quarta-feira, 24 de novembro de 2021

"Daniel 4"


 “Todavia,

Deus,

que é rico em misericórdia,

pelo grande amor com que nos amou.”

Efésios 2:4

          A Conversão do Rebelde

Tudo neste mundo é incerto. Hoje você tem tudo e amanhã não tem mais nada. O capítulo 4 do livro de Daniel traz advertências aos que hoje possuem tudo o que se pode desejar em bens terrenos, e apresenta fortes esperanças àqueles que perderam tudo.

Estamos agora na quarta sessão do livro de Daniel. Encontramos novamente um homem que foi escolhido por Deus, um homem cujo nome Deus chamou. De todos os capítulos de Daniel, este é o único que não foi escrito pelo profeta, mas por um rei pagão chamado Nabucodonosor. 

Daniel, capítulo 4, verso 1:

“O rei Nabucodonosor a todos os povos,

nações

e homens de todas as línguas,

que habitam em toda a terra:

Paz vos seja multiplicada!”

Um rei pagão fala de paz; um homem de guerra fala de paz. Um rei cruel, sedento de sangue, que construiu a imagem no capítulo 3 no campo de Dura e ordenou que todos os que não se curvassem ante ela seriam mortos e mandou aquecer sete vezes mais a fornalha, fala de paz. “Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada!” Surpreendentemente ele prossegue (verso 2):

“Pareceu-me bem fazer conhecidos

os sinais e maravilhas que Deus,

o Altíssimo,

tem feito para comigo.”

O capítulo 4 é a história da conversão de Nabucodonosor. 

É a história de um rei pagão transformado pelo poder de Deus. É como se ele estivesse dizendo: “Tenho de falar, todos fiquem calados porque eu tenho de falar. Deus transformou minha vida. Deus me converteu. Deus fez algo radical em meu coração, mente e alma.”

O rei pagão está radiante com a recepção da graça e bondade de Deus. O Senhor conhecia o nome de Nabucodonosor. Deus tocou em seu ombro. A verdade é que Nabucodonosor foi radicalmente transformado. 

Se Deus pode pegar um rei ateu, perverso, blasfemo, idólatra e mudar sua vida; transformá-lo radicalmente e implantar paz em seu coração, existe esperança para você e para mim.

Não importa quão desesperado você esteja neste momento; não importa se desobedeceu a Deus e se voltou contra Ele; não importa quão culpado você se sinta por algum pecado cometido. Se Deus pode pegar um rei como Nabucodonosor e transformar sua vida; se Deus pode chamar por nome esse monarca, também pode chamar o seu. Deus pode tocar em seu ombro na escuridão da noite e transformar sua vida. Nabucodonosor diz no verso 3: “Quão grandes são os Seus sinais, e quão poderosas as Suas maravilhas! O reino é reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.” 

Nabucodonosor sentiu que precisava contar a história de como Deus transformou sua vida. Todo ser humano tem uma história que é única e distinta.

Esse é o testemunho do pagão Nabucodonosor (verso 4): “Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo em minha casa, e feliz no meu palácio.” Nabucodonosor não pensava em Deus; tudo estava indo bem. Ele era o imperador e seus subordinados o serviam e cuidavam em atender a todos os seus desejos. Nabucodonosor tinha muito dinheiro e prestígio. Tudo o que seus olhos desejavam, ele tinha. Tudo o que seu coração ansiava era dele. Mas um dia tudo mudou...

A vida tem curvas bem fechadas, montanhas, subidas íngremes, descidas escorregadias, cruzamentos perigosos e trilhas de dificuldades. A vida pode sofrer radical mudança num piscar de olhos. Um telefonema no meio da noite, uma consulta médica, uma carta, uma curva traiçoeira numa noite chuvosa… e tudo muda. Você sai de uma reunião religiosa e está indo para casa, mas não percebe a placa pare; outro carro passa velozmente e se choca contra seu carro… Você fica paraplégico pelo resto da vida. A vida pode mudar muito rápido.

Nabucodonosor perdeu a sanidade, o trono0 e o poder e passou a viver como um animal por sete anos.

Deus permitiu que o rei tivesse essa doença estranha e ficasse andando de quatro, rosnando, uivando, ressonando, sujo e malcheiroso. Sete anos se passaram com Nabucodonosor nessas condições animalescas. 

Na verdade, a história de Nabucodonosor é a nossa história, a história da espécie humana. Nabucodonosor se sentou no trono em orgulho, arrogância, rebelião e pecado. Ele perdeu seu trono, vagueou pelo campo como um animal.

Quando Deus criou a Terra, deu seu domínio a Adão e Eva. Eles também se assentaram no trono como governantes deste planeta, guarnecidos por um manto real de justiça. Tinham o diadema da glória de Deus sobre as cabeças, eram parte da família real celestial. Adão e Eva eram filhos de Deus. Por causa do pecado, rebelião, orgulho e arrogância, porém, perderam sua natureza original e foram transformados ou deformados. Era-lhes mais fácil, depois do pecado, fazer o mal do que o bem; seu coração era facilmente levado ao engano e desesperadamente débil. Podemos identificar-nos com Nabucodonosor. Somos parte da família perdida. Nossa natureza se mudou. Você já se perguntou por que é mais fácil ficar irritado do que ser paciente? Já se perguntou por que é mais fácil ser egoísta do que generoso? Já se questionou por que você tem de lutar constantemente contra pensamentos impuros, palavras ásperas e contundentes? Porque nossa natureza, nosso fundamento, nosso interior mudaram. Existe algo basicamente errado conosco.

Nabucodonosor perdeu a coroa, o trono, o manto real, a capacidade de governar. Sua natureza havia se transformado e ele vagava entre os animais. Nessa história infeliz (mas com final feliz) a Escritura diz que existe esperança para aqueles que desafiaram a natureza, que se corromperam e destruíram. Daniel, capítulo 4 verso 34, diz: “Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.”

“Eu, Nabucodonosor, levantei os olhos para o céu.” E o céu baixou até ele e encheu sua alma de glória. Deus tocou Nabucodonosor. Deus fez por ele o que ele nunca conseguiria fazer por si mesmo. Deus transformou Nabucodonosor. A Bíblia diz: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17). Deus pode fazer por você aquilo que sozinho você não conseguirá fazer.

Nabucodonosor foi miraculosamente transformado enquanto levantava os olhos ao céu. O impossível aconteceu; aquilo que dificilmente ocorreria, aconteceu. Essa é a história da salvação. O homem foi criado perfeito por Deus, mas o pecado deformou, corrompeu nossa natureza. O espírito de rebelião penetrou os tecidos, cromossomos e genes de nosso corpo, programando-nos, por assim dizer, a fazer o que é errado. Nabucodonosor olhou para o céu porque não conseguia transformar a si mesmo. Do mesmo modo, não podemos mudar a nós mesmos. Por mais que você tente ser paciente, todo esse esforço não o torna paciente. Por mais que tente ser puro, não conseguirá. Por mais que você tente ser generoso, será sempre egoísta. Por mais que você tente ser honesto, não poderá ser probo sempre. Isso porque existe algo fundamentalmente errado dentro de nós. O âmago da natureza humana é pecaminoso.

A exemplo de Nabucodonosor, podemos olhar para o céu e sentir agora mesmo que Deus nos pode transformar. Que Ele — unicamente Ele — pode fazer-nos honestos, puros, generosos e bondosos. Só temos de olhar para o céu. Não existe outro lugar ou outro alguém para se olhar. Olhando dentro de mim só vejo uma natureza humana decaída. Mas, contemplando a Deus, minha fraqueza se une à Sua força, minha fragilidade ao Seu poder, minha maldade se une à sua justiça.

Você não gostaria de dizer agora: Senhor, eu não consigo transformar-me. Como Nabucodonosor, sinto que também falhei. Mas sei, Senhor, que Tu tens misericórdia, compaixão e amor incomparáveis, inexcedíveis. Senhor, mesmo tendo eu Te dado as costas, Tu não me abandonaste; mesmo tendo andado distante de Ti, não Te distanciaste de mim; mesmo tendo batido em Tua face e Te ignorado, oferecestes Teu amor, bondade e compaixão. Jesus disse: Todo que vier a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora.

Diga agora: Querido Senhor, não posso mudar a mim mesmo. Sei que somente Jesus pode me transformar, e desejo mudar neste momento.

Oremos: "Querido Pai celestial, muito obrigado pelo poder de Deus. Muito obrigado, porque como Nabucodonosor, enquanto vagávamos perdidos pelo mundo, Tu estavas lá. Enquanto vagávamos confusos, Tu estavas lá. Enquanto vagávamos perplexos, Tu estavas lá. Obrigado, querido Pai, porque mesmo tendo desistido de tudo, nunca desististe de nós. Às vezes, quando não sabemos quem somos, Tu continuas considerando-nos como Teu filho, Tua filha. Obrigado, porque mesmo sendo nosso coração enganoso e desesperadamente perverso, Tu podes mudá-lo e transformá-la. Obrigado por nos dares a conhecer as lições na vida de um rei pagão que sentiu Teu poder transformador. Em nome de Jesus. Amém."


@anisacheirodeafeto





Nenhum comentário:

Postar um comentário