com ela. Ele não a repreendeu por tê-Lo interrompido. Não criticou suas crenças supersticiosas. Não a reprovou por tê-Lo procurado em última instância, depois de tudo o mais haver falhado. Após ter tentado todos os recursos que o mundo de então podia oferecer, ela finalmente apelou para Jesus. E muitos fazem isso ainda hoje. Só vão a Jesus em último caso, quando todas as suas demais esperanças já falharam. E mesmo assim, Jesus não despacha ninguém de mãos vazias.
Se você ainda não tentou nada para resolver seu problema, vá a Jesus em primeiro lugar. Se já tentou de tudo, sem solução, experimente Jesus.



de
http://www.jesusnosama.com.br

* "O Esconderijo"

        Resultado de imagem para O ESCONDERIJO

           Costumo brincar de pique-esconde com meu pequenino. Certo dia, para cansá-lo um pouco, escondi-me dentro do box do banheiro e demorei a aparecer. O pequenino me chamava em alta voz: -Mamãe, onde está você? E eu continuava escondida, não para castigá-lo, mas apenas para ele aprender a não se desesperar em situações futuras, manter a calma e ter o prazer de encontrar-me de novo. Quando percebi que ele se aproximavam saí rapidamente, dando-lhe um susto de brincadeira. Para minha surpresa, ele me disse que não tinha se assustado, pois sabia que eu estava ali. Assim é Deus. Muitas vezes, tais quais filhos assustados, nós nos desesperamos com os problemas do cotidiano e achamos que Deus se escondeu. Quando passamos por um luto na família, por abandono, quem sabe uma doença, solidão, angústia, mágoa e até mesmo um desemprego, ficamos perplexos. Contudo, você pode ter certeza de que, num ímpeto, Deus aparecerá para resgatá-lo. Jesus tirará você do fundo do poço de sua luta, dor ou sofrimento, com poder e glória. Somente ele poderá lhe dar a cura física, emocional e espiritual e libertá-lo das algemas que o prenderam até o momento.

Agindo Deus, quem impedirá?
       
         Muitas vezes, Deus aguarda em silêncio, para que aprendamos com a situação, mas sempre estará por perto para nos acudir, acolher-nos em seus braços com amor antes que a provação possa nos destruir. Confie em Deus!
 
AB

 

"Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor"


” Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”
Salmos 32.12
          A felicidade de qualquer nação depende, fundamentalmente, do reconhecimento da soberania de Deus e a influência que Ele passa a exercer sobre as pessoas, sobre as famílias e todas as instituições. 
          Feliz é a nação que 
instrui ao menino no caminho em que deve andar” 
Provérbios 22:6.
          Feliz é a nação, onde a juventude
Lembra-se do Seu criador nos dias da sua mocidade”
 Eclesiastes 12:1.
          Feliz é a nação, onde os 
príncipes ensinam aos anciãos a sabedoria…” 
Sslmos 105:22.
          Feliz é a nação que lê e pratica a sua  Palavra 
 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,
 e luz para o meu caminho.” 
 Salmos 119.105
          Feliz é o cidadão que reclina sua fronte nas sagradas escrituras, porque
 “seca-se a erva e murcha a flor,
 mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente
 Isaías 40:8.
          Feliz é o homem que 
anda pelo caminho da retidão, 
no meio das veredas da justiça
Provérbios 8:20.
          A humanidade clama pela presença do Deus vivo, fiel, justo, capaz de transformar as tristezas desta civilização decadente numa geração eleita, confiante.
          Cada família pode se apresentar como agência do bem, responsável por seus filhos, vigilantes da paz.
          Feliz é a nação que se esforça para caminhar debaixo da potente mão do Senhor e reconhecer que, desde a antiguidade,
 “O povo que andava em trevas viu uma grande luz;
 e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”.
 Isaías 9:2

          Feliz é a nação onde o Amor prevalece   
 “O amor deve ser sincero. 
Odeiem o que é mau; 
apeguem-se ao que é bom.
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. 
Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.
Romanos 12.9

"E se o meu povo, 
que se chama pelo meu nome,
 se humilhar,
 e orar, 
e buscar a minha face
 e se converter dos seus maus caminhos,
 então eu ouvirei dos céus, 
e perdoarei os seus pecados, 
e sararei a sua terra”.
2 Crônicas 7. 14

"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR,
 e o povo ao qual escolheu para sua herança. "
Salmos 33:12

de
http://www.universidadedabiblia.com.br

* "A Mulher com o Fluxo de Sangue"


"Quando ouviu falar de Jesus, 
chegou por trás d'Ele,
no meio da multidão, 
e tocou em Seu manto, 
porque pensava:
 “Se eu tão-somente tocar em Seu manto,
 ficarei curada.” 
Marcos 5:27 e 28.

          A mulher com hemorragia – eu a imagino com freqüência, sangrando durante aqueles doze anos que mudaram sua vida. Ela vai de médico em médico, em busca de uma mensagem de cura. Se tivesse família, deve ter pensado: Como será a vida do meu esposo e dos meus filhos sem mim? Se fosse solteira, poderia ter pensado: Senhor, quem cuidará de mim quando eu não mais puder tomar conta da minha vida? Sente-se impelida a pensar em algo motivador: Tenho que encontrar um jeito de parar com esse sangramento, porque a vida do corpo é o sangue. Eu-eu-eu, gagueja ela, estou perdendo a minha vida. Debilitada, viaja para procurar outro doutor. Imagino a expressão aflita no seu rosto quando uma vez mais recebe aquela mensagem de secar a alma: “Não há cura humana para a sua hemorragia, senhora.”

          A mulher continua em busca de cura porque se apegou a uma promessa. Tem a intuição de que será curada. Por que outro motivo teria procurado tantos médicos? Então ela ouve acerca de Jesus, e se aventura a sair para as ruas movimentadas naquele dia, uma mulher desesperada, iludida com uma promessa de cura. Ela sente que se tão-só puder sair, se tão-só chegar suficientemente perto do Messias, se tão-só tocar a orla de Seu manto, certamente será curada. E faz exatamente isso. Eu a imagino arrastando-se em meio à multidão. A mulher com o fluxo de sangue se aproxima suficientemente do Médico para Lhe tocar a orla do manto, e é curada.

          Uma mulher com hemorragia. Às vezes, também sinto a desesperada necessidade de tocar a orla das vestes de Jesus, num esforço por ser curada de um fluxo que não tem alívio humano. Durante esses momentos, tento identificar-me com a mulher que sofre de hemorragia. Obrigo-me a sair para a rua. Medito nas palavras de Jesus. Repito as palavras de Deus para Ele. Vou à igreja para comungar com os santos de Deus. Encontro fé nessas atividades, um tipo de toque nas vestes de Jesus. Ah, como amo a Jesus por ter tornado acessíveis para mim essas atividades modernas que constituem o toque no Seu manto!

          E como a mulher com o fluxo de sangue, sinto Jesus falando comigo: “Filha, a sua fé produziu a cura em você.” Amém, amém!

Ramona L. Hyman


de http://www.jesusnosama.com.br

* "É Bom Dizer Muito Obrigado"


"( ) e prostrou-se com o rosto em terra
 aos pés de Jesus 
agradecendo-lhe( )."

          Por mais que se diga que caminhar faz bem à saúde, a maioria de nós prefere andar de ônibus ou de carro. É muito mais confortável, você concorda? Mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que as pessoas foram obrigadas a caminhar longas distâncias. Caminhavam, não por esporte, lazer ou para melhorar as condições físicas. Caminhavam por necessidade.
          No tempo de Jesus não havia os meios de transportes que conhecemos hoje. Jesus não era rico. Nem mesmo possuia um jumentinho. Suas viagens, curtas ou longas, eram feitas a pé.
          A Bíblia conta que, numa dessas viagens, Jesus encontrou-se com dez leprosos. A lepra era uma doença muito grave e contagiosa. O leproso era obrigado a viver distante das pessoas.
          Jesus viajava para Jerusalém quando se aproximou de certa aldeia, dez leprosos saíram ao encontro d'Ele.De longe aqueles homens reconheceram Jesus e começaram a gritar. Eles pediam para serem curados. Cheio de  compaixão, Jesus curou aqueles dez leprosos. Ah! Como ficaram contentes! Agora, sim, podiam voltar para casa. Dos dez, só um se lembrou de dizer: "muito obrigado, Jesus!"
          Sabe, nada mais pode alegrar a Deus do que um coração agradecido. Devemos sempre dizer "muito obrigado, Jesus"pelas coisas que recebemos do Senhor. Devemos dizer "muito obrigado" pela saúde, pela alimentação e pelo vestuário. Devemos dizer "muito obrigado" pela salvação.
         
 

"A Importância de Estudar Teologia"

