quarta-feira, 9 de março de 2022

"O que a Bíblia nos ensina sobre Paternidade?"


          A paternidade tem origem em Deus, nosso Pai. Podemos notar que a Bíblia é recheada de passagens que declaram que, Deus é nosso Pai. No evangelho de Mateus 3:17, por exemplo, Deus faz uma declaração sobre Jesus; “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Jesus declarava e ensinava que Deus era seu Pai e também o nosso Pai. Na oração do Pai-nosso Ele nos ensina a orar, declarando Deus, como nosso pai, e como Pai que ama incondicionalmente, que ensina, orienta, corrige, disciplina, traz provisão, dá direção, enfim, deseja também que os pais cuidem de sua família, criando seus filhos, e não somente ensinando princípios morais, como também validando esses princípios no contexto da vida diária com o exemplo e amor.

           A paternidade é um dom de Deus, dom de gerar filhos à imagem e semelhança Dele, pois, é uma missão de excelência que requer esforço, determinação, visão, perseverança, compreensão, responsabilidade e muito amor.

          A presença do pai é fundamental na vida dos filhos, é a partir dele que a família cresce, a fim de dar continuidade a essa maravilhosa instituição que cumpre o seu propósito e caminho natural na vida, formando a nossa sociedade.

          Deus deu aos homens alguns aspectos do Seu caráter e, comissionou aos pais esse papel de sacerdote do lar, para dar direção, proteção e provisão à família, afirmando e comunicando palavras de bênção, de valor, de identidade, senso de pertencer, de propósito e destino na vida dos filhos. A missão de deixar uma herança, um legado, não somente financeiro, mas uma vida de integridade moral e espiritual de princípios e valores. O pai é a porta do coração dos filhos. Os filhos irão conhecer a “imagem e semelhança de Deus”, através do pai, e a maneira como os filhos nos veem, é a maneira que eles terão o entendimento sobre quem é Deus.

 A Bíblia diz que "os filhos são heranças do Senhor", uma recompensa que Ele dá. Como flechas na mão do guerreiro, são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem, que tem a sua aljava cheia deles. Salmos 127:3-5. Seus filhos são presentes de Deus, e isso implica na maior e mais impressionante responsabilidade que lhe é confiada. Quando olhar para seus filhos, aprecie o que lhe foi atribuído. Envolva-os em seus braços, dê a eles o seu tempo e atenção, acompanhe o crescimento, o desenvolvimento da maturidade.

         Meditando no Salmo 127, vemos o salmista usar uma analogia em que compara um pai a um guerreiro, e uma flecha a um filho. Esse guerreiro é um homem que dedica tempo aperfeiçoando suas habilidades como arqueiro. Ele analisa seu alvo, o conhece muito bem. Suas flechas! São perfeitas e afiadas. As irregularidades na haste da flecha são esculpidas e polidas para obter um voo preciso. Ele mira o alvo e lança sua flecha exatamente no centro do alvo. Da mesma maneira, o pai precisa saber para onde está lançando seus filhos. Ele está familiarizado com o alvo o qual é a vontade de Deus. Ele tem que preparar seus filhos com amor, corrigindo as imperfeições, afiando-os e treinando-os na justiça, para isso, precisa investir seu tempo de maneira cuidadosa, a fim de lança-los no alvo correto.

          Embora essa missão pareça ser difícil, não é impossível. Não existem pais perfeitos (e nem filhos perfeitos), a melhor maneira para ensinar os filhos é, aceitar a ajuda de Deus.

         Pais, vocês podem contar com a presença de Deus para ajudá-los a ensinar a guiar seus filhos pela vida com sabedoria e entendimento, vocês não estão sozinhos nessa missão. Que nesse dia tão especial, "Dia dos Pais", você receba de Deus, graça, fé, alegria, saúde e bênçãos sem medidas sobre sua vida!

 de https://colegiocristaoat.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário