quarta-feira, 24 de novembro de 2021

"Daniel 7"



“Mas eu confio em Ti,

Senhor

e digo:

Tu és o meu Deus". 

Salmo 31:14



É um mistério o fato de explorarmos o espaço sideral, conquistarmos a Lua e obtermos outros maravilhosos triunfos tecnológicos e não termos competência para acabar com as guerras, os preconceitos de toda sorte, as desavenças políticas, os conflitos raciais, a destruição ecológica e outros mil problemas. Irão eles acabar um dia?

Nos primeiros capítulos do livro, Deus revela um conflito entre Cristo e Satanás. O profeta Daniel descreve um conflito envolvendo a lei de Deus e questões de adoração. 

No capítulo 1, o rei Nabucodonosor, de Babilônia, profanou e saqueou o templo de Deus em Jerusalém, roubando os utensílios reais. 

No capítulo 2, Deus revela a Nabucodonosor que Ele era o Rei supremo através de uma grande imagem. 

Mas, no capítulo 3, Nabucodonosor decidiu construir uma gigantesca imagem, e decretou que todos se curvassem perante ela, afinal, quem era o mais poderoso governante da Terra? Com isso pretendeu ele contestar a ordem de Deus. 

No capítulo 4, Deus o lembra que Ele é o rei, e... 

No capítulo 5, Belsazar, em meio uma festa real, profana mais um vez os utensílios sagrados do santuário. 

No capítulo 6, um decreto de morte é assinado e o ponto principal é adoração e obediência.

Preste atenção agora. Nos primeiros seis capítulos de Daniel há uma guerra fria, um combate de concussão da consciência. Nos próximos seis, ocorre uma cruenta batalha. Os temas nos primeiros seis capítulos de Daniel eram a obediência, a lei de Deus e a adoração. 

Quando lemos o capítulo 7 constatamos que ocorre uma transição. Nos seis primeiros capítulos, o rei literal da Babilônia, Nabucodonosor, ataca o templo literal de Jerusalém e tenta impingir uma adoração falsa. Nos seis últimos capítulos (Daniel tem doze capítulos; os seis primeiros são históricos e os seis últimos proféticos), surge um novo poder. O assunto deles não versa sobre o templo terrestre, mas sobre o próprio Céu ou o templo celestial. Um poder político-religioso aparece para se estabelecer, e não procura obrigar homens e mulheres a infringir leis humanas, mas a própria lei de Deus.

As lições que aprendemos com Daniel nos primeiros seis capítulos fé, obediência e adoração ao verdadeiro Deus buscaremos aplicar aos últimos seis, onde nos é revelado um poder terrestre tentando modificar a essência da lei de Deus. Nunca entenderemos completamente os seis últimos capítulos de Daniel, se primeiro não compreendermos alguns detalhes sobre os dois templos bíblicos.

Tome sua Bíblia e abra-a no livro de Êxodo, capítulo 25. Deus ordenou que Moisés construísse um templo quando Israel vagueava no deserto. No verso 8 está escrito: “E Me farão um santuário para que Eu habite no meio deles.” O livro de Daniel, em seus capítulos proféticos, admite a priori que os leitores tenham alguma noção sobre os dois santuários bíblicos. “E Deus disse: Me farão um santuário, para que Eu habite no meio deles. Conforme tudo o que Eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” O verso 40 adverte: “Vê que os faças conforme o modelo que te foi mostrado no monte.”

Deus levou Moisés até o cume do Monte Sinai e lá revelou a Moisés as medidas e disposições do santuário terrestre. Esse se dividia em duas partes: lugar santo e lugar santíssimo, mais o pátio. Moisés o construiu conforme as medidas que Deus lhe deu no monte. Esse templo era uma ilustração viva do plano da salvação. Foi a maneira que Deus escolheu para mostrar ao povo o que era necessário para se prepararem para a vinda do Messias.

No santuário do Velho Testamento, se alguém perdesse o controle, ficasse com raiva, amaldiçoasse a outrem, fosse desonesto ou cometesse qualquer outra violação da lei, era-lhe necessário ir ao santuário levando consigo um cordeiro, que não podia ter manchas ou defeitos. O culpado ia até o santuário e lá chegando apanhava uma faca e degolava o animalzinho, depois de ter confessado seus pecados com as mãos postas sobre a cabeça do cordeiro. Os pecados eram transferidos simbolicamente do pecador para a vítima inocente. O pecador tinha errado, transgredido e deveria morrer pagando a penalidade da transgressão, mas sua culpa era transferida para o animal inocente, que deveria arrostar a penalidade em lugar do infrator. O pecador degolava o animal e o sangue respingava no chão. Então o cordeiro era colocado sobre o altar para ser consumido pelo fogo, o sangue, colhido numa bacia, era levado pelo sacerdote para dentro do santuário. O pecado tinha sido simbolicamente transferido do pecador para o cordeiro. Ora, pense: merecia o cordeiro morrer? Não, de jeito nenhum! O pecador é quem merecia a morte. Mas quando o cordeiro era morto, ele representava o pecador; estava em lugar dele.

O pecador ia para o santuário cheio de culpa, condenado pela lei, mas quando confessava seu pecado, esse era transferido figurativamente para o cordeiro. Mas espere um momento, o que isso tudo representava? Você se lembra de que quando Jesus veio até as margens do Jordão, João Batista disse: “Esse é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.” Jesus é nosso Cordeiro, merecemos morrer porque quebrantamos a lei de Deus, ser sepultados no esquecimento e jamais sair do sepulcro. Quando ficamos nervosos, amargurados, com raiva, criticamos, temos pensamentos imorais ou somos desonestos, merecemos morrer, mas Deus mesmo tomou sobre Si, através do simbolismo do cordeiro, nossos pecados. O cordeiro representava Cristo. O cordeiro não podia salvar a ninguém e nem tampouco seu sangue. Era, em realidade, o sangue de Cristo que salvava.

O sacerdote, depois de lavar as mãos, levava o sangue para dentro do santuário. No primeiro compartimento do templo havia a mesa dos pães da proposição. Cada pão representava a Cristo, que é o Pão da Vida, nossa real nutrição. O candelabro, que ficava à esquerda de quem entrava no recinto sagrado, representava a Cristo, a Luz da Vida, para iluminar nossa vida. À frente, junto da cortina divisória que ficava entre os lugares santo e santíssimo, ficava o altar de incenso, que representava a fragrância de Cristo, a beleza, a justiça e a perfeição de Sua vida, subindo diante de Deus como incenso. Merecíamos morrer, mas Cristo como o Pão da Vida, nutre-nos e mantém-nos vivos. Cristo, a Luz da Vida, revela-nos a verdade. Cristo, o Cordeiro, morreu por nós. Sua justiça e vida perfeita se apresentam diante de Deus para interceder por nossa imperfeição.

Diante do véu, o sacerdote espargia o sangue. Por trás desse pesado cortinado, estava o Lugar Santíssimo onde ficava a arca do concerto contendo a sagrada Lei de Deus, que fora transgredida, violada, pelo pecador. O sangue representava o sacrifício de Cristo que cobria os pecados do homem. A Lei havia sido quebrada, mas o pecador fora perdoado por causa do sangue. Todo israelita sabia que lá no santuário qualquer pecado seria perdoado.

Homens e mulheres que deveriam a rigor ser punidos por sua desobediência, podiam ser perdoados. O cordeiro representava a Jesus; o sacerdote representava a Jesus, que intercede por nós quando você e eu pecamos. Podemos nos ajoelhar diante de Deus e saber que Cristo, nosso Cordeiro, morreu, mas vive para sempre. Ele é o Sumo Sacerdote Jesus.