       
          É inadmissível que haja pessoas que sustentem que o estudo da Teologia não tem importância alguma. Esta é uma visão retrograda que desconsidera que estamos vivendo num mundo de mudanças e crescimento na área humana. E que para tanto, é preciso que se tenha uma visão relativista de tudo o que nos cerca e que fazemos parte dessa época.É diferente daqueles dias antes do Renascimento, onde perdurava a ignorância, não no sentido pejorativo, mas no que concerne a falta do conhecimento.
          E é justamente nesta visão que conscientizamos alguns obreiros, ou qualquer pessoa que queiram adquirir conhecimento. Isto é, tanto na área bíblica e teológica como secular.Quem estuda teologia além de obter conhecimento aprofundado das “Doutrinas Sistemáticas”, tem também ou obtém uma visão maior no campo teológico, ou seja, adquire conhecimento Geográfico, Sociológico, Cultura, Filosófico e Bíblica Geral.
O PRECONCEITO DE ALGUNS CRISTÃOS SOBRE A TEOLOGIA
          O problema ainda é visto no meio evangélico com certo preconceito. Estudar Teologia para alguns cristãos é correr risco. Há quem afirme que o obreiro ou quem estuda teologia pode se tornar um cristão frio, formalista ou que pode até se desviar da fé.
          Ora, os textos que citamos neste comunicado são críveis do ponto de vista bíblico e espiritual, e negar a educação é uma estupidez.
          Infelizmente há muitos cristãos que estão mais propícios ao fanatismo porque não estudam do que quem procura adquirir conhecimento. O mais espiritual não é prova de que a “ignorância” foi ou será o correto, ou melhor, que o ignorante tem que permanecer na ignorância porque isso expressa ser espiritual.
           Precisamos saber que o conhecimento sem o espiritual pode levar alguns ao formalismo, e o espiritual sem o conhecimento também pode levá-lo ao fanatismo religioso. Portanto, tudo tem que ter ponderação, e isso aprendemos estudando e adquirindo o conhecimento, pois é como disse Jesus:
 “E conhecereis a Verdade,
 e a Verdade vos Libertará” 
 João 8.32.
           Não podemos admitir que no pleno século XXI, ainda há cristãos, obreiros e pastores que não têm a visão do reino de Deus. Estão enclausurados em seus templos conformados com a rotina de cultos mal administrados, ou seja, sem uma linha lógica da liturgia. E passam os anos e nada muda, pois o povo está estagnado e acostumado com as mesmices, destarte sem perspectiva de crescimento por parte, e quando não a decadência espiritual.
ESTUDAR TEOLOGIA É SABER AS COISAS DE DEUS
           Estudar teologia é se aprofundar e adquirir o conhecimento para um crescimento na Palavra de Deus. Por mais que haja intenções que visem a adequação sistemática, ou que cooperem para o bom andamento da Igreja com sua administração, mesmo assim, não podemos nos eximir de que se deve por regra adquirir o conhecimento bíblico-teológico.
          Todavia, as inverdades perduram na mente e coração de quem não olha sem perspectiva futurística. Mas quando diferente disso, as coisas andarão de acordo a vontade de Deus. Aprendemos a vontade de Deus através da sua Palavra. Deus revelou sua vontade na sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
          Vamos analisar alguns pontos, pense você em alguém abrindo a Bíblia num culto onde exista uma multidão. E naquela ocasião o ministrante é um “leigo” na concepção da palavra. E pega um texto obscuro, ou seja, de difícil compreensão ou sem fazer uma exegese do texto.
          Aplica-o de forma contundente sem olhar o texto e nem o contexto, e todos os pormenores teológicos, e na ocasião você como participante do culto e conhecendo aquela passagem bíblica fica concomitantemente estarrecido.
          E daí, você sabe que a pregação ou ensino está fora da verdadeira exegese, podemos aceitar como uma verdade revelada de Deus? Bem, se a sua resposta é sim, talvez diga lhe que infelizmente essa é a situação de muitos dentro de suas respectivas igrejas, onde se mutila a Bíblia de forma absurda e a expõem de forma mentirosa aos ouvidos de pessoas que precisam ouvir Deus falar.
          Finalizo dizendo que há muita gente se dizendo pregadores e mestres, ou seja, são pessoas que nunca se sentaram para aprender. Pois, ler livros e sair por ai pregando as idéias alheias é falta de maturidade cristã, quero ver é quem de anos vem labutando e adquirindo conhecimento e tem Deus como seu ajudador.
          Digo que, um pregador não se faz da noite para o dia, e sim, nos bancos de Igrejas onde se ensinam a Palavra de Deus, e nos bancos de seminários, e por fim, começando pela Escola Bíblica Dominical.
O CONSELHO DE PAULO AO JOVEM OBREIRO TIMÓTEO:
          "Tu,
porém, 
permanece naquilo que aprendeste,
 e de que foste inteirado,
sabendo de quem tens “Aprendido”.
 E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, 
que podem fazer-te sábio para a salvação,
 pela fé que há em Cristo Jesus."
 II Timóteo 3.14 e 15-16.
          Timóteo era filho de Paulo na fé, porém, filho de pai grego, sua mãe Eunice, e sua avó Loíde, ambas criaram Timóteo ensinando-o as verdades de Deus. Então, fica claro porque Paulo lembra-lhe de tudo o que o Jovem Obreiro precisava por em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência…
          E por fim, diz o Senhor Deus: Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a Justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente. Daniel 12.3.     
                                                                 (Pr. José R. Melo)
de http://www.universidadedabiblia.com.br