de Betty Jane Grams
"A Paciência"
Sara - o tempo cicatriza todas as feridas
Gênesis 12 a 22
"Não ore pedindo paciência. Ore pedindo que Deus opere a vontade d'Ele em sua vida."
Mas o quê é paciência? É firmeza e constância em face de uma provação. É a capacidade de suportar sem queixas.
Em Colossesnses 1: 11, a Bíblia usa uma trilogia:
"...fortalecidos com todo poder[...]
para que tenham toda a perseverança
e paciência com alegria."
Assim Deus nos dá forças para cultivar alegremente a paciência no jardim da nossa vida.
Na Palavra de Deus, a paciência parece estar relacionada com sofrimento:
1) Sofrimento produz paciência:
a) "...pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.(Tiago 1. 3 e 4).
b) "Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia." (Tiago 5. 10 e 11). Jó sofreu muito, mas no fim Deus foi misericordioso.
c) "Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus." (I Pedro 2. 20).
d) "O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces." (I Pedro 5.10).
2) Crescimento na perseverança:
a) "Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (II Pedro 1. 5 a 8)
b) "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5. 3 a 5).
3) Exemplo do agricultor:
a) "Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima." (Tiago 5. 7 e 8).
b) A seara não amadurece em duas semanas ou em um mês. Algumas árvores levam três anos para produzir frutos; outras, como o mamão dão fruto em pouco meses. Você precisa saber que fruto está plantando. A paciência exige mais tempo que alguns outros frutos. É preciso aquietar-se e ter tranquilidade. É assim que a paciência se aperfeiçoa.
4) Exemplo de uma corrida:
a) "Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." (Hebreus 12. 1 e 2)
Correr com perseverança ou paciência é correr com o coração tranquilo. Com os olhos fixos no que está adiante de nós, com o rosto firme como rocha, nossa meta é uma vida útil para Cristo.
b) "Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;" (Hebreus 10. 36). Depois de obedecer e esperar, no tempo de Deus virá o prêmio.
5) Qualidade necessária para os ministros:
a) "Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;" (II Coríntios 6. 4 a 6).
b) "pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." ( II Coríntios 4. 17 e 18). Vale a pena ser paciente para obter o galardão eterno.
c) "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste." (Apoclipse 2. 2 e 3).
d) "Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." (I Timóteo 6. 11).
Percebemos, então, que nenhum fruto cresce de modo independente. Todos estão inter-relacionados e interligados. Quando há piedade, fé e amor na vida, a paciência e a mansidão também se desenvolvem.
Se conservarmos o bom humor, a paciência crescerá. Se nos mantivermos tranquilos e aguardarmos um pouco, o bom humor virá à tona.
SENTE-SE
No livro de Wattchman Nee, Sit, Walk, Stand (Sente-se, Ande e Fique Firme) ele diz: "É nos impossível aprender a andar no Espírito sem aprender a 'nos sentar' com Jesus segundo Efésios 2:6". Sentar, relaxar, aquietar-se é fundamental para aprendermos a ter paciência em nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário