sábado, 12 de março de 2016

* "Amamos nossa família"

"O Marca páginas da minha Família"

Material:
Com algumas semanas de antecedência, pedir fotos 3/4 dos membros da família de cada criança,( inclusive da própria criança),e à medida em que forem sendo entregues, guardá-las  em  envelopinhos com identificação.
Um quadrado de papel cartão ( cores variadas) um pouco menor do que uma folha A4. Corte 1 para cada criança.
Dois pedaços de pepel contact transparente do mesmo tamanho da folha de papel cartão. Se preferir pode também usar fita transparente de empacotar caixas ( das mais largas )
Tesoura sem ponta
cola
furadores
fitas finas de duas cores diferentes


Durante a semana, procure em revistas ou na web, gravuras de pessoas que possam representar a família de algumas crianças. Para o caso de alguma criança ficar sem fotos para a tarefinha.
Recortar as fotos já entregues de forma que fiquem redondas ou ovais aparecendo apenas as cabeças das pessoas. Faça o mesmo com as fotos das revistas.

As crianças irão :
Colar as cabeças no papel cartão formando uma linha vertical .
Espere a cola secar um pouquinho antes de continuar.
Depois que a cola secar, cobrir a parte da frente e a de tras  do marca páginas com o papel contact aparando as sobras com a tesoura. Ou use a fita adesiva transparente. O papel ou a fita devem ficar bem coladinhos para proteger as fotos.



Cuidadosamnte, recorte  ao redor das fotos para formar o marca páginas. Nesta parte as crianças vão precisar de um pouco mais de  ajuda.

Faça para as crianças um furo na parte de baixo do marca páginas.Corte mais ou menos 30 cm de cada uma das fitas, dobre-as ao meio e ajude as crianças a passá-las através do furo como mostra a figura abaixo.


Fonte: "Crafts for Christian Values" - Kathy Ross

de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br


* "Sábado é meu dia favorito" - Gustavo



          Oi, o meu nome é Gustavo. Eu tenho 3 anos e meio. Eu aprendo coisas novas todos os dias. Agora estou aprendendo sobre o Sábado. Eu gosto do Sábado. É o meu dia favorito.
Meu pai diz que o Sábado é um dos presentes que Deus me deu. No começo eu não entendi muito bem o que isto quer dizer. Mas meu pai me ajudou a entender.
Meu pai disse que Deus levou seis dias para fazer tudo. Deus fez o céu, as flores, animais, peixes, cachoeiras, pássaros e pessoas. Então Deus fez  um dia especial que era como um dia de aniversário. Eu amo aniversários! Quando eu ouvi isso eu comecei a entender como eu poderia realmente amar o Sábado.
Meu pai disse que não temos um bolo, velas nem presentes no Sábado. Mas nós temos uma coisa muito melhor. Deus fez um dia especial para estarmos juntos com a nossa família. É por isso que  meu pai não vai trabalhar no Sábado.
Um presente que Deus me deu é o tempo. Eu ainda não sei como contar o tempo, mas eu sei quando é hora de brincar. Eu sei quando é hora de comer. E eu sei quando é hora de dormir. Meu pai disse que o Sábado começa quando fica escuro na sexta-feira .  E então o Sábado termina quando fica escuro no Sábado a noite. Deus está conosco de uma maneira muito especial durante o tempo do Sábado. É como quando a pessoa que você mais ama vem a uma festa de aniversário.
Eu estou feliz porque Deus me deu  as horas do Sábado para conhecê-LO melhor. E eu sei que Deus quer me conhecer melhor também. Então, acho que o Sábado é o "Dia de Conhecer a Deus".  Sabe de uma coisa? Eu amo o Sábado.
Durante a sexta- feira , minha mãe prepara minhas roupas e sapatos de ir a Igreja. Tudo deve estar preparado e limpinho antes de escurecer. Eu estou aprendendo a ajudar minha mãe a aprontar tudo para o Sábado. Eu posso dobrar as minhas meias depois que elas já secaram. Eu gosto de limpar os meus sapatos. Meu pai me ajuda a engraxá-los. Ele coloca graxa escura. Depois que ela seca, eu faço eles brilharem com um paninho macio.


"Então Deus fez  um dia especial que era como um dia de aniversário".

Minha mãe diz que Deus é o Rei do universo ( universo quer dizer o mundo e todas as estrelas). Eu sou um príncipe.Eu disse que não estava entendendo, então minha mãe me explicou. Ela disse que o filho do rei tem um nome especial. Um príncipe é o filho de um rei e é muito especial porque seu pai é o rei. Minha mãe me disse que eu tenho dois pais. Um deles é o meu papai que está em minha casa. E o meu outro pai é Deus, o meu Pai celestial. Minha mãe também me contou que a filha do rei se chama princesa. Eu acho então que isto quer dizer que a minha irmã é uma princesa.
Mas às vezes ela parece ser só a minha irmã, não uma princesa.
Minha mãe diz que eu visto a minha melhor roupa quando eu vou
à Igreja porque eu sou um príncipe.
Nós vamos à Igreja para nos encontrarmos com Deus, nosso Pai celeste, o Rei do universo.
Deus não está na Igreja  do mesmo jeito que Ele está no Céu. Ele seria muito brilhante e nós não conseguiríamos olhar para Ele.  Mas Ele vem à Igreja quando eu O convido a morar em meu coração. E as pessoas sabem que Ele está em meu coração quando eu sorrio para elas. Quando eu ajudo minha professora da Escola Sabatina.
Eu sinto que sou especial quando penteio meu cabelo e me visto bem bonito para ir à Igreja. 
Eu gosto de ser um príncipe, um filho de Deus, o Rei do universo.


Ola', sou eu de novo, o Gustavo. Eu amo ir a Escola Sabatina! Eu vou ao Rol do Berço.Como eu sou  o mais alto e também o mais velho da sala, sou eu quem mais ajudo meus professores. Eu fico muito feliz quando ajudo. Eu sei que o tio Davi e a tia Cristina me amam. Eles sempre sorriem para mim e me dão um grande abraço. Eles abraçam as outras crianças também.  A cada Sábado, cada um de nós fica um pouquinho no colo deles durante a Escola Sabatina.
Eu gosto de cantar na Escola Sabatina. Tia Cristina nos dá sininhos  para balançarmos enquanto cantamos. Às vezes nós cantamos alto e forte e às vezes nós cantamos bem suave. Outras vezes  nós cantamos batendo palmas ou batendo pedacinhos de madeira. Eu gosto dos sons que ouço na Escola Sabatina.
Eu tenho amiguinhos muito especiais na Escola Sabatina. Lucas é ainda bem pequeno. Eu gosto de ficar perto dele. Sua mamãe ainda fica com ele. Mas logo, Lucas vai conseguir ficar sem a mamãe durante a Escola Sabatina. Angela é uma outra amiguinha. Ela vem com sua vovó. Angela só aprende sobre Jesus quando vem à Escola Sabatina. João, Sandra, Antonio e Mariana  são os  meus outros amiguinhos da Escola Sabatina.
Tio Davi nos conta uma história da Biblia a cada Sábado. Ele nos deixa ajudá-lo. Nós colocamos as figuras da história no quadro.
Quando eu escuto a história da Bíblia com atenção eu aprendo a conhecer a Deus e do Seu grande amor por mim. Tio Davi me ajuda a falar o meu verso para decorar. Então, ele me dá um adesivo para eu colar no  meu  cartão de versos para decorar.
Eu trago minha oferta à Escola Sabatina. Eu acho divertido colocar a ofertinha  dentro  da ovelhinha, ou dentro de igrejinha ou na cestinha enfeitada com flores. Minha ofertinha ajuda outros meninos e meninas a aprenderem sobre Jesus.
De vez em quando, tio Davi e tia Cristina nos levam para andar um pouco pelo jardim da Igreja. Nós vamos bem devagar e paramos para ver as coisas que Deus criou para nós. Então  nós  cantamos "O Sábado é um dia feliz" quando voltamos para a sala.
A Escola Sabatina é um lugar muito feliz .  Lá  eu aprendo sobre Jesus e Deus. Acho que Eles ficam felizes ao verem que eu gosto de  aprender sobre o Seu grande amor por mim.



Minha irmã Débora e eu temos um dia favorito na semana. É o dia de Sábado.Quero contar a você o que eu faço aos Sábados logo depois de almoçar.Às vezes, eu durmo um pouquinho. E, às vezes, vou caminhar com mamãe, papai, Débora e com Fred, o nosso cachorrinho. Nós caminhamos no parque onde tem um riachinho. Quando faz muito calor, eu e Débora  tiramos os sapatos e molhamos nossos pézinhos na água fria do riacho. Mas quando está frio, nós apenas caminhamos prestando atenção para ouvir todos os sons que os passarinhos estão fazendo.
Mamãe me disse que as crianças são muito especiais para Deus.E que Deus sabe direitinho quem eu sou, como eu sou e como me pareço. Ele sabe o que me faz feliz. Eu quero logo ir para o céu e estar com Deus  e com todas as coisas que Ele fez para me fazer feliz.
De vez em quando,  apenas papai e eu vamos caminhar pelo riacho.É um riacho bem comprido e tem muitas pedrinhas no fundo. Papai fez uma atiradeira bem parecida com a que Davi usou com o gigante Golias. Papai gosta de jogar as pedrinhas fazendo-as voar bem perto da água do riacho. Elas vão tão rápido que eu quase não consigo vê-las. Mas eu consigo ouvir o barulho que elas fazem no ar, zummmmmmm.
Eu gosto de pegar pedras grandes e jogá-las na água e ouvir o barulho que elas fazem ao cair na água, splash....clunck.....
Enquanto estamos caminhando pelo riacho,papai me fala do seu melhor amigo, Jesus e me conta histórias da Bíblia. Papai diz que eu sou muito especial e que ele me ama muito. Muitas vezes nós apenas ficamos assentados bem pertinho um do outro. E então papai me carrega bem alto e me põe em seus ombros e voltamos para casa.
Eu sou muito feliz porque Deus me deu o Sábado. Aos Sábados eu posso ficar mais tempo com meu papai e isto me deixa muito feliz.

Sabbath Is My Favorite Day
Karen Nicola
Mary Rumford


de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br


* " Ló escolhe Primeiro"

As pessoas que amam,colocam os outros em primeiro lugar 

Material:
Cópias das páginas de atividades. Elas estão divididas para meninos e meninas.
Cópias páginas das figuras. Também divididas para meninos e meninas.
Cola,
Giz de cera,
Tesoura sem ponta.

obs:1 - se suas crianças ainda não recortam bem, recorte as figuras durante a semana. 

obs:2 - antes de imprimir todas as figuras, imprima uma folha de atividades e uma folha de gravuras para colar  ( menino e menina) e teste se as figuras que serão coladas estão no tamanho certo para o espaço vazio da folha de atividades. Se não, faça os ajustes necessários antes de imprimir tudo.

As crianças irão:
Recortar as figuras,
Colar onde ela está faltando na folha de tarefinha. Talvez algumas crianças precisem de ajuda para ajustar a figura no lugar ( esperar a cola secar um pouquinho).
Colorir toda a figura já completa.

FOLHA PARA AS MENINAS


FOLHA PARA OS MENINOS


Dica: enquanto as crianças esperam a cola secar, converse com elas sobre a importância de colocar os outros em primeiro lugar .Agindo assim, podemos podemos acertar problemas de maneira justa e sem brigar.
Comente sobre a figura na qual estão trabalhando. Como estas crianças estão colocando o amiguinho ou amiguinha em primeiro lugar?

MENINOS


MENINAS


de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br


* "Abrão Sai para o Resgate"

Esta lição tem como mensagem central :
 Ajudamos os outros por amor.

Livrinho dos  Corações

Material:
folhas impressas com os 4 corações para cada criança ( se puder imprima em cartolina A4),
tesoura,
giz de cera vermelho para cada criança ( nesta tarefinha o melhor é aquele giz triangular; mas o redondo também funciona),
furador de papel
prendedor de papel do tipo " bailarina ". 
Lápis de cor .

Durante a semana: imprima as folhas com os corações. Ao copiar e colar as figuras , antes de  imprimí-las, tome o cuidado de colocá-las na mesma medida para que os corações fiquem do mesmo tamanho.

Para ganhar tempo recorte os 4 corações para cada criança sem tirar a moldura vermelha e já faça o furo na parte de baixo dos 4 corações juntos. Colóque-os todos juntos bem alinhados e faça o furo.

A s crianças irão:
Colorir com o giz de cera vermelho, a parte da frente do livrinho coração com o título e a parte de tras do livrinho coração que é  a parte de tras de qualquer um dos corações com desenhos .

obs: fica mais fácil se colorir com o giz deitado, como na figura abaixo:

Colorir os desenhos de dentro dos corações . São figuras de crianças praticando atos de bondade. Enquanto as crianças colorem, comente com elas sobre os desenhos. Se elas sabem o que as crianças estão fazendo em cada desenho, se elas já ajudaram alguém de alguma daquelas maneiras mostradas nos desenhos ou de outras maneiras,  como foi que ajudaram, a quem elas ajudaram, de que outras formaspodemos ajudar pessoas, que devemos ajudar pessoas sem esperar que nos retribuamde alguma forma. Quando terminarem de colorir, ajude-as a colocar o prendedor de papel e a abrí-lo por tras dos corações.
 

  

  

 

obs: talvez não haja tempo para que as crianças terminem de colorir os desenhos.  Se  for o caso, sugiro que vc as ajude a prender os corações e peça que terminem em casa e tragam no próximo Sábado para que todos vejam as tarefinhas prontas.

de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br


* "Refeição na Praia"

Material:

Folhas de EVA marron, azul e em cores variadas. Você pode usar também papel cartão no lugar do EVA.
Folha com os moldes  do barquinho e das ondas.
Folha impressa com a paisagem - uma para cada criança.  (opcional ) .
Você pode também usar apenas uma folha branca e pedir que as crianças pintem de azul para fazer o mar. Não se esqueça de marcar uma linha vertical nomeio da folha para que as crianças se guiem por ela para montar o barquinho.
Palito de churrasco pintado de marron ou preto para fazer o mastro do barquinho ( opcional ). Ou você pode cortar tiras (em EVA ou papel cartão ) de meio cm de largura e mais ou menos 12 de altura ou ainda usar a  linha vertical que já está na folha com a paisagem.
Cola
Giz de cera azul ( opcional )
Tinta Guache preta ou marron ( opcional ) 

Durante a semana:
Imprima os moldes em papel cartão ou cartolina. Recorte-os.
Trace e recorte cada molde em EVA ou papel cartão. O casco do barco deve ser traçado em  marron. Trace as velas em cores diversas e  as ondas em azul.  Recorte tudo.  Pinte o palito de churrasco com tinta guache preta ou marron.
obs: Tenha muito cuidado ao usar o palito de churrasco . Corte a parte que tem a ponta afiada e fique bem atenta para que não haja acidentes. Principalmente se vc trabalha com crianças bem pequenas. 
Outras opções para fazer o mastro do barco: cortar tiras (em EVA ou papel cartão ) de meio cm de largura e mais ou menos 12 cm de altura ou vc pode também usar a linha vertical que já está na folha com a paisagem.
Não se esqueça de fazer um modelo para ver se estão ajustados  os tamanhos dos moldes ao tamanho do mastro da folha de atividades.

As crianças irão:
Se vc optou pela folha em branco, as crianças irão pintá-la com giz de cera azul
Colar o mastro (palito de churrasco, de EVA ou papel cartão ) no local indicado com a linha vertical na folha da paisagem. A partir dai ,as crianças irão colar as duas velas , uma de cada lado do mastro, o casco do barquinho e por último as ondas. Você pode cortar uma tira longa do molde das ondas ou várias menores para serem coladas sobrepostas. Dá um efeito bem bacana.
Molde para as velas e o casco do barquinho


Molde das ondinhas


Folha com a paisagem de mar


Pronto. Nossa tarefinha vai ficar parecida com esta. Divirtam-se


Materiais:
Prato descartável de papelão na cor parda ( mais ou menos de uns 20 cm de diâmetro )
Areia branquinha ou sal ou pó de mármore ou qualquer outro elemento que se pareça com a areia da praia.
Saleiros para colocar a areia e facilitar a execução da tarefinha. De prefêrncia um saleiro para cada mesinha.
Folhas impressas com as conchinhas e estrelas do mar. Ou usar adesivos com peixinhos e conchinhas.
Cola
Sacos plásticos transparentes que caibam os pratos sem amassá-los.
Fita adesiva para fechar os sacos plásticos 

Durante a semana: imprimir e recortar as figuras do mar . Cada folha tem dois jogos de figuras. Sempre lembrando de fazer um modelo antes para ajustar o tamanho correto das figuras ao tamanho do prato de papelão.

As crianças irão:

Colar as figuras do mar aleatóriamente no fundo do pratinho. É muito importante que as figuras sejam coladas antes da areia. Depois, nos espaços entre as figuras, espalhar bastante cola com os dedinhos e salpicar a areia por cima até preencher os espaços vazios da melhor maneira possível.
É bom ter em cada mesinha, um prato onde se possa derramar o excesso de areia dos trabalhinhos.Retirar o excesso várias vezes . Passar cola  e salpicar mais um pouquinho de areia. Repetir o processo quantas vezes achar necessário. Tenha à mão um lencinho úmido para limpar os dedinhos das crianças sempre que for preciso. Enquanto as crianças trabalham, converse com elas sobre o mar, areia, conchinhas, que Jesus estava na areia da praia que é cheia de conchinhas, fazendo um gostoso lanche para seus amigos. Sobre Quem criou o mar, a areia, as conchinhas para nós porque nos ama. À medida que forem terminando, colocar os pratinhos dentro do saco plástico e fechar com fita adesiva para que a areia que ainda ficar solta não caia no chão.
Eu sei o que vcs estão pensando:  esta tarefinha dá trabalho e pode fazer alguma bagunça ou sujar a sala um pouquinho. Mas as crianças vão curtir muito "por as mãos na massa" e o resultado fica bem legal.
Folha com 2 jogos de figuras de conchinhas - recortar 1 para cada criança


Tarefinha pronta. Bjins de Ovelhinhas Lanudas


Material:
-Folha  da tarefinha impressa  em cartolina A4
2a opção - folha verde ou azul  de cartolina A4
-Folha com 2 jogos de peixinhos ( cada folha impressa dá para 2 crianças)
2a opção: vc pode desenhar peixinhos em EVA e recortá-los,
usar adesivos de peixinhos,
em algumas papelarias existem peixinhos já recortados em EVA,
vc pode usar também, se encontrar, macarrão para sopa em forma de peixinhos.
Outra opção é usar etiquetas redondas coloridas. Vc mesma pode desenhar um peixinho em cada uma usando uma canetinha preta de ponta fina. . Use em cores variadas.
Uma outra idéia que fica bem interessante é cortar massa de biscuit com forma de peixinhos. Use massas coloridas e cuide para que não fiquem nem muito finas e nem muito grossas. Faça com antecedência porque o biscuit demora para secar . Enfim, há muitas formas de se representar peixinhos. Tenho certeza que vc vai encontrar uma . Não vai faltar criatividade.

 Etiquetas redondas com carinhas de peixes desenhadas a mão



Filó verde ou azul para fazer a rede. Recorte-os em tamanho aproximado de 18cm por 18 cm. Embalagem de laranja, batata, etc, também  funciona.
Linha e agulha para costurar a rede na folha de tarefinhas.
Cola
Giz de cera azul ( opcional

Durante a semana:
Imprimir a folha de tarefinhas ou providenciar as folhas de cartolina azul ou verde.
Imprimir e recortar os peixinhos ou providenciar outras opções em quantidade suficiente
Recortar o filó ou similar e, se vc tiver tempo, faça um arremate ao redor para que a "rede" fique mais armadinha.

                                              Folha para imprimir



                                            Peixinhos  para  recortar


Costurar as quatro pontas do filó nas folhas impressas da tarefinha.


Costure fazendo ponto em forma de cruz. Enrole as lateriais e a parte de baixo. Deixe a parte de cima mais reta.Observe a figura acima. Para quem optou por usar uma folha sem o desenho, use cartolina azul ou verde como base e costure as 4 pontas da mesma forma, deixando um espaço acima da rede para colorir o céu.. As crianças poderão colorir o céu de azul na hora da tarefinha.
Uma outra opção é imprimir uma figura mais simples em preto e branco e deixar as crianças pintarem antes de colar os peixinhos na rede  que já está no desenho.

A figura acima foi encontrada no site Bible kids fun zone

 Essa tarefinha também é trabalhosa mas o resultado fica muito bacana.

As crianças irão :
Colar os peixinhos na rede. Coloque generosas bolinhas de cola por toda a extensão da rede para garantir que a colagem fique bem feita. Deixe que as crianças colem os peixes sozinhas. Interfira apenas se for necessário. Talvez a cola demore um pouco para secar e seja preciso ficar segurando alguns peixinhos até que eles colem o suficiente. Tenha a mão um lencinho umidecido para limpar os dedinhos, pois vão ficar bem sujinhos de cola.
Aí está a tarefinha pronta. Neste caso foram usados peixinhos recortados em EVA, usando um furador artesanal. Ufa!!! É  trabalhosa mas as crianças vão gostar.


Material:
Folha da tarefinha impressa
Giz de cera
Adesivos de peixinhos ou peixinhos de EVA ou papel cartão
Filó ou rede de embalar frutas
Bolas de algodão    
Cola
Fita durex ou grampeador

Durante a semana:
Imprima as folhas da tarefinha
providencie os peixinhos do material que vc preferir
providencie o filó ou a rede de embalar frutas. Corte-os para que fiquem do tamanho apropriado ao desenho.

As crianças irão:
Colorir a figura. Incentive as crianças a desenhar alguns discípulos no barquinho do desenho. Deixe que desenhem livremente.
Depois  vc vai colar com a durex ou grampear a "rede" na folha da tarefinha.
As crianças vão colar os peixinhos na rede e colar algodão nas nuvens. Coloque generosas bolinhas de cola em toda extensão da rede para que os peixinhos fiquem bem presos.

Essa ficou bem mais fácil que as outras.


Sugestão de peixinhos.
Imprimir e recortar durante a semana. 
Cada folha tem dois jogos de peixes.


Aí está nossa tarefinha pronta.
 Divirtam-se.


Material: 
Folha da tarefinha 
Papel crepon laranja e amarelo
Cartolina ou papel fantasia marron
Caneta marron
cola branca
cola com glitter na cor cristal ou dourada
grampeador 
tesoura

Folha da tarefinha


Durante a semana:
Imprimir a folha da tarefinha
Cortar retângulos de aproximadamente 4cm por 12cm no papel crepon amarelo e laranja
Fazer as chamas da fogueira da seguinte forma: coloque os dois retângulos juntos e enrole-os no sentido dos 12 cm. Deixe o enroladinho ficar com 1,5 cm aproximadamente. Grampeie um pouco abaixo da metade da altura.


Depois recorte dois retãngulos no papel marron com mais ou menos 2cm por 5 cm. Faça um molde em papel mais grosso para facilitar o trabalho. Risque as formas no papel marron.São duas por criança. Recorte arredondando as pontas sem se preocupar muito que fique uniforme. Afinal, são pedaços de madeira para uma fogueira. Se vc tiver tempo disponível, faça alguns riscos nas figuras com uma caneta marron para que se pareçam com pedaços de madeira. Antes de imprimir os materiais para todas as crianças, sugiro que vc faça um modelo completo da tarefinha  para ajustar os tamanhos das figuras.
As crianças irão:
As crianças vão precisar de mais assistência para essa tarefinha.
Colar primeiro as "chamas" da fogueira no lugar indicado na folha da tarefinha. Depois,colar os dois pedaços de "madeira" formando um X  bem aberto. Colocar uma bolinha de cola com glitter no dedinho da criança para que ela o espalhe nas "chamas" da fogueira para fazer o efeito do brilho do fogo. Tenha sempre a mão lencinhos úmidos para limpar os dedinhos sujos de cola.

Aí está nossa fogueira no detalhe


Depois de pronta, nossa tarefinha vai ficar mais ou menos assim:


de de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br