sábado, 15 de outubro de 2022

"Se você está dizendo!!!"

 

Dia 3 - Mateus 15:10
     Mateus 8:5-13
     Tiago 3:8-10
     Efésios 4:29
     Provérbios 16:24


          O ano era 1997. Eu tinha acabado de terminar minha lição de casa e de comer um sanduíche de pasta de amendoim feito com waffles, quando senti uma vontade imensa de tomar leite. Pulei o encosto do sofá no intervalo de Uma Galera do Barulho, rapidamente abri a geladeira e comecei a beber leite direto na caixinha. Fiquei satisfeito por cerca de 0,3 segundos até que percebi... esse leite estava vencido, esse leite não foi meu amigo. O leite estava vencido não há um ou dois dias, mas a uma semana. Nem preciso dizer que vomitei tanto que expeli até um chiclete que estava no meu intestino delgado desde a segunda série e entendi naquele dia o que diz Mateus 15:10. (Como está sendo para acompanhar? Muita informação?) O evangelho de Mateus nos diz que há algo mais perigoso do que tomar algo ruim, que é falar algo que é ruim. 

          Quando Deus te ouve falar que a reunião foi terrível, o carro é uma porcaria, seus filhos são ingratos, seu marido é preguiçoso, a cidade é pacata, e que sua casa é pequena... A resposta dele é: Se você está dizendo. Você se sentirá como fala e encontrará o que procura. 

          Da mesma forma, há poder em falar algo que é bom. 

          Na criação, ao falar, Deus trouxe ao mundo a vida. Na encarnação, ao falar, Deus trouxe Jesus ao mundo. Isso te diz algo sobre o peso das palavras. E isso deveria te constranger a saber que Deus te deu o mesmo poder de expressão. Isso faz parte do intenso privilégio de ser feito à Sua imagem. Você tem um grande poder em suas palavras que pode desencadear uma força capaz de criar, destruir, construir, curar, ou ferir. 

          Uma das minhas histórias preferidas da Bíblia ilustra o que estou tentando dizer. Está em Mateus 8, quando um oficial romano veio até Jesus pedindo ajuda para seu servo que estava gravemente doente. Em resposta aos apelos desse homem, Jesus concordou imediatamente em ir até a casa dele para tratar o garoto. É aqui que a história fica realmente interessante. O líder romano protestou que não havia necessidade de Jesus entrar em sua casa. Em primeiro lugar, seria inconveniente para Jesus ter que viajar e em segundo lugar, se Ele entrasse na casa de um gentio, Ele seria contaminado e teria que passar por um ritual de purificação antes de poder continuar com Sua rotina normal. Traduzindo: Ele pegaria piolhos de gentios. Ele não queria que Jesus fosse importunado enquanto lhe fazia um favor. Jesus ficou admirado ao ouvir isso, porque a fé do líder romano era notável. Jesus então se virou e falou três palavras incríveis de sabedoria que foram ditas muito tempo antes de serem cantadas por Paul McCartney e John Lennon: assim acontecerá. Mateus 8:13 "Como você creu, assim acontecerá!". E foi então que obtivemos a palavra AMÉM. A palavra amém traduzida diretamente para o nosso idioma significa "assim acontecerá". Quando dizemos amém estamos dizendo, "Que o que eu orei aconteça." Mas à luz da resposta do que aconteceu nesta interação entre Jesus e o oficial romano, nosso objetivo deveria ser orar de forma tão ousada que com as sobrancelhas levantadas Deus te dissesse: Amém, assim acontecerá. 

          Depende de você se o que você profetizar será agradável ou angustiante. A resposta de Deus para o que você fala é: assim acontecerá. 

          Pergunte a si mesmo:

          Como falo comigo mesmo e com os outros? De que maneira minhas palavras são positivas? De que maneiras tenho dificuldade para controlar minha língua?
          Imagine uma área de sua vida em que você costuma reclamar ou falar negativamente. Se desafie esta semana para que toda vez que você se sentir tentado a reclamar, em vez disso você encontre uma forma de agradecer a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário