Assunto: "A importância da unidade do corpo de Cristo"
Texto referência:
1 Coríntios 12:12 a 27
Poema: "Corpo Doente"
O pé brigou com a mão,
o nariz xingou o cotovelo,
a costela bateu no pulmão,
a língua debochou do cabelo.
A unha brigou com o umbigo,
a bochecha implicou com o dente,
o dedo machucou o ouvido,
e o corpo ficou doente.
Cintia Amorim
Os alunos devem fazer atividades inusitadas, tipo:
– beber água no copo sem segurá-lo
com as mãos. Prender a mão dos alunos nas costas e pedir que tomem a água no copo sobre a mesa.
Quem conseguir realizar a tarefa primeiro (e com menos bagunça) vence;
– superar obstáculos com uma perna só. Os alunos participantes deverão participar de um circuito na
sala, com alguns objetos tipo (caixas, travesseiros, baldes). O objetivo é completar toda a prova sem usar uma das pernas.
– Procurar um objeto escondido na sala, usando uma venda nos olhos. Esta prova é inspirada na famosa cabra cega, ou o quente e frio. O aluno deverá vendar os olhos e encontrar objetos escondidos no recinto.
Vence a equipe que conseguir cumprir as tarefas com o menor tempo.
Objetivo: permitir entender como é muito mais difícil, ou até impossível, realizar tarefas
simples sem o auxílio dos membros do corpo. Auxiliar na reflexão de como a Igreja pode ser
bem mais eficiente se trabalhar sem desavenças.
---//---
Brincadeira para E.B.F. número 2
Assunto: "Durante uma situação difícil é melhor murmurar ou louvar?"
Poema: "Os pássaros louvam a Deus"
Texto referência:
Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Brincadeira: Jogo do Afaste o Leão.
Desenhar no chão, com giz ou mesmo usando fita crepe, um caminho parecido com
amarelinha (ou jogos de tabuleiro).
Escolher dois alunos: um representará a ovelha, e o outro representará o leão. Maquiar e
enfeitar as crianças para ficar mais divertido. Confeccionar um dado com uma caixa de
papelão (tipo esses dos joguinhos mesmo).
Pedir aos demais alunos que joguem o dado. Toda vez que cair um número par
(murmuração), o leão deverá avançar o número de casas correspondente ao dado. Toda
vez que cair um número ímpar (louvor), o leão deverá retroceder o número tirado no dado.
O legal é perceber como a ovelha ficará aflita ao perceber a aproximação do leão. E ficará
aliviada ao vê-lo retroceder. E cada aluno terá participação no resultado final da história. Se
houver mais louvor, ao final da rodada, o leão não alcançará a presa. Se houver mais
murmuração, bye, bye ovelhinha.
Objetivo: o objetivo é mostrar que a murmuração aprisiona, enquanto o louvor liberta.
---//---
Brincadeira número 3
Assunto: "A importância do bom trabalho em equipe"
Poema: "Poeminha da comunhão"
Oh! Como é bom
quando estamos em união,
Deus derrama sua benção,
Deus derrama sua unção.
Oh! Como é bom
quando podemos reunir,
para contar todas as bênçãos,
para chorar e para rir.
Oh! Que agradável
é estar junto a ti,
podemos celebrar,
ter prazer em repartir!
Cintia Amorim
a Torre de Babel (Gênesis 11)
Brincadeira: "fazer “torres” com palitos de picolé"
Usar os palitos deitados e construir altos edifícios com eles (como na ilustração, porém,
sem cola).
A turma que for mais organizada, e souber coordenar melhor o trabalho, acabará por
construir torres bem mais altas e sólidas. Se desejar pode dividir a turma entre meninos e
meninas.
Objetivo: olhar o lado positivo da torre de Babel. A ideia de um trabalho coletivo, planejado e
realizado em comunhão. Nada pode impedir uma obra desse tipo. Mesmo com simples
elementos, quando trabalhamos em uníssono, é possível construir grandes coisas. Refletir
em como a Igreja pode alcançar altos resultados se andar em unidade.
Quer se preparar melhor para o ministério infantil? Conheça então o trabalho da Tia Idalete,
uma das maiores especialistas em E.B.D. Infantil no Brasil.
---//---
Brincadeira número 4
Assunto: "Guardar a Palavra no coração"
Poema: "Escondi tua Palavra"
Escondi tua palavra no meu coração
Ela é meu tesouro
Fonte de inspiração
Escondi tua palavra, pois não quero pecar
Meu Jesus é importante
E o desejo agradar
Escondi tua palavra, pois desejo crescer
Se seguir seus conselhos
Sei que sempre vou vencer
Escondi tua palavra e nela vou meditar
Quero ser uma bênção
Quero luz irradiar
Cintia Amorim
Versículos do Salmo 119
Brincadeira: Usar uma garrafa de refrigerante pet pequena (tipo 200 ml). Encher a metade
deste recipiente com cola branca. Escrever um versículo em um pequeno pedaço de papel.
Colocá-lo dentro de um saquinho plástico e introduzi-lo
na garrafa. Acabar de preencher a
garrafa com cola branca. Esperar secar.
Em seguida, pedir aos alunos que, sem violar a garrafa, retirem o versículo de dentro da
pet. Após algum tempo, permiti-los que cortem as garrafas e retirem os versículos.
Quem retirar e ler o versículo primeiro, ou der para a professora ler, ganha a brincadeira.
Objetivo: fazer as crianças perceberem como é difícil arrancar algo que está bem enraizado,
bem escondido. Assim deve ser a Palavra em nosso coração. Se a escondermos bem, e a
protegermos, será muito difícil arrancá-la.
Será legal também ajudá-los a refletir, fazendo a pergunta: se esse versículo não for
arrancado da garrafa, quanto tempo você acha que ele ficará intacto dentro do recipiente?
---//---
Brincadeira número 5
Assunto: "A importância de nos dispormos"
Poema: "Jonas e o grande peixe"
O profeta Jonas
não queria obedecer.
Fugiu da presença de Deus.
Sabe o que aconteceu?
Um peixão o comeu.
E ele ficou em sua barriga
três dias e três noites.
Começou a orar.
Sabe o que aconteceu?
Deus mandou o peixão vomitar.
E o profeta Jonas
Foi fazer o que Deus mandou:
sua salvação anunciou.
Sabe o que aconteceu?
Uma cidade inteira se converteu.
Cintia Amorim
história de Jonas (livro de Jonas)
Brincadeira: é uma brincadeira simples. Uma espécie de boliche misturado com futebol.
Pegar várias garrafas pet de refrigerante, enchê-las de água ou areia e enfileirá-las
em um canto da sala.
Formar dois grupos de crianças. O primeiro grupo deve ter o objetivo de derrubar todas as
garrafas. O outro deve ter como objetivo fazer uma barreira para protegê-las.
Num primeiro momento, permitir que o grupo “derrubador”, faça a atividade sem empecilhos.
Num segundo momento, fazer com que a equipe defensora entre em campo e impeça a
outra. É recomendável estipular um tempo para a atividade, para que as garrafas sejam
realmente preservadas.
Objetivo: fazer as crianças entenderem como a intervenção do bem pode impedir ou
atrapalhar o mal. Se o bem ficar apenas assistindo, nada mudará. Mas, se fizer algo a
respeito, a situação poderá ser transformada.
Entender que nem sempre todas as garrafas serão preservadas (plano de salvação), mas
podemos impedir que todas sejam abatidas. Se possível ou preciso, revezar as equipes. No
caso de Jonas, se ele não agisse, mesmo contra a vontade, toda uma cidade seria
destruída.
Observação: esta brincadeira pode também ser usada no contexto da oração.
Conclusão: brincadeiras para E.B.F.
Sabemos o quanto é importante termos brincadeiras na escola dominical, mas elas
precisam ter um propósito muito definido: ensinar os princípios bíblicos de forma lúdica.
Você acabou de ler cinco ideias fáceis, baratas e criativas. Espero sinceramente que
atendam sua necessidade. E se prepare cada vez mais para este ministério tão rico e
importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário