sábado, 23 de outubro de 2021

"Desafiadas a confiar"

          O medo é uma das armas que o inimigo utiliza para tentar paralisar os filhos de Deus. Mas, em Cristo, nós podemos andar ousadamente, pois o amor perfeito de Deus lança fora todo medo.



          Confiando plenamente em Deus e em Sua Palavra

          Você já se sentiu desafiado a crer em algo que quase ninguém mais crê? A palavra confiar no hebraico, significa estar seguro. A palavra abalar, tem um significado mais extenso no hebraico: cambalear, tremer, escorregar, ser movimentado, ser derrubado, deixar cair, ser fortemente agitado. 
          O salmista nos diz que aqueles que confiam verdadeiramente no Senhor estão seguros Nele. Ele segue dizendo que, assim como os montes, nós também não nos abalamos, não cambaleamos, não trememos diante das situações, não escorregamos diante dos problemas, não nos deixamos movimentar pelas circunstâncias, não somos derrubados, não caímos, nem ficamos fortemente agitados, ao contrário, continuamos firmes para sempre.
          Um dos significados da palavra firme no hebraico, me chamou atenção, pois significa "sentar" ou "assentar-se". Isso me lembra da passagem de Efésios 2:6 que diz: "e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez ASSENTAR nos lugares celestiais em Cristo Jesus". Quem está sentado está firme, correto? Nós estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
          Amados, estar assentado é estar em estado de descanso e essa é a nossa posição em Cristo Jesus. Mas por que muitas das vezes não estamos assim? Simples: nós deixamos de confiar cem por cento em Deus. Confiamos mais nas notícias, diagnósticos, circunstâncias, crise global e deixamos para Deus só um pouco da nossa confiança. Até confiamos para saber que Ele nos salvou do inferno, mas desconfiamos quando Ele diz que vai nos suprir em todas as coisas.
          Eu desafio você a confiar plenamente em Deus e em Sua Palavra. Ele é o mesmo. Ele não mudou. Creia nisso. Em nome de Jesus!



          O amor lança fora o medo

          O primeiro sentimento que veio sobre o homem pós-queda, foi o medo. Adão se escondeu de Deus porque teve medo (Gn 3:10). Abraão teve medo e por isso mentiu dizendo que Sara não era sua esposa (Gn 12: 11-13). Sara teve medo e mentiu (Gn 18:15). Isaque teve medo e cometeu o mesmo erro do pai, mentindo sobre sua esposa Rebeca (Gn 26:7). Perceba que o medo e a mentira andam lado a lado. Por medo, mentimos. Não deveria ser assim.
          Jacó teve medo após acordar de um sonho (Gn 28:17), teve medo de Labão lhe tomar suas esposas (Gn 31:31) e teve medo do seu irmão Esaú (Gn 32:7). Moisés teve medo de olhar para Deus (Ex 3:6b). E a história segue com muitos outros tendo medo.
          Do antigo ao novo testamento o medo era notório. A expressão não temas aparece muitas vezes nas escrituras. Deus sabia que o medo seria um sério problema para nós. Quando João, inspirado por Deus, diz que no amor não existe medo, ele está nos apresentando uma nova realidade. Partindo da ideia de que Deus é amor, logo entendemos que em Deus não existe medo. Vamos transcrever esse versículo colocando a palavra Deus no lugar da palavra amor? Olha como fica:
          Em Deus não existe medo; pelo contrário, o perfeito Deus lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado em Deus.
          Percebe que a confiança plena em Deus é a solução para o medo? Se confiarmos que Ele nos deu um espírito que não é de medo, pelo contrário, é de poder, amor e equilíbrio, e que Ele está no controle de nossas vidas, nós não temos do que temer. Quando estamos aperfeiçoados Nele, ou seja, quando entendemos que somos nova natureza e que Ele está dentro de nós (e isso é muito mais do que estar apenas perto), não há mais com o que nos preocuparmos. Quando temos medo ou nos preocupamos, estamos, mesmo que inconscientemente, dizendo que não confiamos inteiramente em Deus. Não digo isto para nos condenar, mas sim para que você e eu possamos desfrutar de uma vida sem medo. Quando o medo vier- e ele sempre vem - podemos dizer a ele: Eu não vou temer, pois Deus está em mim e eu Nele. E o próprio Deus lança fora todo medo. 
          Isso é extraordinário. Que possamos tomar posse dessa verdade e vivermos por meio dela. Em nome de Jesus.

          Fé é certeza

          Olha que interessante esse versículo nessa versão. Veja como fica claro o que é a fé. Vou dar um exemplo para ficar ainda mais claro. Imagine que você está lutando com uma doença, seja física ou emocional, e você sabe que a Palavra diz que Jesus é a cura, que Ele conquistou essa cura para você. A fé atua da seguinte forma: as circunstâncias e os diagnósticos dizem que estou doente, mas a Palavra diz que sou curada. Eu exerço minha fé quando creio nessa cura, mesmo sem vê-la com meus olhos naturais. Pela fé, eu tenho plena convicção da cura, pois a Palavra não mente. Então ainda que por um tempo eu tome remédios, eu sei, pela fé, que aquilo que eu espero, que é a cura, será materializada. Isso é fé. O medo é o oposto da fé. Por isso encontramos na Bíblia tantas vezes a expressão "não temas". Eu encontrei, numa busca rápida, pelo menos 55 versículos com essa expressão. 
          Quando temos medo, estamos duvidando de Deus e de Sua Palavra. Por isso, o medo é tão nocivo à nossa vida. Toda vez que o medo vier, devemos rebatê-lo com as verdades da Palavra, pois o justo vive pela fé. Nós somos os justos, justificados por Cristo Jesus. 
          Declare a Palavra de Deus sobre sua vida se apropriando dessas verdades.
Não permita que o inimigo plante a dúvida e o medo em teu coração, mas declare a Palavra viva sobre sua vida e creia que todas as promessas alí contidas te alcançam quando você se tornou co-herdeira de Cristo através do sacrifício da Cruz.
          Decida hoje crer no que a Palavra diz e não no que os diagnósticos humanos dizem. 
Creia na Palavra e não viva amedrontado pelos noticiários. Deus é nosso Pai e nosso protetor, e a fé é a certeza de que Ele cumpre tudo o que Ele promete.


          Tome posse

          Quando comecei a estudar Efésios, não consegui sair desse versículo. O que está escrito aqui muda toda a trajetória de nossas vidas. A palavra abençoou está no verbo passado, algo que já foi feito, já foi realizado. Então Deus já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo! Espere, pare tudo que está fazendo e concentre-se nisso. Todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Tudo. Não um pouco ou algumas coisas. Tudo. Ele nos deu tudo. 
          Isso significa que Ele já nos deu coisas como: amor, paciência, saúde, prosperidade, paz, alegria, satisfação, confiança e até mesmo a fé. Tudo isso e muito mais Ele já nos deu. Mas nós não desfrutamos nem a terça parte porque não aprendemos a viver por fé. Olhamos as circunstâncias contrárias e as aceitamos como verdade, quando na realidade deveríamos crer no que diz a Palavra, ainda que não estejamos vendo. Isso é fé! Não estou dizendo para negarmos os problemas ou fingir que eles não existem. O que estou dizendo é que precisamos aprender a viver por fé, crendo no que está escrito e não naquilo que estamos vendo. Nós precisamos tomar posse pela fé dessas verdades, precisamos nos apropriar delas. E se isso nos parece muito difícil, temos um ajudador.
          Ore comigo: Espírito Santo, ajuda-me a tomar posse de cada verdade contida na Palavra de Deus, ajuda-me a viver por fé e não por vista. Imprima em minha mente e em meu coração as tuas Palavras. Pois eu sei que Tu és poderoso para fazer além de tudo aquilo que eu peço ou imagino. Eu escolho confiar em Ti e em Sua Palavra, ainda que minhas circunstâncias digam o contrário, eu escolho a Tua verdade. Em nome de Jesus. Amém! 


           O milagre da fé

          A fé sabe coisas das quais ela ainda não vê e, por saber, ela declara. Nós somos e temos o que a Bíblia diz que somos e temos. Eu não espero até que minhas necessidades cessem para dizer que sou próspera, eu declaro que já sou, mesmo que isso ainda não tenha se materializado. Nós devemos concordar com as verdades da Palavra e declará-las. Conforme está escrito em 2 Coríntios 4:13:
“Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos.
          Eu digo sou curada, porque é isso que a Palavra diz sobre mim, mesmo que no momento eu ainda esteja enfrentando alguma enfermidade. Eu declaro o que eu creio e não o que eu vejo. Nós chamamos à existência coisas que não são como se já fossem quando concordamos com a verdade e a declaramos. Alguém que acabou de cometer um pecado não se sente muito à vontade para dizer: eu sou justo e santo. Mas é isso que a Palavra diz que somos: santos, justos, amados.
          Tome posse das verdades da Palavra pela fé. Vamos colocar em prática? 
          Declare comigo: eu sou próspera (o), sou amada (o), sou curada (o), sou santa (o), sou a justiça de Deus, sou amável, sou pacífica (o) e pacificadora (pacificador), sou herdeira (o) e co-herdeira (o) com Cristo, sou filha (o) de Deus. Concorde com a Palavra. Viva por fé e não por vista. Confie plenamente em Deus e em Sua Palavra!

Plano de Leitura YouVersion
Adaptado @amor.a.palavra