Havia um santuário na Terra, mas ele era apenas uma maquete do grande original, o santuário celeste. Abram a Bíblia no livro de Hebreus, capítulo 8, versos 1 e 2. Tudo isso é fundamental para entendermos os últimos capítulos de Daniel. O conflito relatado nos derradeiros capítulos de Daniel, refere-se ao santuário celestial. Porém, uma vez que o santuário terrestre era uma cópia daquele que estava no Céu, podemos, através do que aconteceu na Terra, entender o que está acontecendo no Céu. Eis o teor dos versos: “O ponto principal do que estamos dizendo é que temos um sumo sacerdote tal, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem.”

Havia um santuário na Terra, certo? E havia um santuário no Céu. Nos seis primeiros capítulos de Daniel, Nabucodonosor, Belsazar e todos os babilônios atacaram o santuário terrestre. Mais tarde, nos dias de Salomão, foi construído um grande templo em Jerusalém, posteriormente acometido pelo rei babilônio. Daniel ficou conhecido como sendo fiel a Deus em meio àqueles ataques. Na última metade do livro de Daniel, não é um santuário terrestre que é alvo de ataques, mas Satanás, trabalhando na mente de forças religiosas espúrias, ataca o santuário de Deus.

Neste momento veremos o que está realmente acontecendo no Universo, a respeito da luta entre o bem e o mal.

Vamos aos versos: “No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas. Disse Daniel: Na minha visão da noite eu estava olhando, e vi que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. Quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão, e tinha asa de águia. Eu olhei até que lhe foram arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. Continuei olhando, e vi o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os dentes, e foi-lhe dito: Levanta-te, devora muita carne. Depois disto, continuei olhando, e vi outro animal, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas costas. Este animal tinha quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio. Depois disto continuei olhando nas visões da noite, e vi o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobrava. Era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.” (Versículos 1 a 7).

Que viu Daniel? Um mar agitado e, simbolizado por bestas ou animais, viu reinos em confronto. O que esses símbolos proféticos representam?

Símbolos proféticos

Mar = Pessoas/nações em Apocalipse 17:15

Bestas = Reis/reinos em Daniel 7:17

Ventos = Discórdias/destruição em Jeremias 49:36-37

Algumas vezes, ao estudarmos a Bíblia, deparamos símbolos que parecem complexos e difíceis de entender. Daniel olhou e viu quatro bestas surgirem, uma após outra. Um leão, um urso, um leopardo e um dragão. Esses animais subiam de um mar agitado. Na Bíblia, bestas ou animais representam reis ou reinos, como vocês podem constatar em Daniel 7, verso 17: “Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra.”

  Hoje mesmo existem reinos representados por animais. Por um bom tempo a Rússia foi representada por um urso, a Inglaterra por um leão. Os símbolos modernos das nações são apenas ilustrativos. Nos tempos de Daniel as nações eram representadas por bestas. Então, no verso 17 vimos que uma besta representava um rei ou um reino.

O que significa o surgimento das bestas do mar, da água? A Bíblia diz que as bestas surgiram do Mar Grande. Segundo Apocalipse 17, verso 15, mar representa pessoas ou nações. Nós mesmos usamos símbolos em nossa linguagem. Algumas vezes dizemos, para referir-nos a uma grande concentração de gente, “um mar de pessoas”.

E os ventos? Você está lembrado de que Daniel 7 diz que “os quatro ventos se agitavam sobre o Grande Mar”? O que o vento representa? Segundo Jeremias 49, verso 36, vento simboliza discórdia e destruição. O profeta viu um grande mar agitado. Agora vamos fazer uma ligação entre símbolos e realidades e você verá como é fácil entender as profecias bíblicas. Nos versos 2 e 3 está escrito: “Disse Daniel: Na minha visão da noite eu estava olhando, e vi que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. Quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.”

Ora, se ventos representam discórdia, conflitos, então quatro ventos representavam conflitos ao redor do globo. Esses ventos sopravam sobre o Grande Mar. Mas o que é o Grande Mar? Vimos que águas, mares, significam pessoas ou nações. Ventos soprando sobre o mar são representativos de conflitos, discórdias e guerras entre a humanidade.

Quando pensamos em ventos fortes, vêm-nos à mente furacões, ciclones, tornados, tufões, desastres da Natureza, produzindo devastação. Assim, os quatro ventos simbolizam destruição. Eles sopram sobre povos, nações, e das guerras ou conflitos entre os homens surgem quatro grandes bestas ou reinos em sequência, uma após outra. O primeiro desses reinos é representado como um leão com asas de águia. Você se recorda de quando estudamos a profecia do capítulo 2, que tinha uma grande imagem? Aquela grande imagem era construída de quatro metais: ouro, prata, bronze e ferro, e tinha dez dedos de ferro e barro. Os quatro metais representavam reinos: Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma. Agora temos quatro bestas. Assim como o ouro é o principal dos metais, o leão é o rei dos animais. O primeiro metal representava Babilônia, a primeira besta também era figurativa desse reino.

Na sequência dos tempos proféticos, como estudamos na Bíblia, Deus sempre começa no ponto onde o profeta está. Isso faz sentido, não é verdade? Ele começou por Babilônia. Quando o reino caldeu estava para desaparecer, o Senhor iniciou pela Medo-Pérsia, depois vieram Grécia e Roma. Deus usou o leão para representar Babilônia. Na verdade, Isaías e Jeremias diziam que Babilônia era como um leão. Exatamente como o ouro, o principal dos metais, representava Babilônia, o leão com asas de águias representava Babilônia. Mas as Escrituras dizem que após Babilônia, que governou o mundo de 605 a 539 AC, surgiria outra nação e que ela seria representada por um urso. Daniel 7, verso 5: “Continuei olhando, e vi o segundo animal, semelhante a um urso…”Esse urso tinha três costelas em sua boca. Quem derrotou Babilônia? Medo-Pérsia. As três costelas na boca do urso representavam as três nações que a Medo-Pérsia precisava abater para dominar o mundo Babilônia, Lídia e Egito. E a Medo-Pérsia, feroz como um urso faminto e sedento de sangue, conquistou o mundo.

Havia, porém, uma terceira besta. Daniel 7, verso 6: “Depois disto, continuei olhando, e vi outro animal, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas costas. Este animal tinha quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.” Observem a precisão da profecia bíblica. Quem submeteu e liquidou a Medo-Pérsia? A voz da história confirma: Grécia. O que você sabe sobre a Grécia? A Grécia conquistou rapidamente o mundo sob o comando de Alexandre, o Grande. Se você quisesse descrever uma conquista rápida, qual animal escolheria? Um elefante? Provavelmente não. O que vocês escolheriam? Um leopardo ou um guepardo, que alcança velocidade final de 100km/h. E se você ainda quisesse tornar o leopardo mais rápido, que faria? Colocaria asas nele. Assim fez Deus para predizer a rápida ascensão de Alexandre, o Grande um leopardo com asas. Quando Alexandre morreu, seus quatro generais, Cassando, Lisímaco, Ptolomeu e Selêuco o substituíram. Não é preciso decorar esses nomes excêntricos, mas apenas memorize que foram quatro generais. Alexandre morreu bêbado com 33 anos de idade e seus quatro principais generais disseram: “Por que eleger novo imperador? Vamos dividir o império.” Então, Ptolomeu ficou com o Egito e o resto do império foi dividido em quatro partes.

A profecia não adivinha, afirma. Deus descreveu Alexandre como um célere conquistador do império grego, como um leopardo. Por ter sido velocíssimo em suas conquistas, o Senhor colocou quatro asas no símbolo que o representava. Porque Deus sabia que Alexandre morreria cedo, colocou quatro cabeças no leopardo, significando que o império grego seria dividido em quatro reinos ou reis. Para que entendêssemos o conflito entre o bem e o mal e a conjuntura dos últimos dias, Deus passou rapidamente por essas bestas porque quer que nossa concentração esteja posta na intensa batalha entre o bem e o mal; o conflito que envolve a verdade, a justiça, a lei de Deus. A porção histórica do livro nos dá suporte para enfrentarmos os últimos conflitos terrestres.

