terça-feira, 31 de maio de 2022

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 2
Depois da exortação e repreensão do capítulo 1 de Provérbios, de se converter e voltar à sabedoria, Salomão continua dizendo:           ✝️ Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, (v1)           ✝️ Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;(v2)           ✝️ Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, (v3)           ✝️ Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (v4) Os verbos: aceitares, esconderes, atentar, inclinares, clamares, alçar, buscar e procurar, pontam para uma ação. Sugere uma devoção sincera e busca intensa a tarefa de perseguir e encontrar a sabedoria. Salomão nos exorta buscar a sabedoria como se busca a tesouros escondidos, como se busca a prata e o ouro. Você busca a sabedoria com a mesma intensidade e empenho que se tem buscado comprar um carro do ano, uma carreira profissional, uma casa nova? Quando você buscar e encontrar a sabedoria "então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (v5) "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procede o conhecimento e o entendimento;" Que promessa maravilhosa! O Senhor dá sabedoria a todos que a pedem e a buscam! Em Tiago 1:5 diz: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, e não lança em rosto!" Como é maravilhoso saber que Deus não lança em rosto a nossa falta de sabedoria, mas está pronto para nos conceder graciosamente! No versículo 7 diz: "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos." Se existe a verdadeira sabedoria, é por que existe a falsa. Qual é a falsa sabedoria? Tiago nos responde:

"Quem,
dentre vós,
é sábio e tem verdadeiro entendimento?
Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano,
mediante obras praticadas com humildade
que tem origem na sabedoria."
(Tg 3:13)
O Apostolo Thiago, continua dizendo: "No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade. Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca." (Tg 3:14,15 KJA). *A sabedoria humana é prepotente, cheia do eu: eu posso, eu sou, eu tenho! Enquanto a sabedoria de Deus é mansa e humilde, porque não é estribada em nosso eu, mas em Deus!
*A verdadeira sabedoria é reservada para os retos e não para os ímpios! Ela é reservada para um grupo seleta de pessoas! Ela é reservada para você que teme ao Senhor! O versículo 7 continua dizendo que a sabedoria é como escudo. Quando eu li atenciosamente para cada palavra desse verso, a palavra ESCUDO soltou em meus olhos! Quando agimos com sabedoria protegemos a nossa vida, protegemos a nossa família! As atitudes da mulher sábia, da Mulher que Edifica evitam que coisas ruins, desastrosas aconteçam!

VERDADE PARA HOJE

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,

para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,

se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade."Pv 2:5-7

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. "Tg 1:5 I ACF
"No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade. Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca."Tg 3:14,15 I KJA


REFLITA E RESPONDA

Você reconhece sua falta de sabedoria? O quê está fazendo para se tornar uma mulher mais sábia? Tem buscado a Deus em oração por sabedoria? A busca com a mesma intensidade que busca uma carreira profissional de sucesso, uma casa nova, ou um carro do ano?


No amor de Cristo,

Adriana de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário