segunda-feira, 24 de agosto de 2015

"Que Semente você é?"


Texto:
Marcos 4:1-20]
No Evangelho segundo Marcos 4:1-20 encontra-se o a - Parábola do Semeador -, contada por Jesus a uma numerosa multidão de dentro de um barquinho próximo da praia. Jesus tinha o hábito de valer-se de parábolas para enriquecer os seus ensinos e torná-los acessível ao público.
A parábola narra o trajeto de um certo trabalhador que lançando mão de sementes saiu para semear em quatro tipos de solo. Uma parte caiu à beira do caminho, outra caiu em solo rochoso, outra caiu entre espinho e a quarta caiu em boa terra.
As explicações detalhadas sobre esta parábola do semeador foram ditas aos doze de Jesus em particular. Jesus diz a eles que a semente é a Palavra de Deus, o semeador é o evangelista e ou pregador, e o solo é o coração do homem.
Semente - Palavra de Deus. Não há a menor possibilidade de apreciar carência no atributo da semente que representa a Palavra de Deus. Paulo se refere à Palavra como viva e eficaz: 
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, 
e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, 
e penetra até à divisão da alma e do espírito, 
e das juntas e medulas,
 e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” 
Hebreus 4:12
 Pedro ressalta a incorruptibilidade da Palavra:
 “Sendo de novo gerados,
 não de semente corruptível, 
mas da incorruptível, 
pela palavra de Deus, 
viva,
 e que permanece para sempre”
I Pedro 1:23

de Elisangela Pires Reis


* "O Coração"



A Palavra diz que é do coração que procedem as fontes da vida (Provérbios 4.23). A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago do nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos. Em Lucas 6.45, está escrit
o: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” O nosso coração é a fonte na qual tiramos o bem ou o mal.

Em Jeremias 17.9, lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4.23.) É como se o coração pudesse abarcar tudo, a totalidade do nosso intelecto e da nossa vontade.

O coração é o centro do nosso ser. Ele é o canal por meio do qual entramos em contato com Deus e oramos. Ele é a arca onde guardamos a Palavra de Deus meditada e as palavras de sabedoria que ela nos presenteia. É pelo coração que consideramos as coisas de Deus; e é por ele que cremos para a justiça. Mas, infelizmente, muitos guardam nele a dúvida e o mal que maquinam com a alma.

Há um versículo que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15.13.) Isso quer dizer que a beleza não está somente do lado de fora, ela não aparece apenas com cuidados estéticos ou com maquiagem, mas, como a Bíblia diz, com a alegria do coração. É interessante que podemos perceber o coração de uma pessoa pelo seu semblante.

Bíblia diz que o coração do homem adoeceu desde que ele pecou no Jardim do Éden. Esse adoecer pode ser comparado a uma enfermidade física que ataca o coração humano, e em alguns casos o médico diz que a única solução será um transplante. Digamos que a mensagem do evangelho também funciona como um transplante. Deus é o Médico dos médicos, e Ele diz a você agora: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” (Ezequiel 36.26.) Deixe-o “transplantar” um novo coração em você!

Que Deus o abençoe!...


de Elisangela Pires Reis


* Dinâmica para Refletir


Material:
papel preto, papel vermelho, canetas hidrocor e fita crepe.


Desenvolvimento:
1. De acordo com o número de participantes, prepare antecipadamente alguns quebra-cabeças de coração (é bom que o grupo seja subdividido em grupos de no máximo 5 pessoas).
2. Recorte na folha vermelha um coração (se for uma folha A4 por ex: o coração vai ocupar toda a extremidade da folha, ficando somente o contorno, que você vai colar na folha preta).
3. Depois risque traços dentro do coração de formas variadas para fazer o quebra-cabeça ( dá umas dez partes de tamanhos diferentes);
4. Monte um para você ter como modelo;
5. Ao apresentar para grupo, você de acordo com a inspiração que Deus lhe der no momento, poderá fazer uma paralelo do coração quando estava preto pelo pecado, pergunte ao grupo que pecados seriam estes que deixou o coração em pedaços;
6. Depois peça ao grupo (de 5 pessoas cada) para reconstruírem o coração, que só Jesus pode refazer nossos corações quebrados pelo pecado com perfeição, só Jesus pode nos restruturar novamente, através de seu precioso poder e Sangue;
7. Dê um tempo para o grupo tentar montar sem ver o modelo, depois exponha o modelo para facilitar;
8. Assim que o coração estiver montado, dê pedaços de fita crepe para o grupo fixar os pedaços;
9. A seguir peça que escrevam em cada pedaço o que foi restaurado naquele coração (ex: fé, paz, alegria, etc), deixe que cada grupo fale se foi fácil montar o coração e que sentimentos as envolveram;
10. Termine com um hino como "Dai-me um coração igual ao teu meu Mestre" ou "Recebi um novo coração do Pai";
Deus abençoe vocês..



de Elisangela Pires Reis


* Raphael Catossi


























Maria e Marta2

Maria e Marta3

Jesus abençoa as crianças1

Jesus abençoa as crianças2

























de raphaelcatossi.wordpress.com