Surge então, no panorama profético, uma besta ou animal diferente e possui dez chifres. Você se lembra de qual nação derrotou a Grécia? Roma, certo? O império romano, por sua vez, foi dividido em 10 partes. Observem o paralelismo. Na imagem de Daniel, temos quatro metais: a cabeça de ouro, os braços e o peito de prata as coxas de bronze e pernas de ferro. No capítulo 7, animais. Eis um quadro das correspondências proféticas.

Algumas vezes as pessoas se perguntam por que metais em Daniel 2 e bestas em Daniel 7. Por este motivo: com os metais Deus queria destacar que cada império terreno seria temporário. Ouro, prata, bronze, ferro e ferro misturado com barro, todos eram transitórios. O Imperador do Universo quis ensinar a grande verdade sobre a fragilidade dos reinos terrenos em comparação com o Seu, que perduraria para sempre e era representado pela pedra que destruiu a imagem. Em Daniel 7, Deus não está focalizando a duração de reinos, mas uma guerra. Por isso Ele usa bestas selvagens. Elas atacam o reino de Deus e seus interesses. Debalde, porém, porque o reino de Deus permanece eternamente.

Os pés da imagem de Daniel 2 possuíam 10 dedos, a quarta besta tinha dez chifres. O quarto metal representava Roma e a quarta besta também. Como os dez dedos significavam as dez divisões do império romano, os dez chifres desse império queriam dizer a mesma coisa.

A esta altura, recordemos rapidamente os grandes impérios: Babilônia a cabeça de ouro, o leão; peito e braços de prata; Medo-Pérsia, o urso; ventre e coxas de bronze representando a Grécia, o leopardo. O ferro e o dragão representando Roma.

Existe uma comparação entre Daniel 2 e Daniel capítulo 7. Vejamos aqui uma sinopse do que foi dito:

Babilônia – Ouro  =  Leão

Medo-Pérsia – Prata = Urso

Grécia – Bronze = Leopardo

Roma – Ferro = Dragão

Dez dedos = Dez chifres

Os dez dedos da imagem correspondem às dez divisões de Roma, assim como os dez chifres da quarta besta representam a mesma coisa, isto é, o fracionamento do império romano. A fase final da visão do capítulo dois é a queda da pedra que destruiu a imagem, estabelecendo o reino de Cristo. No capítulo 7, acontece algo novo. O profeta fala sobre o mesmo tema do capítulo 2, mas amplia a linha de tempo até alguns anos antes da vinda de Cristo. Ele refere eventos que ocorrerão antes do retorno de Jesus à Terra. O capítulo 2 trata da história passada e nos guia até a vinda de Cristo. No capítulo 7, um tratamento especial é dado aos acontecimentos que ocorrerão em nossos dias, antes da volta gloriosa de Cristo.

As profecias de Daniel enfatizam o conflito cósmico entre o bem e o mal, revelam que Deus está no controle da história, apresenta as forças do mal tentando impor uma falsa adoração e enganar os escolhidos de Deus. 

Nos lembramos de Amós 3:7 que nos diz: “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma sem revelar os segredos aos seus servos os profetas”. Por este motivo o jejum de Daniel nos leva a muitas coisas especiais, inclusive a uma aventura nas revelações proféticas da Palavra de Deus.

2 Crônicas 20:20 última parte: “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.”

Oremos: Queremos te dizer ao Senhor: “Hoje tomo a decisão de fazer a tua vontade, de seguir teus ensinamentos e não os ensinamentos de homens. Quero tomar a decisão de, no conflito entre o bem e o mal, ser fiel a Ti e à Tua vontade para minha vida.  Ó Senhor. Pai nosso, Tu conheces todas as coisas e vês os nossos corações. Estamos vivendo nos últimos dias, quando Teu chamado ecoa por todo o mundo para alcançar a todos os homens. Quero ser fiel a Ti hoje e sempre, Amém.”


@anisacheirodeafeto





Nenhum comentário:

Postar um comentário