sexta-feira, 12 de junho de 2015

* "Jesus vai voltar"

Texto Bíblico:
 Mateus 25.1-13

1 Jesus disse: —Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.
2 Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.
3 As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva.
4 As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.
5 Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
6 —À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele! ”
7 —Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.
8 Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando. ”
9 —“De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar! ”
10 —Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
11 —Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar! ”
12 —O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês! ”
13 E Jesus terminou, dizendo: —Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.


Objetivo: 
Demonstrar que Jesus logo virá buscar a sua igreja, assim como está escrito na Bíblia.

Versículo visualizado:Lembrancinhas:

Frase:Atividade:
Fonte deste material:http://www.escoladominical.net


de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "Para Tal Tempo Como Este - Ester"




Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14
Esta é uma história repleta de intrigas, complôs, heróis, vilões, inveja e suspense, com uma trama capaz de fazer inveja a Spielberg. E como ocorre em quase toda história, um final feliz.
O fio central da trama: o rei, sem saber, decretou a morte de sua própria esposa e de seu clã formado pelo povo judeu. Uma mulher, inicialmente mera figurante, foi colocada por Deus no lugar e no momento certo no papel central e exerceu uma liderança capaz de mudar o curso da história do próprio povo. Ester se tornou rainha do reino mais poderoso da Terra e desfrutava de todos os privilégios que a posição proporciona.
Mardoqueu, seu primo e mentor, contou para ela o que havia sido tramado. Ele confiava em alguém que nem é mencionado no livro de Ester: Deus.
Em sua conversa com Ester, ele declarou: “Eu creio que você foi colocada nesta posição não apenas para se tornar esposa do rei. Foi muito mais do que ganhar um concurso de beleza e se tornar rainha. Ester, não perca de vista a missão, o foco, a razão pela qual você está aqui. Não se exima! Não ‘tire o corpo fora’! Não ‘fuja da raia’! Você faz parte de um plano que Deus tem para Seu povo.”
Não houve indecisão da parte dela. Não argumentou: “Talvez este não seja o melhor momento. Será que não estamos sendo precipitados? Não é melhor esperar? Por que não procuramos um caminho menos perigoso e arriscado?”
Sabendo de todas as dificuldades que estavam no caminho, Ester pediu que orassem por ela e aceitou o desafio: “Eu vou, mesmo que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.” Ela mesma jejuou e orou, e o rei, num dia em que estava de boa vontade, disse: “Você pode pedir até metade do reino que eu lhe darei.”
O encadeamento dos fatos e os momentos providenciais de Deus não terminaram ali. O Senhor ainda está no controle de tudo. Ainda hoje Ele coloca pessoas no tempo e no lugar certos para cumprir Seus propósitos.
Alguma vez você já se perguntou por que está no colégio em que está, morando onde mora e ocupando a função que ocupa? Quem sabe Deus tenha colocado você na sua posição, na sua casa, no seu trabalho, no seu colégio, na sua comunidade neste tempo com um propósito.
Ele também tem um plano e uma missão definidos para nós, no lugar e no tempo em que estamos. Não vamos subestimar a forma e o momento em que Deus pode nos usar. Se Ele esteve com Ester, também estará conosco.

de
http://www.jesusnosama.com.br


"Meu Deus e eu"

Texto Bíblico: 
Salmos 23:1-6
1 Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas.
3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.
5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.
6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.
Objetivos:
  • Valorizar a importância do compromisso com Deus;
  • Reafirmar seu amor pelo Senhor.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Ao mestre com carinho 
          Tenha confiança de que o Pai, que começou esta maravilhosa obra em você, trabalhará em sua vida, e por seu intermédio, até que Jesus venha a terra novamente para reunir os seus filhos.
          Deus tem planos para o seu futuro, não importa quão difíceis sejam as circunstâncias, Ele promete o apoiar sempre e Seu Pai celestial nunca deixa um trabalho inacabado, jamais se afasta de algo que começou, afim de deixá-lo sem uma conclusão. O comportamento do Senhor com você é perfeito enquanto você beber da Sua Palavra, conservá-la em seu pensamento continuamente, meditar sobre ela dia e noite para observá-la e agir de acordo com o que está escrito nela, então o Senhor fará próspero o seu caminho, e você viverá sabiamente e será bem sucedido em tudo o que fizer. 
(Marie Chapian)

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


* " Dorcas - Costurando muitas roupas"


Como você gostaria que as pessoas a elogiassem?
Que você amou as pessoas? Fez um serviço excelente? Teve integridade ética? Serviu aos outros da melhor maneira possível? Foi uma grande esposa, mãe e filha? Pois Deus em primeiro lugar na sua vida? Colocou a família em primeiro plano? Foi sempre fiel aos amigos? Ajudou aos pobres? Proveu as necessidades dos outros? Cuidou dos filhos dos vizinhos?
Considere Dorcas, que viveu em Jope e que 

"estava cheia de boas obras 
e esmolas que fazia” 
Atos 9: 36

Esse é um bom elogio, não acha? Dorcas era o tipo de mulher que você gostaria de ter como amiga ou vizinha. Se você se mudasse para a vizinhança, ela provavelmente a convidaria para um café e lhe daria uns biscoitos ou uma carne cozida.
Ela se ofereceria para cuidar de seus filhos para que você pudesse ir ao estudo bíblico e alimentar-se espiritualmente. Seria voluntária, uma vez por semana, no fornecimento de sopa às crianças pobres, e até mesmo faria roupas para as mulheres que acaso necessitassem.
Dorcas era uma mulher especial, mas também humana: ficou doente e morreu. A comunidade inteira, inclusive muitas viúvas, estava lá, de luto, ao lado de sua cama. Quando o apóstolo Pedro chegou, ouviu o tumulto e mostraram-lhe "as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas" (Atos 9: 39). Dorcas era uma mulher que deu tanto que todos sofriam e não podiam ser consolados.
Então, Pedro mandou que todos saíssem do quarto, ajoelhou-se ao lado do corpo e orou e disse: "Levante-se". E ela se levantou! De fato, estava tão bem, mesmo após a enfermidade" e a morte, que tomou a mão de Pedro e saiu da cama no mesmo instante. Sem dúvida, a Dorcas ressurreta planejava a maneira de ajudar a próxima viúva.
Dorcas atuou na vida de outras pessoas e, dessa forma, glorificou a Deus. Era uma mulher cheia de compaixão, que dava muito valor aqueles que a cercavam, num mundo tao difícil.
Como precisamos de Dorcas hoje! Pessoas que ajudem aos outros, que estão em situação embaraçosa, sem fazer perguntas. Pessoas que dêem de seu tempo e talento, mesmo que a única coisa que consigam fazer seja preparar um pão de banana, fazer um acolchoado de bebê, escrever uma carta para um prisioneiro solitário ou orar, apesar de estar presa a um leito de hospital.
Pessoas que mostrem compaixão aos injustiçados neste mundo. Pessoas que se preocupem com um adolescente, a ponto de almoçar com ele e correr o risco de se abrir e contar a própria história de rebeldia e as conseqüências dela.
De que forma, se há alguma, você está atuando na vida de outras pessoas? Se morresse hoje, que tipo de elogio seria feito por sua família, amigos e comunidade? 


Para saber mais a respeito de Dorcas, leia Atos 9:36 à 42.


de
http://www.jesusnosama.com.br

* Visuais para Felipe


* "Um Professor Particular"

Texto Bíblico: 
Atos 8.26-39

26 Um anjo do Senhor disse a Filipe: —Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza. ( Pouca gente passava por aquele caminho. )
27 ( 27 - 28 ) Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus
28 ( 27 - 28 ) Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus
29 Então o Espírito Santo disse a Filipe: —Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a.
30 Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: —O senhor entende o que está lendo?
31 —Como posso entender se ninguém me explica? —respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem.
32 A parte das Escrituras Sagradas que o funcionário estava lendo era esta: “Ele era como um cordeiro que é levado para ser morto; era como uma ovelha que fica muda quando cortam a sua lã. Ele não disse nada.
33 Foi humilhado, e foram injustos com ele. Ninguém poderá falar a respeito de descendentes dele, já que a sua vida na terra chegou ao fim. ”
34 O funcionário perguntou a Filipe: —Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro?
35 Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus.
36 Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: —Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?
37 Filipe respondeu: —Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: —Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali.
39 Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.
Objetivo da Lição:
Que a criança disponha-se a pregar e a ensinar a Palavra de Deus aos coleguinhas não salvos.

Versículo visualizado:
Palavra do Dia:
Lembrancinhas:
Atividade:
          Dê a criança uma caixa de fósforo (apenas a parte interna) , duas rodelas de papel cartão do tamanho de uma moeda de dez centavos, dois pedaços de varetas de 8 cm de comprimento, e cola.
          Ensine a criança a colar as rodas uma em cada lado da caixa, conforme o modelo. Faça o mesmo com as varetas. Pronto está feita a carruagem do importante empregado da rainha!
          Outra dica é fazer uma carruagem com caixa de sapatos, vestir bonecos de acordo com a roupas dos personagens da história e usar no momento da contação da história. Depois você pode deixar as crianças brincarem com esse material, pois as crianças aprendem muito por meio da brincadeira.










de
pequeninos-de-jesus.blogspot.com.

* "A Participação do Educador na Aprendizagem Infantil" - 1ª aula


          É um privilégio quando Deus nos chama para o ministério de alcançar crianças com o Evangelho, e eu creio que muitos serão abençoados através do seu ministério.
       Creio também, que quanto mais você se envolver no evangelismo de crianças, mais Deus o abençoará e o usará em seu ministério. Não será sem problemas, é claro. Mas a alegria e a satisfação que você recebe, vai mais que compensar quaisquer problemas ou dificuldades:

Os que com lágrimas semeiam, 
com júbilo ceifarão. 
Quem sai andando e chorando, 
enquanto semeia, 
voltará com júbilo trazendo seus feixes.” 
Salmo 126:5-6

·                          Crianças serão salvas.
               A maior alegria que você experimenta (sem contar a alegria de sua salvação) será a alegria e a emoção de ver uma criança vir a Cristo através do seu ministério. A “música mais doce” que você ouvirá deste lado do Céu serão as palavras de uma criança quando ela vem até você e diz: - Você pode me dizer como posso confiar em Jesus Cristo?

·                        Crianças crescerão em sua fé.
          Você descobrirá que nem todas as crianças que professam confiar no Senhor Jesus realmente crescem e se desenvolvem espiritualmente (por uma razão ou outra). Mas muitas crescem; e você terá um sentimento especial de satisfação quando vir uma criança, que confiou em Cristo através do seu ministério, crescer na fé e se tornar um crente bem desenvolvido. Entretanto, você precisa compreender que isto leva tempo!

·                        A igreja local terá ajuda.
              A responsabilidade principal em seu serviço cristão é ajudar e levantar o ministério da igreja local ou assembléia a que você pertença. E não há duvidas que, à medida que você se envolve no ministério de crianças, como um trabalho da sua igreja local, sua igreja receberá e experimentará os benefícios e as bênçãos de tal ministério. Estas bênçãos serão a longo prazo – mas com o tempo serão visíveis.

·                        Os lares das crianças serão ajudados. 
           As crianças no mundo de hoje enfrentam tentações e pressões, as quais nós, quando crianças, conhecíamos pouco ou quase nada a respeito. De todo lado, são expostas à fortes influências de drogas, álcool, sexo ilícito e violência. Pais cristãos e não cristãos, muitas vezes não sabem mais o que fazer ao ver os problemas que seus filhos enfrentam, e o perigo que correm. Conseqüentemente, ao ministrar a estas crianças e ensiná-las as verdades da Palavra de Deus, e ajudá-las a lidar com os problemas que enfrentam no mundo de hoje, os pais reconhecem a grande ajuda que receberam.

·                        Você mesmo será abençoado.
       Você será pessoalmente abençoado porque obedeceu mandamento de Deus de alcançar as crianças. A obediência sempre resulta em bênçãos.
         Você será abençoado ao ver os resultados de seu ministério como está esboçado acima.
       Você será abençoado pelo seu crescente conhecimento da Palavra de Deus ao ensiná-la. Eu aprendi mais a respeito da Bíblia ao ensiná-la às crianças, do que de qualquer outra maneira.

·                         Sua família será abençoada.
            Seus filhos, ou netos, terão o privilégio e a oportunidade de serem ministrados por você, e você pode orar para que Deus fale a eles, salve-os e os abençoe.

·                         Deus será glorificado.
            Essa será a maior bênção de todo o seu ministério. Deus será glorificado através da sua obediência à Sua vontade, e através da salvação e da mudança de vida das crianças.
Se alguém fala,
 fale de acordo com os oráculos de Deus; 
se alguém serve, 
faça-o na força que Deus supre,
 para que,
 em todas as coisas, 
seja Deus glorificado, 
por meio de Jesus Cristo,
 a quem pertence a glória e o domínio 
pelos séculos dos séculos. Amém!"
1 Pedro 4:11



Autora: Ana Michelle
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


* "Porque Diná foi deflorada?"

Resultado de imagem para Porque Diná foi deflorada?
"Ora, Diná ,
 filha de Lia,
 que esta dera a Jacó, 
saiu para ver as filhas da terra."
 Gênesis 34:1

Todas as vezes que leio o ano Bíblico, me deparo com esta triste história de Diná.
Poucas vezes esta moça foi mencionada nos relatos Bíblicos. E a vez em que relata a sua participação no mundo e em sua família, mostra Diná saindo para correr atrás daquilo que traz consequências graves a qualquer pessoa que lhe siga os passos. Ela saiu e sofreu.
Porque você acredita que o texto sobre esta tragédia familiar e esta marca tão triste na vida de Diná, começa com a informação que ela saiu para ver as filhas da terra?
Fico imaginando as festas que provavelmente participou, os costumes que presenciou ou aprendeu , as iguarias tão inusitadas que provou, as roupas diferentes e inovadoras que viu e usou, e tantas outras novidades que a "saída para ver as filhas da terra" proporcionou à Diná. Imagino as amizades que lhe foram apresentadas!
E porque Siquém se interessou por Diná?
Siquém não pertencia ao "rebanho de Israel" e nem tinha a educação e o preparo daqueles que nasceram para representar o Reino de Deus...., não entendia absolutamente nada do plano da Redenção, coisa que Diná devia saber muitíssimo bem, não estava familiarizado com as verdades do céu e nem mesmo possuía honra suficiente para equiparar-se ao nível de vida e responsabilidade que recaia sobre Diná e sua família..
Então como houve entre eles diálogo e amizade, a ponto do rapaz ter esta oportunidade de "deitar-se com ela"?
Você pode estar pensando que naquele tempo as mulheres não tinham escolha e que Diná não teve outra saída a não ser ceder e então foi brutalmente estuprada.
Queridos, o texto começa colocando Diná numa situação bastante difícil de responsabilidade sobre o que lhe aconteceu! Somente existe este tipo de (nestes termos que a Bíblia apresentou do caso dela) aproximação quando os interesses são os mesmos.
Será que Diná estava familiarizando-se com os contumes das gentes que tanto mal lhe causaram? Será que por algum momento, ela foi rebelde com seus pais e familiares, e permitiu que de alguma maneira ficasse parecida com aqueles a quem ela tinha o dever sagrado de conduzir aos caminhos do bem, e acabou se deixando ser conduzida pelos caminhos do sofrimento e da vergonha?
Tenho mesmo pena dos jovens cristãos que se aventuram a sair de sua vida de "cabeça" para serem "cauda".
E o mais interessante sobre Siquém, é que a Bíblia relata, mesmo após o vergonhoso comportamento deste rapaz, que ele era "o mais honrado da casa de seu pai" (verso 19)!!!!
Mas Diná, passo a passo foi dando asas aos encantos dos caminhos proibidos, até que esteve completamente envolvida e desonrada.

Veja o que Ellen White escreve sobre este texto:

O princípio que determinara resultados tão terríveis foi o ato da filha de Jacó, a qual "saiu" a "ver as filhas da terra" (Gên. 34), arriscando-se desta maneira à camaradagem com os ímpios. Aquele que procura prazeres entre os que não temem a Deus, está a colocar-se no terreno de Satanás, e a convidar suas tentações. (Patriarcas e Profetas)
Quantas pessoas tenho encontrado no decorrer de minha vida, que começaram com uma amizade que parecia inocente, e terminaram como escravos de vícios e de misérias tão profundas, tão desastrosas que, mesmo depois do arrependimento, ficaram cicatrizes tristes de serem lembradas.
Queridos, o inimigo não gosta de nenhuma pessoa! Ele fica à espreita, esperando uma oportunidade para nos arruinar a vida e trazer dores que podem destruir nossa influência, fazer pessoas sofrerem, e dar aos que nos rodeiam a oportunidade de zombarem do nome do Deus a quem servimos.
Quantos pais choram as consequências de filhos que saíram do Redil para "ver as filhas da terra" e trouxeram de volta a miséria e a vergonha.
Hoje, querido, você pode escolher permanecer no caminho. Hoje você pode dar ao Reino do Céu a vitória. Hoje você pode ser contado como representante daqueles que foram chamados para serem exemplo e não para seguirem as multidões.
Dinás e Siquéns....existem muitos....e você foi chamado a ser diferente.
Hoje estarei orando por você. Hoje meus joelhos estão sendo dobrados por todas aquelas que já se arrependeram e voltaram feridas....
Hoje eu sinto com você a dor da vergonha de ter lembranças tristes do dia de ontem.
Hoje eu quero ajudar você a tomar a decisão certa de não sair a ver as filhas da terra...
Deus tem para você surpresas melhores....

Deus te abençoe.

Aquela que aguarda a Bem-Aventurada Esperança da Volta de Jesus.

Maiza Ribeiro

de
http://www.jesusnosama.com.br