Entender que por meio da fé Deus ouve todos os nossos pedidos no dia mau.
Memorizar:
“E suplica-Me no dia da angústia;
Eu o livrarei,
e você Me glorificará.”
Salmos 50:15.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: corda ou barbante;
Lição:pequenas bolas de papel amassado, círculo de papel color set amarelo ou cartolina dourada para representar o sol, círculo de cartolina prateada para representar a lua, tampas de potes de maionese, prendedores de roupa, almofada, TNT marrom;
Revisando: mesmo círculo do sol usado na história;
Contando aos Outros: cópia do Livro da Oração (abaixo) para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Maquete: Montar um cenário, colocando um TNT marrom sobre uma ou mais almofadas para parecerem com o campo de batalha (o vale e a montanha). Fixar prendedores de roupa em réguas outampas de potes de maionese (podem ser outros tipos de pote também, desde que a tampa tenha uma rosca larga). Os prendedores serão os personagens da história. Fazer cinco tampas com os prendedores para representar os cinco exércitos inimigos. Fazer uma tampa grande para representar os israelitas e uma pequena para representar os gibeonitas. Fixar vários prendedores em uma caixinha de papelão e colocá-la em um dos cantos do cenário, para representar a cidade dos gibeonitas. Dobrar ao meio pequenos retângulos de papel para formar as tendas do acampamento israelita e montá-lo em outro lado do cenário.
Contando aos Outros:
Fazer uma cópia do Livrinho da Oração (abaixo) para cada criança.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Construir um caminho usando barbante ou corda. Vendar os olhos de um auxiliar e pedir-lhe para fazer o percurso sem pisar no barbante ou fora do caminho. Ele não consegue e tenta novamente. Desta vez, orientá-lo para que ele coloque os pés no lugar certo até que consiga fazer o percurso. Perguntar às crianças se o auxiliar conseguiria fazer tudo sozinho. Conversar sobre a necessidade que temos da ajuda das pessoas. Dizer que na história de hoje Josué precisará de ajuda para vencer um desafio.]
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Movimentar os visuais escolhidos de acordo com a necessidade, enquanto conta a história. Recapitular rapidamente a história da semana anterior. Dizer:] Como podemos contar uma novidade para alguém que está longe? [Dar tempo para respostas. Ajudar com alguns exemplos: ligar para o telefone, para o celular, mensagem de celular, email, facebook. Depois, dizer:] Lá em Canaã não havia telefone, celular ou internet, mas logo, logo, os outros povos de lá ficaram sabendo que os gibeonitas tinham ficado amigos dos israelitas. Eles ficaram furiosos. Um dos reis deles, chamado Adonizadeque, de Jerusalém, morava perto dos gibeonitas. [Mostrar uma das tampas com prendedores.] Ele chamou outros quatro reis para lutar contra os gibeonitas. [Juntar as cinco tampas e aproximá-las da tampa que representa os gibeonitas.] Quando os gibeonitas descobriram isso, ficaram com muito, muito, medo. Afinal, como eles poderiam lutar contra um exército de cinco reis? Rapidamente, eles mandaram uma mensagem a Josué pedindo socorro. [Soltar um prendedor “gibeonita”, levá-lo de Gibeon até o acampamento de Israel e usá-lo como um mensageiro dos gibeonitas. Fazer uma voz suplicante e dizer:] “Josué! Josué! Os nossos vizinhos ficaram furiosos por sermos seus amigos. Eles nos atacaram e vão nos destruir! Por favor, vá nos ajudar!”
Será que Josué iria ajudá-los? Como tinham enganado a Josué, eles pensavam que Josué não viria. Mas Josué manteve sua promessa mas dessa vez ele não iria à batalha sem falar com Deus. Ele ficou horas fazendo oração, pedindo a ajuda de Deus, com bastante humildade. Então, o Senhor falou a Josué: “Não tenha medo, porque eles estão nas minhas mãos.” Na mesma noite Josué marchou com o exército para Gibeom. [Colocar os prendedores que representam os israelitas em uma régua ou tampa de maionese e levá-los até os outros “exércitos”.
De manhã bem cedo Josué chegou com seu exército em Gibeom e atacaram de surpresa os cinco reis com seu exército. [Simular uma luta entre os soldados.] Os inimigos ficaram apavorados e tentaram fugir pela montanha. [Levar as tampas dos exércitos inimigos pela montanha, até o outro lado.] Mas quando eles chegaram do outro lado dela, Deus enviou uma chuva de pedras [jogar bolinhas de papel sobre os “exércitos”] e morreram mais homens pela chuva de pedras do que pela espada dos israelitas.
Quando Josué olhou para o Céu, viu um problema. O sol logo se poria e ficaria escuro e ele precisava de mais tempo para destruir todos os inimigos. Se eles escapassem, voltariam a atacar. Que ele poderia fazer? Josué era um homem de fé e sabia que Deus cumpriria Sua promessa e destruiria todos os seus inimigos. Ele olhou para o sol e disse [falar com voz fervorosa]: “Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.” Sabem o que aconteceu? O sol e a lua obedeceram! [Segurar no alto os círculos que representam o sol e a lua.] Por um dia inteiro o sol parou e não se pôs. Foi um dia que durou quase dois. E, assim, com esse milagre de Deus, os israelitas conseguiram vencer seus inimigos.
MEMORIZANDO:
[Dizer:] Às vezes temos que enfrentar problemas muito difíceis. Nestas horas devemos suplicar, implorar, ajuda de Deus e Ele, com certeza, nos atenderá. É isto que a Bíblia diz:[Ler o verso na Bíblia.] Vamos memorizar esse verso tão importante? [Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
E suplica-Me no dia da angústia - [levantar as mãos para o céu, cruzar os braços em “x”]
Eu o livrarei, e você Me glorificará - [descruzar os braços e mostrar o céu]
Salmos 50:15 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
REVISANDO:
[Imitar o movimento que o sol faz no céu, desde o nascimento até que se ponha. Movimentar o círculo dourado, começando em baixo, do seu lado direito, subindo e terminando em baixo, do ser lado esquerdo. Escolher uma criança e fazer a primeira pergunta. Movimentar o “sol” lentamente, assim que terminar de fazer a pergunta. A criança deve “deter” o sol no alto respondendo a pergunta corretamente. Se ela demorar muito ou errar a resposta, o “sol” continua seu percurso. Ela não podem deixar que ele se “ponha”. Repetir o processo com outras perguntas e crianças.]
APLICANDO:
[Dizer:] Josué era um homem de oração. Este é o motivo pelo qual ele tinha poder para com Deus. As crianças que oram e obedecem como Josué terão o mesmo poder que Josué. Deus resolverá problemas muito difíceis. Deus quer que falemos com Ele em oração não somente quando estamos em problemas, mas em cada situação. Vou falar algumas situações e vocês devem dizer o verso para memorizar toda vez que for necessário orar.
a) Alguns meninos maus da vizinhança estão perturbando Paulo. Ele procura não criar encrenca com eles, mas ainda sim eles o ameaçam. O que deve fazer? [Falar o verso.]
b) Mamãe não sabe onde colocou a chave do carro e vocês precisam sair para ir à igreja. O que devem fazer? [Falar o verso.]
c) O pai de Sueli está desempregado e não tem dinheiro para pagar a conta de água. O que devem fazer? [Falar o verso.]
d) O tio de Maria está muito doente. O que ela deve fazer? [Falar o verso.]
[Criar mais algumas situações, de acordo com a necessidade de seus alunos, cuidando para que eles não fiquem constrangidos.]
CONTANDO AOS OUTROS:
[Fazer uma cópia do Livrinho da Oração para cada criança. Distribuir para cada aluno recortar e dobrar nas linhas grossa. Eles devem dobrar ao meio, parte branca com parte branca (não precisa colar). Depois ir dobrando pra dentro, de forma que no final ficará a capa e a última página a folha com o coração. Eles deverão escrever os pedidos de oração correspondentes a cada assunto. Você poderá fazer essa tarefa com eles. Cada um deve escrever UM pedido em sala de aula (em casa deverão completar o caderninho com outros pedidos). Oriente sobre os motivos de oração pela a igreja e pelo Brasil. Os menores podem desenhar seu motivo de oração ou pedir aos pais que os ajudem.]
de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário